Campeonato começou com sucesso total Texto: Christian Mascary / Redação MotoX - Fotos: Jefferson "Coelhinho" 
|  Disputa entre Gustavo Amaral, Tunico Miranda e Gustavo Takahashi
 | 
|  Filipe Gonçalves
 | 
A 1ª etapa da Copa Pimonte Pró Moto de Motocross foi realizada nos dias 13 e 14 de setembro no Parque Hotel Pimonte, na cidade de São Francisco de Paula, MG, a 180 km de BH. O lugar é um verdadeiro paraíso, com piscina de ondas, piscina térmica, boliche, quadras esportivas, restaurante panorâmico com uma estrutura de 1º mundo. Com uma das melhores pistas de Estado de Minas Gerais, o parque recebeu alguns dos melhores pilotos de Minas Gerais e São Paulo. 
No sábado dia 13 aconteceram os treinos livres a partir das 13:00h e mesmo com um número pequeno de pilotos, já que a maioria chegou no sábado à noite ou no domingo pela manhã, tivemos muita emoção e alguns acidentes. Pilotos como Pedro Melo, Victor Garcia, Gabriel, Vinícios, Felipe Takahashi e outros, levaram sustos e até mesmo se feriram sem gravidade nos treinos. No domingo, os treinos livres começaram as 09:30h com a participação de um número muito grande de pilotos, tanto que os treinos das categorias importadas foi dividido entre motos par e ímpar. Após os treinos as equipes da Extreme Racing, organizadora do evento, e do Parque Hotel Pimonte, deram um show na manutenção da pista, que contou com um moderno sistema de irrigação. A pista foi rapidamente gradeada e molhada ficando em condições de corrida do início ao fim da prova. As 11:30h as coisas esquentaram pra valer. 
|  Próxima etapa será nos dias 08 e 09 de novembro
 | 
|  Evaristo Lemos
 | 
A categoria 
85cc, primeira do dia, trouxe emoções e fortes disputas. Filipe Gonçalves fez uma largada perfeita, conquistou o Holeshot da prova e assumiu a primeira colocação, seguido por Anderson Amaral. Os dois conseguiram se livrar do restante do grupo, que se embolou na primeira curva. Luis Miranda, o "Loro" e Victor Garcia não fizeram uma boa largada e tiveram muito trabalho pra se recuperarem. Outro que fez uma boa largada, mas caiu perdendo várias posições e depois abandonou por falta de combustível, foi Vinícius Oliveira, o "Gadernal". Após algumas voltas, as disputas ficaram eletrizantes. Primeiro Loro ganhou a quarta posição e começou a pressionar Pedro Melo, que mesmo com o punho esquerdo trincado, andava forte e não dava tréguas ao adversário. Victor Garcia recuperou várias posições e numa manobra fantástica, tirou a quarta colocação de Loro. Victor ainda queria mais e depois de um salto perfeito, ultrapassou Pedro Melo e assumiu a 3ª colocação. 
|  Everaldo Chaves
 | 
|  João Dederinha
 | 
Na frente Filipe Gonçalves e Anderson Amaral disputavam curva a curva, salto a salto, a primeira posição. Filipe se dava bem nas curvas, mas errava na parte baixa da pista. E foi justamente neste erro, que Anderson Amaral aproveitou para dar o bote. Depois de muito insistir Anderson fez a primeira tentativa de ultrapassagem e por muito pouco não se acidentou. Os dois saltaram juntos e Anderson quase bateu na lateral da pista, assustando a todos. Na volta seguinte, Anderson mais uma vez tirou proveito do erro de Filipe, mas ao saltarem juntos, no mesmo obstáculo em que Anderson quase havia caído anteriormente, o piloto acelerou demais e literalmente deu um Superman no salto, ao se descontrolar no ar. Anderson sofreu uma queda incrível, causando pavor a todos que estavam na pista, mas foi rapidamente socorrido pela ambulãncia da Unimed e levado ao Pam de Oliveira. O saldo do acidente: Anderson sofreu um corte na boca e quebrou dois dentes. Após o susto, Filipe Gonçalves terminou, com tranqüilidade na primeira posição. Victor Garcia, mesmo com o pé machucado, terminou em segundo seguido por Pedro Melo em terceiro, Loro na quarta colocação e Gustavo Pessoa, que não fez uma boa largada, na quinta colocação. 
|  Tunico Miranda
 | 
|  Paulo Boca
 | 
Na seqüência a 
65cc com a participação de pilotos que já haviam disputado a 85cc. Já na largada, Filipe Gonçalves novamente conquistou o Holeshot e assumiu a frente, mas Gustavo Pessoa, na segunda colocação começou a perseguição na primeira volta. O duelo dos dois era forte e emocionante. Hugo Evantuil, o "Tuilzinho", com um ritmo forte, se mantinha na terceira colocação e andava o suficiente para não ser incomodado. Rodriguinho Chulipinha, que não largou bem, ganhou várias posições e assumiu a quarta colocação. Felipe Oliveira e Lukas Figueiredo brigavam pela quinta posição. Após um erro de Felipe, Lukas assumiu o quinto lugar que manteve até o final. Na frente, o duelo de Filipe e Gustavo era emocionante. A disputa ficava quente a cada volta na parte alta da pista Gustavo tentava ultrapassar por dentro. Ele derrapou e após se chocar com Filipe, Gustavo caiu dando adeus a chance de vencer a 65cc. Filipe abriu grande vantagem e mesmo com a pressão de Gustavo Pessoa, que a cada volta tirava a diferença, venceu mais uma categoria comemorando bastante. Gustavo Pessoa, terminou em segundo, seguido por Tuilzinho em terceiro, Chulupinha em quarto e Lukas Figueiredo em quinto. 
|  Gustavo Amaral
 | 
Na 
50cc, João Vitor Xavier Sales, o "Dederinha", que havia disputado a 65cc, disparou na frente, conquistando o Holeshot da prova e se distanciando na liderança. "Léo Laranjinha" assumiu a segunda colocação seguido por Marcos Vinícius. Dederinha, que não perdeu uma prova sequer em Minas na categoria 50cc no ano de 2008, disparou na frente e chegou a dar uma volta de vantagem nos demais adversários. Léo Laranjinha caiu e perdeu a posição para Marcos Vinícius. Dederinha venceu a 50cc com muita tranqüilidade. Marcos Vinícius, na segunda posição, começou a sofrer com as investidas de Léo e já no final da prova não conseguiu segurar o posto. Léo Laranjinha terminou em segundo e Marcos Vinícius, que tem andado mais forte a cada prova, terminou em terceiro. 
Depois das mini motos, tivemos mais uma vez, manutenção na pista para que os pilotos da MX3 pudessem aceleram forte. 
Após a manutenção, a 
MX3 mostrou que emoção estava só começando. Na largada, Gilson Alves saiu na frente e conquistou o Holeshot. Evaristo Lemos, Dário de Oliveira Jr e Wilson Lambari também largaram muito bem. Rodrigo Chulipa não fez uma boa largada e não conseguiu se recuperar na prova. Em poucas voltas Evaristo Lemos e Darinho ultrapassaram Gilson Alves disputando a ponta. Lambari, que vinha bem na prova caiu e perdeu várias posições. Gilson Alves ainda perdeu a terceira colocação para Guilherme Fraga, que estava num ritmo muito forte. Fabiano Silva, o "Gianechinni", brigava na quinta colocação com Elbio Gabi e conseguia se manter forte na sua posição, mesmo sob forte pressão. Na ponta Evaristo Lemos andou forte o bastante para evitar que Darinho, mesmo diminuindo a diferença a cada volta, lhe tirasse a liderança. Evaristo venceu a MX3, seguido por Darinho, Guilherme Fraga, Gilson Alves e Fabiano Gianechinni. 
|  Gian Somma
 | 
|  Pedro Dayrel
 | 
Na 
Intermediária, Gilson Alves mais uma vez largou muito bem e conquistou o Holeshot, mas o cansaço da prova anterior não permitiu que o piloto andasse muito bem. Everaldo Fonseca, na segunda posição, começou a pressionar Gilson já no início da prova, e de tanto pressionar, assumiu a liderança. Guilherme Fraga, Gustavo Cabral e outros, tiveram problemas na largada e precisaram fazer uma corrida perfeita para se recuperarem. Gustavo Cabral, com um ritmo muito forte, conseguiu, em pouco tempo, assumir a segunda colocação. Elbio Gabi, que fez uma boa largada, brigava para se manter na terceira posição, já que Fabiano Gianechinni, tentava ultrapassá-lo. Henrique "Bedêu", na quinta colocação, não suportou a pressão dos adversários e perdeu várias posições. Everaldo Fonseca, mesmo com a pressão de Gustavo Cabral, que se aproximava a cada volta, venceu a categoria e comemorou bastante. Gustavo Cabral, que fez uma prova incrível terminou em segundo, seguido por Elbio Gabi em terceiro. Fabiano conseguiu se manter na quarta colocação e Guilherme Fraga, que se recuperou bem na prova, na quinta colocação. 
A 
Nacional veio na seqüência e trouxe boas disputas. Everaldo Fonseca conseguiu fazer uma ótima largada e novamente conquistou o Holeshot da prova. Tunico Miranda pressionava o líder já na primeira volta. Wilson Lambari, na terceira colocação, andava forte, mas sofria com as investidas de Julio César Elizário. Lambari até tentou segurar a posição, mas Júlio queria brigar pela vitória e ultrapassou Lambari. Fabrício Faria, o "Jiló", que está voltando ao motocross, fez uma péssima largada, mas se recuperou durante a prova e em pouco tempo já estava na quinta colocação. Everaldo Fonseca foi ultrapassado por Tunico Miranda e logo depois por Júlio César. Tunico Miranda, na ponta, se distanciou do restante do grupo e mesmo com Júlio César se aproximando já no final da prova, venceu a Nacional com tranqüilidade. Júlio César, assim como em Pará de Minas, deu show mais uma vez e terminou na segunda colocação. Everaldo Fonseca conseguiu se manter na terceira colocação, seguido por Lambari e Jiló. 
|  Gustavo Fernandes
 | 
|  Gustavo Takahashi
 | 
As categorias 
Iniciantes e 
2 Tempos, correram juntas mexendo com a emoção do público presente. Na largada, Eduardo Salgado, o "Dudu", conquistou o Holeshot da prova, mas por estar a um bom tempo parado, não conseguiu andar no mesmo ritmo dos outros pilotos e já na primeira volta perdeu a posição para André Romaniello e Roger Teixeira, que brigaram pela liderança. Paulo Alves também estava na briga pela
primeira posição. A disputa ficava emocionante a cada volta já que as categorias foram unidas, mas a premiação continuou separada. André Romaniello e Roger estavam num ritmo muito superior aos demais e a disputa durou até as duas últimas voltas, quando após perder tempo com dois retardatários, André perdeu a primeira colocação para Roger Teixeira. André até tentou se recuperar, mas não deu tempo. Roger venceu a categoria e André terminou em segundo. Gleison Ribeiro, que conseguiu fazer uma excelente prova terminou em terceiro seguido por Paulo Alves e "Dudu" na quinta colocação. Pela 2T, Paulo Boca andou forte o suficiente para vencer com tranqüilidade. Pedro Dayrell e Gustavo Stradioto brigavam pela segunda colocação. Stradioto usou sua experiência e ultrapassou Dayrell ficando com o segundo lugar. Dayrell e Hadnei Mattar chegaram em seguida. 
|  Giulenio Sonna e Gabriel Elias
 | 
|  Eduardo Salgado
 | 
A categoria 
MX2 fez o público delirar com as disputas e ultrapassagens emocionantes. Na largada Gustavo Amaral conquistou o Holeshot, mas já sentia a pressão de Gustavo Takahashi e Tunico Miranda. Hudson Miranda, o "Dissin", Richard Bruno, "Piaba" e Guilherme Rabelo, caíram na primeira curva e viram todos os adversários se distanciarem. Eles voltaram para a prova da recuperação, mas conseguiu se dar bem foi "Dissin". Após algumas voltas ele já era o quinto colocado. Na frente Gustavo Amaral e Tunico Miranda davam um show na disputa pela ponta. Gustavo Takahashi apenas acompanhava a disputa bem de perto. De tanto insistir Tunico assumiu a liderança e os três continuavam na briga acirrada. Gustavo Amaral, em uma manobra incrível, ultrapassou Tunico Miranda, mas os dois se tocaram e Tunico caiu, perdendo assim a
segunda colocação. Takahashi, que até então só acompanhava a disputa pela liderança, atacou Amaral e conseguiu a ultrapassagem. Takahashi então conseguiu abrir um pouco de vantagem e só foi pressionado por pelo adversário nas duas últimas voltas, mas não dava mais tempo. Takahashi venceu a categoria seguida por Amaral. Tuniquinho, que teve problemas com a moto após a queda, terminou em terceiro seguido por Dário de Oliveira Júnior, que fez uma prova inteligente, na quarta colocação e "Dissin" em quinto. 
|  Gilson Alves
 | 
|  Guilherme Fraga
 | 
A última categoria, 
Força Livre, guardava também grandes emoções já que grande parte dos pilotos que disputaram a MX2, estava de volta na pista. Na largada uma surpresa, Guilherme Fraga conquistou o Holeshot, mas após acelerar muito forte na curva passou direto e por pouco não sofre um acidente perigoso. Após o susto, ele perdeu a primeira colocação para Gustavo Takahashi que novamente vinha num ritmo fortíssimo. Gustavo Amaral assumiu a segunda colocação e Tuniquinho Miranda tinha a terceira. Hudson Miranda que havia se tocado com Gustavo Amaral na largada assumiu a quarta posição. Guilherme Rabelo fez uma boa largada assumindo o quinto posto. Na frente, Takahashi e Gustavo Amaral travavam de novo um grande duelo. Tuniquinho, que teve problemas com sua moto na MX2 e corria de moto emprestada, não conseguiu fazer uma boa largada. Tuniquinho chegava a cada volta para brigar pela primeira colocação, mas com outra moto as dificuldades eram maiores. Na frente Gustavo Takahashi e Gustavo Amaral disputavam forte a liderança, mas Takahashi mais uma vez usou a experiência pra vencer mais uma. Gustavo Amaral terminou em segundo seguido por Tuniquinho. Na quarta colocação Dissin andou tranqüilo já que Guilherme Rabelo, o quinto colocado, não o ameaçava.
|  Guilherme Bueno
 | 
|  Gustavo Cabral
 | 
Mais uma vez, tanto o Parque Hotel Pimonte, quanto a Extreme Racing, deram um verdadeiro show de competência na realização da prova. Pista molhada e gradeada, horário em cima e organização fantástica. Parabéns a estas equipes que mostraram que organização é o ponto forte do campeonato. 
Parabéns também aos proprietários do Parque Hotel Pimonte, Sr. Giuseppe e D. Lenir, pelo respeito e carinho com os pilotos e público presente no evento. Parabéns ao Giu e ao Gian pela dedicação à realização desta primeira etapa. Parabéns a Equipe do Parque Hotel Pimonte pela grande e fantástica organização. 
Mais uma vez, a locução ficou por conta de Christian Mascary "O Locutor da Emoção", que conseguiu contagiar ao público e aos pilotos a cada disputa. Christian tem se destacado no esporte em Minas e começa a respirar novos ares com a possibilidade de locução das provas da Extreme Racing no Estado de São Paulo. 
A próxima etapa da Copa Pimonte de Motocross será nos dias 08 e 09 de novembro no Parque Hotel Pimonte. O Parque Hotel Pimonte agradece a toda Equipe do "Pam de Oliveira" pelo excelente atendimento prestado aos Pilotos, em especial aos Doutores Marcelo Figueiredo Souza Costa, Otto Gerardo Mojica Veras e Guilherme Henrique Nunes dos Santos. 
|  Hudson Miranda
 | 
Apoio: Unimed Divinópolis, Água Natureza, Jornal Show Radical, Revista Pró Moto, Prefeitura Munucipal de São Francisco de Paula, Cristais São Marcos, R6 Comunicação e Zoolo. 
Resultados
| 1 | 501 | Gustavo V. B. Takahashi | Honda/ASW/Pirelli/Mobil/OAKLEI | 
| 2 | 2 | Gustavo Amaral | Suz/Petrobras/Vortx/Mr Pro/ Dash | 
| 3 | 5 | Antonio M Junior (Tunico) | 3K Graficos | 
| 4 | 245 | Hudson Miranda Pereira | L5 Racing / 18 Libras | 
| 5 | 747 | Guilherme Rabelo Bueno | Construtora MR | 
| 6 | 86 | Evaristo Lemos | Flash Beer | 
| 7 | 37 | Amadeo Melo Junior | - | 
| 8 | 539 | Daniel | Asas Motos | 
| 9 | 169 | Gustavo Vinícius de O. Fernandes | Hometur / Gontijo | 
| 10 | 28 | Paulo Boca | Gueto Racing/IMS/Poli Sport/Preá Motos/ AR Assessoria | 
| 1 | 501 | Gustao V. B. Takahashi | Hon/ASW/Pirelli/Mobil/OAKLEI | 
| 2 | 2 | Gustavo Amaral | Suz/Petrobras/Vortx/Mr Pró/ Dash | 
| 3 | 16 | Antonio M Junior (Tunico) | 3K Graficos | 
| 4 | 78 | Dario Oliveira Junior | Asas Motos / Ouro Cal | 
| 5 | 245 | Hudson Miranda Pereira | L5 Racing / 18 Libras | 
| 6 | 97 | Richard Bruno R. Nunes | AZ Motos Hon | 
| 7 | 747 | Guilherme Rabelo Bueno | Construtora MR | 
| 8 | 28 | Paulo Boca | Gueto Racing/IMS/Poli Sport/Preá Motos/ AR Assessoria | 
| 9 | 937 | Lucas Silva Guerra | - | 
| 10 | 539 | Daniel Andrade R. Borges | Asas Motos | 
| 1 | 86 | Evaristo Lemos | Flash Beer | 
| 2 | 78 | Dario Oliveira Junior | Asas Motos / Ouro Cal | 
| 3 | 32 | Guilherme F. Segundo | Multi Visa Seguros | 
| 4 | 359 | Gilson Alves | Hon Moto Star / Cargas Veículos | 
| 5 | 5 | Fabiano Silva | Posto Alpha | 
| 6 | 66 | Elbio Gabi Fellini | Franca Fitness | 
| 7 | 265 | Alexandre Lima | - | 
| 8 | 8 | Rodrigo Chulipa | Tenis Visse/Motominas Yam/Chulipa Motores | 
| 9 | 174 | Adilson Cabral | Moveis Fama | 
| 10 | 131 | Wilson Lambari | AZ Motos - Hon | 
| 1 | 42 | Everaldo Fonseca Chaves | Mobiliadora Ouro | 
| 2 | 175 | Gustavo Cabral | Móveis Fama/Churrascaria do Buguinha | 
| 3 | 66 | Elbio Gabi Fellini | Franca Fitness | 
| 4 | 5 | Fabiano Silva | Posto Alpha | 
| 5 | 32 | Guilherme Fraga Segundo | Multi Visa Seguros | 
| 6 | 28 | Paulo Boca | Gueto Racing/IMS/Poli Sport/Preá Motos/ AR Assessoria | 
| 7 | 359 | Gilson Alves | Hon Moto Star / Cargs Veículos | 
| 8 | 937 | Lucas Silva Guerra | - | 
| 9 | 103 | Henrique Assunção (BEDEU) | Auto Car Veículos | 
| 10 | 21 | Giulenio Tropi Sonna | Action Mix/Pro Racing/Park Hotel Pimont | 
| 1 | 28 | Roger Teixeira Rodrigues | Feio Preparações/Fit Place Acad./Supermercado Noemia | 
| 2 | 269 | André Romaniello Souza | - | 
| 3 | 15 | Gleison Ribeiro Benjamin | - | 
| 4 | 44 | Paulo Henrique Alves | Cal Floresta/Primo Motos | 
| 5 | 7 | Eduardo Salgado | Posto Luciana/ Locave/Estrela | 
| 6 | 69 | Bruno C. P. de Mello | WEG Racing | 
| 7 | 9 | Vitor Hugo Sales Lima | - | 
| 8 | 301 | João Carlos Simões | - | 
| 9 | 21 | Fernando de Souza Júnior | Patinhos Ovos | 
| 10 | 50 | Paulo Henrique Juqueira | Pão Nobre | 
| 1 | 28 | Paulo Boca | Gueto Racing/IMS/Poli Sport/Preá Motos/ AR Assessoria | 
| 2 | 29 | Gustavo Mansur Stradioto | Action MX | 
| 3 | 188 | Pedro Dayrell Gontijo | - | 
| 4 | 77 | Hadney Salim Mattar | Hs Transportes | 
| 1 | 6 | Antonio M Junior (Tunico) | 3 graficos | 
| 2 | 900 | Julio Cesar F. Elizario | Gleison Motos | 
| 3 | 42 | Everaldo Fonseca Chaves | Mobiliadora Ouro | 
| 4 | 131 | Wilson Lambari | AZ Motos - Hon | 
| 5 | 360 | Fabrício Faria | Pref. Mun. Nova Serrana | 
| 6 | 562 | Fagner Geraldo Candido | Drogaria Paraopeba/Gleion Motos | 
| 7 | 295 | Igor Normandia Sifa | - | 
| 8 | 4 | Renato Eliseu F. Morereira | Lajotão/Transp. Tabajara | 
| 9 | 12 | Eduardo Duarte | Pro Race | 
| 10 | 46 | Denilson A. Amaral | Marcelo Moto Peças/ Claudia Modas | 
| 1 | 146 | Fillipe Gonçalves | BMG/Moto Street/Rede Brasil | 
| 2 | 51 | Vitor Borges Garcia | - | 
| 3 | 41 | Pedro Augusto de Mello | Flash Beer/ Antonieta Cabeleireira | 
| 4 | 46 | Luis Miranda Pereira | L5 Racing / 18 Libras | 
| 5 | 536 | Gustavo Pessoa de Souza | ASW/Itamaracá Pneus/MR Pro/Rodas Mangels/Baster | 
| 6 | 97 | Reges T. Rodrigues | Feio Preparções/Fit Place Acad./Supermercado Noemia | 
| 7 | 155 | Hugo Evantuil da S. Cunha | Valega Presantes | 
| 8 | 77 | João Pedro E. G. Simões | JC Pro Racing | 
| 9 | 85 | Gabriel Pereira | Pro Race | 
| 10 | 69 | Vinícios F. Oliveira (Gardenal) | WE/Acad. Fisio Estetic/ Primo Motos | 
| 1 | 146 | Fillipe Gonçalves | BMG/Moto Street/Rede Brasil | 
| 2 | 536 | Gustavo Pessoa de Souza | ASW/Itamaracá Pneus/MR Pro/Rodas Mangels/Baster | 
| 3 | 155 | Hugo Evantuil da S. Cunha | Valega Presantes | 
| 4 | 800 | Rodrigo Chulipinha | Tenis Visse/Motominas Yam/ Chulipa Motos | 
| 5 | 70 | LuKas Figueiredo | Alemão Motos | 
| 6 | 17 | Felipe Oliveira Borba | Cal Imperial / ASAS Moto | 
| 7 | 257 | João Vitor Xavier | Calçados Salles/JL Injetora/ ASAS Motos | 
| 8 | 25 | Yank Marquera | Body Club Academia/Blocos Chaparral/ Rainha da Lavoura/Imob. Sta. Cecília | 
| 9 | 111 | Márcio José Henrique Ribeiro | MJ Ribeiro Engenharia | 
| 10 | 14 | João Vitor Monteiro | - | 
| 1 | 257 | João Vitor Xavier | Calçados Salles/JL Injetora/ ASAS Motos | 
| 2 | 98 | Léo Laranjinha | - | 
| 3 | 7 | Marcos Vinícius A. Leal | Mineração Saldanha Ltda | 
| 4 | 32 | Emmanuel Batista de Lima | Pro Racing |