X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

6ª etapa Amador MX Dirt Action - Praia Grande - SP
Publicado em: 31/10/2008
Clique e saiba mais

Litoral paulista sediou a grande final do Amador de Motocross
Texto e fotos: Ronaldo Sampaio


Largada 65cc


Carlos Evangelista
Na temporada de 2008 o Campeonato Amador Dirt Action de Motocross se alternou entre os estados de São Paulo e Minas Gerais (no sul mineiro) proporcionando aos pilotos eventos bem organizados, em excelentes pistas e completa infra-estrutura para as equipes. O campeonato teve início na pista do Alemão, em Atibaia, uma das melhores pistas de São Paulo, depois foi para Extrema, Minas Gerais, que conta com um local incrível para a realização da prova, mas esse ano o evento foi interrompido por causa das chuvas e algumas baterias foram realizadas em outra data. Partimos em seguida para Praia Grande, terceira etapa, onde tudo foi perfeito, o Sol apareceu, e o público conferiu toda a emoção do esporte confortavelmente instalado nas arquibancadas cobertas. Em São Roque, no Sky Mountain Park, foi realizada a quarta etapa, onde a pista foi construída em terreno acidentado com traçado técnico, exigindo bastante dos competidores. Voltamos para Minas, na vez de Toledo, que no mês de agosto recebeu pela segunda vez uma prova de motocross. Todos adoram a pista, que tem todas as características de um legítimo Motocross, e o evento foi um sucesso. 


Caio Lopes Fernandes


Ricardo Jurça
Depois de acompanhar todas essas etapas, o campeonato retornou para Praia Grande, dessa vez, por causa do segundo turno das eleições municipais, a prova aconteceu no dia 24 de outubro, sábado. A temperatura estava perfeita e não choveu, mas nos dias que antecederam a prova o traçado foi castigado pelas chuvas. O resultado foi que o solo ficou pesado nos treinos, mas depois, com excessão de alguns pontos, em boas condições para a realização das baterias. Com quatro campeões já definidos na quinta etapa, as espectativas se voltaram para as demais categorias, com destaque para a 50cc, onde Carlinhos Evangelista e Renato "Muguinho" Paz vinham brigando desde o iníciou da temporada. Na Nacional Valmir Polaco teve a conquista do título facilitada pela ausência de seu principal rival, e líder na tabela até a quinta etapa, Valdemyr Ricardo. A previsão do tempo e as eleições no domingo espantaram alguns pilotos e por isso algumas categorias largaram na mesma bateria, com premiação e pontuação separadas. Descubra agora quem foram os campeões na última prova do Amador na temporada 2008.

A 50cc largou primeiro e um acidente envolvendo vários pilotinhos deixou também Renato Muguinho para trás. Na frente Carlinhos Evangelista tinha a prova nas mãos, e boa distância sobre os demais competidores. Muguinho retornou à prova com "a faca nos dentes", e acelerando muito passou todo mundo ainda na primeira volta, assumindo assim a vice-liderança. Carlinhos manteve a ponta até a bandeirada quadriculada, se igualando em pontos a Muguinho. Como o critério de desempate é o resultado da última etapa, Carlinhos ficou com o título. Muguinho foi o segundo na prova e no campeonato, mesmo com uma vitória a mais do que o novo campeão. Gustavo Lazzarini suportou a pressão de Yuri Campelo, os dois disputaram a terceira posição durante os dez minutos de prova, e Gustavo garantiu o terceiro degrau do pódio, mesma colocação conseguida no campeonato. Atrás de Yuri chegaram Felipe Gonzales e Lukas Frederich. 


Marco Mugão


Thiago Tsuji
Caio Fernandes confirmou o favoritismo e garantiu o título na 85cc com mais uma vitória. Caio sofreu pressão de Ricardo Jurça no início da prova, mas com o passar do tempo abriu vantagem e recebeu a bandeirada quadriculada tranquilamente. Ricardo foi o segundo à frente de Éder Gonçalves, que passou Claudiney Juninho no início da bateria, garantindo a terceira colocação. Ranulfo Barriguinha completou o pódio.

Na 65cc algumas quedas distanciaram pilotos que provavelmente disputariam as primeiras posições. Na largada Ricardo Jurça, assumiu a liderança com Wilgner Fernandes na sequência. Wilgner é campeão antecipado e vinha colado ao líder quando caiu, deixando Ricardo curtir o restante da prova numa tranquila liderança. Mais atrás Eustáquio da Silva vinha bem na terceira colocação, mas também caiu, terminando a prova em quarto, atrás de Djalminha Britto. Carlinhos Evangelista, campeão da 50cc, foi o quinto colocado pilotando uma KX65cc. 


Valmir Polaco


Geovanni Peneschi Novo
Pilotos da MX3 e MX2 alinhados, cai o gate e... Holeshot para Marco Mugão, que deixou os meninotes da MX2 para trás no início da prova, aliás, Roberto Shoji, também da MX3, largou em segundo, superando também os pilotos da MX2. Mugão e Shoji perderam posições para Chico Giannetti e Thiago Tsuji, os dois disputavam a liderança da bateria e também o título da MX2, mais atrás Mugão e Shoji, que brigavam pelo terceiro posto, eram os primeiros colocados na classificação da MX3. Giannetti andou mais rápido que todo mundo, conquistou a vitória na prova, mas o título ficou com Tsuji, segundo colocado da prova. Mugão e Shoji protagonizaram um dos pegas mais emocionantes do dia, Shoji chegou em Mugão na segunda metade da prova, eles trocaram posições, com Shoji superando Mugão a duas voltas do final, mas recebendo o troco na última volta. Mugão foi o terceiro, portanto vencedor da MX3, mas os 25 pontos não foram suficientes para tirar o título de Roberto Shoji, que terminou o campeonato cinco pontos à frente de seu adversário. Ranulfo Barriga, da MX3 completou a prova na quinta posição geral. 


Bruno Lima


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 386 Fotos!
Com o título garantido antecipadamente na 230F, e com a ausência de Valdemyr Ricardo, líder da Nacional, Valmir Polaco viu mais um título garantido ao contornar a primeira curva na frente nessa prova. Polaco liderou a prova sem enfrentar dificuldade para vencer. Jonathan Alves, foi o segundo colocado e recebeu a bandeirada quadriculada isolado. Leandro Gomes caiu no início da prova, mas se recuperou bem e terminou na terceria posição, a frente de Nelson Moraes e Vagner Pereira, segundo e terceiros colocados da 230F.

A bateria seguinte reuniu os pilotos das categorias Intermediária e Motos 2t, ambas com seus campeões já conhecidos. O holeshot ficou com Beto Van Cleff, piloto que retorna às pistas depois de três anos afastado. Geovanni Pineschi dividiu a primeira curva com Beto e assim assumiu a segunda posição. Na segunda volta Beto errou e perdeu a liderança para Geovanni, que passou a dominar a bateria. Enquanto Beto cometia mais um erro, deixando o motor de sua moto apagar, Bruno Lima, campeão da Motos 2t, vinha se recuperando de uma largada ruim, e já ocupava a terceira posição na terceira volta da prova. O segundo é Ranulfo Barriga, que imprime bom ritmo, resistindo a pressão de Bruno. Barriga cansa e entrega a posição para Bruno a duas voltas do final da bateria. O novo vice-líder ainda teve tempo de chegar em Geovanni e assumir a liderança da bateria. Bruno venceu a prova com Geovanni em segundo, Barriga em terceiro, Beto em quarto e Idílio de Oliveira na quinta colocação. 


Francisco Gianetti


Sérgio Monteiro
Na última prova do dia, a MX Open, o carioca Sérgio Monteiro pulou na frente e abriu vantagem no início da prova, Giannetti largou em segundo, não acompanhou o rival no início mas na segunda metade da prova começou a se aproximar. Sérgio cansou e não conseguiu se defender de Giannetti, que assumiu a liderança com certa facilidade garantindo a viória. Serginho foi o segundo à frente de Roberto Shoji e Anderson da Silva e com a somatória dos pontos sagrou-se campeão da categoria.

Depois de três anos, a Extreme Racing reassumiu a organização desse importante campeonato, e olhando para o que foi feito no ano de 2008 percebemos que o Amador Dirt Action está novamente no caminho certo. O nível das pistas, a infraestrutura, e as empresas que apóiam e patrocinam a competição fizeram seu trabalho, e os pilotos deram o brilho necessário para se alcançar o sucesso. Esperamos que em 2009 tudo isso seja novamente reunido, e que o campeonato esteja ainda mais fortalecido ocupando novamente o lugar que lhe cabe dentro do esporte, o de ser a porta de entrada, a primeira opção para novos nomes, que um dia poderão brilhar em âmbito nacional, e quem sabe alçar vôos ainda maiores. Então, que venha 2009!

O Campeonato Amador de Motocross Dirt Action 2008 é uma realização da Revista Dirt Action com organização Extreme Racing Competições e supervisão LIVRE Brasil (Liga Independente de Velocidade e Regularidade do Brasil). Patrocínio: ASW, Bieffe, Alemão Pneus, Frigeri, Dash, MRP Racing, Dablio, América Sports, General Motos, RM Racing, Polaco Preparações, MotoX e AME Amazonas.

Resultados

P. N. MX Open Equipe
1 182 Francisco Gianetti Neto RF Racing / Fagi
2 153 Sergio Monteiro -
3 114 Roberto Soji Animais Pet Shop/Pref. Praia Grande
4 107 Anderson Charles da Silva -
P. N. MX2 Equipe
1 182 Francisco Gianetti Neto RF Racing / Fagi
2 74 Thiago Tsuji Tsuji Motos/Ani + Pet Shop/All Clean/Tsuji Flores/GPS Center
3 41 Paulinho Cachorrão -
P. N. MX3 Equipe
1 100 Marco "Mugão" Paz Mg Plast
2 114 Roberto Shoji Animais Pet Shop/Pref. Praia Grande
3 24 Ranulfo Barriga RM Motos/Barrigas Motos
4 515 Antonio José Ferreira Posto Pisca-Pisca
5 150 Paulo Monteiro -
6 467 Euclair Tostão da Silva Humaitá Veículos
7 252 Denis Destri MXR Graphics
P. N. Intermediária Equipe
1 31 Geovanni Peneschi Novo Vortex-Opinion
2 162 Beto Van Cleef RF Racing
3 26 Fabiano Rodrigues Seletiva Casas
4 121 André Luis Franque Suermercados/Tintas São Vicente
5 275 Alexandre Vianna Planet Motos/Auto Escola Diplomata/Eq. Epidemia da Terra
6 922 Wanderson Sabino Race Tech
7 107 Anderson Charles da Silva -
8 706 Márcio Anastacio Silva -
P. N. 2 Tempos Equipe
1 104 Bruno Lima Barney Motos / All Sign
2 24 Ranulfo Barriga RM Motos/Barrigas Motos
3 311 Idilio de Oliveira (Ralado) -
4 7 Samantha Jurça Trindade Z Racing/Tsuji Flores/Marina Confiança
5 891 André Duran Bonus Surf
6 922 Wanderson Sabino Race Tech
P. N. 230F Equipe
1 4 Valmir Polaco Polaco Preparações / Yam / Motox / Show Radical
2 215 Nelson Cristovão de Moraes NC Motores / Sabugo Motos
3 69 Vagner Silva Pereira Slva Jorge Gereta Racing/22´s¹Ophicina Motos
P. N. Nacional Equipe
1 4 Valmir Polaco Polaco Preparações / Yam / Motox / Show Radical
2 404 Jonathan M Alves Letreiros On Line
3 540 Leandro Gomes Coelho Gomes Auto Vidros
4 215 Nelson Cristovão de Moraes NC Motores / Sabugo Motos
P. N. 85cc Equipe
1 934 Caio Lopes Fernandes MAX Fun/RK5/ / Zamba Parts/Dash
2 16 Ricardo Tadeu Jurca Negreti Preparações/American Cross
3 51 Eder Gonçalves Pref. Suzano/Pizzolato Imóveis/Pablo Motos/RKS
4 965 Claudiney Junior (Juninho) Neco Racing
5 24 Ranulfo Barriga (Barriguinha) RM Motos/Barrigas Motos/RS Racing
P. N. 65cc Equipe
1 16 Ricardo Tadeu Jurca Negreti Preparações/American Cross
2 35 Wilgner Francisco (Guigão) Reginaldo Pneus
3 102 Djalminha Britto Transbritto/Circuit/M. Negretti
4 98 Eustáquio da Silva -
5 8 Carlos J. Evangelista -
6 97 Rodolfo Moraes Reginaldo Pneus
7 925 Yuri Campelo Centro Educacional Margarida
8 110 Felipe Gonçalves Sanfer Ferragens e Ferramenta
P. N. 50cc Equipe
1 8 Carlos Tavares Evangelista ASW / Fox / Ktm / Eus / Scott / Pj1 / Hm Motos / Dirt Action
2 14 Renato Paz (Muguinho) ASW / Fox / MR pró
3 49 Gustavo Lazarini -
4 20 Yuri Campelo Centro Educacional Margarida
5 120 Felipe Gonzales Sanfer Ferragens e Ferramentas
6 77 Lukas Frederich JPS Racing/Gateway/Cargo System
7 27 Álifer S. Rodrigues -

Classificação final do campeonato

P. N. MX Open Equipe Pts
1 153 Sergio Monteiro - 130
2 182 Francisco Gianetti Neto RF Racing / Fagi 111
3 222 Leandro Brasil Mundo das Piscinas 65
4 94 Marcelo Souza (Marcelinho) Papaléguas Preparações / Rei marccochan / Madeireira Santa Luzia 47
5 22 Eduardo Tanimoto (Canguru) Tanimoto Luminárias 29
6 114 Roberto Shoji Animais Pet Shop/Prefeitura Praia Grande 29
7 14 Valney Marcolin Nadiggi Veículos 28
8 602 Paulo Littieri Neto RM Racing 26
9 512 Ramon Sacilotti Yam/Speed up/Rinald/ 25
10 987 Cristiano Bueno de Souza - 21
P. N. MX2 Equipe Pts
1 74 Thiago Tsuji Tsuji Motos/Ani + Pet Shop/All Clean/Tsuji Flores/GPS Center 116
2 182 Francisco Gianetti Neto RF Racing / Fagi 104
3 94 Marcelo Souza (Marcelinho) Papaléguas Preparações / Rei marccochan / Madeireira Santa Luzia 56
4 142 Fernandes Lemos Magogas/Óticas Colonia/Aliança/All Sign/Mauro Motos 54
5 222 Leandro Brasil Mundo das Piscinas 50
6 37 Cleiton Aleixo da Silva Trans Rodoviário Aleixo 39
7 512 Ramon Sacilotti Yam/Speed up/Rinald/ 25
8 22 Eduardo Tanimoto (Canguru) Tanimoto Luminárias 25
9 920 Thiago Piolli LM Preparações/ASW/Smith/Opera Fitness/Mbox 25
10 23 Vinícius Queiroz Bad Boy / Sebilosk / Bac Design 20
P. N. MX3 Equipe Pts
1 114 Roberto Shoji Animais Pet Shop/Prefeitura Praia Grande 111
2 100 Marco "Mugão" Paz Mg Plast 106
3 150 Paulo Monteiro - 64
4 24 Ranulfo Barriga RM Motos/Barrigas Motos 51
5 5 João Carlos Nunes - 50
6 701 Mauro Giordano Falcon RM Racing 33
7 21 Claudio Teixeira Bike Brothers 26
8 77 Fabio Aleixo Directlink 25
9 400 Eduardo de Andrade Madeiras Pinheiro 25
10 121 Reinaldo P. Pinheiro AE Ville 24
P. N. Intermediária Equipe Pts
1 377 Clayton Grassi Malharia Alvorada/Olhos Azuis Conf. Infantil/Jacutinga Turismo/American Cross 102
2 170 Giovani Bondança CepacolDrogarias Campeã 56
3 122 João Paulo Fuentes Casto exclusive Store/American Cross/Toyomatic 50
4 47 Luiz N. Mazzochi Borracharia Faria/4P Refrigeração e ar condicionado/M. Negretti Preparação/Licar Com. Auto Peças 48
5 458 Diego H. Mortari Unitec / Dois Amigos 43
6 992 Thiago Rubio Salvioni Input Grafica/Vort-X 33
7 644 Danilo Souza Castro - 30
8 121 Andre Luis V. G. Abreu Supermercados Fransue/Tintas São Vicente 26
9 167 Pedro Miguel Nougalli Z Motocross Racing School 26
10 31 Giovanni Peneschi Novo Vortex-Opinion 25
P. N. 2 Tempos Equipe Pts
1 104 Bruno Lima Barney Motos / All Sign 141
2 24 Ranulfo Barriga RM Motos/Barrigas Motos 80
3 7 Samantha Jurça Trindade Z Racing/Tsuji Flores/Marina Confiança 80
4 599 Sergio Bacci truckacessorios.com.br/Transbacci Transportes / Tank Racing 40
5 922 Wanderson da Silva Sabino - 34
6 311 Idilio de Oliveira (Ralado) Academia Fisico 29
7 841 Ricardo F. Paes (Ricky) All Sign / Yam 29
8 339 Cristiano Lima de Oliveira Tuin Racing 25
9 92 William Alves Ribeiro REM / Lilinha Aviamentos 19
10 391 Ygor Galante Dionizio - 17
P. N. 230F Equipe Pts
1 4 Valmir Polaco Polaco Preparações / Yam / Motox / Show Radical 120
2 215 Nelson C. de Moraes NC Motores/Sabugo Motos 84
3 255 Valdemyr R da Silva (Beto) Dablio/Alex Preparações/Proesport/RX graficos 35
4 611 Anderson Matos Predroso (Andrinho) CUP Despachante/ Retífica Planeta 31
5 9 Luis Marcos Rosa (Mekita) Papaléguas Preparações 29
6 76 Caio Cesar crescente Posto do Edinho 26
7 94 Marcelo H. de Souza PapaLeguas / Preparações Dablio 25
8 276 Juliano Heromi Cruz (Duzão) Hon/Ligue Ligue Pizza 25
9 123 Marcone Magalhães Comércio de Peça Marcam 20
10 6 Francisco Velasco Construtora Costa/Velasco Racing/Pasmoto 20
P. N. Nacional Equipe Pts
1 4 Valmir Polaco Polaco Preparações / Yam / Motox / Show Radical 120
2 215 Nelson C. de Moraes NC Motores/Sabugo Motos 84
3 255 Valdemyr R da Silva (Beto) Dablio/Alex Preparações/Proesport/RX graficos 35
4 611 Anderson Matos Predroso (Andrinho) CUP Despachante/ Retífica Planeta 31
5 9 Luis Marcos Rosa (Mekita) Papaléguas Preparações 29
6 76 Caio Cesar crescente Posto do Edinho 26
7 94 Marcelo H. de Souza PapaLeguas / Preparações Dablio 25
8 276 Juliano Heromi Cruz (Duzão) Hon/Ligue Ligue Pizza 25
9 123 Marcone Magalhães Comércio de Peça Marcam 20
10 6 Francisco Velasco Construtora Costa/Velasco Racing/Pasmoto 20
P. N. 85cc Equipe Pts
1 934 Caio Lopes Fernandes Crosseguros / Zamba Parts 140
2 641 Diego Gabriel Marcolin Nadiggi Veículos 97
3 51 Eder Gonçalves SPD Motos / Moto Centro 73
4 965 Claudiney Junior (Juninho) Claus Hotel/Neco Racing 53
5 24 Ranulfo Barriga (Barriguinha) RM Motos/Barrigas Motos 38
6 949 Barbbara Fernandes (Babi) Vortex / Atrevida / Gravity 36
7 12 Gabriel Marques BMCD/Plagter/Rio Cross 36
8 305 Felipe Ferreira Moto Shopping Sorocaba 23
9 16 Ricardo Tadeu Jurca Negreti Preparações/American Cross 20
10 15 Victor M.Almeida - 20
P. N. 65cc Equipe Pts
1 35 Wilguiner Francisco (Guigão) Reginaldo Pneus 145
2 98 Eustáquio da Silva - 106
3 10 Gustavo Henrique Marcolin Nadiggi Veículos 84
4 800 Lucas Benati Benati Contabil 27
5 102 Djalminha Britto Transbritto/Circuit/M. Negretti 27
6 16 Ricardo Tadeu Jurca Negreti Preparações/American Cross 25
7 11 Caio Cesar Santos Natal LEM Racing 21
8 39 Eduardo G. Santos Xú Funilaria e Pintura 19
9 14 Renato Costa Mattos Paz Mg Plast - ASW - Fox 13
10 37 Pedro Tavernaro Cerâmica Argitécnica 13
P. N. 50cc Equipe Pts
1 8 Carlos Tavares Evangelista Asw / Fox / Ktm / Eus / Scott / Pj1 / Hm Motos / Dirt Action 126
2 14 Renato Paz (muguinho) Asw / Fox / Mr Pró 126
3 49 Gustavo Lazarini - 93
4 12 Matheus C. Emilio Papaleguas Racing 47
5 85 Victor Hugo P. Soares (vitão) Restaurante Bene Frutos Do Mar/Petit Motos Preparações 42
6 27 Álifer S. Rodrigues - 32
7 10 João Henrique P. Da Silva Chicão Motos 31
8 4 Guilherme Torres Da Costa Asw/Orbital/Motul 25
9 77 Lukas Friederich Jps Racing/Gateway/Cargo System 23
10 63 Pedro Moreira Lem / Asw / Ccaa / C. Progresso 18






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet