X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

Copa São Paulo de Motocross - 6ª etapa - Itupeva - SP
Publicado em: 06/10/2008
Clique e saiba mais

Pista do Kalango Cego recebeu penúltima rodada do campeonato
Texto e fotos: Ronaldo Sampaio


Largada 250cc 4T


Eduardo Tanimoto
A Copa São Paulo de Motocross teve sua 6ª etapa realizada nos dias 27 e 28 de setembro, em uma pista inédita, localizada no município de Itupeva, pertinho de São Paulo. A pista do Kalango Cego atraiu um dos maiores contingentes de competidores do ano, incluindo dois nomes do circuito nacional que foram os principais destaques nas categorias 250 4t, MX2 e MX Open. Lucas Moraes e Gustavo Takahashi aceleraram forte elevando o nível técnico dessas categorias. 

O traçado foi muito elogiado pela grande maioria dos pilotos, e não foi por menos, as diferenças para outros circuitos eram percebidas já na largada, que contava com uma divisão no meio da reta, onde piloto podia escolher pela primeira curva à esquerda ou à direita (no mais puro estilo AMA Supercross), logo depois um grande step-jump, e ainda extensas retas que faziam o motor alcançar altos giros em última marcha. No miolo obstáculos bem divertidos, grandes mesas e até um duplo, a qualidade da pista mostra o desejo da Extreme Racing em levar aos seus pilotos o que há de melhor em termos de competição no Estado de São Paulo. 



Largada com duas opções foi novidade da prova


Tiago Risso
Nessa, que foi a penúltima etapa pudemos conhecer os campeões em seis categorias. Chico Giannetti e Eduardo Tanimoto faturaram com antecedência dois títulos cada um. MX Open e MX2 para Giannetti, Sênior MX2 e MX3 para Eduardo Tanimoto. Resultado justo, já que os dois com freqüência dominam as provas das quais participam. Na Motos 2T Bruno Lima segue invicto e garante o título com cinqüenta pontos à frente de Ranulfo Barriga faltando ainda uma prova a ser disputada. O outro campeão saiu na classe 85cc, Caio Lopes, que chegou ao título com a segunda colocação nessa etapa. As baterias com maior número de participantes foram Nacional Amador e 250 4T, veja abaixo como foram essas e todas as outras provas do domingo.

A 250cc 4t abriu a competição já mostrando como seria emocionante essa etapa. Acelerando muito os pilotos fecharam a primeira volta, Thiago Benevides fez o holeshot, mas logo depois foi ultrapassado por Lucas Moraes e Felippe Simões, que seguiram abrindo vantagem num ritmo muito forte definindo as duas primeiras posições. As disputas mais interessantes definiram terceiro, quarto e quinto colocados. Um grande pelotão se formou, Benevides se defendeu durante a prova toda dos ataques de Vinícius Queiroz, juntaram-se a eles Thiago Tsuji, Murilo Tomazelli e mais tarde Chico Giannetti, que vinha se recuperando depois de uma queda no início da prova. Vinícius abandonou a prova também depois de uma queda, e deixou a posição com Murilo, que passou a pressionar o terceiro colocado, mas quem surpreendeu no final da prova foi Tsuji, que superou os dois adversários garantindo a terceira colocação. Nas últimas voltas Benevides perdeu ainda mais posições, finalizando fora dos cinco primeiros. Quem completou o pódio, ficando com a quinta colocação foi Giannetti. 


Bruno Lima


Jansen Nogueira
Agledson Vieira, o Zebrinha, treinador do piloto Lucas Moraes, alinhou na MX3, pulou na frente quando o gate baixou e cravou um ritmo forte na primeira metade da prova, deixando seus adversários mais atrás. Quem assumiu a segunda posição no início da prova foi Rafael Arruda, mas na segunda metade da prova Eduardo Tanimoto fez a ultrapassagem e, aproveitando os sinais de cansaço do líder encostou. Durante a breve disputa os dois se tocaram e Agledson levou a pior, caindo e perdendo muito tempo para voltar para a prova. Tanimoto assumiu a liderança, mas a vitória ainda não estava garantida, isso porque Rinaldo Spagnol, que iniciou a prova no pelotão intermediário vinha num ritmo forte, se recuperando a cada volta, e agora, na vice-liderança, chegava rapidamente no líder. Os dois receberam a bandeirada quadriculada juntos, mas Rinaldo não conseguiu superar Tanimoto, que venceu a prova. Fernando Longuim correu entre os cinco primeiros a prova toda, manteve um ritmo conservador, e garantiu a terceira colocação ao superar Alfredo Pestana, que cansou nas voltas finais perdendo várias posições. Atrás de Longuim chegaram Rafael Arruda e Alessandro Patelli.

Nelson Moraes garantiu o holeshot na Nacional Amador, mas na sequência foi ultrapassado por Tiago Risso que manteve a liderança até o final. A segunda colocação ficou com Paulino Lucio, que largou bem, mas caiu ainda na primeira volta, perdendo várias posições. Sua evolução nessa prova merece destaque, volta a volta ele recuperou posições até chegar em Tiago Pires, terceiro colocado. Com um ritmo forte os dois encostaram em Nelson, Paulino superou os dois, e nas duas últimas voltas conseguiu se aproximar do líder, recebendo a bandeirada quadriculada colado nele. Nelson ainda perdeu a terceira posição para Tiago Pires. Sidnei Campos completou os cinco primeiros. 


Gabriel Torricelli


Fernando Longuim
Cai o gate para a bateria das Motos 2T e vimos o líder do campeonato, Bruno Lima, enroscado no gate enquanto Ranulfo Barriga e Rick Paes disputam a liderança da prova. Mais atrás, depois de escapar de um acidente na primeira curva, vem Leandro Magnusson. Os líderes protagonizaram uma bela disputa com ataques constantes de Rick sobre Ranulfo durante boa parte da bateria, disputa que acabou aos dez minutos, quando Rick abandonou por problemas mecânicos. Nesse momento Bruno, depois de alguma insistência, já superava Leandro, e começava a diminuir a distância que o separava do líder. Bruno encostou e apenas na última volta é que conseguiu realizar a ultrapassagem e comemorar o título conquistado por antecipação, e com 100% de aproveitamento até aqui. Resultado: Bruno Lima, Ranulfo Barriga, Leandro Magnusson, Samantha Trindade e Alexandre Griebeler.

As emoções continuaram fortes na bateria da 85cc com uma bela disputa pela liderança entre Caio Lopes, líder da categoria na classificação geral, e Jansen Nogueira. Caio largou na ponta e desde a primeira curva foi pressionado por Jansen, que conseguiu realizar a ultrapassagem aos cinco minutos de prova. Caio ainda acompanhou o ritmo do líder por algumas voltas, mas não conseguiu oferecer perigo. Mesmo com a segunda posição Caio garantiu o título de campeão com uma prova de antecedência. Jaqueline Poltronieri foi outro destaque dessa bateria. Ela iniciou a prova em posições intermediárias, e acelerou forte para conquistar a terceira colocação ao superar Eder Gonçalves nos minutos finais da bateria. Élio Félix completou o pódio com o quinto posto. 


Lucas Moraes


Murilo Tomazelli
A categoria Taça Cidade largou antes da parada para a manutenção de pista, Fábio Guedes conquistou o holeshot para, em seguida, ser ultrapassado por Gabriel Torricelli, que manteve a liderança pelo resto da prova. Fabio manteve a segunda posição a frente de Marcio Anastácio, José Alves e Bruno de Souza.

Após uma rápida manutenção de pista os motores voltaram a roncar em Itupeva, agora com a Sênior MX2 alinhada. Agledson Vieira largou na frente e nas primeiras voltas dava pinta de que sairia com uma vitória tranqüila de Itupeva, mas enquanto seus adversários aumentavam o ritmo seu gás ia diminuindo e consequentemente o pelotão começou a encostar. Alessandro Patelli, Fernando Longuin, Rinaldo Spagnol e Alfredo Pestana brigavam entre si e chegavam cada vez mais próximo do líder. Rinaldo soube negociar as ultrapassagens e logo estava disputando a liderança. Durante a batalha os dois e tocaram, Rinaldo caiu e ficou para trás, mas Agledson, que se manteve na pista, também sofreu prejuízos, perdendo posições para Alessandro Patelli e Fernando Longuin. Os dois já vinham disputando posições, Patelli estava na frente, mas Longuin conseguiu a ultrapassagem, vencendo a bateria. Resultado: Fernando Longuin, Alessandro Patelli, Agledson Vieira, Alfredo Pestana e Eduardo Tanimoto. 


Largada MX3


Chico Gianetti
Agora era a vez da MX-N alinhar. Tiago Risso brilhou mais uma vez vencendo essa de ponta a ponta, ficando também com o holeshot. Nelson Moraes acompanhava o líder e Paulino Lucio vinha na sequência, os dois disputaram a segunda posição e na metade da prova Paulino deu o bote assumindo a vice-liderança. A duas voltas do final da prova Paulino tem a roda traseira de sua moto destruída e é obrigado a diminuir drasticamente a velocidade, devolvendo a posição para Nelson e ainda sendo ultrapassado por Sidnei Campos. Tiago Pires completou o pódio chegando logo atrás de Paulino.

Chico Giannetti largou na ponta na prova da categoria MX Open e foi superado apenas por Lucas Moraes e Gustavo Takahashi já na primeira volta. Nessa prova, embora os pilotos mostrassem um alto nível técnico e uma grande velocidade, o pódio foi definido já na primeira volta, sem grandes combates já que os cinco primeiros abriram vantagem entre si durante os quinze minutos de bateria. Resultado: Lucas de Moraes, Gustavo Takahashi, Chico Giannetti, Felipe Simões e João Paulo Camargo.

Ranulfo Barriga manteve a regularidade de suas boas largadas e garantiu o troféu holeshot na MX Amador, mas em seguida Murilo Tomazelli e Rodrigo Marty assumiram a primeira e segunda posições. Atrás de Ranulfo formou-se um grande pelotão que brigava por um lugar no pódio. Luis Ramos, Edvaldo Rosa, Marcos Pagiano e outros corriam no mesmo ritmo, mas Edvaldo Rosa mostrou-se mais preparado e levou a melhor mesmo sendo piloto sênior, deixando a garotada para trás, superando inclusive Ranulfo, companheiro de categoria, e garantindo assim a terceira colocação na bateria. Luis foi o quarto e Ranulfo o quinto colocado. 


Gustavo Takahashi


Etapa final acontece nos dias 22 e 23 de novembro em Rafard - SP
A última bateria, a MX2, reuniu mais uma vez os pilotos mais rápidos do dia. No gate Lucas de Moraes tinha o favoritismo ao seu lado e ao cair o gate isso se confirmou. As primeiras posições eram um replay da MX Open, Lucas, Gustavo Takahashi e Chico Giannetti, mais atrás Leandro Brasil e Thiago Tsuji. Rapidamente os três primeiros se isolaram e parecia que não haveria alteração nesse setor. A disputa mais intensa acontecia pela quinta posição, com Leandro muito pressionado por Bruno Lopes. Lucas era o líder e tinha a vitória nas mãos quando uma pane seca o deixou fora da prova a poucos minutos do final, Takahashi então assumiu para comemorar a vitória. Giannetti chegou em segundo, comemorando a conquista de mais um título, Thiago Tsuji foi o terceiro depois de escapar dos rivais Leandro e Bruno, que não conseguiu realizar a ultrapassagem, ficando com a quinta colocação. 


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 563 Fotos!

A etapa de encerramento da Copa São Paulo estava marcada para os dias 11 e 12 de Outubro, mas a organização já anunciou uma nova data, dias 22 e 23 de novembro, na cidade de Rafard. A Extreme Racing promete um evento com o mesmo nível dessa sexta etapa, então não perca a chance de participar! Contamos com a sua presença! 

Resultados

P. MX Open Equipe
1 23 Lucas Moraes Dunas/Yam/Motul/Orbital/FMF/DID
2 501 Gustavo Takahashi Hon/Mobil/Pirelli/ASW/Oakley/MR Pró
3 182 Francisco Gianetti Neto Fagi
4 777 Felippe Augusto F. Simões LeiteFazenda Bela Vista/Sup. Pierim/Unimed Guaxupé/Posto RVM/Candupasqua/Encaixe
5 114 João Paulo de Camargo JP Motos
6 222 Leandro Brasil Mundo das Piscinas/Eaton/Sansom Pneus/HB
7 25 Tiago Benevides -
8 47 Alessandri Pereira Dias MRP Racing
9 25 Rafael Arruda Mega Veículos
10 27 Everton Campos J.J. Campos
P. MX2 Equipe
1 501 Gustavo Takahashi Hon/Mobil/Pirelli/ASW/Oakley/MR Pró
2 182 Francisco Gianetti Neto Fagi
3 74 Thiago Tsuji Tsuji Flores/Z Racing/Alcrin
4 222 Leandro Brasil Mundo das Piscinas/Eaton/Sansom Pneus/HB
5 715 Bruno Lopes (Boka) Limerpo/Siatec/Cachaçaria Limeira/Postos Petromar/Speed Motos
6 458 Diego Mortari Longa Racing/Mecanica 2 Irmãos/Unitech Racing
7 42 Paulo Anselmi Auto Mecanica Vera Cruz/LTL
8 36 Elinton Teatin Saga Trends/Teatin Racing
9 21 Giulenio T. Somma Action MX / Parque Pimonte Hotel
10 275 Alexandre Viana (Ale) Equipe Epidemia da Terra/Auto Escola Diplomata/Planet Motos
P. MX3 Equipe
1 22 Eduardo Tanimoto (Canguru) Luminarias Tanimoto
2 61 Rinaldo Spagnol -
3 44 Fernando Longim Longa Racing
4 25 Rafael Arruda Mega Veículos
5 255 Alessandro Patelli -
6 132 Alfredo Pestana Allclean/Tsuji Flores
7 716 Vinicius Simões (Pernilingo) MX Personal/RM Racing/MX Racing/Booster/RX Grafix/Bridgestone
8 47 Alessandri Pereira Dias MRP Racing
9 5 João Carlos Nunes(Pezão) -
10 24 Ranulfo Barriga RM Motos/RS Racing/Barrigas Motos
P. Sênior MX2 Equipe
1 4 Fernando Longuim Longa Racing
2 255 Alessandro Patelli -
3 23 Agledson S. Vieira (Zebra) Dunas/Yam/Zelão/Metzeler
4 132 Alfredo Pestana Allclean/Tsuji Flores
5 22 Eduardo Tanimoto (Canguru) Luminarias Tanimoto
6 12 Claudio Marques C Motos Racing
7 5 João Carlos Nunes(Pezão) -
8 28 Roberto Gimenes IMS/Martini Motos
9 701 Mauro Faucon RM Racing
10 480 Edvaldo Rosa Toyo Matic
P. MX2 Amador Equipe
1 917 Murilo Tomazelli IMS/Nato/Kalango Cego
2 8 Rodrigo Pinta Marty Auto Peças Presidente/MXR Graficos
3 480 Edvaldo Rosa Toyo Matic
4 19 Luis Fernando Ramos Postos Petromar
5 24 Ranulfo Barriga RM Motos/RS Racing/Barrigas Motos
6 910 Tiago Assis Móveis São Benedito
7 7 Samantha Trindade Z Racing/Marina Estancia Confiança
8 15 Marcos Pagiano MQ Motos
9 35 Sandro Silva Monterey Tintas
10 331 Cauê Ribeiro Motolab / Fym Motos
P. 250cc 4T Equipe
1 23 Lucas Moraes Dunas/Yam/Motul/Orbital/FMF/DID
2 777 Felippe Augusto F. Simões LeiteFazenda Bela Vista/Sup. Pierim/Unimed Guaxupé/Posto RVM/Candupasqua/Encaixe
3 74 Thiago Tsuji Tsuji Flores/Z Racing/Alcrin
4 917 Murilo Tomazelli IMS/Nato/Kalango Cego
5 182 Francisco Gianetti Neto Fagi
6 25 Tiago Benevides Bertato Benevides
7 715 Bruno Lopes (Boka) Limerpo/Siatec/Cachaçaria Limeira/Postos Petromar/Speed Motos
8 458 Diego Mortari Longa Racing/Mecanica 2 Irmãos/Unitech Racing
9 934 Caio Lopes Fernandes Crosseguros/Zamba Parts/RK5
10 28 Rodrigo Aroni -
P. Motos 2T Equipe
1 104 Bruno Lima Barney Motos / All Sign
2 24 Ranulfo Barriga RM Motos/RS Racing/Barrigas Motos
3 459 Leandro Magnusson LM Preparações
4 7 Samantha Trindade Z Racing/Marina Estancia Confiança
5 189 Alexandre Griebeler (Alemão) -
6 151 Bruno Gomes SM Racing
7 27 André Luiz Tintas São Vicente/ Sup. Fransue
8 706 Marcio Anastacio -
9 276 Edenilson Jesus (Didi) Planet Motos
10 841 Rick Paes All Sign
P. MX-N Equipe
1 49 Tiago Risso (Rissinho) MXR Grafics/Auto Peças Presidente/Gibim/Ludaseg
2 215 Nelson C. Moraes NC Motores/ Sabugo Motos
3 31 Sidnei Campos -
4 43 Paulino Lucio Mergulhão Guga Motos Preparações
5 304 Tiago Pires JR Rolamentos/Pista do Juba/A1 Phisical/Usibike/Adrenalina Motos
6 451 Renato Hanser Hanser Serviços Automotivos
7 217 Wagner Ramos -
8 15 Rafael de Oliveira Stop Motos/Xico Despachante/Praid Especialidades Quimicas
9 139 Divanir Rozzanti (Baixinho) DR Car
10 213 Reginaldo Andrade JRT Preparações/Jornal da Economia/Posto Alasca/Minor Auto Peças
P. Nacional Amador Equipe
1 49 Tiago Risso (Rissinho) MXR Grafics/Auto Peças Presidente/Gibim/Ludaseg
2 43 Paulino Lucio Mergulhão Guga Motos Preparações
3 304 Tiago Pires JR Rolamentos/Pista do Juba/A1 Phisical/Usibike/Adrenalina Motos
4 215 Nelson C. Moraes NC Motores/ Sabugo Motos
5 31 Sidnei Campos -
6 24 Rodrigo Nunes Petit Preparações/Academia Gold Tem
7 53 Daniel F. Moraes Indio Racing/Oficina do Virgula
8 414 Fabio Vieira Tecão Motos
9 14 Gabriel Torricelli Varig Log/Japa Motos/Borracharia Boiadero
10 217 Wagner Ramos -
P. Taça Cidade Equipe
1 14 Gabriel Torricelli -
2 414 Fabio Rogerio Guedes Tekão Motos
3 706 Marcio Anastacio -
4 51 José Alves Adrena Aventura
5 208 Bruno de Souza -
6 220 Daniel Cipriano Adrena Aventura
7 18 Pedro Correa Adrena Aventura/MCP Marmoraria
8 305 Juba (Vicenzo Epifanio) JR Rolamentos/Pista do Juba
9 276 Messias Honoratto -
P. 85cc Equipe
1 411 Jansen Nogueira SM Racing/Polisport/IMS/200M Academia
2 934 Caio Lopes Fernandes Crosseguros/Zamba Parts/RK5
3 41 Jaqueline Poltronieri IMS/MXR Graficos
4 51 Eder Gonçalves Prefeitura de Suzano/Pizzolato Imóveis/Pablo Motos/Crosseguros/Top Moto Center
5 99 Elio Félix Moto Italia Yam/Viação Jundiaiense
6 965 Claudinei R. Paulo Jr. (Juninho) Total Moto/Neco Racer/Klaus Hotel/Boutique Cabeleireiros
7 170 Patrick Moreira de Abreu Bio Energia Tecnologia Ltda
8 24 Ranulfo Barriga (Barriguinha) RM Motos/RS Racing/Barrigas Motos
9 12 Gustavo H. Brito -






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet