X Fechar
foto

X Fechar
foto


>Competição > Motocross Regional

Copa Neno de Motocross - 9ª etapa - Estiva - MG
Publicado em: 16/11/2007

Estiva (MG) recebeu pela primeira vez a Copa Neno de Motocross  
Texto e fotos: Maurício Arruda  


Largada MX1


O prefeito da cidade também acelerou em Estiva
Entrando na reta final a Copa Neno de Motocross teve sua nona rodada na cidade de Estiva, no sul de Minas Gerais, dias 10 e 11 de novembro. Foi a primeira vez que esta simpática cidade mineira, localizada em uma região montanhosa e portanto muito propícia ao motocross, recebeu uma etapa da competição.

Esta foi a antepenúltima corrida da temporada que ainda terá provas em Àguas de Lindóia e a grande final em Serra Negra, ambas no Estado de São Paulo. Falando da competição a Copa Neno é um dos campeonatos regionais de motocross mais respeitados do país, sempre reunindo um grande número de pilotos em suas provas realizadas no sudeste brasileiro. O organizador Neno Souza destacou que o evento quer fortalecer as categorias de base e por isso a premiação em dinheiro nas suas provas foi estendida para as classes 65 e 85cc.

Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 425 Fotos!

Desta vez a região ao redor da sede do evento foi atingida por uma chuva persistente - que acabou inclusive provocando o cancelamento de outras provas fora de estrada programadas para a mesma data nas proximidades - fato que acabou afastando parte dos pilotos que costumam prestigiar a copa. Felizmente o tempo no exato local da prova foi bom por todo dia e isto contribuiu para uma bela festa.


Robert Dias


Heinz Crispim
O público prestigiou o evento que teve presença de pilotos como Massoud Nassar e Nielsen Bueno, destaques das categorias principais. A bateria reservada aos pilotos da região, a Taça Cidade, foi outro ponto muito interessante para o público de Estiva que pode, além de torcer por pilotos locais, acompanhar a participação na prova do prefeito municipal João Rezende Júnior. O administrador do munícipio, apesar de não ter experiência na modalidade, mostrou um grande espírito esportivo e topou a brincadeira de participar da competição.

As provas começaram no início da tarde com a disputa da categoria Nacional Estreante. Esta corrida teve as primeiras voltas bastante agitadas com uma intensa briga pela primeira posição. Robert Dias saiu na frente, mas logo na volta inicial cometeu um erro caindo para a quarta posição.

A liderança passou então para o piloto Dimy de Itapeva, que logo teve a companhia de Evandro Nassar e Klesiélio Rosa na disputa. Não demora para Robert recuperar-se da quarta para a primeira posição. O representante da cidade de Delfim Moreira reconquistou a primeira posição e foi ganhando vantagem até a bandeirada.


Gustavo Pessoa


Filé Vareda
Dimy resistiu em segundo grande parte da prova, mas nas voltas finais cedeu o segundo lugar para Evandro Nassar e depois não resistiu a pressão de Klesiélio Rosa que ganhou a terceira posição. Dimy foi o quarto colocado e Paulo Fontane ficou com a quinta posição. 

A categoria MX2 começou com a liderança de Marcelo Souza que acabou aterrisando fora da pista em um salto ainda no início da prova. O incidente provocou sua queda e quem pulou pra ponta com isto foi Filé Vareda que conquista boa vantagem na prova seguido por Júnior Carvalho e Renato Mendes. 

Quem começa a prova lá atrás, mas inicia boa recuperação é Heinz Crispim. Renato Mendes perde ritmo ao longo da bateria e vai cedendo posições. Crispim faz o inverso até conseguir a segunda posição com uma ultrapassagem sobre Júnior Carvalho.


Hugo Cunha


Marcelo Souza
A cada minuto Crispim está mais próximo de Filé. Quando não há mais diferença o
veterano piloto paulista não oferece resistência, deixando o primeiro lugar para Heinz Crispim. Júnior Carvalho confirma o terceiro lugar com Júlio Queijinho em quarto e Peterson Rabelo com sua 125cc na quinta posição.

A garotada da 65cc largou na próxima bateria da tarde. Wilgner Francisco começou na frente do pelotão seguido por Gustavo Pessoa, Vinícius Gardenal e Hugo Cunha. Os dois primeiros começam a ganhar vantagem enquanto Vinícius e Hugo fazem a disputa pelo terceiro lugar.

Antes da metade da prova Gustavo Pessoa assume a liderança, mas Wilgner não desiste e tenta retomar a primeira posição. Nas últimas voltas no entanto Gustavo já tem uma posição confortável vencendo a corrida. Quem surpreende é Hugo Cunha que, após assumir o terceiro lugar, aproxima-se perigosamente de Wilgner que mesmo assim confirma a segunda posição. Vinícius Gardenal deixou a prova com problemas mecânicos.


Júnior Carvalho


Filé Vareda
Depois de uma leve garoa, que acabou recuando, os pilotos da MX1 e MX3 foram para pista. Nielsen Bueno e Massoud Nassar largaram como favoritos e rapidamente confirmaram esta condição ocupando respectivamente a primeira e segunda posições.

Pedro Beagim e Heinz Crispim se alternam na terceira posição no início da prova. Entre os sêniores quem ocupa a ponta é Wilson Lambari enquanto Massoud pressiona Nielsen buscando a primeira posição geral.

Após conseguir a ultrapassagem Massoud aperta o ritmo enquanto Nielsen busca a recuperação. Mas as chances do piloto da Suzuki ficam reduzidas quando ele retira o óculos de proteção, sujo de barro. Sem ele fica impossível andar próximo de Massoud que administra a primeira posição até a bandeirada.

Nielsen confirma a segunda posição, distante do terceiro colocado, Pedro Beagim. Heinz Crispim ficou com a quarta posição seguido por Júlio Queijinho. Na MX3 o lugar mais alto do pódio foi de Filé Vareda em uma prova de recuperação. Wilson Lambari e Sandro Azzi ficaram com as posições seguintes.


Massoud Nassar


Nielsen Bueno
A categoria 85cc trouxe de volta a pista os competidores da 65cc mais o piloto Pedro Melo. E é justamente Melo quem parte da frente com Hugo Cunha e Vinícius Gardenal, agora de 85cc (2T) e 150cc (4T), nas posições seguintes. Gustavo Pessoa e Wilgner Francisco (que competiram de 65cc) foram do início ao final da prova na quarta e quinta colocações.

Parecia que a prova seria mesmo de Melo que lidera desde o princípio até as últimas voltas. Mas Hugo Cunha não pensa assim e aproxima-se bastante do líder quando os dois encaminham-se para a última volta. A crença na vitória até as últimas curva resulta na ultrapassagem que verdadeiramente da à Hugo uma merecida vitória na bateria. Para Pedro Melo resta a segunda posição seguido por Viníncius Gardenal em terceiro.

Na prova que reuniu as motos da Bronze e Força Livre Bronze, Marcelinho Souza teve a chance de se recuperar da queda de sua primeira participação em Estiva. Apesar da presença próxima de Júnior Carvalho, Marcelinho liderou de ponta a ponta conquistando a vitória.


Murilo Pereira


Carlão de Itajubá
Júnior Carvalho ficou com a segunda posição geral que lhe rendeu o primeiro lugar da Bronze, seguido por Sérgio Lúcio. Entre os pilotos da Força Livre Bronze Júlio Queijinho foi o segundo, Peterson Rabelo o terceiro e Daniel Mendes o quarto.

Na principal prova reservada as motos nacionais, da Nacional Força Livre, quem determinou o ritmo foi Filé Vareda. Ele e sua super-preparada CRF230F não deram chances aos adversários conquistando uma bela é tranquila vitória.

Evandro Nassar segurou as investidas de seus oponentes garantindo mais uma vez o segundo lugar. Wilson Lambari ficou com a terceira posição seguido por Robert Dias, o vencedor da primeira bateria do dia.

Na categoria mais forte da competição, a Força Livre Pró a expectativa era por mais um embate entre Massoud Nassar e Nielsen Bueno. Quem partiu na frente foi Nielsen Bueno, bastante disposto a dar o troco no oponente. Mas Massoud estava também muito determinado e rapidamente conseguiu a ultrapassagem dominando a bateria até o final.


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 425 Fotos!


Largada Força Livre Nacional
Nielsen não foi incomodado e permaneceu em segundo até a bandeirada. Pedro Beagim mais uma vez foi o terceiro com Renato Mendes e Júlio Queijinho completando os cinco primeiros colocados.

As motos nacionais voltaram pra pista em seguida, na bateria Nacional B. Quem faz o holeshot é Klesiélio Rosa, mas ainda na primeira volta a prova tem novo líder: Robert Dias. Ao longo da bateria quem cresce é o piloto Lê, de Monte Verde. Mas após assumir a segunda posição, quando já ameaça o líder, Lê enfrenta problemas e inclusive perde o banco da moto.


A próxima etapa da Copa Neno de Motocross será na cidade de Àguas de Lindóia
Assim Klesiélio retoma o posto enquanto Lê permanece na prova em terceiro. Mas a coisa não fica tranquila para Robert que vê sua vitória ameaçada até o salto de chegada, completando a prova com apenas meia moto de vantagem para Klesiélio! O "sem banco" Lê finaliza em terceiro com João Paulo na quarta posição.

Com caráter menos competitivo a Taça Cidade é uma categoria recreativa e foi a última do dia. Como já comentamos no início da materia esta bateria contou até com a participação do prefeito da cidade, João Rezende Júnior. O vencedor desta prova foi Murilo Pereira que liderou a corrida desde o início. Destaque também para a performance do locutor Carlos Vasconcelos, mais conhecido como Carlão de Itajubá, que além de fazer toda a locução do evento aproveitou para acelerar nesta corrida e garantiu a segunda posição na frente de Noel Andrade.

A próxima parada da Copa Neno de Motocross será na cidade de Àguas de Lindóia, SP, no próximo domingo, 18 de novembro. O MotoX estará acompanhando tudo sobre mais este evento. Até lá!

Resultados

Força Livre Pro
1 9 Massoud Nassar Neto
2 153 Nielsen Bueno
3 3 Pedro Beagim
4 6 Renato Mendes
5 817 Júlio Queijinho
6 6P Jáder
Nacional B
1 35 Robert Dias
2 14 Klesiélio Rosa
3 1
4 312 João Paulo
5 44 Deigles Silva
6 22 Dulciney Nene
7 404 Jonathan Moreira
8 10 Dimy
9 32 Erick Manuel
MX2
1 150 Heinz Crispim
2 911 Filé Vareda
3 5 Júnior Carvalho
4 817 Júlio Queijinho
5 28 Peterson Rabelo
6 94 Marcelinho Souza
7 6 Renato Mendes
8 1 Daniel Mendes
9 26 Conrado Santos
85 cc
1 55 Hugo Cunha
2 41 Pedro Melo
3 69 Vinícius Gardenal
4 536 Gustavo Pessoa
5 94 Wilgner Francisco
MX1
1 9 Massoud Nassar
2 153 Nielsen Bueno
3 3 Pedro Beagim
4 150 Heinz Crispim
5 817 Júlio Queijinho
MX3
1 911 Filé Vareda
2 41 Wilson Lambari
3 416 Sandro Azzi
4 7 Sérgio
5 6 Renato Mendes
Nacional Estreante
1 35 Robert Dias
2 12 Evandro Nassar
3 14 Klesiélio Rosa
4 10 Dimy
5 6 Paulo Fontane
6 312 João Paulo Silva
6 32 Erick Manuel
7 286 Márcio Bueno
Força Livre Bronze
1 5 Júnior Carvalho
2 1 Cristiano Souza
Bronze
1 94 Marcelinho Souza
2 817 Júlio Queijinho
3 28 Peterson Rabelo
4 1 Daniel Mendes
65 cc
1 536 Gustavo Pessoa
2 94 Wilgner Francisco
3 55 Hugo Cunha
4 69 Vinícius Gardenal
Taça Cidade
1 8 Murilo Pereira
2 5 Carlos Vasconcelos
3 24 Noel Andrade
4 7 Tadeu
5 917 Leandro Ferreira
6 23 Diego Gabriel
7 353 Valter Silvério
8 793 João Rezende Júnior
Nacional Força Livre
1 47 Filé Vareda
2 12 Evandro Nassar
3 131 Wilson Lambari
4 35 Robert Dias
5 1 Lê Monte Verde
6 404 Jonathan
7 10 Dimy
8 99 Pedro Henrique
9 44 Deiglis Silva






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet