X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

1ª etapa - Copa Serras Brasil de Motocross - Toledo - MG
Publicado em: 20/03/2008
Clique e saiba mais

Campeonato tem 5 etapas programadas para 2008
Texto e fotos: Ronaldo Sampaio


Largada 250 4T


Márcio Joanita
O pequeno município de Toledo, Minas Gerais, experimentou o motocross pela primeira vez no ano de 2007. Na ocasião a prefeitura deu total apoio para a realização da terceira etapa da Copa Serras Brasil de Motocross. O sucesso do evento foi tão grande que em 2008 estamos novamente em Toledo, agora para a etapa de abertura da copa, que foi disputada nos dias 15 e 16 de Março. Tamanha foi a receptividade dos moradores da cidade ao motocross que o prefeito anunciou que ainda esse ano mais uma prova deve acontecer no local. 

A pista é a mesma do ano passado e tem a assinatura do mestre Alemão de Atibaia e já é favorita de vários pilotos. A chuva chegou a ameaçar a realização do evento, mas todas as categorias, com excessão da 85cc, foram realizadas, e a chuva só veio pra valer durante as duas últimas bateiras do dia. Mesmo debaixo d’agua os pilotos aceleraram forte, e o grande público não se abalou, assistindo a todas as disputas até o último minuto. Os pegas pelas primeiras posições nas provas das categorias MX Open, 230 F e MX 2 foram as que mais empolgaram o simpático público de Toledo. Acompanhe abaixo como foram as provas, e quem saiu na frente na corrida pelo título de campeão da temporada 2008. 


Vinícius Queiroz


Luis Henrique Torres
A MX3 abriu a competição, Eduardo Tanimoto, pilotando uma 450cc, pulou na frente e liderou as 3 primeiras voltas, até cair e passar a primeira posição para Paulinho Cruz. A vida do novo líder não foi fácil, pois Márcio Joanita logo encostou para iniciar uma briga que durou dois terços da prova. O experiente Joanita estudou seu adversário e aos dez minutos deu o bote definitivo, fazendo uma ultrapassagem segura, e abrindo boa vantagem até receber a bandeirada quadriculada. Paulinho confirmou a segunda colocação. Tanimoto andou forte, e se recuperou até o terceiro posto. Sérgio Barbosa e Emerson Toledo completaram o pódio.

Na Nacional Paulo Giovani e Person Pauleto proporcionaram aos espectadores uma linda disputa pela vitória. Paulinho assumiu a ponta ao passar o holeshot Valdemyr Ricardo, e chegou a abrir uma pequena vantagem, mas Person acertou o ritmo, chegou nele, fez pressão e conseguiu a ultrapassagem. Os dois seguiram juntos, lado a lado, e Paulinho recuperou a liderança em seguida. O momento mais tenso aconteceu nos minutos finais, quando os ponteiros tiveram que negociar a ultrapassagem com vários retardatários. Paulinho e Person chegaram próximos, acompanhados de Valdemyr Ricardo, que havia ficado para trás, mas nos minutos finais conseguiu se aproximar. Final: Paulo Giovani, Person Pauleto, Valdemyr Ricardo, Leandro Gomes e Weslei Heal. 


Pedrinho Ramos


Person Pauleto
Na largada da 250cc 4t Rogério Louro vinha na frente, mas errou o caminho e deixou o holeshot para Vinícius Queiroz, que tinha João Oliveira e João Paulo Fuentes na sua cola ao final da primeira volta. Vinícius não tomou conhecimento de seus adversários, e abriu uma confortável vantagem, deixando que a disputa da prova fosse travada entre João Oliveira e JP Fuentes. Os dois andaram juntos boa parte da prova, JP sempre pressionando e tentando a ultrapassagem por diversas linhas, até finalmente, na segunda metade da bateria, superar João Oliveira. Rogério Louro fez uma boa recuperação e garantiu o quarto lugar, à frente de Pedro Nougalli que completou o pódio.

A categoria Motos 2t viu o retorno de Bruno Lima, que saiu na frente. Sua prova de retorno não durou muito mais do que uma volta, quando o piloto de Atibaia abandonou por problemas mecânicos. Quem assumiu a liderança foi Cristiano Oliveira, mas seu reinado esbarrou na determinação de Luis Henrique Torres. Os dois andaram juntos a prova toda, e Luis conseguiu superar Cristiano aos 10 minutos de prova. Final: Luis Henrique, Cristiano Oliveira, Lucas DTO e Fábio Kimishima. 


Largada da 230F com Bruna Carvalho saindo na frente


Luiz Mazzochi
A MX2 foi uma das provas mais emocionantes do dia. Alinhados no gate nomes que garantiriam bons pegas. Heinz Crispim, Vinícius Queiroz, Pedro Ramos, voltando às pistas depois de uma longa ausência, e Marcelo Souza, que vem se destacando nas principais categorias. Cai o gate e Pedrinho Ramos garante o troféu holeshot Dash, mas é ultrapassado por Vinícius, e ainda tem que se cuidar porque Heinz vem babando na sua cola, juntamente com Marcelo Souza. Pedrinho, na vonta seguinte, dá o troco, reassume a liderança e começa a abrir vantagem enquanto a coisa esquenta entre Vinícius, Heinz e Marcelo. 

Depois de muita pressão Heinz assume a segunda posição e abre um pouco. O problema de Vinícius passa então a se chamar Marcelo, que pressiona forte. Durante a disputa Vinícius cai, deixando o terceiro posto definitivamente nas mãos de Marcelo. Mais atrás JP Fuentes e João Oliveira se reencontram e fazem uma revanche, dessa vez JP estava na frente e não permitiu a ultrapassagem de João Oliveira, que ainda perdeu a quinta posição a poucos metros da bandeirada quadriculada. Final: Pedro Henrique Ramos, Heinz Crispim, Marcelo Souza, João Paulo Feuntes e Vinícius Queiroz. 


Circuito de Toledo


Paulo Giovani
O público pôde vibrar com mais uma bela disputa pela liderança na prova da categoria 230 F. Na largada uma grata surpresa, a única mulher a competir no evento desbanca os homens, e fica com o holeshot. Bruna Carvalho pulou na frente no início da prova e terminou na nona colocação. Voltando ao início da bateria, Danilo Fumes fechou a primeira volta na frente com Person Pauleto na sequência. Rapidamente os dois abriram grande vantagem sobre os demais, enquanto travavam o duelo pela liderança. Os dois se alternaram na liderança no início da prova, e assim seguiram até que Danilo caiu em uma curva demorando para voltar, perdendo várias posições. A essa altura Person tinha a vitória garantida, com Alcides Juninho na segunda posição, porém distante do líder. Danilo se recuperou bem, e na última volta ainda teve tempo de superar Alcides Neto e Luis Marcos Rosa. Final: Person Pauleto, Alcides Juninho, Danilo Fuimes, Alcides Neto e Luis Marcos Rosa.

Rogério Louro competiu na MX Amador, e venceu com certa facilidade. Mas como o piloto é o campeão da temporada passada, e o regulamento exige que o campeão dessa categoria suba para uma mais forte na temporada seguinte, o piloto foi desclassificado. Dessa forma, a vitória ficou com o jovem Luiz Mazzochi, que não largou muito bem, mas fez uma prova muito boa, passando adversários volta a volta. João Peres Fuentes largou na quinta colocação, e andou forte até atingir a liderança da prova, atrás apenas de Rogério Louro. João Peres foi ultrapassado por Mazzochi nos instantes finais, e ainda passou aperto com Sérgio Barbosa, que vinha próximo e conseguiu ultrapassá-lo na última volta, mas levou o troco num X muito bem aplicado por João Peres, que comemorou a segunda posição. Resultado: Luiz Mazzochi, João Peres Fuentes, Sergio Barbosa, Alex Jazad e Edvalo Rosa. 



Márcio Joanita
A penúltima bateria do dia começou com gotas de chuva caindo, os pilotos da MX-N viram a pista ficar mais lisa volta a volta. Paulo Giovani fez o holeshot e Person Pauleto vinha na sequência. Danilo Fumes estava no páreo, superou Person, mas na metade da prova errou e perdeu posições. Paulinho não teve sossego, Person voltou a incomodar, mais atrás vinha Valdemyr Ricardo. Paulinho conseguiu conter a pressão de seus adversários e garantiu a vitória, Person foi o segundo, Valdemyr o terceiro, Danilo o quarto mesmo errando mais vezes, e Alcides Juninho foi o quinto colocado.

Na bateria de encerramento da primeira etapa, da MX Open, a chuva já havia enxarcado a pista, que estava muito encorregadia. Os moradores da cidade abriram seus guarda-chuvas e não arredaram pé para verem uma bateria com apenas cinco pilotos, mas que com pista lisa com certeza garantiria muita emoção. Pedrinho Ramos largou na frente, mas foi surpreendido por Marcelo Souza, que mostrou como se acelera na lama e abriu uma pequena vantagem, enquanto seus adversários cometiam erros em função da pista muito encharcada. Pedrinho foi o primeiro, caiu e demorou para voltar, Vinícius Queiroz iniciou a prova em um ritmo forte, mas quanto mais a chuva apertava, mais difícil ficava para se manter na pista, e depois de uma queda o piloto passou a andar bem lento. 


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 473 Fotos!
Heinz Crispim era então o segundo colocado, mantinha uma boa tocada, mas foi superado por Márcio Joanita, que na segunda posição começou a diminuir a vantagem para o líder Marcelo. Na última volta os dois primeiros quase não tinham diferença entre si, e Marcelo cometeu seu único erro da prova, uma pequena escorregada em uma curva descompensada. Foi tudo o que Joanita precisou para comemorar a vitória. Final: Márcio Joanita, Marcelo Souza, Heinz Crispim, Vinicius Queiroz e Pedro Ramos.

A segunda etapa da Copa Serras Brasil acontece em Atibaia, na pista do Alemão, nos dias 11 e 12 de Abril. Mas antes disso ainda tem muito evento de primeira organizado pela Extreme Racing, como o Campeonato Amador Dirt Action, que acontece nos dias 29 e 30 próximos, também na pista do Alemão. Outras provas podem ser conferidas no site dos organizadores e aqui mesmo, no MotoX. Até a proxima matéria pessoal! 

Consulte os Resultados Completos no Site da Extreme Racing 
(Em breve os resultados também estarão disponíveis aqui)






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet