X Fechar
foto

X Fechar
foto


>Competição > Motocross Regional

Copa São Paulo de Motocross - 5ª etapa - Capivari - SP
Publicado em: 22/08/2008

Prova equilibrada em Capivari
Texto e fotos: Ronaldo Sampaio


Largada MX Open


William Freitas
Difícil enumerar os destaques da quinta etapa da Copa São Paulo de Motocross, disputada no dia 17 de Agosto, na cidade de Capivari. Melhor dizer que foi um evento impecável, a começar pelo lindo domingo ensolarado, a presença do público em massa, e pilotos dispostos a brigar pela vitória em todas as categorias. A extensa pista que aproveita bem a topologia acidentada, mais o solo arenoso, e ainda o forte calor, favoreceram os competidores com preparo físico em dia. Nessa, que foi a antepenúltima etapa, brilharam os talentos dos jovens Felipe Simões e William Freitas, que travaram uma disputa emocionante na MX Open. William conquistou resultados excelentes nessa etapa, fazendo bonito também na 250 4t, onde travou com Chico Gianetti um grande duelo pela vitória. Nas categorias para motos nacionais as disputas pelas primeiras posições não foram menos quentes. Leia abaixo como foi extraordinária a etapa que aconteceu em Capivari.

Leandro Brasil foi o primeiro a liderar a prova da 250 4t, faturando o troféu Holeshot ASW. O tipo de solo tornou o traçado mais técnico e difícil, fazendo algumas vítimas ao longo do dia, e Leandro foi o primeiro a sentir as dificuldades do traçado, caindo e deixando a liderança interinamente com Elvis Tezzoto. O ritmo entre os primeiros era forte, Elvis não agüentou e foi cedendo posições até finalizar na quinta colocação. Desde as primeiras voltas o show ficou por conta de Chico Giannetti e William Freitas. Depois da queda de Leandro os dois tiveram ainda que superar Rodrigo Marty e Elvis, para iniciar uma intensa perseguição que duraria toda a prova. A cada passagem na mesa de chegada os dois arrancavam gritos do público. Giannetti pressionou, e usou toda a sua experiência, mas não conseguiu superar a determinação de William, que foi o primeiro vencedor do dia numa prova muito dura. Rodrigo Marty, Felipe Simões e Elvis Tezzoto completaram o pódio. 


Lê Dias


Largada Sênior MX2
João Carlos Nunes, o Pezão, saiu de Capivari com dois troféus de holeshot, o primeiro conquistado na prova da MX3. Pezão foi ultrapassado ainda na primeira volta por Rafael Arruda, que não ficou na liderança por muito tempo. As areias de Capivari o deixaram no chão na volta seguinte, e Alessandri Dias, o Lê, assumiu então a primeira posição. Eduardo Tanimoto não largou muito bem, mas alcançou a vice-liderança na primeira metade da bateria, e conseguiu diminuir a distância que o separava do ponteiro, sem contudo ter oportunidade de brigar pela vitória. Depois de sua queda, Rafael voltou à prova atrás de Pezão, os dois brigaram pelo terceiro posto, e nas duas últimas voltas a disputa aumentou. Pezão, que havia sido ultrapassado por Rafael, retoma o posto, mas é novamente superado na última volta. Final: Alessandri Dias, Eduardo Tanimoto, Rafael Arruda, João Carlos Nunes e Ranulfo Barriga. 


Darci Neto


Bruno Lima
Nelson Moraes arrasou a concorrência na largada da Nacional Amador. Depois de fazer quase toda a reta de largada apenas na roda traseira, ele ainda faturou o troféu Holeshot ASW. Darci Neto, que veio do pelotão intermediário, e antes da metade da prova figurava na segunda posição, assumiu a liderança ao superar Reginaldo Andrade, que assumira a ponta ainda na primeira volta. Uma vez na frente Reginaldo abriu e um grande pelotão se formou brigando pelas primeiras posições por toda prova. Além de Reginaldo, Rafael de Oliveira, Paulino Lúcio, Sidnei Campos, Tiago Risso e Nelson trocavam intensamente de posições volta a volta. Nos minutos finais quem está na segunda posição é Paulino Neto, Darci já não mostra a mesma disposição do início da prova, e permite a aproximação de Paulino e Tiago. Na última volta os três estavam muito próximos, Tiago caiu e Darci conseguiu segurar a liderança até receber a bandeirada quadriculada. Paulino foi o segundo, Reginaldo o terceiro, Sidnei o quarto e Nelson o quinto colocado. 


Caio Lopes


Eduardo Tanimoto
Bruno Lima segue invicto na Motos 2t e nessa etapa ele venceu de ponta a ponta, garantindo também o holeshot. Ranulfo Barriga e Rick Paes brigaram pela segunda posição no início da prova, Barriga foi superado por Rick, mas deu o troco garantindo mais vinte pontos na classificação geral. Rick ainda foi ultrapassado por Alexandre Griebeler, ficando com a quarta colocação, à frente de Erisson Vicelli.

Na 85cc Caio Lopes venceu mais uma, e segue firme em direção do título. Jansen Nogueira largou em segundo, no início mantinha um ritmo parecido com o do líder, mas não conseguiu acompanhá-lo, ficando longe na segunda colocação. Élio Félix, Claudinei Juninho e Eder Gonçalves completaram o pódio. 


Valmir Polaco


Largada MX Open
O holeshot da Sênior MX2 ficou com João Carlos Nunes, mas quem prendeu a atenção do público foi Eduardo Tanimoto, que liderou a prova desde a segunda volta, e Edvaldo Rosa, que na volta seguinte deu o bote, roubando-lhe a primeira posição. Tanimoto não se abateu e perseguiu Edvaldo por toda a prova. Nas últimas voltas Edvaldo percebeu que não seria fácil conter as investidas de seu adversário, quando o diretor de prova sinalizou a última volta Tanimoto se aproveitou de uma bobeada do ponteiro, que abriu demais em uma curva deixando a porta aberta, permitindo a ultrapassagem e vitória de Tanimoto. João Carlos Nunes e Alessandro Patelli disputaram a terceira posição, e nessa prova Pezão levou a melhor garantindo o terceiro degrau do pódio, com Patelli e Sandro Silva em quarto e quinto respectivamente. 


Felipe Simões


Rodrigo Marty
Na MX-N mais um reencontro entre Valmir Polaco e Paulinho Giovani. O holeshot ficou com Polaco, mas Paulinho assumiu a ponta na segunda volta. Os dois permaneceram próximos e uma nova inversão de posições aconteceu com Polaco reassumindo a liderança da bateria. Volta a volta os dois vão se distanciando, até receberem a bandeirada quadriculada isolados na primeira e segunda posições. Paulino Lúcio largou no bolo, superou vários adversários, e confirmou a terceira posição depois de ultrapassar Rafael de Oliveira nos minutos finais. William Vaz completou o pódio.

O público ainda lotava os arredores do circuito de Capivari quando a MX Open largou para mais uma prova emocionante. Com freqüência essa categoria é dominada por Chico Giannetti e Leandro Brasil, que ficou com mais um troféu holeshot nessa bateria, mas dessa vez dois outros dois pilotos, ainda mais jovens, roubaram a atenção de todos para si: Felipe Simões e William Freitas. Felipe assumiu a ponta logo no início, depois de superar Leandro, enquanto William, mais atrás, iniciava a prova com a desvantagem de ter grandes pilotos a sua frente. Mas esse desafio trouxe ainda mais brilho para o grande resultado alcançado. 


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 510 Fotos!
William passou por Alessandri Dias e logo depois por Leandro, assumindo a segunda colocação mais ou menos na metade da prova, momento em que Felipe desfrutava de uma distância "aparentemente" confortável. William diminuía essa distância a cada volta, e faltavam poucos minutos para o final da prova quando já não havia mais diferença entre primeiro e segundo colocados. Para pôr mais lenha nessa fogueira Giannetti vinha se recuperando de uma queda no início da prova, era o terceiro colocado, e também se aproximava dos ponteiros. As duas voltas finais foram marcadas pela indefinição e disputa intensa, William conseguiu fazer a ultrapassagem como um furacão, mas Felipe deu o troco, com Giannetti em terceiro, logo ali atrás. Giannetti não teve tempo de encostar nos ponteiros, e Felipe conseguiu terminar a prova, exausto, mas na primeira posição muito comemorada e merecida. Final: Felipe Simões, William Freitas, Chico Giannetti, Alessandri Dias e Leandro Brasil.

Rodrigo Marty repetiu o feito da quarta etapa e venceu mais uma vez a MX2 Amador. Depois de largar atrás de Ranulfo "Holeshot" Barriga, Rodrigo assumiu a liderança já na primeira volta, e conquistou uma tranqüila vitória, sem adversários por perto. Barriga não teve a mesma sorte, perdeu a segunda posição para Maycon Durães e a terceira para Diego Mortari, que mostrou mais uma vez que consegue andar entre os primeiros, mas que ainda tem que melhorar muito suas largadas para brigar pela vitória. O quinto colocado foi Edvaldo Rosa. 


Francisco Gianetti


Pódio MX2
A última prova do dia foi a MX2, Mario Buccini largou na ponta e ficou com o holeshot, mas rapidamente foi superado por Leandro Brasil e Chico Giannetti. Os dois duelaram até que Leandro cometeu mais um erro deixando a vitória fácil nas mãos de Giannetti, que seguiu sozinho na liderança até o fim da prova. Leandro abandonou a prova com dores nas costas, e a segunda posição ficou com Bruno Lopes, que se saiu melhor numa disputa travada com Cleyton Aleixo, terceiro colocado da bateria. Final: Chico Giannetti, Bruno Lopes, Cleiton Aleixo, Mario Buccini e Leandro Brasil.

Estamos a duas etapas do encerramento da temporada, e já na etapa seguinte, prevista para o final do mês de setembro, devemos conhecer os primeiros campeões da copa. A Extreme Racing segue em plena atividade e nas próximas semanas os motores irão roncar forte. É o caso dos dias 23 e 24 próximos, quando acontece em Praia Grande, o 4º Motocross Extreme, uma das provas mais esperadas do ano, que vem com novidades e muitos prêmios para os participantes. Acontecerá em paralelo a abertura do Praia Grande Open de Motocross, com baterias largando já no sábado. Acompanhe as informações aqui no MotoX, e não deixe de invadir essa praia, porque vai ser demais! 

Resultados

P. MX Open Equipe
1 777 Felipe Simões Leite F. Bela Vista / Sup. Pierin / Unimed / Postos Rum / Candu Pesg / Encaixe
2 126 William Freitas (Pirapora) -
3 182 Francisco Gianetti Neto Fagi / FR Racing
4 47 Alessandri Dias (Le) MRP
5 222 Leandro Brasil Mundo das Piscinas / Sam Som Pneus / Eaton / HB
6 25 Tiago Benevides Benevides Bertado
7 6 Ricardo Agut RKS
8 39 Luiz H. Torres Center Peças / L. Car / Persimann
9 10 Elias Araujo Motriz
10 27 Everton João de Campos -
P. MX2 Equipe
1 182 Francisco Gianetti Neto Fagi / FR Racing
2 715 Bruno Lopes (Boka) Limer Pó / Siatec / Cachaçaria Limeira / Postos Petromar / Grupo Bom Pastor
3 37 Cleiton Aleixo Transporte Aleixo
4 45 Mario Buccini -
5 222 Leandro Brasil Mundo das Piscinas / Sam Som Pneus / Eaton / HB
P. MX3 Equipe
1 47 Alessandri Dias (Le) MRP
2 22 Eduardo Tanimoto (Canguru) Luminarias Tanimoto
3 25 Rafael Arruda Mega Veículos
4 5 João Carlos Nunes ( Pezão) -
5 24 Ranulfo Barriga RM Motos/RS Racing/Barrigas Motos
6 255 Alessandro patelli -
7 35 Sandro Silva -
8 6 Ricardo Agut RKS
9 8 Herminio Oliveira ( Maninho) Maninho Couros
10 54 Neemias T. Silveira Cerruns / Bialarmes
P. Sênior MX2 Equipe
1 22 Eduardo Tanimoto (Canguru) Luminarias Tanimoto
2 480 Edvaldo Rosa -
3 5 João Carlos Nunes (Pezão) -
4 255 Alessandro Patelli -
5 35 Sandro Silva -
6 19 Alex Jazadji Arroz Gustavo
7 6 Ricardo Agut RKS
8 238 Emerson L. Toledo Castor Exclusive Store/Toyomatic
9 54 Neemias T. Silveira Cerruns / Bialarmes
10 111 Jorge Eduardo E. de C. Simões LEM Motor/MC Racing/Jorge Cross/Warlem Toalhar
P. MX2 Amador Equipe
1 8 Rodrigo P. Marty Auto peças Presidente/MXR Graficos/Recanto dos Peixes
2 257 Maycon Durães -
3 458 Diego Mortari Dois Amigos / Unitec / Longa Racing
4 24 Ranulfo Barriga RM Motos/RS Racing/Barrigas Motos
5 480 Edvaldo Rosa -
6 910 Tiago Assis -
7 238 Emerson L. Toledo Castor Exclusive Store/Toyomatic
8 1 Marcos Paggiane Jr. -
9 841 Ricardo Paez All Sign
10 42 Danilo Anselmi Mecanica Vera Cruz
P. 250cc 4T Equipe
1 126 William Freitas (Pirapora) -
2 182 Francisco Gianetti Neto Fagi / FR Racing
3 8 Rodrigo P. Marty Auto peças Presidente/MXR Graficos/Recanto dos Peixes
4 777 Felipe Simões Leite F. Bela Vista / Sup. Pierin / Unimed / Postos Rum / Candu Pesg / Encaixe
5 7 Elvis T. Miranda Moto Speed Racing / Ret. Master
6 37 Cleiton Aleixo Transporte Aleixo
7 25 Tiago Benevides Benevides Bertado
8 257 Maycon Durães -
9 715 Bruno Lopes (Boka) Limer Pó / Siatec / Cachaçaria Limeira / Postos Petromar / Grupo Bom Pastor
10 480 Edvaldo Rosa -
P. Motos 2T Equipe
1 104 Bruno Lima Barney Motos/All Sign Grafics
2 24 Ranulfo Barriga RM Motos/RS Racing/Barrigas Motos
3 189 Alexandre Griebeler (Alemão) -
4 841 Ricardo Paez All Sign
5 8 Erisson H. Vicelli Felipe Motos
6 39 Luiz H. Torres Center Peças / L. Car / Persimann
7 8 Herminio Oliveira (Maninho) Maninho Couros
8 71 Paulo H. Alves PL Motos / MR Motos
9 280 Alexandre Costa M Motors/MC Racing/Jorge Cross
10 123 Thiago H. Santaniello (Dentuço) MXR Graficos
P. MX-N Equipe
1 4 Valmir Polaco Yam / Polaco/Motox/Show Radical
2 5 Paulo Giovani de Oliveira Vip Munck/Papaleguas/Romag/Rota Baús
3 43 Paulino Lucio M. Grupo Motos
4 15 Rafael de Oliveira (Oreia) Stop Motos/ Xico Despachante/ Praid Soares Neto
5 158 Willian Vaz Mendes(Gamba) Petit Preparações
6 49 Tiago Risso MXR Graficos/Auto Presidente/Gibim
7 215 Nelson C. Moraes N2 Motores/Sabugo Motos
8 31 Sidnei Campos -
9 36 Reginaldo Rogério Bortolim MR. Motos/ Rocket Escapamento / Clif Fisioterapia
10 7 Ronaldo do Prado Stop Motos/ Xico Despachante/ Praid Soares Neto
P. Nacional Amador Equipe
1 477 Darci Mario O. Neto Posto Jacupiranga
2 43 Paulino Lucio -
3 213 Reginaldo Andrade JRT Preparações/Minor Auto Peças/Posto Alaska/Jornal da Economia
4 31 Sidnei Campos -
5 215 Nelson C. Moraes N2 Motores/Sabugo Motos
6 15 Rafael de Oliveira (Oreia) Stop Motos/ Xico Despachante/ Praid Soares Neto
7 158 Willian Vaz Mendes(Gamba) Petit Preparações
8 36 Reginaldo Rogério Bortolim MR. Motos/ Rocket Escapamento / Clif Fisioterapia
9 24 Rodrigo Nunes Oliveira Petit Preparações/Academia Arena Fight
10 7 Ronaldo do Prado Stop Motos/ Xico Despachante/ Praid Soares Neto
P. 85cc Equipe
1 934 Caio Lopes Crosseguros/Zamb Forts
2 411 Jansen S. Nogueira W3 Transporte Ferrosul
3 99 Elio Molero Felix Moto Italia Yam/Viação Jundiaiense
4 965 Claudinei Roma de Paula JR Claus Hotel/Neco Racing/Total Moto
5 51 Eder Gonçalves Crosseguros/Soft Tec/Assados Bar/Filé preparações
6 338 Rodrigo Bicalho RC Racing / Panificadora Genuina
7 170 Patrick Moreira de Abreu Bio Energia Tecnologia Ltda






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet