X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

Copa São Paulo - 1ª etapa - Praia Grande - SP
Publicado em: 19/04/2008
Clique e saiba mais

Litoral abriu temporada da Copa São Paulo
Texto e fotos: Ronaldo Sampaio


Finalmente começou! A quarta edição da Copa São Paulo de Motocross teve início em Praia Grande, nos dias 12 e 13 de Abriu, e com grandes novidades, em um evento de encher os olhos! Em 2008 o apoio da Yamaha à copa está mais evidente, toda a nova cenografia tem a marca estampada, e ficou realmente lindo. 

A prefeitura da cidade também esteve engajada no apoio ao esporte, e mostrando cuidado e respeito aos espectadores, providenciou uma grande arquibancada "coberta", o que foi muito importante, já que o Sol castigou a todos num dia de muito calor. 

A pista sofreu pequenas alterações em relação à última prova, ocorrida em Fevereiro. Alguns obstáculos ficaram mais largos, a chegada mudou de lugar e ficou à frente da arquibancada. Essa nova disposição aproximou pilotos e público, aumentando a emoção na hora de comemorar a vitória. Praia Grande mais uma vez atraiu um grande número de pilotos, que começam a reconhecer a qualidade das provas realizadas no local e comparecem para ajudar a lotar o gate.

 Os pilotos do litoral impressionaram mais uma vez e compareceram em grande número, se destacando em várias baterias. Foi o caso de Nivaldo Viana, piloto de Santos, que venceu a MX-N. Na categoria exclusiva para pilotos do litoral, Idílio de Oliveira levou a melhor numa prova com quinze participantes. Grandes disputas marcaram a prova da MX2, uma das mais emocionantes do dia vencida por... Bem, confira nas linhas abaixo tudo o que aconteceu em cada uma das onze baterias! 



Corridas


Thiago Piolli
A primeira prova do foi a 250cc 4t, que já deu uma pequena amostra de como seria o dia. Calor que o Sol mandava, e disputas não menos quentes pelas primeiras posições. Leandro Brasil saiu na frente, e trouxe com ele pilotos arrojados e dispostos a roubar-lhe a liderança. Chico Gianetti foi o primeiro a tentar, Leandro se defendeu, e ao invés de superá-lo, Gianetti foi ainda ultrapassado por Thiago Piolli, que logo mais superou Leandro, enquanto Gianetti cometia um erro e caia, comprometendo seu resultado na prova, e deixando a briga pela segunda e terceira posições entre Leandro, Thiago Tsuji e Vinícius Queiroz. 

Passados dez minutos de prova os ponteiros ainda aceleravam no mesmo ritmo. Piolli na liderança era o mais confortável com alguma vantagem, Vinícius, agora na frente de Tsuji, pressiona Leandro, que perde duas posições na mesma volta. Piolli vence a prova, Tsuji supera Vinícius na última volta e fica com uma excelente segunda posição. Leandro Brasil foi o quarto e Fernandes Lemos o quinto colocado. 


Eduardo Tanimoto



Reginaldo Andrade
A MX3
largou para ter um piloto de Santos, Wagner Lopes, liderando a bateria, e conquistando o troféu holeshot patrocinado pela ASW. A prova foi marcada pela disputa entre Wagner e Eduardo Tanimoto, que pressionou o líder durante toda a primeira metade da prova, até finalmente realizar a ultrapassagem e liderar o restante da bateria. Wagner garantiu a segunda posição, à frente de Ney Broto. Rafael Arruda chegou a andar na segunda posição no início da prova, perdeu posições para Tanimoto e Ney, ficando com a quarta posição. Alfeu Pereira recebeu a bandeirada quadriculada na quinta colocação.

Reginaldo Andrade fez tudo certo na Nacional Amador. Primeiro garantiu o troféu holeshot ASW, e depois manteve o ritmo, conseguindo se distanciar de Nelson Moraes para ficar com a vitória. Aliás, os três primeiros dessa bateria receberam a bandeirada quadriculada isolados, com Robson Dias na terceira colocação. Bruno Ribeiro resistiu aos ataques de Sidnei José para garantir o quarto posto. 


Bruno Lima



Caio Lopes
Ney Broto assumiu a liderança da Motos 2t ao superar o "holeshot" Rick Paes ainda na primeira volta, depois disso começou a abrir vantagem, com Rick na vice-liderança. Mais atrás, na primeira curva, Bruno Lima levanta sua moto depois de um pequeno acidente. Nada de grave e Bruno, acostumado a dominar as provas dessa categoria começa a passar adversário por adversário, e rapidamente alcança o pelotão da ponta para assumir a segunda posição e começar a diminuir a distancia que o separa do líder. 
Aos cinco minutos o público já vibrava com o pega dos ponteiros, mas Ney vendeu caro a liderança, sendo ultrapassado apenas aos dez minutos de prova. Mais uma bela vitória para Bruno Lima, Ney foi o segundo. Idílio de Oliveira passou Rick Paes para ficar com a terceira posição e Ranulfo Barriga completou o pódio que contou com três representantes do litoral, Ney de Maresias e Idílio e Barriga de São Vicente.

Numa prova reduzida, com 10 minutos de duração, Caio Lopes venceu com facilidade a categoria 85cc. Eder Gonçalves foi o segundo, Ranulfo Barriguinha o terceiro, e Eustáquio da Silva o quarto mesmo abandonando com problemas mecânicos.


Emerson Toledo
Sênior MX2
na pista com clima ainda quente, mas um pouco mais ameno. Eduardo Tanimoto mais uma vez na pista fica com o holeshot. No início é perseguido por João Peres, que imprime bom ritmo na primeira metade da prova, mas na segunda metade uma queda visível de rendimento foi o motivo de várias perdas de posições. Emerson Toledo passou João Peres e garantiu assim a segunda colocação. Roberto Shoji teve uma largada horrível, mas compensou com uma bela prova de recuperação, e a duas voltas do final da prova, depois de chegar em Alessandro Patelli e Sandro Silva realizou a ultrapassagem, garantindo uma ótima terceira colocação. Patelli também superou Sandro, finalizando no quarto posto.

Valmir Polaco fez o holeshot ASW na bateria da MX-N, mas não demorou a ser ultrapassado por Nivaldo Viana, piloto de Santos que vem a algum tempo mostrando resultados expressivos nas provas em que participa. Dessa vez Nivaldo levou a melhor e ficou com a vitória e os aplausos do público presente. Polaco chegou isolado na segunda posição depois de ser perseguido de perto por Robson Dias. Reinaldo Andrade conseguiu superar Robson a poucos minutos do fim da prova e garantir a terceira posição. 


Nivaldo Viana



Chico Gianetti
Alfeu Pereira, mais um piloto local, mostrou serviço e fez as honras da casa conquistando o holeshot na MX Open, com uma tarefa indigesta, segurar Chico Gianetti que vinha na segunda posição. Alfeu suportou as primeiras voltas, mas acabou entregando não só a liderança para Gianetti como também a segunda posição a Felipe Simões que também integrava o pelotão de ponta. Gianetti recebeu a bandeirada quadriculada isolado na primeira posição, Felipe foi o segundo, Alfeu o terceiro, Ney Brotto o quarto e Rafael Arruda o quinto colocado.

A MX2 Amador também levou emoção aos montes ao público nas disputas pelas primeiras posições. O primeiro a liderar foi Rick Paes, que como de costume largou muito bem para faturar mais uma holeshot, mas em seguida ele sofre uma queda e dá a liderança a Sandro Silva que abre vantagem no início. Mais atrás vem a surpresa da prova, Giovani Bondança não largou bem, mas vem se recuperando rapidamente, aos sete minutos é o quarto colocado, e em apenas uma volta ele ultrapassa dois adversários, alcançando o segundo posto. Sandro bem que tentou, mas não conseguiu segurar Giovani, que aos nove minutos alcança definitivamente a primeira colocação da prova. Paulo Mármore, Fernando da silva e Fabio Faria completaram o pódio. 


Giovani Bondança



Tiago Tsuji
A MX2
não alinhou um grande número de pilotos, mas a elite da copa estava pronta para proporcionar uma das mais emocionantes provas do dia. Pilotos que já haviam se encontrado na 250cc 4t fariam uma grande revanche. Cai o gate, Gianetti divide a primeira curva com Piolli e João Paulo Fuentes e assume a ponta, com JP acelerando muito por dentro garantindo a segunda posição. Rapidamente um pelotão é formado por seis pilotos e qualquer erro seria praticamente irrecuperável. Enquanto Gianetti mantinha a ponta, Piolli tentava superar JP, consumando a ultrapassagem na terceira volta. 

Durante toda a prova os ponteiros andaram muito próximos, Gianetti era pressionado por Piolli, Thiago Tsuji supera JP, que erra e cai, perdendo contato com o pelotão. Vinícius Queiroz é superado por Bruno Lima, que pilota de igual para igual sua 125cc 2t contra as fortes 250cc 4t da concorrência. Bruno é vencido pelo cansaço e abandona, devolvendo a quarta colocação a Vinícius, que a essa altura já perdeu contato com os líderes. 

Aos doze minutos os dois primeiros apontam na reta de largada, Piolli fica lado a lado com Gianetti, tem a preferência na próxima curva, e realiza a ultrapassagem no limite. Gianetti não se dá por vencido e não perde Piolli de vista, porém não consegue retomar a posição. Os dois receberam a bandeirada bem próximos, com Thiago Tsuji logo atrás. Vinícius foi o quarto e Cleiton Aleixo o quinto colocado. 


A briga entre Thiago Piolli (920) e Chico Gianetti (182)



Idílio Junior
A Taça Litoral largou na seqüência com o holeshot de Idílio de Oliveira, que venceu a prova de ponta a ponta. Paulo Littieri largou em quarto, passou dois adversários e conquistou a segunda posição. José Alcides, Julio Silva e Ranulfo Barriga completaram o pódio.

A Copa São Paulo de Motocross desde sua primeira edição foi referência em provas regionais, pelo respeito ao piloto, pela organização da prova e pela qualidade das pistas. De lá pra cá muita coisa mudou, e para melhor. A criação de uma categoria exclusiva para motos 2 tempos, o troféu holeshot, entre muitas outras coisas, sempre visando o benefício do esporte e do piloto. Esse ano a organização deixa claro que quer mais, muito mais. 

Além da cenografia exclusiva, a Yamaha dá um apoio ainda maior, e uma moto será sorteada entre os pilotos melhor colocados em cada categoria (veja regulamento no site www.extremeracing.com.br ). Os campeões do ano passado simplesmente não pagam inscrições em provas que participem na Copa São Paulo. A ASW, também presente na Copa São, patrocina o troféu holeshot e ainda distribui vários brindes aos melhores colocados do campeonato. Com tudo isso, o que você está esperando para se juntar a essa família na próxima etapa, alguém irá ganhar uma moto, esse alguém pode ser você! Não poderia finalizar esse texto sem citar Roberto Shoji e todos aqueles que com ele trabalham para transformar a pista de Praia Grande no grande ponto de encontro dos pilotos a pouco quilômetros da capital. 


Veja Também: Galeria de Imagens da Prova

O resultado da primeira etapa da Copa São Paulo deixa claro que seu intento está no caminho certo. Então, parabéns a todos os envolvidos na realização dessa etapa de abertura, foi umas das melhores provas regionais que já acompanhei! 

Resultados

P. MX Open Equipe
1 182 Francisco Gianetti Neto Fagi , RF Racing
2 777 Felippe Augusto F. Simões Leite Faz. Bela Vista, Superm. Pierim, Unimmed Guaxupé, Postos RUM, Colégio Integral, Condupasqua
3 19 Alfeu Prereira Pit's Pizzaria, RM Racing, RX Graphics, Morcego Motos
4 23 Nei Brotto Kajmandu Hotel, Fred Preparação, Xexa Training
5 25 Rafael Arruda Mega Veículos
6 602 Paulo Littieri Neto RM Racing
7 36 Luis Henrique Torres Center Peças, Persiman
8 410 Benedito O. junior (Super) Casa Yano, Juca Bala, Emmetti
9 67 Aparecido Antonolli Edson Compressores e Geradores
10 222 Leandro Brasil Mundo das Piscinas
P. MX2 Equipe
1 920 Thiago Piolli SKF, LM Preparações, ASW, Smith, Opera Fitness, Mbox
2 182 Francisco Gianetti Neto Fagi , RF Racing
3 74 Thiago Tsuji Ani + Pet Shop, Tsuji Motos , Marina Confiança, Z Racing
4 23 Vinicius Queiroz Bad Boy, 89 FM, BAC Design, Sebiloski Preparações
5 37 Cleiton Aleixo da Silva Transporte Rodoviario Aleixo
6 142 Fernandes Lemos Mogogas , Ótica Brasil, Tintas Colonia , Mauro Motos
7 122 João Peres Fuentes Castor , Toyo Matic, American Cross
8 87 Reinaldo Lobo Coelho (Lobinho) Lobinho Racing
9 104 Bruno Lima Barney Motos , All Sign
10 222 Leandro Brasil Mundo das Piscinas
P. MX3 Equipe
1 22 Eduardo Tanimoto (Canguru) Tanimoto Luminárias
2 93 Wagner P. Lopes Construlopes, Prefeitura Praia Grande
3 23 Nei Brotto Katmandu Hotel, Fred Preparação, Xexa Training
4 25 Rafael Arruda Mega Veículos
5 19 Alfeu Prereira Pit's Pizzaria, RM Racing, RX Graphics, Morcego Motos
6 134 Alessandro Patelli M. Box Park, Miami Nautica, Com. De Frutas Carlão
7 914 Roberto Shoji -
8 24 Ranulfo Barriga RM Motos, Barriga Motos, RS Racing
9 111 Jorge Eduardo Emery de Simões MC Racing, LEM Motor, Jorge Cross, Warlen Toalhar, JC Pró Racing
10 238 Emerson Cesar Toledo Castor Exclusive Store, Toyo Matic
P. MX2 Senior Equipe
1 22 Eduardo Tanimoto (Canguru) Tanimoto Luminárias
2 238 Emerson Cesar Toledo Castor Exclusive Store, Toyo Matic
3 914 Roberto Shoji -
4 134 Alessandro Patelli M. Box Park, Miami Nautica, Com. De Frutas Carlão
5 35 Sandro Rogério Silva Mega Veículos
6 132 Alfredo Basanta Blanco (Pestana) Ani + Pet Shop
7 24 Ranulfo Barriga RM Motos, Barriga Motos, RS Racing
8 5 João Carlos Nunes (Pezão) -
9 7 Segio Marreta Muniz MS Racing
10 722 João Peres Fuentes Castor , Toyo Matic, American Cross
P. MX2 Amador Equipe
1 170 Giovani Bondança Cepacol, Drogarias Campeã, RM
2 35 Sandro Rogério Silva Mega Veículos
3 15 Paulo marmore (Pauleras) Fredsen Prep. , SS Multimarcas
4 107 Fernando da Silva S.W.A.T. Lan House, Construlopes, Costa Brava
5 17 Fabio Faria de Oliveira MotosTroke, RM
6 90 Valter Bonifacio Neto Contábil Bonifacio
7 403 Cassio Navarro -
8 31 José Alcides Roque da Silva (Roque) Roque Auto Car
9 172 Marcio Gouveia GSK , Marco Tatto
10 92 William Alves Ribeiro Lilinha Aviamentos , RCW
P. 250 4T Equipe
1 920 Thiago Piolli SKF, LM Preparações, ASW, Smith, Opera Fitness, Mbox
2 74 Thiago tsuji Ani + Pet Shop, Tsuji Motos , Marina Confiança, Z Racing
3 23 Vinicius Queiroz Bad Boy, 89 FM, BAC Design, Sebiloski Preparações
4 222 Leandro Brasil Mundo das Piscinas
5 142 Fernandes Lemos Mogogas , Ótica Brasil, Tintas Colonia , Mauro Motos
6 122 João Paulo Fuentes Castor , Toyo Matic, American Cross
7 25 Tiago Benevides Carvalho Bertato Benevides
8 37 Cleiton Aleixo da Silva Transporte Rodoviario Aleixo
9 15 Paulo marmore (Pauleras) Fredsen Prep. , SS Multimarcas
10 170 Giovani Bondança Cepacol, Drogarias Campeã, RM
P. Motos 2T Equipe
1 104 Bruno Lima Barney Motos , All Sign
2 23 Nei Brotto Katmandu Hotel, Fred Preparação, Xexa Training
3 31 Idilio de Oliveira Junior Costa Brava , Luidi Automóveis
4 841 Ricardo Paes AllSign
5 24 Ranulfo Barriga RM Motos, Barriga Motos, RS Racing
6 189 Alexandre Griebeller -
7 280 Alexandre Costa LEM Motors, MC Racing, Jorge Cross
8 259 Rodrigo Savioli Lorenzetti Pipoca Formigão, Vida Imóveis
9 92 William Alves Ribeiro Lilinha Aviamentos , RCW
10 36 Luis Henrique Torres Center Peças, L Car, Persiman
P. MX-N Equipe
1 53 Nivaldo J. Viana Sanmell, Skatena Sports, Estancia das Trilhas, ASW, Moto Mesquita, Animais pet Shop
2 4 Valmir Polaco Polaco Preparações, Yam, Motox, Show Radical
3 213 Reginaldo Andrade Monte Leone Conc. Hon, Jornal da Economia, JRT Preparações, Posto Alaska
4 801 Robson Dias Santana (Xim) Tibely Motos , Xuxu Belizat Motocross, Polaco Motos
5 177 Rafael Luiz M. Nunes Hon Comstar, Carlinhos Autom., Retífica Planeta, DDP
6 215 Nelson Moraes NC Motores, Sabugo Motos
7 417 Deivison Rodrigues Movitec Brasil, DDP Motos, Center Biomedico Osasco
8 15 Rafael de Oliveira S. de Abreu Stop Motos
9 96 Pedro Passaro Neto -
10 7 Ronaldo do Prado (Rona) Stop Motos, JRT
P. Nacional Equipe
1 213 Reginaldo Andrade Monte Leone Conc. Hon, Jornal da Economia, JRT Preparações, Posto Alaska
2 215 Nelson Moraes NC Motores, Sabugo Motos
3 801 Robson Dias Santana Tibely Motos , Xuxu Belizat Motocross, Polaco Motos
4 69 Bruno Ribeiro Rota Baús , Roma Racing
5 31 Sidnei José da Silva Campos -
6 96 Pedro Passaro Neto Bazar Quico
7 15 Rafael de Oliveira S. de Abreu Stop Motos
8 3 Cesar Henrique Hojard da Silva Olivo Motos, Fredsen, Japatech
9 259 Gustavo Verrone de Oliveira Casa Yano, Emmeti, Rubinho Troca de Oleo, Jucabala
10 44 Warrisson Costa Rocha (Fião) -
P. 85 Equipe
1 934 Caio Lopes Fernandes Crosseguros, Zamba Parts, Mec. Chritianini
2 51 Eder Gonçalves SPD Motos, Moto Centro, Soft Tec, Assados Bar
3 24 Ranulfo Barriguinha RM Motos, Barriga Motos, RS Racing
4 98 Eustáquio da Silva -
5 25 Bruno Cesar M. Rodrigues -
P. Taça Litoral Equipe
1 166 Idilio de Oliveira Junior (Ralado) Costa Brava , Luidi Automóveis
2 602 Paulo Michieri -
3 31 José Alcides Roque da Silva (Roque) Roque Auto Car
4 65 Julio Silva -
5 24 Ranulfo Barriga RM Motos, Barriga Motos, RS Racing
6 44 Warrisson Costa Rocha (Fião) -
7 891 André Martin Duran Bonus Surf
8 33 Dorival Gomes de Moura -
9 41 Paulo Amorim -
10 34 William de Oliveira Mendes -






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet