X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

1ª etapa - Amador Dirt Action - Atibaia - SP
Publicado em: 03/04/2008
Clique e saiba mais

Pista do Alemão recebeu abertura da temporada
Texto e fotos: Ronaldo Sampaio


Largada MX Open


Wilgner Francisco
Nos dias 29 e 30 de Março aconteceu em Atibaia (SP) a etapa de abertura do Campeonato Amador de Motocross Dirt Action, que volta, depois de alguns anos, para as mãos da Extreme Racing, hoje uma das empresas mais atuantes no esporte no estado de São Paulo. Fazia tempo que uma prova regional não atraia tamanho número de pilotos, em uma pista com infra-estrutura invejável, e agora com sentido do traçado invertido. 

Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 592 Fotos!

Entregue no dia anterior aos pilotos, este novo traçado está mais técnico, característica que pôde ser sentida já na largada do circuito, com a primeira curva "descompensada" cobrando posicionamento correto do piloto. Foram mais de 200 inscritos e gates lotados em várias categorias, com destaque para a Nacional, MX3, MX2 e MX Open.

Muitos pilotos que andavam meio sumidos das pistas reapareceram para prestigiar a prova que já foi considerada a mais importante, e exclusiva, do estado para pilotos amadores, e que pelo jeito, vai voltar a gozar desse título em breve. Bruno Lima, Eduardo Andrade e Francisco Gianetti são alguns desses nomes, e eles voltaram fazendo bonito, conquistaram a vitória nas categorias Motos 2t, MX3 e MX Open respectivamente. No decorrer do dia muitas disputas foram assistidas por um excelente público. Descubra nas linhas abaixo quem foram os demais vencedores que saíram na frente dessa que promete ser uma das melhores edições do amador de todos os anos! 


Babi Fernandes


Carlinhos Evangelista
Quem abriu a competição foram os baixinhos da 65cc. Eustáquio da Silva garantiu o troféu holeshot Dash. O piloto de Itaquaquecetuba acelerou muito, e só não foi capaz de conter Wilgner Francisco, que largou em segundo e demorou 5 minutos para assumir definitivamente a liderança. Eustáquio se isolou na segunda posição e não foi incomodado por nenhum outro adversário. A terceira e quarta posições foram alvo das disputas mais acirradas da prova. André Paschoal era o terceiro tentando manter distância de Lucas Benati, mas quem surpreendeu foi Gustavo Marcolin, que havia caído no início da prova e vinha se aproximando rapidamente. Lucas errou uma curva e caiu, permitindo a aproximação de Gustavo, que depois de alguma insistência conseguiu tomar a quarta posição e partir pra cima de André. Nos minutos finais Gustavo se aproximou, e realizou a ultrapassagem a apenas duas voltas do final da prova. Resultado: Wilgner Francisco, Eustáquio da Silva, Gustavo Marcolin, André Pascoal e Lucas Benati. 


Largada MX3


Eduardo Andrade e Paulinho Cruz
Na sequência os meninos e meninas (Bárbbara Fernandes e Glaucia Boghossian) alinharam para a 85cc. Felipe Ferreira assumiu a liderança na largada, mas na segunda volta foi ultrapassado por Caio Lopes, que forçou o ritmo desde o início, e logo depois por Bárbbara Fernandes, a Babi, que manteve proximidade com o ponteiro durante todo o tempo. Caio aguentou firme 5 minutos, 7 minutos, 9 minutos, mas a pressão era grande, e aos dez minutos Babi, depois de ficar várias vezes lado a lado com seu adversário, finalmente dá o bote definitivo, assumindo assim a liderança da prova. Caio recebeu a bandeirada quadriculada em segundo, à frente de Gustavo Marcolin, Felipe Ferreira e Eder Gonçalves.

Os caçulinhas da 50cc foram os próximos a largar. Pedro Moreira e Renato Muguinho partiram bem, mas se enroscaram nas primeiras curvas, deixando as primeiras posições com Victor Hugo e Carlinhos Evangelista, que assumiu rapidamente a liderança. Gustavo Lazzarini e Lukas Friederich ocuparam a terceira e quarta posições. Renato Muguinho definiu o pódio mesmo depois de uma queda espetacular em um dos obstáculos da pista. Final: Carlinhos Evangelista, Victor Hugo, Gustavo Lazarini, Lukas Friederich e Renato Muguinho.


Alcides Juninho
Depois das três baterias reunindo a garotada do campeonato, foi a vez dos marmanjos, os experientes pilotos da MX3, com nada menos do que 30 motos alinhadas! Paulinho Cruz, Eduardo de Andrade e Marco Mugão pulam na frente. Eduardo assume a primeira posição e abre, no início da bateria, alguma vantagem sobre os demais, ao mesmo tempo que Mugão supera Paulinho, mas logo depois erra, devolvendo a vice-liderança ao piloto de Bragança Paulista. Paulinho disputou a posição com Philemon Vareda, que abandonou a prova depois de uma queda na mesa de chegada. Nos minutos finais Paulinho conseguiu se aproximar do líder para pressionar e tentar recuperar a liderança. Os dois receberam a bandeirada juntos, com Eduardo na primeira posição. Reinaldo Pinheiro e Claudio Teixeira duelaram a prova inteira, e depois da queda de Filé um dos dois ficaria com a terceira colocação. Claudio superou Reinaldo restando menos de cinco minutos para o final da prova. Mugão completou os cinco primeiros.

Categoria Nacional alinhada. Vagner Leite não consegue manter a liderança obtida na largada, cai e abandona, deixando a ponta nas mãos de Valmir Polaco, com Diego Bremer na sequência. Polaco mantém a liderança por mais poucas voltas, e na descida da mata "perde a frente" de sua moto e abandona depois de uma forte queda. Diego assume o primeiro lugar, mas tem dois fortes concorrentes na sua cola, são eles Valdemyr Ricardo e Alcides Juninho. Diego aguentou firme toda a prova, para perder duas posições quando o diretor de prova sinalizou apenas duas voltas para o final da bateria. Juninho havia superado Valdemyr no decorrer da bateria e garantiu a vitória. Valdemyr ficou com a segunda colocação. Diego, Cleber Barbosa e Robson Santana foram, respectivamente, terceiro, quarto e quinto colocados. 


Gate Intermediária


João Paulo Fuentes
A Intermediária foi mais uma prova cheia de disputas e emoções, mas a direção de prova precisou intervir no resultado final. Clayton Grassi venceu de ponta a ponta, mas foi penalizado por queimar a largada, perdendo assim duas posições na classificação final. Muitos pilotos que tiveram uma boa largada foram ficando pelo caminho. O destaque da prova e grande merecedor do degrau mais alto do pódio foi João Paulo Fuentes, jovem piloto que vem conquistando importantes resultados em provas regionais. JP teve um início de prova sofrível, fora dos 15 primeiros, enquanto isso, lá na frente "o bicho pegava"! 

Clayton e mais Romeu Vialli, Valter Neto, Danilo Souza, Renato Franco e Giovani Bondança formavam um grande pelotão na briga pelas primeiras posições. O grupo andou próximo grande parte da bateria e várias trocas de posições foram acontecendo. Romeu caiu quando disputava a liderança com Clayton, mais atrás Renato errou uma curva, Giovani vinha próximo, tocou sua roda traseira e caiu, parando outros pilotos. Danilo se aproveitou da confusão e assumiu a vice-liderança. 


Thiago Tsuji
Nesse ponto da prova JP já havia chegado no pelotão da frente, era terceiro colocado e começava a incomodar Danilo, que não conseguiu manter o posto. Fim de prova: Clayton recebe a bandeirada na frente, mas é penalizado e perde posições para JP Fuentes e Danilo Souza. Pedro Nougalli faz também excelente prova e chega encostado em Danilo, garantindo a quarta posição. Depois de uma prova cheia de emoção, Renato Franco fica com a quinta colocação.

A MX2, também com gate cheio reuniu alguns dos pilotos mais arrojados do campeonato. Vinícius Queiroz, Thiago Tsuji, Chico Gianetti e tantos outros subiram o giro de seus motores quando a placa de 5 segundos caiu! Gianetti pula na frente, logo atrás estão Leandro Brasil, Fernandes Lemos, Thiago Tsuji, Vinícius Queiroz, Cleiton Aleixo, e mais vinte e cinco pilotos dispotos a brigar por posições. Gianetti, depois de alguns meses afastados das corridas mostra que vem treinando, e mantém a ponta com uma tocada consistente. Fernandes vem na sequência com Leandro Brasil em terceiro até ser ultrapassado por Thiago. 


Valdemyr Ricardo


Bruno Lima
Outro piloto se destaca na prova, Philemon Vareda, recuperado da queda sofrida na prova da MX3 vem forte e também supera Leandro. Vinícius Queiroz pega carona no ritmo de Filé e o acompanha de perto. Passaram-se mais de 2 terços da prova, Gianetti diminui um pouco o ritmo e mostrando fadiga não consegue conter a pressão de Thiago Tsuji, que assume a liderança e abre vantagem para conquistar a vitória em uma das categorias mais fortes do campeonato. Gianetti ainda foi superado, na última volta, por Vinícius. Filé chegou logo atrás de Gianetti, conquistando um ótimo quarto lugar, à frente de Fernandes lemos, o Pilo.

Valdemyr Ricardo venceu a 230F sem grandes dificuldades, Nelson Moraes foi o segundo colocado e também recebeu a bandeirada quadriculada sem ser pressionado por nenhum adversário. Marcos Rosa, o Mekita, foi o terceiro, Anderson Matos, holeshot da prova, foi o quarto colocado e Fabrício Brandão completou o pódio.


A cidade de Extrema, no sul de Minas Gerais, recebe a segunda etapa da competição nos dias 19 e 20 de abril
Bruno Lima, depois de um retorno desastroso às pistas, onde sua moto quebrou na segunda volta, em uma prova em Toledo, Minas Gerais, voltou a ser destaque da categoria Motos 2t. Bruno ficou com o holeshot e liderou todas as voltas para conquistar uma tranquila vitória. Rick Paes largou em segundo e segurou a pressão de André Luis Abreu, mais atrás vinha Sandro Leite. Só que mais uma vez a categoria contou com a presença da garota Samantha Trindade, que depois de um início de prova tímido veio recuperando posições. Na metade da prova Samantha chegou ao pelotão de ponta formado por Rick, André e Sandro. Samantha não quis saber de conversa, passou todo mundo e garantiu a segunda posição da prova. Sandro ficou com a terceira posição, Rick foi o quarto e Sergio Bacci foi o quinto colocado.

MX Open, última prova do dia, reuniu a nata! Mais uma prova com grande número de pilotos. Chico Gianetti mais uma vez ficou com o holeshot. Atrás dele, mais um nome conhecido, Hélio Mazzarella, o Boxexa, também retornando às competições, e Vinícius Queiroz. Na sequência Leandro Brasil e Sérgio Monteiro completam o pelotão. Gianetti, apesar do forte ritmo, não consegue escapar dos seus oponentes, Boxexa não dá sossego, da mesma forma que Vinícius vem forte na busca pela segunda posição. 


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 592 Fotos!
A bateria inteira foi assim, e os três primeiros abriram alguma vantagem sobre Sérginho Monteiro, que havia superado Leandro. Placa de última volta, primeiras posições ainda indefinidas, mas uma fatalidade mudou o final da prova. Boxexa comete um erro e não consegue corrigí-lo, Vinícius vem forte e muito próximo, não consegue evitar o choque. Os dois estão fora da prova. Gianetti comemora a suada vitória, Sérginho é o segundo, com Leandro logo atrás. Júlio Bethke e Cristiano Bueno herdaram o quarto e quinto degrau do pódio.

O Campeonato Amador de Motocross Dirt Action foi criado com o objetivo de ser uma opção que desse maior visibilidade aos pilotos com uma estrutura menor do que as grandes equipes do circuito nacional. Em algum momento, o campeonato perdeu força, mas agora, retornando às mãos da Extreme Racing, empresa que um dia ajudou a fazer o nome dessa importante competição, o querido Amador Dirt Action volta com força total, para brilhar e cumprir seu importante papel no esporte. 


Chico Gianetti

Pelo que vimos na primeira etapa, ainda teremos muito o que comemorar durante o ano. A segunda etapa acontecerá em Extrema, MG, nos dias 19 e 20 de Abril. Fica aqui o convite a você piloto, prestigie e ajude a trazer o campeonato amador ao patamar que ele merece! Até a próxima etapa!

Resultados
P. N. MX Open Equipe
1 182 Francisco Gianetti Neto RF Racing / Fagi
2 153 Sergio Monteiro -
3 222 Leandro Brasil Mundo das Piscinas
4 691 Julio Bethke ZR O Ziper da Moda/ Dust Off Road/Filé Preparações
5 987 Cristiano Bueno de Souza -
6 19 Alfeu Pereira Pit'z Pizzaria/RX Grafics/RM Racing
7 94 Marcelinho Papaléguas Preparações / Rei marccochan / Madeireira Santa Luzia
8 69 Romeu Vialli Netto Roma Racing / Rota Baús
9 14 Valnei Marcolin Nadiggi Veículos
10 80 Rafael Sholi Franciscato Grau Sistem
P. N. MX2 Equipe
1 74 Thiago Tsuji Tsuji Motos/Ani + Pet Shop/All Clean/Tsuji Flores/GPS Center
2 23 Vinícius Queiroz Bad Boy / Sebilosk / Bac Design
3 182 Francisco Gianetti Neto RF Racing / Fagi
4 47 Philemon Rosa Vareda (Filé) Booster / ASW / Alpnestar /MR Pró / Rochinha
5 2 Fernandes Lemos Mogaga's/Ótica Brasil
6 222 Leandro Brasil Mundo das Piscinas
7 22 Eduardo Tanimoto (Canguru) Tanimoto Luminárias
8 37 Cleiton Aleixo da Silva Trans Rodoviário Aleixo
8 58 Julio Bethke ZR O Ziper da Moda/ Dust Off Road/Filé Preparações
9 94 Marcelinho Papaléguas Preparações / Rei marccochan / Madeireira Santa Luzia
10 120 Rogério Louro Viagens Visual / Filé Preparações
P. N. MX3 Equipe
1 400 Eduardo de Andrade Madeiras Pinheiro
2 311 Paulinho Cruz American Cross
3 21 Claudio Teixeira Bike Brothers
4 121 Reinaldo P. Pinheiro AE Ville
5 11 Marco Antonio Paz Jairo Motos
6 914 Roberto Shoji Animais Pet Shop/Prefeitura Praia Grande
7 480 Edvaldo Antonio Rosa Toyo Matic
8 6 Ricardo Kamencic Agut RK5 / RX Graficos
9 5 João Carlos Nunes -
10 150 Paulo Monteiro -
P. N. Intermediária Equipe
1 122 João Paulo Fuentes Casto exclusive Store/American Cross/Toyomatic
2 388 Danilo Souza Castro -
3 377 Clayton Grassi Malharia Alvorada/Olhos Azuis Conf. Infantil/Jacutinga Turismo/American Cross
4 167 Pedro Miguel Nougalli Z Motocross Racing School
5 6 Renato Franco M. Andrade -
6 458 Diego H. Mortari Unitec / Dois Amigos
7 127 Andre Luis V. G. Abreu Supermercados Fransue/Tintas São Vicente
8 943 Geanfranco Tropi Somma Parque Hotel Pimonte
9 47 Luiz N. Mazzochi Borracharia Faria/4P Refrigeração e ar condicionado/M. Negretti Preparação/Licar Com. Auto Peças
10 918 Felipe Ozi GSMXS /BM / Pro Racing
P. N. 2 Tempos Equipe
1 104 Bruno Lima Barney Motos / All Sign
2 7 Samantha Jurça Trindade Z Racing/Tsuji Flores/Marina Confiança
3 383 Sandro Alex Leite -
4 841 Ricardo F. Paes (Ricky) All Sign / Yamaha
5 599 Sergio Bacci ww.truckacessorios.com.br/Transbacci Transportes / Tank Racing
6 280 Alexandre Costa LEM Motors / MC Racing
7 88 Rafael Marinelli (Porva) WR Motos de Pinhal
8 555 Vinícius Santini Bonfim Dablio
9 27 Alex Zayed (Alex Barros) -
10 20 Roberto Tomé Peres RM Motor/FOX
P. N. 230F Equipe
1 255 Valdemyr R da Silva (Beto) Dablio/Alex Preparações/Proesport/RX graficos
2 215 Nelson C. de Moraes NC Motores/Saburgo Motos
3 9 Luis Marcos Rosa (Mekita) Papaléguas Preparações
4 611 Anderson Matos Predroso (Andrinho) CUP Despachante/ Retífica Planeta
5 310 Fabricio R. Brandão -
6 65 Arlindo M. Silva Junior Velasco Racing
7 105 Adilson José T. Remo Fubá Reciclagem
P. N. Nacional Equipe
1 959 Alcides de S.C.Filho "Juninho" Juninho Bike Shop
2 29 Valdemyr R da Silva (Beto) Dablio/Alex Preparações/Proesport/RX grafics
3 986 Diego Bremer Romaq / Carlão Racing / Levorin
4 32 Cleber Barbosa Bueno Casa do Pneu
5 801 Robson Dias Santana Xuxu Beleza / Polaco Motos
6 69 Bruno Ribeiro Donomaric Rota Baús / Roma Racing
7 417 Deivison Rodrigues DDP Motos/Center Biomédico Osasco/Movi Tec
8 11 Eduardo de Mattos (Goiano) -
9 9 Luis Marcos Rosa (Mekita) Papaléguas Preparações
10 215 Nelson Cristovão de Moraes NC Motores / Sabugo Motos
P. N. 85cc Equipe
1 949 Barbbara Fernandes (Babi) Vortex / Atrevida / Gravity
2 934 Caio Lopes Fernandes Crosseguros / Zamba Parts
3 641 Diego Gabriel Marcolin Nadiggi Veículos
4 305 Felipe Ferreira Moto Shopping Sorocaba
5 51 Eder Gonçalves SPD Motos / Moto Centro
6 15 Victor M.Almeida -
7 199 Glaucia Bochossian
P. N. 65cc Equipe
1 35 Wilgner Francisco Reginaldo Pneus
2 98 Eustáquio da Silva -
3 10 Gustavo Henrique Marcolin Nadiggi Veículos
4 111 André Paschoal da Silva Cido Star Motos
5 800 Lucas Benati Benati Contabil
6 140 Derek R. Azevedo Anasol
P. N. 50cc Equipe
1 8 Carlos Tavares Evangelista ASW / FOX / KTM / EUS / Scott / PJ1 / HM Motos / Dirt Action
2 85 Victor Hugo P. Soares (Vitão) Restaurante Bene Frutos do Mar/Petit Motos Preparações
3 49 Gustavo Lazarini -
4 77 Lukas Friederich -
5 14 Renato Muguinho ASW / FOX / MR pró
6 63 Pedro Moreira LEM / ASW / CCAA / C. Progresso
7 27 Álifer S. Rodrigues -







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet