Evento ocorreu na Praia do Leme, Rio de Janeiro
Texto: Redação MotoX - Fotos: Fábio Minduim
 O campeão Joaninha no ponto alto de suas apresentações, o Backflip |
A Copa Brasil de Motocross Freestyle voltou a reunir os principais pilotos da modalidade no país no último final de semana. A Praia do Leme, no Rio de Janeiro, foi o local escolhido para o evento que teve início na sexta-feira, 08, com a realização dos primeiros treinos na arena local, onde foram montadas duas rampas para que os atletas realizassem as manobras.
 Giancarlo Bergamini subiu ao pódio na terceira posição |
Depois de garantir o título no Big Air - onde o que vale é a melhor manobra - durante o sábado, Gilmar Flores, o Joaninha, chegou como grande favorito da competição no domingo. O americano Derek Burlew e Fred Kirillos foram outros destaques no Big Air
onde conquistaram segunda e terceira posições.
Depois das eliminatórias classificaram-se para final da Copa Brasil, Celso Aslan, Otávio Mello, Giancarlo Bergamini, Kirillos, Burlew e Joaninha, os seis melhores no evento segundo os jurados. Alguns dos pilotos favoritos do público, como Jorge Negretti, Natan Azevedo e Cyro Oliveira, acabaram eliminados na primeira fase da competição.
O vento, que preocupava os pilotos, não atrapalhou e assim cada um pode mostrar seu melhor para um animado público, superior a duas mil pessoas que lotou as arquibancadas e as laterias da arena montada para exibição dos pilotos.
Cada piloto tinha duas apresentações de 2 minutos ou duas voltas. Joaninha, último a se apresentar, realizou uma primeira bateria excepcional ficando bastante próximo do título. O ponto alto foram os Backflips (looping invertido) realizados pelo matogrossense de 26 anos, a mesma manobra que um ano atrás lhe tirou dos Jogos Urbanos de Verão, no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo. Na ocasião a manobra terminou com uma queda do piloto, que ficou fora das finais e assistiu seu adversários brilharem.
Com extrema dedicação aos treinamentos Joaninha aprimorou a manobra. O resultado é que a cada apresentação o público acompanha um backflip executado com maior perfeição pelo piloto, único brasileiro a realizá-la. O público presente ao evento adorou e, claro, elegeu Joaninha como favorito. "Foi uma volta muito boa, agora as coisas estão mais fáceis, mas preciso esperar a segunda apresentação do gringo", comentou após receber a confirmação da liderança com 240,5 pontos conquistados.
 O público vibrou com as manobras |
Na segunda volta Derek Burlew bem que tentou tirar o título do brasileiro, mas, apesar de melhorar sua pontuação, não alcançou a marca de Joaninha. Assim ele entrou para sua apresentação final já como campeão: "Fiquei muito feliz com a vitória, treinei bastante para isto e o resultado veio. Estou impressionado com a empolgação e o calor do público carioca", disse o campeão.
Vice-campeão da competição o americano também estava satisfeito e impressionado com a torcida. "Realmente o público faz a diferença. O pessoal incentiva, pede manobras. É bem legal. Adorei competir aqui e basta me chamarem de novo que voltarei", comentou Derek após a premiação.
 Pódio da Copa Brasil de Motocross Freestyle com o campeão Joaninha no centro, Derek Burlew (à esq.) e Gian Bergamini (à dir.) |
Giancarlo Bergamini foi melhor na sua segunda apresentação e manteve o terceiro lugar na competição. Apenas os 3 primeiros superaram a barreira dos 200 pontos.
Fred Kirillos, com 196,5 pontos, e Tatá Mello (189,5) ficaram com a quarta e quinta colocações. Celso Aslan obteve 182,5 pontos e ficou com o sexto lugar.
A Copa Brasil de Motocross Freestyle teve patrocínio de Yamaha, Plasma, BR, Gatorade, com apoio da Prefeitura do Rio e da Paradiso FM.
Classificação Final Copa Brasil de Motocross Freestyle 1. Gilmar Flores Joaninha - 240,5 pts
2. Derek Burlew - 227,5 pts
3. Giancarlo Bergamini - 214 pts
4. Fred Kirillos - 196,5 pts
5. Octávio Tatá Mello -189,5 pts
6. Celso Aslan - 182,5 pts
Classificação Final Big Air 1. Gilmar Flores Joaninha
2. Derek Burlew
3. Fred Kirillos