Prova valeu pela 4ª e 5ª etapas da competiçãoTexto e fotos: Ronaldo Sampaio
 Largada MX3 |
 Eduardo Tanimoto |
A cidade de Charqueada, que fica na região de Rio Claro, interior de São Paulo, sediou nos dias 6 e 7 de setembro uma rodada dupla do Leste Paulista de motocross, que somou pontos para a 4ª e 5ª etapas. O clima agradável e um excelente traçado somaram-se ao ótimo solo arenoso criando uma condição ideal para que os pilotos dessem um show de motocross, que se traduziu em lindas e radicais imagens nas curvas e saltos do circuito. O público também compareceu e completou a festa. As categorias mais disputadas do dia foram 250cc 4t e MX 2, onde os jovens Felipe Simões e Bruno Lopes mostraram garra e velocidade na briga pela liderança. Nas outras categorias muita adrenalina correu durante todo o dia. Confira como foram as provas.
Eduardo Tanimoto superou João Carlos Nunes logo depois que ele conquistou o holeshot na prova da
MX3. João Carlos não conseguiu acompanhar Tanimoto, e ainda teve que aguentar a pressão de Fábio De meo e Amauri Correa durante grande parte da prova. Mais ou menos na metade da bateria o vice-líder conseguiu respirar um pouco enquanto Fábio sofria pressão de Amauri, que conseguiu realizar a ultrapassagem e partir para cima de João. Os minutos finais foram difíceis para o segundo colocado, que se defendia dos ataques de seu adversário. Na última volta Amauri tenta colocar sua moto por dentro e erra a saída de curva, o que conferiu a segunda colocação a João Carlos. Tanimoto recebeu a bandeirada isolado na primeira posição. João, Amauri, Fábio e Edmar Guerreiro completaram os cinco primeiros.
 Bruno Lopes |
 Paulo Alves |
O vencedor da
Nacional foi Denis Cabelinho, ele largou na ponta e abriu rapidamente uma confortável vantagem sobre o segundo pelotão. Alessandro Marfim largou bem, e na primeira volta já passou alguns adversários assumindo a vice-liderança definitivamente. Fabiano Sanches teve que acelerar para conter os ataques dos adversários e ficar com o terceiro posto, à frente de Eduardo Leão e Sidnei Campos.
A prova da
250cc 4t foi um verdadeiro show com os principais pilotos mostrando muita vontade de vencer. Felipe Simões largou na ponta seguido por: Eduardo Tanimoto, Bruno Lopes e Danilo Veltroni. Quanto mais o líder acelerava mais Bruno Lopes, segundo colocado, apertava o ritmo deixando claro que a vitória era seu objetivo. Na metade da prova Bruno conseguia se aproximar a cada volta, Danilo Veltroni vinha mais atrás, mas com os líderes sob seu campo de visão. Tanimoto se isolava na quarta colocação enquanto Fabiano Sinicio, Rogério Louro e Tiago Benevides decidiam quem ficaria com o quinto degrau do pódio. Rogério não conseguiu ultrapassar Fabiano, Tiago se aproveitou da situação e passou os dois ao mesmo tempo, assumindo a quinta colocação da prova. Minutos finais, lá na frente a briga esquentou, o diretor de prova sinaliza as duas voltas finais, Bruno vai com tudo para cima do líder que agüenta firme até a duas curvas do final, quando erra e permite que seu oponente coloque sua moto lado a lado, na última curva Felipe tenta se defender e cai, e Bruno Lopes comemora a tão difícil e merecida vitória. Felipe ainda conseguiu retornar a tempo de cruzar a linha de chegada na terceira colocação, logo atrás de Danilo Veltroni. Eduardo Tanimoto e Tiago Benevides foram quarto e quinto colocados respectivamente.
 Gabriel Marques |
 Adílio Corrêa |
A
Motos 2t largou em seguida e Paulo Henrique Alves superou Marcio Pires aos três minutos assumindo a liderança, Mais atrás Kaique Tesch acompanha o ritmo na segunda posição, Rick Paes, que caiu na largada, já é o quarto colocado atrás de Marcio. Na segunda metade da prova Rick assume a terceira colocação e outro piloto também se destaca, é Bruno Gomes, que também teve problemas e vinha se recuperando na prova. Bruno assumiu a quarta colocação e começou a diminuir a distância até chegar em Rick, que resistiu algumas voltas, cedendo a posição aos doze minutos. Bruno ainda teve tempo de chegar em Kaique e os dois iniciaram a disputa pela vice-liderança, na última volta Bruno tocou a roda traseira de Kaique e ficou no chão. Fim de prova, Paulo Henrique venceu, Kaique confirmou a segunda colocação. Bruno conseguiu retornar a tempo de receber a bandeirada quadriculada em terceiro, Rick Paes foi o quarto e Renato Bergamin foi o quinto colocado.
Na
85cc Gabriel Marques largou na ponta, teve a companhia de Eduardo Gleriani por toda a prova, não chegou a ter sua liderança ameaçada, e recebeu a bandeirada quadriculada na primeira posição. Eduardo foi o segundo, Renan Bortoluci foi o terceiro vencendo uma disputa travada com Renan Branco, que chegou na quarta posição. Rodrigo Ferro completou o pódio.
 Rogério Louro |
 Paulino Mergulhão |
Adílio Corrêa dominou a prova da
DT 180 vencendo de ponta a ponta. Alexandre Aguari foi o segundo colocado, Roberto Moracci foi prejudicado na largada por um piloto que caiu na primeira curva, fez um prova de recuperação e confirmou a terceira colocação, à frente de Anderson Santim e Paulo Fellipe Souza.
Muita reviravolta até que o vencedor da
MX2 fosse conhecido. Tiago Benevides vem mostrando um motocross cada vez mais consistente, nessa prova o resultado disso foi o holeshot conquistado por ele. Na segunda volta Felipe Simões assume a liderança, enquanto outro forte candidato a vitória, Danilo Veltroni, cai, retornando lá atrás. Nessa bateria Felipe consegue se distanciar enquanto Tiago tem a incômoda presença de Bruno Lopes pressionando insistentemente. A briga dos dois dura várias voltas e só termina com uma queda de Bruno, que acaba abandonando a prova.
 Luis Henrique Alves |
 Dênis Cabelinho |
Passamos dos dez minutos de prova, Felipe mantém a liderança isolada, parece que as primeiras posições começam a se definir, mas Tiago erra sozinho e cai, dando a vice-liderança para Rogério Louro, que fazia uma prova discreta até o momento. Danilo Veltroni, em uma espetacular recuperação vem um pouco atrás, em terceiro, chega em Rogério e mais uma disputa acontece. Os dois se tocam e Danilo fica no chão mais uma vez. Última volta, não há mais tempo para mudanças, as primeiras posições estão definidas e... O motor do líder trava... É, esse não é mesmo o dia de Felipe, que abandona a prova empurrando sua moto. Melhor para Rogério que vê a vitória cair em seu colo no último minuto. Danilo foi o segundo, Tiago Benevides o terceiro, Bruno Gomes o quarto e Rodrigo Dragone o quinto colocado. A vitória conferiu antecipadamente o título de campeão da temporada a Rogério Louro.
Sidney Campos assumiu a liderança da
230F na largada apenas para garantir o troféu holeshot. Logo em seguida ele foi superado por Paulino Mergulhão, que manteve a ponta até o final da bateria. As primeiras posições foram definidas logo nas primeiras voltas e seguiram inalteradas até a bandeirada quadriculada. Final: Paulino Mergulhão, Sidnei Campos, Reginaldo Bortolin, Wagner Kubial e Fabio Gentil.
 Danilo Veltroni |
 Alexandre Jacob |
A
MX2 Amador largou com gate cheio, José Donisete Marfim conquistou o holeshot, sustentou a liderança nas primeiras voltas, mas depois diminuiu o ritmo, finalizando fora dos cinco primeiros colocados. Ivan Lima assumiu a liderança com Luis Alves na sequência. Os dois tinham o mesmo ritmo e correram próximos até a metade da prova, quando Luis conseguiu realizar a ultrapassagem. Ivan conseguiu evitar que o novo líder abrisse vantagem, mas não conseguiu proximidade suficiente para tentar uma ultrapassagem. Resultado: Luis Alves, Ivan Lima, Amauri Correa, Fabiano Sinicio e Tiago Assis.
Mais motos alinhas no gate, agora para a prova da
MX-N. Reginaldo Bortolin ficou com o holeshot, mas na segunda volta quem aparecia na frente era Denis Cabelinho, novo e definitivo líder da prova, que trazia atrás dele Paulino Lucio. Aos cinco minutos de prova Reginaldo liderava o segundo pelotão, composto por Alessandro Marfim, Fabiano Sanches e Sidnei Campos. Reginaldo abandonou a prova depois de uma pancada na perna, sofrida durante a disputa, Alessandro assumiu a terceira colocação, Fabiano a quarta e Sidnei a quinta posição. Nas voltas finais Alessandro conseguiu encostar em Paulino, mas sem oportunidade de roubar-lhe a vice-liderança. Final: Denis Cabelinho, Paulino Lucio, Alessandro Marfim, Fabiano Sanches e Sidnei Campos.
 Final do Leste Paulista de Motocross será durante o mês de novembro |
Tiago Benevides largou bem mais uma vez na prova da
Força Livre Importada, foi ultrapassado na terceira volta por Danilo Veltroni, e os dois seguiram nessas posições até a bandeirada quadriculada. Mais atrás Chico Giannetti, de moto emprestada, sofreu para passar José Donisete. A perseguição durou a prova toda, Giannetti chegou a ultrapassar seu adversário, mas recebeu o troco, e apenas no final da prova é que ele conseguiu assumir a terceira posição definitivamente. Na última volta Donisete ainda perdeu mais uma posição, para Amauri Campos, finalizando na quinta colocação.
A categoria
Trilheiros encerrou a competição, Alexandre Jacob largou na quarta colocação, passou Carlão Bigato e William Roberto, acompanhando o ritmo líder Michel Nunes. Na metade da prova Alexandre assumiu a liderança, Michel ainda cometeu um erro e foi ultrapassado por Carlão, que terminou na segunda posição. Michel, que fez o holeshot, terminou na quarta colocação, e Gustavo Accioly chegou em quinto.
Com 50 pontos disputados nessa Dupla rodada saímos de Charqueada com quatro campeões definidos: Rogério Louro na MX2, Eduardo Tanimoto na MX3, Sidnei Campos na 230F, e Eduardo Gleriane na 85cc. Sete categorias estão em aberto e por isso muitas disputas e emoção estão reservadas para a sexta etapa, que acontece em meados de novembro, em local a ser definido. Não perca, o campeonato vem crescendo em qualidade a cada evento, e vale a pena ser conferido. Nos vemos nas pistas!
Resultados
1 |
933 |
Danilo G. Veltroni |
PC Motocross |
2 |
25 |
Tiago Benevides |
Bertato Benevides |
3 |
232 |
Francisco Gianetti Neto |
- |
4 |
980 |
Amauri Correa |
Amaury Motos |
5 |
45 |
José Donisete Marfim (Tim) |
Tim Comércio de Peças |
6 |
120 |
Rogério Louro |
Viagens Visual/Filé Preparações |
7 |
819 |
Edmar Guerreiro |
Transumete/PC Motos |
8 |
672 |
Robson Cesar Lopes |
Duboy Racing |
1 |
120 |
Rogério Louro |
Viagens Visual/Filé Preparações |
2 |
933 |
Danilo G. Veltroni |
PC Motocross |
3 |
25 |
Tiago Benevides |
Bertato Benevides |
4 |
151 |
Bruno Gomes dos Santos |
- |
5 |
232 |
Rodrigo Dragone |
Dragone Motocross / Big Lips |
6 |
777 |
Felippe Augusto F. Simões |
Leite Fazenda Bela Vista/Sup. Pierim/Postos RVM/Colegio Integral/Unimed Guaxupé/Condupasqua |
7 |
715 |
Bruno Lopes (Boka) |
Siatec/Cachaçaria Limeira/Postos Petromar/Bom Pastor/Balaio dos Anjos |
1 |
22 |
Eduardo Tanimoto (Canguru) |
Tanimoto Luminárias |
2 |
5 |
João Carlos Nunes (Pezão) |
- |
3 |
980 |
Amauri Correa |
Amaury Motos |
4 |
968 |
Fábio Henrique Demeo |
PC Motos |
5 |
819 |
Edmar Guerreiro |
Transumete/PC Motos |
6 |
343 |
Claudio Ed. P Furtado (Cascão) |
- |
7 |
115 |
Alessandro Cesar Beck |
- |
8 |
81 |
Pedro Luiz D. Cirino |
Shadow Locações |
9 |
112 |
Rogério Camargo (Bang) |
Longa Racing |
10 |
45 |
Marcos R.P. Ribeiro (Ninão) |
MR Motos |
1 |
70 |
Luis Henrique Alves |
PL Motos/MR Motos |
2 |
17 |
Ivan Carlos V. Lima |
Auto Socorro Danivam |
3 |
980 |
Amauri Correa |
Amaury Motos |
4 |
226 |
Fabiano Sinicio (Lufa) |
Lufa C. Visual/F. Jet Adesivos Naúticos/João Motos |
5 |
910 |
Tiago Assis |
Móveis São Benedito |
6 |
272 |
Maycon Durães |
Mont cargas/TransMor |
7 |
7 |
Lucas Galear |
PC Motocross / Steel Joint |
8 |
246 |
Johnny Sander F. Gomes |
- |
9 |
16 |
Airton Gregório |
- |
10 |
841 |
Ricardo Paes |
Red Bull |
1 |
715 |
Bruno Lopes (Boka) |
Siatec/Cachaçaria Limeira/Postos Petromar/Bom Pastor/Balaio dos Anjos |
2 |
933 |
Danilo G. Veltroni |
PC Motocross |
3 |
777 |
Felippe Augusto F. Simões |
Leite Fazenda Bela Vista/Sup. Pierim/Postos RVM/Colegio Integral/Unimed Guaxupé/Condupasqua |
4 |
22 |
Eduardo Tanimoto (Canguru) |
Tanimoto Luminárias |
5 |
25 |
Tiago Benevides |
Bertato Benevides |
6 |
120 |
Rogério Louro |
Viagens Visual/Filé Preparações |
7 |
226 |
Fabiano Sinicio (Lufa) |
Lufa C. Visual/F. Jet Adesivos Naúticos/João Motos |
8 |
910 |
Tiago Assis |
Móveis São Benedito |
9 |
300 |
Thiago Bazzo |
Super Toy's |
10 |
6 |
Pedro Culhari Burato |
Mineração Dunas |
1 |
7 |
Paulo Henrique Alves |
PL Motos/MR Motos |
2 |
13 |
Kaique Tesch |
- |
3 |
151 |
Bruno Gomes dos Santos |
SM Racing |
4 |
841 |
Ricardo Paes |
Red Bull |
5 |
26 |
Renato Bergamin |
- |
6 |
323 |
José Francisco Neto |
Pira Racing |
7 |
89 |
Mauricio Bertola |
Supermercado Bertola |
8 |
33 |
Luiz Antonio |
- |
9 |
122 |
Marcio Pires da Silva |
Lavacar |
10 |
19 |
Michel Nunes |
- |
1 |
70 |
Denis Hobert (Cabelinho) |
Tobey Motos/Rotisseria Veneza |
2 |
43 |
Paulino Lucio Mergulhão |
Guga Motos Preparação |
3 |
23 |
Alessandro Thiago Marfim |
Tim Comércio de Peças/Área S1/Rodocar |
4 |
399 |
Fabiano S. Sanches |
MR Motos/Clif Academia |
5 |
31 |
Sidnei Campos |
- |
6 |
39 |
Omar Rosa de Souza |
Thyda Motorcycles Muzambinho |
7 |
181 |
Fabio Pozzi Gentil |
Elif Clinica de Fisioterapia/MR Motos |
8 |
98 |
Roberto Ap. Moracci |
Vidraçaria Avenida/Minaura/Mecanica GB/Posto Rotatória |
9 |
422 |
Mateus Coimbra |
- |
10 |
5 |
Carlos Reginaldo Elias (Chupeta) |
Chupeta Motos/Retifica Expresso |
1 |
43 |
Paulino Lucio Mergulhão |
Guga Motos Preparação |
2 |
31 |
Sidnei Campos |
- |
3 |
36 |
Reginaldo Rogerio Bortolim |
MR Motos/Rocket Escapamentos/Clif Fisioterapia |
4 |
11 |
Wagner R. Kubial (Rato) |
Formula Exata/Master/Agua Viva |
5 |
18 |
Fabio Pozzi Gentil |
Elif Clinica de Fisioterapia/MR Motos |
6 |
153 |
Daniel Lopes Siqueira (Maluquinho) |
Pai & Filho Transportes Ltda |
7 |
9 |
Anderson Luis da S. Oliveira |
Retifica Expresso |
1 |
70 |
Denis Hobert (Cabelinho) |
Tobey Motos/Rotisseria Veneza |
2 |
23 |
Alessandro Thiago Marfim |
Tim Comércio de Peças/Área S1/Rodocar |
3 |
399 |
Fabiano S. Sanches |
MR Motos/Clif Academia |
4 |
13 |
Eduardo Leão |
- |
5 |
31 |
Sidnei Campos |
- |
6 |
39 |
Omar Rosa de Souza |
Thyda Motorcycles Muzambinho |
7 |
98 |
Roberto Ap. Moracci |
Vidraçaria Avenida/Minaura/Mecanica GB/Posto Rotatória |
8 |
5 |
Carlos Reginaldo Elias (Chupeta) |
Chupeta Motos/Retifica Expresso |
9 |
153 |
Daniel Lopes Siqueira (Maluquinho) |
Pai & Filho Transportes Ltda |
10 |
422 |
Mateus Coimbra |
- |
1 |
8 |
Adilio Correa Filho |
Dilin Motos/Retifica Expresso |
2 |
27 |
Alexandre Antonio Aguari |
Rocker Escapamentos |
3 |
98 |
Roberto Ap. Moracci |
Vidraçaria Avenida/Minaura/Mecanica GB/Posto Rotatória |
4 |
51 |
Anderson Santim |
Distribuidora Bebidas Santim |
5 |
17 |
Paulo Fellipe Gaspar Souza |
Tuka Motos Muzambinho |
6 |
7 |
Jônatas Luiz dos Santos |
- |
7 |
11 |
Renato Stenico |
Pira Doces Ind. E Com Ltda |
8 |
3 |
Ricardo Bragagnoto |
- |
9 |
1 |
Devid William Perecin |
Oficina Mecanica Perecin |
1 |
12 |
Gabriel Marques |
BMCD/Plasfer/Soufer |
2 |
4 |
Eduardo E. B. Gleriani |
Colchões Sensor / MRP |
3 |
892 |
Renan Bortoluci |
Nego Moto Jet |
4 |
37 |
Renan Branco |
JCGB |
5 |
98 |
Rodrigo Ferro |
Amaury Motos/Haras Ferro |
6 |
170 |
Patrick Abreu |
Bio Energia e Tecnologia Ltda |
7 |
151 |
Lucas Gomes dos Santos |
SM Racing |
8 |
199 |
Luan Lucas Corocher |
Moto Peças 14/Golfieri Auto Peças |
9 |
14 |
Guilherme C. Baggi |
Fenix Motors |
10 |
11 |
Ana Lucia C. Vizioni |
Vittal Xereta / Dabreu Moto Byke |
1 |
168 |
Alexandre J. Jacob |
Port Glass |
2 |
3 |
Carlão Bigato |
Charqueadiesel |
3 |
19 |
Michel Nunes |
- |
4 |
6 |
William Roberto (Bin Doido) |
Lú Transportes |
5 |
65 |
Gustavo Accioly |
FG Seguros |
6 |
18 |
Rinaldo Matraia |
- |
7 |
66 |
Adalto José F. de Oliveira |
- |
8 |
318 |
José Ap. Cazrre |
- |