Competição realizada na capital paulista chega a penúltima etapaTexto e fotos: Renato Fernandes
 Largada Intermediária |
 Mário Henrique |
Dia 28 de setembro foi a data da 3ª etapa da Copa Beco de Motocross e mesmo o tempo instável com ameaça de chuva não impediu que pilotos de todas as regiões de São Paulo comparecessem em peso, afinal pensando no campeonato ninguém queria perder pontos preciosos na briga pelo título da única competição da modalidade realizada na capital paulista.
Devido a ótima construção da pista e manutenção constante, a forte chuva que caiu no final da tarde de sábado não atrapalhou em nada a programação de domingo com os treinos livres da manhã e baterias seguindo o cronograma previsto seguindo a sequência com as oito provas programadas.
Marcelo Silva largou na frente na categoria
Beco MX, mas não conseguiu segurar o forte ritmo de Mário Henrique que fechou a primeira volta em quarto e já na segunda volta passava a ser o líder. Também em ritmo forte Erick Keller e Marcos Santos brigaram por toda a prova pela segunda posição enquanto Mário Henrique se aproveitava desta disputa para abrir uma vantagem confortável que lhe garantiu a vitória. Apenas na 12ª volta, ou seja, a duas voltas do final Marcos Santos consegue superar Erick Keller para finalizarem em segundo e terceiro respectivamente. O destaque da prova ficou para Vicente que na primeira volta era apenas o 18º colocado e foi realizando várias belas ultrapassagens durante a corrida para finalizar em quarto, enquanto Leandro de Andrade finalizou em quinto numa pilotagem consistente onde andou em quarto por quase toda a prova sendo apenas superado por Vicente na última volta.
 Kaio Miranda |
 Geovanni Pineschi |
Mesmo vencendo de ponta a ponta na
MX2, João Oliveira não teve sossego durante toda a prova pois sofreu a forte pressão de Rogério Louro até a bandeirada de chegada. Fazendo uma prova a parte os dois pilotos andaram muito forte e Rogério terminou na segunda colocação a apenas um segundo do líder numa das baterias mais emocionantes do dia. A corrida teve também uma excelente performance de Dener Alves que após largar em sétimo, sete voltas depois já era o terceiro e se a prova tivesse mais duas voltas, ele certamente alcançaria os líderes. Alex Jazadji e Ricardo Agut foram constantes durante toda a prova se mantendo no pelotão da frente e finalizando a prova em quarto e quinto respectivamente.
Kaio Miranda, atual campeão brasileiro da 65cc, já deu início a sua transição de categoria e foi absoluto na prova da
85cc, vencendo com tranquilidade do começo ao fim colocando uma volta até mesmo no segundo colocado. Carlos Flocos andou de 65cc e, após largar em terceiro, assumiu o segundo posto na volta seguinte e a manteve até a bandeirada final, deixando a briga pela terceira posição com Pedro Scorse e Rodolpho Isart. No meio da prova Rodolpho assumiu a terceira colocação e a manteve até o fim, mas com Pedro muito próximo em quarto. Rubens Barbosa se manteve constante na quinta posição fechando o podium enquanto Lucas Assunção foi o sexto.
 Largada Força Livre |
 Dener Alves |
Na
Intermediária, uma prova muito equilibrada e disputada, Maurício Scorse, Cristiano Bueno e Geovanni Pineschi largaram na frente e após quatro voltas Cristiano e Geovanni ocupavam as duas primeiras posições passando a protagonizar uma bela disputa pela vitória. Os dois andaram lado a lado até duas voltas do final, quando um pequeno erro em uma curva tirou a liderança de Cristiano. Com isto o jovem Geovanni Pineschi conseguiu uma vantagem que lhe garantiu a vitória. Devido a grande vantagem que tinha sobre os demais, Cristiano Bueno conseguiu completar a prova ainda na segunda colocação. Maurício Scorse, Mauriti Humberto e Paulo Caixeta mantiveram a regularidade durante toda a bateria completando o podium na terceira, quarta e quinta posições respectivamente.
 Ricardo Agut |
 Francisco Carril |
Mais uma vez Kaio Miranda sai na frente e lidera quase toda a prova da categoria
2 Tempos sendo superado apenas na penúltima volta pelo vencedor Dener Alves. Depois de largar em quinto Dener, na volta seguinte, já era o vice-líder passando a pressionar Kaio que foi o segundo menos de meio segundo atrás do vencedor. Francisco Carril largou em segundo, sendo superado apenas por Dener, andou forte mantendo o terceiro lugar até o final e foi o único a se manter na mesmo volta dos lideres. Em quarto chegou Manoel Lisboa que fez boa prova mantendo a posição desde o início e segurando Paulo de Lima que finalizou em quinto a poucos centésimos, isto depois de largar mal e fazer uma boa prova de recuperação.
Mario Buccini larga em primeiro na
MX3, mas antes de fechar a segunda volta cai e perde várias posições cedendo a liderança para Botazzo que a mantém até a quarta volta. Neste altura Ricardo Agut assume a ponta depois de uma excelente recuperação após largar em sétimo. Fernando Pousada também consegue superar Botazzo assumindo a segunda posição, enquanto Dener Alves não estava num dia de sorte, vinha bem em quarto quando sofreu uma leve queda em uma curva deixando o motor morrer perdendo muito tempo. Com isso Dener cai para a última posição, mas depois ele vinha se recuperando bem quando a quatro voltas do fim teve problemas com a moto sendo obrigado a abandonar a prova. Ricardo Agut se mantém a frente vencendo a prova com Fernando Pousada bem próximo em segundo, Botazzo garante a terceira posição com menos de um segundo de vantagem sobre Gustavo Rodrigues que depois de sair do pelotão intermediário no início da prova garantiu a quarta colocação. Luiz Carrato também fez ótima prova saindo das últimas posições e conquistando posições até finalizar a prova em quinto.
 Rogério Louro |
Francisco "Chiquinho" Carril subiu ao podium novamente na
Nacional, mas desta vez no lugar mais alto depois de largar na frente e dominar toda a prova vencendo com quase 26 segundos de vantagem sobre o segundo colocado Dedé que após largar em terceiro, logo assumiu o segundo posto que manteve até o final. Kainã Torres e Rodrigo dos Santos tiveram como ponto forte a regularidade mantendo suas posições desde o começo da prova terminando em quarto e quinto respectivamente. Outro destaque da bateria, além da vitória esmagadora de Chiquinho, foi Marcelo Batita que saiu da sétima posição no início da prova efetuando várias ultrapassagens para terminar em um excelente terceiro lugar.
João Oliveira e Rogério Louro, assim como na MX2, protagonizaram mais uma bela disputa pela liderança na categoria
Força Livre. João Oliveira levou a melhor de novo, mas desta vez teve mais trabalho ainda já que largou apenas em quinto, alcançando a segunda posição na nona volta. A partir dai João passou a andar colado em Rogério Louro para na 14ª volta superá-lo assumindo a ponta e garantindo a vitória. Rogério não deixou barato e tentou recuperar a ponta durante as cinco voltas finais terminando a menos de um segundo do líder. Cristiano Bueno, Alex Jazadji e Diego Jimenes protagonizaram excelentes pegas trocando de posições várias vezes, as vezes saindo das posições de podium e voltando em seguida até a bandeirada final onde Cristiano garantiu a terceira colocação com Alex muito próximo em quarto, enquanto Diego fechou o podium com a quinta posição.
 João Oliveira |
A etapa final da competição está programada para os dias 01 e 02 de novembro.
A Copa Beco MX de Motocross é uma realização de Jácome com patrocínio JPS Racing e apoio 2DI, KSan e MX Import. Saiba mais sobre a Copa Beco MX no
site oficial da pista.
Resultados