X Fechar
foto

X Fechar
foto


>Notícias > Últimas Notícias

Rally Dakar virá para América do Sul em 2009
Publicado em: 11/02/2008

Evento terá largada e chegada em Buenos Aires, Argentina
Foto: J. van Oers


Em 2008 ameaças terroristas provocaram o cancelamento do Dakar, que partia de Lisboa, Portugal, seguindo pelo continente africano 

Segundo informações fornecidas pelas agências de notícias internacionais nesta segunda-feira, a próxima edição do Rally Dakar passaria pela Argentina e Chile, entre os dias 03 e 18 de janeiro de 2009. 

Após  29 edições em território africano e o cancelamento da 30ª edição (clique e saiba mais) por causa das ameaças terroristas, a prova criada por Thierry Sabine em 1979 mudará de continente. 

Veja também: 
Tudo sobre a edição 2007 do Dakar com o dia a dia da competição

"Isso seria ótimo, pois é a oportunidade para que mais brasileiros participem da competição. Além disso, o Deserto do Atacama é tão bom quanto o Saara, inclusive com dunas mais altas", afirmou o piloto da Equipe Petrobras Lubrax Jean Azevedo, que já fez nove edições da maior prova off road do mundo. Jean competiu em 2007 no Por Las Pampas Rally, que acontece na Argentina e no Chile, e treina constantemente no Atacama. 

Os pilotos sul-americanos terão uma tarifa especial e os veículos dos pilotos europeus serão transportados de navio, partindo no final de novembro e início de dezembro, já que a travessia tem duração estimada em três semanas.

"Conforme nossas previsões logo após o cancelamento do último Dakar a prova viria para o nosso continente, pois os terrenos aqui são bem propícios para a realização de uma competição como essa", acrescenta André Azevedo, também integrante da equipe brasileira e com 20 participações no Dakar.

No Rally Dakar Argentina Chile 2009 os competidores percorrerão 9000 quilômetros, sendo 6000 de especiais (trechos cronometrados). A prova teria início e término previsto em Buenos Aires, capital da Argentina.

A Equipe Petrobras Lubrax irá para sua 21ª participação no Dakar em todas as categorias: moto, carro e caminhão. Um dia antes do início da edição 2008, em 04 de janeiro, os competidores receberam a notícia de que a prova seria cancelada por medidas de segurança. Segundo a organização do Dakar na época, grupos terroristas ligados ao Al Qaeda ameaçaram diretamente a prova.







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet