X Fechar
foto

X Fechar
foto


>Competição > Motocross Regional

5ª etapa Amador MX Dirt Action - Toledo - MG
Publicado em: 15/08/2008

Saem os primeiros campeões da temporada no Amador Dirt Action
Texto e fotos: Ronaldo Sampaio


Largada Intermediária


Etapa definiu os primeiros campeões da temporada
Toledo, pequena cidade situada ao sul de Minas Gerais, sediou a 5ª etapa do Campeonato Amador de Motocross Dirt Action, a penúltima da temporada, nos dias 09 e 10 de agosto. Como sempre ocorre por lá, o público lotou os arredores da pista e teve como recompensa grandes disputas em quase todas as baterias. Algumas categorias tiveram seus campeões definidos nessa etapa, foram eles: Wilgner Francisco na 65cc, Valmir Polaco na 230F, Bruno Lima na Motos 2T e Clayton Grassi na Intermediária. 

O clima instável e chuvoso das vésperas, e o feriado do dia dos pais, espantaram alguns competidores, mas isso não atrapalhou em nada o show que os pilotos presentes deram na pista, e nem tão pouco a chuva, que caiu apenas até a noite de sábado para domingo, contribuindo inclusive para que o solo ficasse perfeito nesse que é um dos melhores circuitos da região. Um dos grandes destaques do dia foi Ramon Sacilotti, que nos boxes falava em falta de preparo e tal, mas no final do dia saiu com o troféu de primeiro lugar nas principais categorias, mostrando estar em grande fase, e com um ótimo preparo. 


Renato Paz


Wilgner Francisco
Falando das provas, a categoria 50cc largou duas vezes no domingo, com uma bateria válida pela quinta etapa e outra contando pontos para a quarta etapa que não havia sido disputada ainda. Nas duas baterias o público conferiu a vontade de vencer de dois pequenos gigantes das pistas. Renato Paz e Carlos Evangelista são amigos inseparáveis nos boxes, e dentro da pista, bem, são inseparáveis também, mas lá a música toca diferente. Os dois estão sempre em disputa e são eternos rivais. 

O que se viu foi muita raça dos dois pilotinhos. Renato largou bem nas duas provas, ficando com o holeshot em ambas, Carlinhos teve que correr atrás do prejuízo. 


Caio Lopes
Mas o dia era de Renato, que conquistou uma dupla vitória, mesmo com uma queda na segunda prova, que permitiu que Carlinhos encostasse, pressionando muito no final da bateria, mas sem conseguir roubar-lhe a liderança. Gustavo Lazarini largou bem nas duas baterias, ficando por duas vezes com a terceira posição. Na bateria válida pela 4ª etapa Matheus Emilio foi o quarto e Alifer Rodrigues o quinto, e na bateria válida pela 5ª etapa Matheus foi novamente o quarto, com João Henrique completando os cinco primeiros. 

A categoria 65cc largou com poucos pilotos e depois da liderança inicial de Estáquio Silva foi a vez de Wilgner Francico tomar a dianteira e partir ruma a vitória. Com a conquista Wilgner, mais conhecido como Guigão, conquistou de forma invicta o título da categoria. A bateria teve no pódio também a presença de Estáquio em segundo, Gustavo Marcolin em terceiro e Rentao Paz na quarta colocação.


Marco Mugão Paz


Valdemyr Ricardo
Caio Lopes tem uma mão na taça de campeão da 85cc depois de vencer sua terceira prova consecutiva. Caio largou atrás de Diego Marcolin, mas depois de algumas voltas deu o bote alcançando a liderança. Enquanto isso Gabriel Marques, que era um dos candidatos a vitória, começou a prova na última posição e veio se recuperando volta a volta. Na metade da bateria Gabriel era o segundo, mas muito atrás do líder, e sem velocidade suficiente para chegar nele. Diego e Claudiney Juninho protagonizaram um excelente pega valendo a terceira posição. Depois de algumas ultrapassagens Diego levou a melhor garantindo o terceiro degrau do pódio. Na quinta posição chegou Eder Gonçalves.

Na prova da MX3 Ranulfo Barriga continua com os reflexos em dia, e levando sua YZ 125cc na frente pelo menos até a primeira curva para garantir o holeshot. Ainda na primeira volta Marco Mugão superou Barriga e não teve mais adversários, vencendo a prova com tranqüilidade, e encostando no líder do campeonato, Roberto Shoji, que nessa etapa largou em sétimo, passou Barriga ainda na primeira metade da prova, acompanhando o ritmo de João Carlos Nunes, a essa altura na vice-liderança. Wilson Nunes se juntou a eles na briga pela segunda posição, João foi ultrapassado na mesma curva por Shoji e Wilson, mais à frente Wilson errou e perdeu posições devolvendo a terceira posição para João Carlos. Final: Marco Mugão, Roberto Shoji, João Carlos Nunes, Wilson Nunes e Ranulfo Barriga. 


Luiz Mazzochi


Bruno Lima
Valdemyr Ricardo deu mais um passo em direção ao título na bateria da Nacional ao vencer de ponta a ponta. Ele foi superior desde a primeira volta e abriu uma boa vantagem já no início da bateria. Enquanto isso Wilson Nunes, Valmir Polaco e Felipe Maia estavam próximos e formavam o pelotão que brigaria pelas outras posições de destaque. Wilson conseguiu escapar na segunda posição enquanto Polaco perdia tempo atrás de Felipe. Os dois seguiram na disputa por algumas voltas até Polaco assumir definitivamente a terceira posição. Aos dez minutos Polaco começou a pressionar o vice-líder, e mesmo com muita insistência Wilson conseguiu defender-se e garantir o segundo posto até receber a bandeirada quadriculada. Felipe abandonou a prova depois de uma queda, deixando a quarta e quinta colocações com Jonathan Moreira e Marcos Rosa respectivamente.

Os pilotos da Intermediária alinharam para fazer a próxima largada. Clayton Grassi mais uma vez larga bem, e garante o holeshot, em seguida vem Luiz Mazzochi e Rodrigo Marty, os três correram próximos o tempo todo e fizeram dessa uma das baterias mais emocionantes do dia. Mazzochi pulou para a liderança ainda na primeira volta, mas não conseguiu abrir o suficiente para respirar, mais atrás Clayton tentava segurar Rodrigo. 


Público prestigiou a etapa de Toledo


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 502 Fotos!
Esse cenário se manteve até os doze minutos, quando Rodrigo finalmente conseguiu superar o líder do campeonato, depois avançou sobre Mazzochi tentando a primeira posição. Mazzochi se manteve na liderança e recebeu a bandeirada comemorando muito sua primeira vitória na categoria. Rodrigo foi o segundo e Clayton, com a terceira posição, sagrou-se campeão com antecedência. Pedro Nougalli ficou no gate e começou a prova na última posição, mas conseguiu uma boa recuperação conquistando o quarto posto, com Giovani Bondança em quinto.

A bateria seguinte reuniu os pilotos da MX2 e Motos 2t. Leandro Brasil larga na ponta, mas atrás dele um pelotão nervoso não facilitaria em nada sua prova. Ramon Sacilotti, Chico Gianetti, Marcelo Souza e Thiago Tsuji brigam pela MX2, no meio deles Bruno Lima corre pela Motos 2t e engrossa o pelotão. Com uma pilotagem limpa e muito rápida Ramon assume a liderança depois de algumas voltas, Leandro tenta acompanhar, mas Ramon segue abrindo vantagem até receber a bandeirada quadriculada isolado na primeira posição. Nas primeiras voltas Marcelinho supera Gianetti, que tenta sem sucesso dar o troco, fica com a terceira posição, mas não consegue chegar em Leandro para tentar alcançar a segunda colocação. O quinto colocado na geral foi Bruno Lima, que teve uma intensa disputa com Thiago Tsuji até conseguir superar o amigo e eventual adversário. Confira no final da matéria, na tabela de classificação da etapa, como ficou o resultado em separado na MX2 e Motos 2t. 


Marcelo Souza


Largada MX Open
Na 230F Valmir Polaco largou na ponta e teve sossego apenas enquanto Marcelo de Souza brigava no pelotão que contava ainda com Wilson Nunes, Luis Marcos Rosa, Nelson Moraes e Juliano Duzão. Na segunda metade da prova, Wilson e Marcelinho se destacam do pelotão e chegam em Polaco, que já não mostra a mesma performance do início da prova. Marcelinho supera Wilson, que vai ficando para trás enquanto as atenções se voltam para os ponteiros. Polaco e Marcelinho disputam cada curva como se fosse a última oportunidade da bateria, e se dividem na liderança por várias voltas. A três voltas do final Polaco é o líder, mas perde o posto para Marcelinho, que consegue se manter a frente até a bandeirada quadriculada. Com a emoção da vitória Marcelinho se joga da moto e sofre uma lesão no braço, que esperamos não seja nada grave. Polaco, com os vinte pontos acumulados da segunda posição, não pode mais ser alcançado na classificação geral, e fica com o título a uma etapa do fim da temporada. Wilson Almeida foi o terceiro colocado, Luis Marcos Rosa o quarto e Nelson Moraes fechou os cinco primeiros.


Última etapa do campeonato acontece em outubro em Praia Grande - SP 
Na MX Open Sérgio Monteiro, que havia sofrido uma forte queda durante os treinos, fica com o holeshot, mas Ramon Sacilotti está mais uma vez na pista, e assume a liderança na terceira volta. Leandro que ocupava a segunda posição no início perde o posto para Chico Gianetti, ficando com a quarta colocação. Embora os ritmos fossem parecidos e eles estivessem relativamente próximos, não aconteceram grandes disputas, mas o show foi garantido pela velocidade dos competidores, e pelas belas entortadas de Gianetti numa espécie de step jump que tinha como recepção uma curva. Em algumas passagens o piloto ficava de lado a menos de um metro do chão, arrancando gritos do público. Resultado: Ramon Sacilotti, Sérgio Monteiro, Chico Gianetti, Leandro Brasil e Ney Marcolin. 


Ramon Sacilotti

A última etapa do campeonato acontece no primeiro fim de semana de outubro, na pista de Praia Grande que, aliás, recebe nos dias 23 e 24 de agosto a quarta edição do Motocross Xtreme, competição diferenciada e muito aguardada pelos pilotos. O traçado está sofrendo alterações e promete estar ainda melhor do que já é para esses dois eventos. Cinco categorias seguem indefinidas no Amador Dirt Action, e muita emoção vai rolar na última etapa do melhor campeonato amador do país! Acompanhe!

Resultados

P. N. MX Open Equipe
1 512 Ramon Sacilotti Yam/Speed up/Rinald/
2 150 Sergio Monteiro -
3 182 Francisco Gianetti -
4 222 Leandro Brasil Mundo das Piscinas/Sam Som/Eaton
5 14 Valdinei Marcolin Nadiggi Veiculos
P. N. MX2 Equipe
1 512 Ramon Sacilotti Yam/Speed up/Rinald/
2 222 Leandro Brasil Mundo das Piscinas/Sam Som/Eaton
3 45 Marcelo H. de Souza PapaLeguas Preparações Dablio
4 182 Francisco Gianetti -
5 74 Thiago Tsuji Tsuji Motos/Marina Confiança/
6 37 Cleiton Aleixo Transporte Aleixo
7 356 Nelson Francisco Sicareli -
8 93 Rafael Finotti Marcos Negretti Preparaçoes
P. N. MX3 Equipe
1 100 Marco Antonio Paz Mg Plast
2 114 Roberto Shoji Animais Pet Shop/Estação Saude Academia
3 5 João Carlos Nunes (Pezão) -
4 131 Wilson Almeida Nunes AZ Motos
5 24 Ramulfo Barriga Barrigas Motos
6 150 Paulo Monteiro -
7 14 Valdinei Marcolin Nadiggi
8 159 Marcos Esdras Evangelista -
9 221 Marcelo Barbosa American Cross/ Kaw
P. N. Intermediária Equipe
1 47 Luiz Normando Mazzochi Negretti Preparaçoes -Hr Refrg. - Moto Sport
2 8 Rodrigo P. Marty Auto peças Presidente/MXR Graficos/Recanto dos Peixes
3 377 Clayton Grassi Amercan Cross/Malharia Alvorada/Jacutinga turismo
4 22 Pedro Nougalli Z Motocross Racing School
5 170 Giovani Bondança Cepacol/Drogaria Campeâ
6 3 Ivan Ferraz -
7 191 Neto Sanches -
8 112 Fabio Nougalli Z Motocross Racing School
9 167 Tiago Ribeiro Fonseca Lcar AutoParts
10 20 Felipe Ap. Ol. Fernal MC bragança - Marco negretti - Juarez imoveis
P. N. 2 Tempos Equipe
1 104 Bruno Lima Barney Motos/All Sign Grafics
2 24 Ranulfo Barriga Barriga's Motos
3 599 Sergio Baca (Conversinha) trukassessorios - Transbacci
4 73 Leonardo Araujo Marcial Araujo
5 922 Wandersom da S.Sabino -
6 32 Marcial Araujo Marcial Araujo
P. N. 230F Equipe
1 45 Marcelo H. de Souza PapaLeguas Preparações Dablio
2 4 Valmir Polaco Yam - MotoX - Show Radical
3 131 Wilson Almeida Nunes "Lambari" AZ Motos
4 49 Luis Marcos Rosa (MEKITA) PapaLeguas Preparações
5 215 Nelson C. Moraes N2 Motores/Sabugo Motos
6 76 Caio Cesar Posto do Edinho - Alefarma
7 276 Juliano ( Duzão) Hon / Ligui Ligui
8 97 Airton Augusto Alves -
9 65 Ylram Cassio Magalh. A.(YEYE) Wandergram
10 31 Vilubio Braz Faria -
P. N. Nacional Equipe
1 29 Valdemir R. Silva(BETO) Dablio Alta Performance/Alex preparações/RX grafics
2 131 Wilson Almeida Nunes (Lambari) AZ Motos
3 4 Valmir Polaco Yam - MotoX - Show Radical
4 404 Jonathan Moreira Alves LI - Letreiros Online
5 49 Marcos Rosa (Mekita) Papa Leguas
6 76 Caio Cesar Posto do Edinho - Alefarma
7 32 Cleber Bueno Barbosa Dedel - Motos
8 215 Nelson C. Moraes N2 Motores/Sabugo Motos
9 13 Fabricio Bianchi Papaleguas
10 89 Charles Miranda Papa Leguas
P. N. 85cc Equipe
1 934 Caio Lopes Crosseguros/Zamb Forts
2 12 Gabriel Marques -
3 641 Diego Marcolin Nadiggi Veiculos
4 965 Claudiney (Juninho) Claus hotel - Neco racing
5 51 Eder Gonçalves Crosseguros/Soft Tec/Assados Bar/Filé preparações
6 259 Caio Henrique M Lisboa Kiko motos/WANDERGRAM
P. N. 65cc Equipe
1 35 Wilgner Francisco -
2 98 Eustaquio da Silva -
3 10 Gustavo Marculin Nadiggi Veiculos
4 14 Renato Costa Mattos Paz Mg Plast - ASW - Fox
P. N. 50cc Equipe
1 14 Renato Costa Mattos Paz Mg Plast - ASW - Fox
2 8 Carlinhos Tavares Evangelista HM Motos -ASW-Fox- Frigeri-EVS-Scott-Pj1-General Motos - Sig visual
3 49 Gustavo lazarini -
4 12 Matheus Emilio Papalegua Racing
5 10 João Henrique F. da Silva Chicao Motos
P. N. 50cc (4ª etapa) Equipe
1 14 Renato Costa Mattos Paz Mg Plast - ASW - Fox
2 8 Carlinhos Tavares Evangelista HM Motos -ASW-Fox- Frigeri-EVS-Scott-Pj1-General Motos - Sig visual
3 49 Gustavo lazarini -
4 12 Matheus Emilio Papalegua Racing
5 27 Alifer Santos Rodrigues seletiva Calçados
6 10 João Henrique F. da Silva Chicao Motos






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet