Etapa marcou inauguração do Centro de Treinamento Pro Tork
Texto e fotos: Maurício Arruda
 Centro de Treinamento Pro Tork |
O Centro de Treinamento Pro Tork, em Siqueira Campos (PR), foi palco da 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross neste domingo. Um grande público lotou as dependências do Motódromo paranaense para acompanhar os melhores pilotos do país na disputa de sete categorias.
Veja também:
- Matéria com mais detalhes do evento
- Galeria de imagens com 579 fotos das corridas!- Galeria de imagens com 417 fotos dos treinos livres!
- Galeria de Imagens com 501 fotos dos treinos cronometrados!
- Vídeos das corridas na MotoX TV
CRF 230
 Carlim Maia |
A bateria da CRF 230 abriu a programação e quem garantiu o primeiro lugar foi Carlim Maia. Nem a falta do freio dianteiro - sua moto perdeu a pinça durante a prova - impediu a vitória do goiano. Nivaldo Viana repetiu o desempenho da etapa de abertura do campeonato, ficou com a segunda posição, e agora lidera a classificação geral.
MX3
 Chumbinho Becker e Nico Rocha |
Na MX3 os pilotos patrocinados pela Pro Tork dominaram a bateria. Milton Chumbinho Becker não fez boa largada, mas conseguiu se recuperar e segue invicto na temporada. Seu companheiro de equipe, Nico Rocha, foi quem deu mais trabalho ao atual campeão que precisou manter um ritmo forte até o final da prova. O irmão de Chumbinho, Elton Becker, fez ótima prova e isolou-se no terceiro lugar. Jorge Negretti fechou a bateria na quarta posição, lado a lado com Willian Guimarães, quinto colocado.
MX2
 Marcello Ratinho |
A categoria MX2 teve muita emoção do início até o final. Rodrigo Selhorst foi quem saiu na frente, mas após a terceira volta a liderança era de Marcello Ratinho Lima. Os dois tiveram a companhia de Duda Parise numa prova de ritmo intenso. Ratinho manteve a ponta até a bandeirada, chegando com menos de dois segundos de vantagem sobre Selhorst. O piloto da Honda terminou a corrida com dores devido a uma torção no pé esquerdo.
Parise voltou ao pódio com um excelente desempenho. O gaúcho manteve o ritmo dos ponteiros e foi premiado com uma merecida terceira posição. O quarto lugar foi de Swian Zanoni que teve muito trabalho depois de largar fora dos dez primeiros. Já Lucas Moraes, que chegou a disputar posição com Parise, sentiu o desgaste de competir no calor e encerrou a bateria na quinta posição.
65cc
 Kaio Miranda |
Kaio Miranda conquistou outra vitória na 65cc, mas antes de confirmar o resultado teve trabalho com Rodrigo Riffel lhe perseguindo por boa parte da bateria. Ao final tinha grande vantagem depois que seu principal adversário cometeu um erro e perdeu contato.
MXJr
 Anderson Cidade |
Anderson Cidade completou um final de semana perfeito com a vitória na categoria MXJr. Depois do melhor tempo e do ponto extra nos treinos, o piloto de Santa Catarina andou forte na prova e reagiu quando perdeu momentaneamente a liderança para Thales Vilardi. De volta ao primeiro lugar, Cidade determinou o ritmo e confirmou a vitória na corrida. Thales acabou superado também por Gustavo Amaral e finalizou na terceira posição.
85cc
 Rodrigo Lama |
A categoria 85cc teve uma apresentação perfeita de Rodrigo Lama. O sergipano liderou de ponta a ponta, deixando os demais na disputa pelo segundo lugar. Endrews Armstrong também brilhou e, vindo de trás, superou vários concorrentes para finalizar na segunda posição. Também subiram ao pódio, Cézar Zamboni, Eduardo Rudnick e Gabriel Zenni.
MX1
 Leandro Silva |
A categoria MX1, assim como na corrida de abertura do campeonato, voltou a apresentar uma prova excepcional. A ausência na bateria foi do norte-americano Scott Simon, que machucou o pé em uma violenta queda durante os treinos cronometrados de sábado. Dada a largada quem assumiu a liderança foi Leandro Silva seguido por Wellington Garcia. Na quarta posição João Marronzinho recuperou terreno com rapidez e entrou na disputa pela liderança.
Na terceira volta, para vibração do público, Marronzinho ultrapassou Leandro Silva assumindo a liderança. Wellington Garcia, em terceiro, permaneceu perseguindo de perto os dois primeiros. A disputa continou por várias voltas com Leandro retomando o primeiro lugar após a metade da bateria.
Quando a prova já se encaminhava para suas duas últimas voltas, Marronzinho deixou o motor de sua 450cc apagar. Com ele fora da disputa a briga ficou restrita a Leandro e Wellington que deram mais duas voltas de arrepiar na pista parananaense. Leandro segurou a primeira posição vencendo a prova com meio segundo de vantagem sobre seu companheiro de equipe. Marronzinho conseguiu religar sua moto e, mesmo perdendo muito tempo, ainda garantiu o terceiro lugar. Douglas Parise e Thales Vilardi voltaram ao pódio de Siqueira Campos com a quarta e quinta posições.
Confira durante a semana mais informações, fotos e vídeos de todas as categorias.