X Fechar
foto

X Fechar
foto


>Notícias > Últimas Notícias

Rio de Janeiro abre Copa Brasil de Motocross Freestyle
Publicado em: 21/02/2008

Evento acontece na Barra da Tijuca, de 22 a 24 de fevereiro 
Fotos: Fábio Minduim / Arquivo MotoX


Competição será destaque do programa Esporte Espetacular do próximo domingo (24) na Rede Globo de televisão

Após muita expectativa, começa nesta sexta-feira (22/2) a Copa Brasil de Motocross Freestyle, que acontece no Quebra Mar, na Barra da Tijuca, até domingo (24/2). O evento é um show de manobras, que chegam a mais de 10m de altura e deixam todos os presentes sem fôlego. Os motores das motos estão prontos para pararem a orla carioca com seus roncos. 

Veja também: Como foi a 1ª edição do evento, realizada na Praia do Leme


Derek Burlew e Joaninha repetirão o duelo da 1ª edição do evento
O primeiro dia de evento será dedicado aos treinos. No sábado haverá disputa das eliminatórias e a inédita prova de Doubles. A final acontece no domingo (a programação completa segue abaixo).

A disputa do Doubles é um grande diferencial da competição. Os pilotos têm que ou fazer as manobras juntos, cada um em uma rampa ou seguidos (um na frente e outro atrás) na mesma rampa. Quem já assistiu a uma competição ou mesmo demonstração de Motocross Freestyle, chamada internacionalmente de FMX, sabe que as manobras dos pilotos são tão impressionantes que fazem o publico prender a respiração. A nova disputa promete deixar o evento ainda mais alucinante.

A competição reúne grandes nomes do freestyle, como Jorge Negretti, precursor do esporte, Natan Azevedo e Octávio “Tatá”. Um dos grandes destaques é o duelo a parte entre o principal atleta do motocross freestyle nacional, Gilmar “Joaninha” Flores e Derek Burlew, 8º melhor piloto do mundo.

Na primeira edição do evento, realizada na Praia do Leme, em 2006, Joaninha, numa apresentação impecável, desbancou o favoritismo de Derek Burlew e conquistou o título da competição, enquanto o norte-americano ficou com o vice.

A prova

Na Copa Brasil de Motocross Freestyle, a disputa não consiste em quem chegar primeiro, mas sim em saltos que vão de 25m a 30m de distância e manobras ousadas, realizadas a 10m de altura. Para executar o feito sobre duas rodas, os pilotos mostram total harmonia com as motos, levando os expectadores ao delírio.

História

O motocross estilo livre nasceu nos Estados Unidos onde se desenvolveu rapidamente, tornando-se um esporte muito popular. No Brasil, o pioneiro da modalidade é o paulista Jorge Negretti. Piloto mais premiado do cross nacional, Negretti é a grande referência no assunto. Depois de rodar o mundo voando e fazendo piruetas no ar, o paulista montou uma equipe e saiu pelas estradas brasileiras para propagar, com muita coragem e ousadia, as espetaculares manobras sobre duas rodas. Atualmente, o motocross estilo livre é a modalidade de maior destaque no cenário do motociclismo nacional.

"Quando comecei a realizar algumas manobras de salto no motocross, as pessoas diziam que o piloto estava fazendo gracinhas no ar. Ninguém, nem eu, imaginava que aquelas gracinhas se tornariam uma modalidade esportiva de sucesso mundial", conta o pioneiro Negretti.

Segurança

Para desafiar as leis da gravidade, realizar saltos radicais em frações de segundo e fazer a areia virar pó, é necessário muito preparo, treinos e equipamentos, para garantir a total segurança dos pilotos e do público presente. Capacete, óculos, colete, camisa, calca, cinta abdominal, cotoveleiras e joelheiras, e botas, são acessórios indispensáveis dos pilotos. Além de o cuidado com as motos, que vão para revisão antes de todas as competições e exibições.

"Na minha equipe, o slogan que usamos é uma filosofia de trabalho ’Não é Loucura é Técnica Pura’. Os pilotos realizam no mínimo 100 vezes cada manobra antes de realizá-las diante do público, para garantir perfeição e segurança", disse Negretti.

Programação

SEXTA-FEIRA (22/01)
- 15h às 18h: Treinos

SÁBADO (23/01)
- 8:30h às 9:30: Treinos
- 9:30 ás 10:10 - Eliminatórias
- 10:20 às 11:00 - Competição Doubles

DOMINGO (24/01)
- 8:30h às 09:20h: Treinos 
- 09:30h às 10:40: Finais

Patrocinadores: Yamaha, Gatorade e BR
Apoio: Prefeitura do Rio de Janeiro
Realização: MaxSports        






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet