X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

5ª e 6ª etapas - Brasileiro de Regularidade - Patrocínio - MG
Publicado em: 21/03/2008
Clique e saiba mais

Enduro Bandeirantes Off-Road completou mais uma rodada do Brasileiro de Regularidade (5ª e 6ª etapas)
Texto e fotos: Fred Mancini


Dário Júlio Lopes


Caio Carvalho
O já tradicional Bandeirantes off-road, disputado na cidade mineira de Patrocínio, é considerado uma das mais difíceis e técnicas etapas do Brasileiro de Regularidade. Este ano, a prova contou com mais um fator que elevou o grau de dificuldade para os pilotos. A chuva. 

Veja também: 
- Mais imagens da prova
- Como foram as etapas de Teresina
- Como foram as etapas de Fortaleza a Recife

Na sexta-feira, dia 14 de março, pilotos e equipes que chegavam à cidade, eram recebidos com um temporal de transformar o dia em noite. "São as águas de março fechando o verão..." e com alguns momentos de trégua ao longo do dia, foi feita a vistoria técnica e entrega do material de prova.

1º dia

No sábado pela manhã, nenhuma mudança no clima. Para se protegerem da água e do frio, os pilotos utilizavam o que tinham em mãos, e assim sacos de lixo viravam capas de chuva. Os óculos perdiam a função logo nos primeiros quilômetros de trilha e preservar o equipamento de navegação e as planilhas virou uma preocupação a mais. Com largada automática no Espaço Cultural da cidade, o primeiro piloto saiu às 8:00 para enfrentar 170 quilômetros de trilha. A prova passou por belíssimas regiões do cerrado, em trechos conhecidos como Tijuco, Salitre e Serra do Salitre. Em um dos trechos os pilotos fizeram um "balaio" (mais de uma volta no mesmo percurso) com piso muito escorregadio devido à quantidade de lama. Outro trecho que deu trabalho para alguns, foi a travessia de um rio que com as chuvas estava com um volume maior e a água muito turva, impedindo a identificação de obstáculos sob a água. Mas nenhum trecho ficou intransponível e o roteiro não foi alterado. 


Depois da chuva um arco-íris embelezou o céu de Patrocínio

No segundo neutro, já era possível ver o efeito da chuva sobre pilotos e equipamentos. Roupas molhadas e muito frio faziam alguns tremerem. O desgaste das pastilhas de freio e planilhas molhadas era um problema para todos, pois ainda faltava metade da prova para ser percorrida e muita lama pela frente. Com o piso molhado as médias ficaram mais justas, aumentando a dificuldade em algumas partes. Para o atual campeão mineiro e brasileiro, Dário Júlio, que nunca havia feito um Enduro com tanta chuva, o dia serviu para testar suas habilidades nestas condições. Segundo o diretor de prova Maurício Brandão, a intenção da organização era a de fazer uma prova mais tranqüila este ano, " mas São Pedro não concordou e mandou muita água para manter a já conhecida dificuldade da etapa." Para Mauricio, o único problema do dia foi que dos 56 Pc´s previstos muitos foram cancelados. A chuva simplesmente derreteu as folhas com a marcação manual e o regulamento exige que cada pc apresente 2 controles o eletrônico e o manual. Mas por incrível que pareça, alguns pilotos gostaram de correr na chuva, foi o caso de Paulo Roberto Neto, segundo lugar na categoria Novatos, que com sorriso estampado no rosto só tinha elogios para a prova. 


Joao Ricardo Geaquinto


Sandro Hoffmann
Após quase 8 horas nas trilhas, todos os pilotos que retornavam ao local de largada puderam lavar suas motos de graça ali mesmo. A R1 Motos e Motores (revendedor Stihl), parceira dos organizadores, ofereceu esta cortesia que ajudou e muito na preparação das motos para o domingo. 

Após a divulgação do resultado, Sandro Hofmann comemorava o excelente dia que teve, pois com 840 pontos perdidos conseguiu a primeira colocação da categoria Máster, a principal da modalidade. O segundo lugar ficou com Dário Júlio, seguido por Caio Sabato em terceiro , Jomar Greco em quarto e Mario Vignati em quinto

2º dia

A chuva que caiu durante toda a noite de sábado, parecia sinalizar para um segundo dia de prova ainda mais encharcado. Mas no domingo, o aguaceiro deu uma trégua e um pouco de sol ajudou a secar o piso das trilhas. 


Prova de Patrocínio é considerada bastante técnica


No segundo dia a chuva deu uma trégua aos pilotos
Mesmo assim as dificuldades continuaram, pois o cerrado mineiro possui uma grande variedade de pisos relevo e vegetação e a organização da prova soube mesclar bem estas características. A região escolhida para o domingo ficava no entorno do Hotel Serra Negra e foi dividida em 3 partes. A primeira, saía de Patrocínio indo até o hotel onde aconteceu o neutro principal. A segunda era um alça no entorno do hotel, percorrida somente pelos pilotos da categoria máster. E a terceira parte retornava para cidade. As trilhas passaram por uma região belíssima, com muitas matas e pedras, sendo que a maior parte do percurso foi feita pela borda da cratera de um vulcão extinto. O objetivo dos organizadores era proporcionar aos pilotos boa diversão, possibilitando a todos, condições de chegarem ao final da prova sem grandes dificuldades. Essa aparente facilidade escondia a exigência de um bom preparo físico dos pilotos.

Após 5 horas de prova e cerca de 110 quilômetros percorridos os pilotos da categoria Máster retornaram ao local de largada e se prepararam para o teste de velocidade na pista de motocross da cidade. Dividida em baterias de cinco pilotos e duas voltas, o teste era obrigatório para todas as categorias. Esta iniciativa, proporciona um bom espetáculo para o público e uma diversão a mais para os pilotos. O vencedor do desafio foi Dário Júlio. Enquanto aguardavam o resultado, pilotos e público assistiram a uma apresentação de Wheeling da equipe Yamaha. 


A próxima etapa do Brasileiro será realizada no mês de maio, em Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo


Jomar Grecco
O resultado do segundo dia, mostrou o alto nível dos pilotos da Máster e o quanto o Regularidade é imprevisível, pois vários fatores determinam o bom resultado na competição. Qualquer erro significa a perda de preciosos pontos na busca pelo título. O vencedor da etapa foi Dário Júlio que na soma dos dois dias ficou com 45 pontos e embolou ainda mais a disputa da categoria Máster, empatado com Sandro na liderança. Somando 32 pontos com dois terceiros lugares, Caio Sabato diminuiu a diferença que o separa dos líderes do campeonato. Mário Vignati, que não competiu nas outras etapas, conseguiu o terceiro lugar com a 5ªcolocação no sábado e um excelente 2º lugar no domingo. O piloto Sandro Hoffmann, mesmo se recuperando de um erro de roteiro, foi penalizado em um Pc e ficou com a 14ª posição no dia e em 4º lugar no geral. A 5ª colocação ficou com Jomar Greco que somou 26 pontos com dois 4º lugares e está a apenas três pontos dos líderes. Os vencedores das demais categorias foram Cleoceli B. Buback na Sênior, Leonardo da Graça Ribeiro na Júnior, Alberto Coimbra Junior na Over e Leonardo Mattos na Novatos.


Prova também foi válida pelo Campeonato Mineiro e Circuito Off-Road do Cerrado
Destaque para a bela estrutura montada pela CBM, que com o patrocínio da Yamaha mostrou a retomada do prestígio do Regularidade. Relegada ao segundo plano nos últimos anos, a modalidade ganhou um campeonato à altura de sua importância. Os organizadores de etapas como o Bandeirantes off-road , Cerapió, Polenta e Descobrimento (entre outros), sempre se preocuparam em manter o alto nível da competição, mas a parte promocional não acompanhava esta evolução. Agora, a parte técnica e promocional foram niveladas pelo alto, proporcionando a indispensável padronização das etapas e criando uma identidade forte e renovada para o Enduro de Regularidade. 

Esta etapa também foi válida pela 2ª e 3ª etapas do Campeonato Mineiro e 1ª e 2ª etapas do Circuito Off-Road do Cerrado.

Por Fred Mancini - mancininunes@yahoo.com.br - Fone (31) 9731-6682


Pódio categoria Máster

Veja também: Mais imagens da prova

Resultados 

Máster
1º 1 Dario Julio Lopes de Souza Honda Acerbis Sol Nascente Pirelli Corona 
2º 5 Caio Sabato Carvalho Compasss Corona IMS Mega Motos Carvalho Racing 
3º 16 Mario Vignote G. Luis da Silva Panificadora Pão da Vida 
4º 2 Sandro Hoffmann Honda Pirelli Acerbis R2 MRPro Compass 
5º 4 Jomar Grecco Yamaha Motofire Totem Corona Montana 

Sênior
1º 39 Cleocelio Basilio Buback Moto Fire - Trans Buback Alfredo
2º 66 Julio Cesar de Assis Vanessa Confecçoes - Lages Off Road 
3º 31 Joao Ricardo Geaquinto Agrosyn Comercial Agricola Ltda 
4º 30 Helandio Onofre Jales Camara M Sta Quiteria Yamaha Tormec 
5º 48 Luiz Barros Cigni Tecnologia 

Júnior
1º 140 Leonardo da Graça Ribeiro Contabilidade Ribeiro 
2º 160 Jose Fernando da Silva 
3º 126 Adriano Abreu de Resende Compass - Bocayna Agua Mineral-BV Financ
4º 148 Luiz Cesar O. Finotti Pro Moto
5º 130 Ronan Chaves Gomes Equipe adrenados 

Over 40
1º 95 Alberto Coimbra Jr D,J, Cachaça Mineira-Way Motos-bruno Bag
2º 98 Heleno Gontijo de Souza Zero Nove 
3º 81 Jose Antonio Fernandes Fab Plast-Samfer Ferro e Aço 
4º 83 Vagner Ricardo Guimaraes Avepig Veterinaria - Uni Posto 
5º 78 Amilar Jose Rodrigues Golden Inox-metagraf-mavimoto 

Novato
1º 173 Leonardo Mattos
2º 165 Paulo Robreto Neto Real Motos - Capacetes Keep 
3º 184 Frederico de Miranda Carvalho Universo Digital 
4º 196 Romeu Cesar Ferreira R1 Motos e Motores 
5º 163 Alan Cardex M.de Oliveira Jr Riobel-Nova Schim-Motopeças 

Over 50
1º 118 Ricardo Luchese Luchese Racing 
2º 121 Ronald Moura Santi RS Motos - Totem - Corona Racing 
3º 122 Jair Donizeti Faleiros 
4º 119 Wanderley de Meira 
5º 120 Sebastiao Ivonel Lima Sekita Agronegocios 

Iniciante
1º 200 Edilmar Conceição B. Mota Infortel Telemig Celular-Pref.M. Arinos 
2º 193 Alvaro Tavares Lobo 
3º 198 Virgilio Hasenclever F.dos Rei Nutribem Refeições Coletivas 
4º 199 Aldo de Jesus Souza Real Auto Eletrica

Fotos: Fred Mancini - Clique na imagem para ampliar

Imagens Relacionadas:
Bandeirantes Off-Road - Patrocínio - MG
Bandeirantes Off-Road - Patrocínio - MG
Bandeirantes Off-Road - Patrocínio - MG
Bandeirantes Off-Road - Patrocínio - MG
Bandeirantes Off-Road - Patrocínio - MG
Bandeirantes Off-Road - Patrocínio - MG
Bandeirantes Off-Road - Patrocínio - MG
Bandeirantes Off-Road - Patrocínio - MG
Bandeirantes Off-Road - Patrocínio - MG





© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet