Competição foi ao litoral paulista para segunda rodada
Texto e fotos: Ronaldo Sampaio
 Categoria MX3 |
 Júlio Bethke |
Depois de iniciada em Atibaia, a Copa Verão de Motocross desce a serra nas duas etapas restantes. O 2º evento foi realizado em Praia Grande, nos dias 9 e 10 de fevereiro, num evento nota 10! Para aqueles que não participam de provas no litoral com medo da areia, pasmem, pista de saibro! É isso aí, chão perfeito, ótimo traçado, local de fácil acesso bem ao lado do asfalto, ainda: arquibancadas, banheiro, uma churrascaria ao lado, um shopping center em frente, enfim, a pista é dentro da cidade.
Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 495 Fotos!Contrariando a previsão metorológica o final de semana teve um Sol de rachar, exigindo em dobro da preparação física dos pilotos. O forte calor não assustou o público de Praia Grande, que compareceu em bom número para vibrar com as disputas, e torcer pelos pilotos da região que estiveram presentes em todas as baterias. Aliás, o número de pilotos da baixada foi tão bom que permitiu a realização de uma prova exclusiva, a Taça Litoral, vencida pelo piloto Wagner Lopes, de Santos. Os gates foram completamente tomados nas categorias 250cc 4t, MX Estreantes e Nacional. Heinz Crispim voltou a se destacar vencendo duas das três provas em que participou. Danilo Fumes acertou a mão em Praia Grande, e dessa vez dominou as categorias nacionais, vencendo a MX-N e a Nacional. O evento marcou também o retorno do jovem piloto Kaique Polimeno, que esse ano volta a competir em provas regionais, já com uma excelente vitória na categoria MX2, uma das provas mais difíceis do dia.
 Danilo Fumes |
 Heinz Crispim |
A
MX3 largou com o piloto local Wagner Lopes assumindo a liderança. Julio Bethke, que vinha logo atrás, superou Wagner ainda na primeira volta, e depois disso fez uma prova perfeita, recebendo a bandeirada quadriculada com grande vantagem sobre os demais competidores. A terceira posição foi muito disputada entre Oscar Kleiber e Jairo Silva. O fato de Oscar estar com uma 250cc 2t e Jairo com uma 450cc 4t tornou a disputa ainda mais interessante. Volta a volta Jairo perseguiu o adversário e tentou ultrapassá-lo de todas as formas, mas a experiência de Oscar, somado a um traçado com poucas opções de ultrapassagem, tornaram a defesa da posição possível. Os dois pilotos se aproximaram muito de Wagner, segundo colocado, que demonstrou cansaço ao final da bateria, mas sem ameaçar sua posição. Oscar e Jairo receberam a bandeirada juntos, com pequena vantagem para o primeiro. Na quinta posição chegou outro piloto local Roberto Shoji, que além de piloto teve um papel importante na realização do evento, juntamente com o patrocínio da prefeitura de Praia Grande.
 Largada 2 Tempos |
 André Luiz |
Danilo Fumes não estava para brincadeiras nessa etapa. Sempre muito rápido o piloto muitas vezes teve seus resultados comprometidos por quedas ou problemas mecânicos, mas não em Praia Grande, dessa vez Danilo foi perfeito, e começou seu dia vitorioso conquistando o troféu Holeshot Dash na categoria
Nacional. Nas primeiras voltas, enquanto Danilo torce o cabo tentando garantir alguma vantagem, mais atrás Nivaldo Viana, piloto de Santos, não perde tempo, e ultrapassa dois adversários, entre eles Valdemyr Ricardo, outro favorito ao pódio. Na terceira volta Nivaldo é o vice-líder, as curvas fechadas favorecem sua CRF 230cc, mas na reta a Tornado do líder fala mais alto. Danilo tem uma pequena diferença sobre o segundo colocado, e enfrenta um dos momentos mais tensos da prova na metade da bateria, quando tem que negociar a ultrapassagem sobre um grande pelotão de retardatários. Os dois primeiros negociam bem e passam pelos retardatários, e nos minutos finais Danilo abre um pouco mais para comemorar sua primeira vitória do dia. Nivaldo foi o segundo, Valdemyr, mais atrás, em terceiro, Renato Moraes foi o quarto e Robson Dias o quinto colocado.
O couro comeu na
250cc 4t! Muito piloto rápido alinhado, nomes acostumados a frequentar os pódios das principais categorias nas provas da Extreme Racing. O gate cheio é liberado e mais um piloto da baixada garante destaque ficando com o holeshot, é Idílio de Oliveira, o Ralado, mas em seguida ele começa a perder várias posições. Heinz Crispim assume a ponta e mostra toda a sua velocidade abrindo vantagem, em seguida vem Takeo Tanigushi e João Paulo Fuentes, que não dá um segundo de sossego a Takeo, que tem 34 anos e mostra fôlego de garoto frente aos ataques de um menino de apenas 16 anos.
 Netinho Araújo |
Os minutos vão passando, e aos dez minutos de prova a temperatura aumenta, isso porque mais três pilotos, que não tiveram um bom início de prova, chegam para engrossar o pelotão da ponta. Thiago Piolli, Filipe Godoi e Thiago Tsuji encostam no segundo e terceiro colocados. Filipe consegue superar Piolli, Tsuji também tenta, mas não consegue e mantém a sexta colocação. Os cinco formam uma fila indiana, estão muito próximos e muito rápidos, levando o público ao delírio. O diretor de prova sinaliza última volta quando num pequeno erro Filipe, que ocupava a quarta posição, cai, devolvendo o posto a Piolli. Tsuji não consegue desviar e também fica para trás, mas retorna à frente de Filipe, definindo assim o pódio mais suado do dia. Final: Heinz Crispim, Takeo Tanigushi, João Paulo Fuentes, Thiago Piolli e Thiago Tsuji.
A
2 Tempos alinhou em seguida, com dois pilotos voltando ao gate sem tempo para descanso, Heinz e Ralado. Cai o gate e Ralado assegura o segundo Holeshot Dash seguido, enquanto Heinz não tem a mesma sorte, iniciando a prova próximo da última posição. No início Ralado é perseguido por Rick Paes e Diego Sanches, mas algumas voltas depois Rick e Diego perdem posições, primeiro para William Freitas e André Luiz, e logo depois para Heinz Crispim que vem tentando se recuperar. O gás de Ralado acaba na segunda metade da prova, William, André e Crispim assumem a primeira, segunda e terceira posições respectivamente. Os três disputam durante algum tempo, mas Crispim perde terreno depois de ter o pneu traseiro de sua moto furado. William não segura André e entrega a liderança nos minutos finais da prova. Com a vitória André aumenta o grupo de pilotos da baixada que conquistaram grandes resultados nessa segunda etapa. William foi segundo, à frente de Diego, Ralado e Paulo Littieri.
 Pódio 250 4 Tempos |
 Eduardo Tanimoto |
A
85cc largou na sequência, Claudiney Jr garantiu o troféu holeshot, mas em seguida foi ultrapassado por Netinho Araújo, que esteve seis meses longe das pistas para melhorar sua condição física e voltar em 2008 com força total. Netinho mostrou que o treinamento vem dando resultado, e venceu a prova com facilidade. Babi Fernandes mostrou mais uma vez que é sempre favorita nas provas da 85cc, e garantiu a segunda posição para o delírio da torcida feminina. Na sequência chegaram Caio Lopes, Claudiney e Ranulfo Barriguinha, piloto mirim que representou Santos nessa bateria.
O Sol ainda castigava a pista quando chegou a vez da categoria
Sênior MX2 largar. João Peres Fuentes pulou na frente e ficou com o holeshot. O piloto de Bragança Paulista perdeu a liderança na segunda volta para Takeo Tanigushi e no decorrer da prova seu ritmo foi diminuido fazendo com que finalizasse fora dos cinco primeiros. Eduardo Tanimoto iniciou a prova na quarta posição, superou Emerson Toledo e João Paulo Fuentes nas primeiras voltas para encostar no líder e iniciar a pressão. Takeo não suportou, foi ultrapassado, mas não desistiu e manteve proximidade com Tanimoto por algum tempo só que depois perdeu contato tendo que se contentar com a segunda posição. Emerson Toledo garantiu a terceira colocação depois de superar João Peres por cinco minutos. Final: Eduardo Tanimoto, Takeo Tanigushi, Emerson Toledo, Jorge Eduardo Simões e Maninho de Oliveira.
 Largada MX-N |
 Kaique Polimeno |
MX-N alinhada, cai o gate e mais uma vez ele, Danilo Fumes, num dia inspirado, conquista mais dois troféus, o de holeshot e o de vencedor da prova. A segunda posição foi definida a apenas duas voltas do final da prova. Valdemyr Ricardo esteve na segunda posição desde início, mas foi alcançado por Nivaldo Viana nos últimos cinco minutos de prova. Nivaldo não se contentou com o terceiro posto e incomodou Valdemyr que se defendeu por várias voltas, mas nos instantes finais Nivaldo finalmente consegue a ultrapassagem para comemorar a segunda colocação. Resultado: Danilo Fumes, Nivaldo Viana, Valdemyr Ricardo, Robson Dias e Alcides Souza.
Na
MX2 as mesmas feras que disputaram as primeiras colocações na 250cc 4t estão novamente presentes, mas a vitória ficou nas mãos do jovem Kaique Polimeno, que assumiu a liderança ainda na primeira volta, depois de superar Clayton Grassi. Com caminho livre Kaique pôde imprimir seu melhor ritmo e se distanciar de seus adversários. Heinz Crispim e Thiago Tsuji vinham no pelotão intermediário, ambos perderam mais posições depois de caírem em lances isolados. Heinz retornou para uma prova de recuperação. Thiago também retornou, mas depois de mais uma queda abandonou a prova para poupar esforços para a MX Open. Mais na frente Clayton enfrenta problemas para manter a segunda posição, já que Piolli vem atacando por todos os lados. Na metade da prova Piolli consegue a ultrapassagem, enquanto Clayton ainda seria ultrapassado por Heinz Crispim nos minutos finais da prova. Final: Kaique Polimeno, Thiago Piolli, Heinz Crispim, Clayton Grassi e Eduardo Tanimoto.
 Gabriel Silva |
Gabriel Silva assumiu a liderança na prova da
MX Estreantes ainda na primeira volta, superando Sérgio Barbosa. Logo depois vieram Cristiano Bueno, Paulo Mármore e Cleyton Aleixo. Os três fizeram a disputa da bateria e Paulo se deu melhor, garantindo a segunda posição, e quase conseguindo a vitória depois de um vacilo do líder a duas voltas do final. Gabriel e Paulo receberam a bandeirada quadriculada praticamente
ao mesmo tempo. Cristiano ainda foi ultrapassado por Cleiton, terminando assim na quarta colocação. Giovani Bondança ficou com a quinta colocação.
MX Open. Agora a bordo de uma CRF 450cc Heinz Crispim mostra todo seu potencial e fica com a vitória de ponta a ponta. Mais atrás as coisas só foram definidas no final da prova. João Paulo Camargo assumiu rapidamente a segunda posição, mas não conseguiu manter o mesmo ritmo do líder, mais atrás Jairo Silva suportou apenas por algum tempo a pressão de Thiago Tsuji. Na metade da prova os pilotos tinham uma certa distancia entre si, mas nos minutos finais Thiago chega em João Paulo, e Jairo cai permitindo a aproximação de Cristiano Bueno. O final da bateria é marcado pela disputa da segunda e quarta posições. João Paulo usa a potência de sua 450cc para manter-se à frente de Thiago. Jairo também consegue manter a quarta posição, enquanto Cristiano, depois de uma pequena queda ainda perdeu a quinta colocação. Final: Heinz Crispim, João Paulo Camargo, Thiago Tsuji, Jairo da Silva e Paulo Littieri.
 Wagner Lopes |
Ainda tivemos a largada da
Taça Litoral, destinada exclusivamente a pilotos da região. Os cinco primeiros foram Wagner Lopes, Idílio de Oliveira, Fernando da Silva, Warrisson Costa e Dorival Moura.
Como já comentamos, a terceira e última etapa da Copa Verão retornará ao litoral de São Paulo, e acontecerá nos dias 1 e 2 de março, em Ubatuba. Mais uma vez, nós vamos invadir sua praia! Então não fique de fora, e participe de mais esse evento. Contamos com sua presença!
Resultados
1 |
68 |
Heinz Crispim |
MR Pró, AC Qualivida |
2 |
614 |
João Paulo de Camargo |
JP Motos |
3 |
74 |
Thiago Koji Tsuji |
Tsuji Motos, Anit + Pet Shop, All Clean, Tsuji Flores, GPS Center, Z Racing |
4 |
847 |
Jairo Carlos da Siva (Jairão) |
R7 Automóveis, Markey |
5 |
700 |
Paulo Littieri Neto |
|
6 |
987 |
Cristiano Bueno Souza |
Sup. Dalilo |
7 |
87 |
Reinaldo Lobo Coelho |
Lobinho Racing |
8 |
27 |
Andre Luiz V. Asun |
Supermercados Fransue, Tintas São Vicente |
|
15 |
Marinho de Oliveira |
Maninho Couros |
|
242 |
Edmir Freire (Carangueijo) |
|
1 |
51 |
Kaique Polimeno |
Galleon Pré Fabricados |
2 |
11 |
Thiago Piolli |
LM Preparações, Fox, Smith |
3 |
150 |
Heinz Crispim |
MR Pró, AC Qualivida |
4 |
377 |
Clayton Grassi |
Malharia Alvorada |
5 |
22 |
Eduardo Tanimoto (Canguru) |
|
6 |
94 |
Marcelo Henrique de Souza |
PapaLegua Motos, Madeireira Santa Luzia, Dablio |
7 |
30 |
Jean Kalaf |
Booster |
8 |
122 |
João Paulo F. Fuentes |
|
9 |
841 |
Ricardo Paes |
All Sign |
10 |
108 |
Andre Antiório |
|
1 |
691 |
Julio Sergio Bethke |
ZR Ozipper da moda, Dusty Off road |
2 |
93 |
Wagner Lopes |
Construlopes, Prefeitura Praia Grande |
3 |
707 |
Oscar Herbert Kleiber |
Marazil, RX Graficos |
4 |
847 |
Jairo Carlos da Siva (Jairão) |
R7 Automóveis, Markey |
5 |
114 |
Roberto Shoji |
Prefeitura de Praia Grande, Estação Saúde Academia, Anit Pet Shop |
6 |
772 |
Jair Gano |
Marazil |
7 |
238 |
Emerson Cesar Toledo |
Castor Exclusive Stone, Toyomatic |
8 |
9 |
João Peres Fuentes |
|
9 |
111 |
Jorge Eduardo E. Simões |
Lem Motos, Jorge Cross, Warlem Toalhas, JC Pró Racing |
10 |
15 |
Maninho de Oliveira |
Maninho Couros |
1 |
22 |
Eduardo Tanimoto (Canguru) |
|
2 |
797 |
Takeo Tanigushi |
Auto peças Tanigushi |
3 |
238 |
Emerson Cesar Toledo |
Castor Exclusive Store, Toyomatic |
4 |
111 |
Jorge Eduardo E. Simões |
Lem Motos, Jorge Cross, Warlem Toalhas, JC Pró Racing |
5 |
15 |
Maninho de Oliveira |
Marinho Couros |
6 |
242 |
Edmir Freire (Carangueijo) |
|
7 |
9 |
João Peres Fuentes |
|
8 |
87 |
Reinaldo Lobo Coelho |
Lobinho Racing |
9 |
112 |
Fabio Nougalli |
Z Racing School |
10 |
41 |
Paulinho Sergio Amorim |
Paulinho Despachante |
1 |
88 |
Gabriel Silva |
|
2 |
16 |
Paulo Marmore |
|
3 |
37 |
Cleiton Aleixo |
Transporte Rodoviário Aleixo |
4 |
987 |
Cristiano Bueno Souza |
Sup. Dalilo |
5 |
170 |
Giovani Bondança |
Drogaria Campeã, Tecno Laser |
6 |
40 |
Luiz N. Mazzochi |
L. Car Com. Auto Partes, HR Refrigeração e Ar Cond., Borracharia faria, M. Negretti |
7 |
7 |
Sergio Lucio Barbosa |
|
8 |
6 |
João Marcos de Camargo |
JP Motos |
9 |
3 |
Cássio Navarro |
|
10 |
280 |
Alexandre Costa |
MC Racing, LEM Motor, Jorge Cross |
1 |
150 |
Heinz Crispim |
MR Pró, AC Qualivida |
2 |
797 |
Takeo Tanigushi |
Auto peças Tanigushi |
3 |
122 |
João Paulo F. Fuentes |
|
4 |
11 |
Thiago Piolli |
LM Preparações, Fox, Smith |
5 |
74 |
Thiago Koji Tsuji |
Tsuji Motos, Anit + Pet Shop, All Clean, Tsuji Flores, GPS Center, Z Racing |
6 |
744 |
Filipe Godoi |
Fox, Marcos Negrette, Slin Graficcs |
7 |
51 |
Kaique Polimeno |
Galleon Pré Fabricados |
8 |
30 |
Jean Kalaf |
Booster |
9 |
15 |
Paulo Marmore |
|
10 |
47 |
Luiz N. Mazzochi |
L. Car Com. Auto Partes, HR Refrigeração e Ar Cond., Borracharia faria, M. Negretti |
1 |
27 |
Andre Luiz V. Asun |
Supermercados Fransue, Tintas São Vicente |
2 |
126 |
Willian da S. Sanches(Pirapora) |
Auto Posto Cascais e Moto Freitas |
3 |
110 |
Diego Clayton Reis Neves |
Express Brasil |
4 |
311 |
Idilio de Oliveira Jr (Ralado) |
Construlopes, Costa Brava |
5 |
700 |
Paulo Littieri Neto |
|
6 |
189 |
Alexandre Griebeler |
|
7 |
73 |
Roberto Gimenes |
Bayervento, MPE Autec, Sermont |
8 |
356 |
Nelson Francisco Sifarelli (Porco) |
Equipe Tank Racing |
9 |
29 |
Heinz Crispim |
MR Pró, AC Qualivida |
10 |
17 |
Fernando da Silva |
Swat Lan House |
1 |
17 |
Danilo M. Fumes |
Shamdor Motocross , WACS, AGR, GT Rodas, Mtos Puma, |
2 |
53 |
Nivaldo Viana |
Sanmel, Hon, Montini, Plasmoto, Wiseco, Skatena, Anit Pet Shop, Cricri, Moto Mesquita |
3 |
29 |
(Beto) Valdemyr Ricardo da Silva |
Dablio, Alex Preparações , Pro Esport, RX Grafic |
4 |
801 |
Robson Dias Santana (Xim) |
Xuxu Beleza Motocross |
5 |
959 |
Alcides Souza Cruz Filho |
Juninho Bike Shop, Trial Motos |
6 |
257 |
Carlos Rodrigues de Almeida |
|
7 |
44 |
Warrisson Costa Rocha (Fião) |
|
8 |
105 |
Adilson José Remo (Fubá) |
Fubá Reciclagem |
|
986 |
Diego Bremer |
Romaq, Carlão Racing, Levorin |
1 |
17 |
Danilo M. Fumes |
Shamdor Motocross , WACS, AGR, GT Rodas, Mtos Puma, |
2 |
53 |
Nivaldo Viana |
Sanmel, Hon, Montini, Plasmoto, Wiseco, Skatena, Anit Pet Shop, Cricri, Moto Mesquita |
3 |
29 |
(Beto) Valdemyr Ricardo da Silva |
Dablio, Alex Preparações , Pro Esport, RX Grafic |
4 |
8 |
Renato de Moraes |
|
5 |
801 |
Robson Dias Santana (Xim) |
Xuxu Beleza Motocross |
6 |
986 |
Diego Bremer |
Romaq, Carlão Racing, Levorin |
7 |
959 |
Alcides Souza Cruz Filho |
Juninho Bike Shop, Trial Motos |
8 |
126 |
Willian da S. Sanches(Pirapora) |
Auto Posto Cascais e Moto Freitas |
9 |
33 |
Diego Dedel |
Dedel Motos |
10 |
317 |
Marcos de Almeida (Siri) |
|
1 |
11 |
Netinho Araujo |
Vortx, MX Suspension |
2 |
949 |
Barbbara Fernandes "Baby" |
Motul, Vortrx, Gravityx |
3 |
934 |
Caio Lopes Fernandes |
Crosseguros, Cristianini Mecanica |
4 |
965 |
Claudiney Roma Jr. (Juninho) |
Total Moto, Neco Racing |
5 |
24 |
Ranulfo Barriguinha |
Barrigas Motos, RM Motos, RS Racing |
6 |
51 |
Eder Gonçalves |
SPD Motos, Moto Centro |
7 |
15 |
Victor Almeida (Pintado) |
Pira Diesel |
8 |
98 |
Eustáquio Silva |
|
68 |
Heinz Crispim |
Open |
377 |
Clayton Grassi |
MX2 |
93 |
Wagner Lopes |
MX3 |
9 |
João Peres Fuentes |
MX2 Senior |
88 |
Gabriel Silva |
Estreantes |
311 |
Idilio de Oliveira Jr (Ralado) |
250-4T |
311 |
Idilio de Oliveira Jr (Ralado) |
Motos-2T |
17 |
Danilo M. Fumes |
MXN |
17 |
Danilo M. Fumes |
Nacional |
965 |
Claudiney Roma Jr. (Juninho) |
85cc |