X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

3º Motocross Xtreme - Pista do Alemão - Atibaia - SP
Publicado em: 05/10/2007
Clique e saiba mais

Motocross Xtreme: 3ª edição foi sucesso com apoio de ASW e Orbital
Texto: Ronaldo Sampaio - Fotos: Maurício Arruda e Ronaldo Sampaio


Largada MX3


Assista na MotoX TV Vídeos das Provas
A terceira edição do Motocross Xtreme, evento anual que aconteceu mais uma vez em Atibaia, foi realizada nos dias 29 e 30 de setembro, na pista do Alemão, com várias novidades e novo formato, que contribuíram para um sucesso ainda maior do que nos anos anteriores. 

O MotoX ampliou sua atuação neste evento entrando como parceiro da Extreme Racing e Pista do Alemão na realização da prova, o que garantiu uma divulgação diferenciada, com filmagem e galerias de fotos especiais da competição. Essa parceria inédita atraiu o apoio de grandes empresas, Orbital e ASW, que premiaram os dez melhores colocados em cada categoria, além dos pilotos mais rápidos na largada, o holeshot. 

A classificação foi definida nos mesmos moldes das provas da AMA, nos Estados Unidos, com duas baterias somando pontos para definir os campeões. Dessa forma, ser constante foi tão importante quanto andar na frente. A princípio estavam previstas seis categorias, mas dado o bom número de participantes com CRF 230cc na categoria MX-N, a organização decidiu criar mais uma categoria exclusiva para o modelo, que largou juntamente com a MX-N, mas foi premiada separadamente. O mesmo aconteceu com as categorias MX1 e MX2. 

Veja também:  - MotoX TV - 5 Clipes com as 10 baterias do evento!
                        -
Galeria de Imagens 1 com 522 Fotos da Prova!
                        - Galeria de Imagens 2 com 540 Fotos da Prova!
                        - Galeria Especial Holeshot e os pilotos que saíram na frente!  

As baterias aconteceram em duas etapas, com um intervalo para manutenção entre as primeiras e segundas baterias, e a ordem de largada foi: MX2 Amador, MX3, MX-N e CRF 230, 85cc, e “MX1 mais MX2”. Veja como foram as provas, e quem foram os vencedores:

MX2 Amador


Cleiton Aleixo
 

João Paulo Fuentes
Rick Paes largou na ponta nas duas baterias, mas perdeu rendimento em ambas, e seu melhor resultado foi a sétima posição na primeira bateria, depois de disputar as primeiras posições por mais da metade da prova. Cleiton Aleixo foi o campeão dessa categoria mesmo sem vencer, mas sendo o mais constante. 

Na primeira bateria Cleiton largou atrás, passou todo mundo e assumiu a liderança, sendo ultrapassado a apenas duas voltas do final por João Paulo Fuentes, que fez uma prova mais incrível ainda, acelerando forte depois de uma péssima largada, e superando a concorrência para conquistar uma vitória mais que merecida. Vale lembrar que o jovem piloto de Bragança esteve afastado das provas, mas mostra que não perdeu o jeito pra coisa. 


Paulo Mármore
Na segunda prova, enquanto os dois melhores pilotos da primeira bateria começam mal (João Paulo caiu na largada e Cleiton logo na segunda volta), Paulo Mármore encontra o caminho da vitória, assume a liderança e abre boa vantagem sobre os demais competidores. Cleiton volta na décima posição e tem muito trabalho pela frente, vai galgando posições volta a volta, até chegar nos pilotos Rodrigo Rateiro, Rogério Louro e Thiago Rúbio, e integrar o pelotão que briga pelas primeiras posições. 

Após trocas de posições entre esses pilotos, Cleiton leva a melhor, assume a segunda posição e com dois segundo lugares e é coroado primeiro campeão do dia, a apenas dois pontos de Paulo Mármore, primeiro colocado nessa bateria, e quarto colocado na primeira. O terceiro melhor foi Rogério Louro, com uma terceira e uma quarta colocações. João Paulo Fuentes foi o quarto, sem pontuar na última bateria. Peterson Rabelo completou o pódio depois de finalizar na sexta colocação por duas vezes.

MX3 


Marcello Bove


Marcello Bove e Alfeu Pereira
As duas baterias da MX3 foram praticamente idênticas. Na primeira bateria Alfeu Pereira largou na ponta, Marcello Bove assumiu a liderança ainda no início da prova e dominou toda a bateria, vencendo com grande vantagem sobre Eduardo Tanimoto, que superou Alfeu na metade da prova. Paulinho Cruz chegou a pressionar Alfeu, mas errou e perdeu posições, conseguindo se recuperar até a quinta colocação, finalizando logo atrás de João Carlos Nunes. 

Na segunda bateria tudo igual, a não ser por de João Carlos Nunes e Paulinho Cruz, que inverteram seus resultados. No critério de desempate Paulinho ficou com a quarta posição na classificação geral pelo melhor resultado na última bateria. Classificação final: Marcello Bove (1º / 1º), Eduardo Tanimoto (2º / 2º), Alfeu Pereira (3º / 3º), Paulinho Cruz (5º / 4º) e João Carlos Nunes (4º / 5º).

MX-N e CRF 230cc 


Valmir Polaco


Danilo Fumes, Marcelo Souza e Beto Silva
Valmir Polaco venceu tudo o que podia, levou dois holeshots, duas vitórias incontestáveis, e não deu chances aos demais competidores da MX-N, restando a esses a briga pelas demais posições do pódio. Na primeira bateria Valdemyr Ricardo, Marcelo Souza e Danilo Fumes fizeram a disputa pela segunda posição. Na metade da prova Valdemyr abandonou com problemas na moto quando ocupava a vice-liderança. Danilo Fumes caiu durante a disputa com Marcelo e ficou com a terceira posição.

Na segunda bateria os mesmos pilotos repetiam a disputa pela vice-liderança, enquanto Polaco abria vantagem rapidamente. Dessa vez a sorte mudou para os três, Valdemyr se manteve na segunda posição até receber a bandeirada quadriculada isolado. Danilo e Marcelo batiam guidões mais uma vez, e Marcelo, a duas voltas do final estava na frente, com pequena vantagem. Danilo reuniu o que sobrava de suas forças, e na última volta surpreendeu seu oponente, realizando a ultrapassagem sem dar oportunidade de revide a Marcelo. 


Juninho Cruz
Detalhe: o irreverente vencedor Valmir Polaco na primeira bateria competiu caracterizado como Chapolin Colorado e na segunda largada atacou de Superman. Classificação final: Valmir Polaco (1º / 1º), Marcelo Souza (2º / 4º), Danilo Fumes (3º / 3º), Rafael Nunes (4º / 5º) e Junior (5º / 6º). Alcides Cruz, o Juninho (campeão de Downhill), foi o vencedor da CRF 230cc com dois segundos lugares, à frente de Marcos Rosa, sexto na primeira e vencedor da segunda bateria, Rodrigo Rateiro, vencedor da primeira bateria, sem pontuar na segunda, Nelson Moraes e Divanir Rozzanti, com duas terceiras e duas quartas posições respectivamente.

85cc 


Pedro Nougalli


Felippe Simões
Felippe Favaro Simões venceu a primeira bateria depois de uma disputa com Pedro Nougalli, que chegou a superar Felippe no início da bateria. Mais tarde Felippe encontrou seu melhor ritmo e recuperou a liderança. Pedro Nougalli foi segundo, à frente de Luiz Mazzochi, Caio Lopes e Daniel Caputo. 

Na segunda largada Caio Lopes pulou na frente e disputava a liderança com Felippe.
Durante a disputa os dois pilotos se chocaram e Caio levou a pior ficando no chão. Felippe manteve a liderança, mas por determinação da direção de prova, foi desclassificado. Com essa decisão o título seria decidido entre Pedro Nougalli e Luiz Mazzochi, que estava à frente. A briga foi intensa, mas Mazzochi, com um pneu furado, foi obrigado a diminuir o ritmo, deixando a liderança para Pedro aos doze minutos de prova. Classificação final: Pedro Nougalli (2º / 1º), Luiz Mazzochi (3º / 2º), Daniel Caputo (5º / 3º), Felippe Simões (1º / descl.) e Claudiney Juninho (6º / 4º). 


Ximboca, locutor do evento
Posteriormente recebemos um comunicado de Edir Simões comentando a desclassificação de seu filho, Felippe. Seguem alguns trechos: 

"Venho deixar claro a todos minha inconformidade com a desclassificação. Antes de tudo repito palavras de Felippe logo após a prova:"
"Eu sabia que o Caio não fazia o duplo antes da curva, joguei por dentro mandando o duplo e cheguei na curva antes, saí em primeiro e não sabia que ele havia caído. Ele pode ter batido na minha traseira, mas não senti nada.No duplo eu já estava um pouco a frente dele, a preferência da curva era minha. Pai, eu juro, não joguei a moto em cima dele, não foi justo!"

"Quero deixar claro a todos a conduta esportiva de meu filho. Ele sempre pautou pela lealdade. Existe uma grande diferença de conquistar uma posição com arrojo e com jogo sujo. Optamos pela primeira e com lealdade." Edir Simões

MX1 e MX2 


João Paulo Camargo


Leandro Mattos
Os pilotos mais rápido correm nessas duas categorias, a maioria conhece muito bem o rápido traçado da pista. Muita disputa, algumas quedas, sorte de alguns e azar de outros antes dos campeões serem conhecidos. Aqui houve uma pequena mudança, houve holeshot tanto para a MX1 como para a MX2, ao invés de um para cada bateria. Nesse quesito Alfeu Pereira foi imbatível, e acumulou durante o dia nada menos do que 4 holeshot’s, dois pela MX3 e dois pela MX1. Gustavo Pagliacci ficou com o primeiro holeshot da MX2. 

Na primeira bateria Alfeu não segurou João Paulo Camargo, que estava sumido das pistas, mas pelo jeito vem treinando. João Paulo assumiu a liderança para vencer a bateria com grande vantagem sobre os demais. Leandro Mattos, depois de um ano estudando fora do país retorna para as competições também com uma boa atuação nessa prova, e com a segunda colocação no resultado geral na primeira bateria soma os primeiros 25 pontos para a MX2. Thiago Piolli começou a competição com uma queda na primeira curva, mas não desanimou, fez excelente recuperação e terminou a prova em terceiro, ou segundo na MX2, depois de superar Gabriel Oliveira e Vinícius Queiroz, quarto e quinto colocados na bateria. 


Alfeu Pereira


Thiago Piolli
Na segunda prova, a liderança foi disputada entre João Paulo e Chico Giannetti, que estava fora da disputa pelo título de campeão da MX1 por não ter largado na primeira bateria. Giannetti assumiu a liderança, foi perseguido por João Paulo por toda a prova, mas mantinha seu adversário sob controle, a certa distância, mas a duas voltas do final da prova, Giannetti erra sozinho, deixando caminho livre para João Paulo conquistar sua segunda vitória na categoria e sagrar-se campeão da MX1. 

Pela MX2 muita reviravolta, Leandro Mattos, vencedor da primeira bateria, não aparece no gate para a largada final. Cai o gate e Marcelo Souza é o melhor piloto da categoria depois da primeira curva, mas rapidamente é ultrapassado por Thiago Piolli e Vinícius Queiroz. Piolli fazia uma ótima prova, e dava pinta de que seria o campeão, mas como dizem, a prova só acaba com a quadriculada, e nos minutos finais Thiago perde a liderança numa queda. 

Vinícius Queiroz assume, mas também não leva, sua moto quebrou na última volta. Melhor para Gabriel Oliveira, que fez uma prova discreta e, depois de “comer pelas beiradas”, fica com a vitória. Na somatória dos pontos Gabriel, que terminou a primeira bateria na terceira posição, foi o campeão da MX2. Classificação final MX1: João Paulo Camargo (1º / 1º), Alfeu Pereira (2º / 3º), Paulo Litteli (3º / 5º), Cristiano Bueno (4º / 4º) e Chico Giannetti ( NC / 2º). Classificação final MX2: Gabriel Oliveira (3º / 1º), Thiago Piolli (2º / 4º), Gustavo Pagliacci (6º / 2º), Jairo Silva (5º / 3º) e Leandro Mattos (1º / NC). 


Gabriel Oliveira


Não deixe de ver os vídeos na MotoX TV
Infelizmente temos que anunciar que, o espetáculo que vimos nesse 3º Motocross Extreme, prova que sempre aconteceu na pista do Alemão, foi também a prova de encerramento das atividades dessa que se tornou a melhor pista do Estado, para dizer o mínimo. Os altos custos para manter a ótima estrutura impossibilitam a continuidade do magnífico trabalho que Alemão e seu pai, o Sr. Sérgio, vinham realizando em prol do esporte. 

Com isso todos perdemos, e só nos resta agradecer ao Alemão por todos os serviços prestados, e torcer para que as coisas melhorem para todos os envolvidos no motocross, para que no ano que vem, possamos anunciar o 4º Motocross Extreme, com mais novidades, mais parcerias de sucesso, mas nessa mesma pista, xodó de todos os que já aceleraram por aqui. 

No final de semana que vem, dias 6 e 7, acontece a 5ª Etapa do Leste Paulista de Motocross, em Porto Ferreira, venha prestigiar mais esse evento da Extreme Racing. Até lá! 

O 3º Motocross Xtreme foi uma realização Extreme Racing, Pista do Alemão e MotoX com patrocínio de ASW e Orbital.

Resultados (Soma das Baterias) 

P. MX1                                 PATROCINIO Pts
1 614 João Paulo de Camargo J. P. Motos 25 25 50
2 191 Alfeu Pereira Pit'z Pizzaria , RM Racing, Morcego Motos 20 16 36
3 700 Paulo Litteli Neto - 16 11 27
4 987 Cristiano Bueno de Souza - 13 13 26
5 182 Francisco Gianetti - 0 20 20
P. MX2 PATROCINIO Pts
1 197 Gabriel S. Oliveira Total Moto Center, Neco Racing 16 25 41
2 920 Thiago Piolli SKF, LM Preparações, FOX, Smith, Alemão Pneus 20 13 33
3 34 Gustavo Pagliacci GPS Center, All Clean, Tsuji Flores, Forma Boots, Z Racing 10 20 30
4 308 Jairo Carlos da Silva (Jairão) R7 Automóveis, Markey 11 16 27
5 811 Leandro C. Mattos ASW , Honda 25 0 25
6 23 Vinícios Queiroz Sebilosky Preparações, 89 FM, Bac Desing 13 10 23
7 242 Edmir Almeida(Carangueijo) - 8 11 19
8 8 Anivaldo Cabral - 7 9 16
9 94 Marcelinho Souza Papaléguas Motos, Dablio, Chicão Motos, Madereira Sta Luzia 9 6 15
10 28 Cesar H. Hojah da Silva Fredsen Preparações, Japatech Olivomotos 6 8 14
11 413 Gabriel de Almeida - 5 7 12
P. MX3 PATROCINIO Pts
1 245 Marcello Bove RX Graphics, American Sports , A casa da Web 25 25 50
2 22 Eduardo Tanimoto (Canguru) Tanimoto Luminárias 20 20 40
3 191 Alfeu Pereira Pit'z Pizzaria , RM Racing, Morcego Motos 16 16 32
4 311 Paulinho Cruz Mecanica Torck, American Cross Import 11 13 24
5 5 João Nunes Pezão - 13 11 24
6 93 Wagner Peres Lopes Construlopes 10 10 20
7 12 Claudio marques - 9 9 18
8 115 Paulo Monteiro Cripaul Academia 8 8 16
9 248 Rodolfo Vasconcelos - 6 6 12
10 357 Flavio Loffredo RX Graphics 4 7 11
11 9 João Paulo F. Fuentes - 7 3 10
12 18 Marcos Vieira da Cunha - 5 4 9
13 308 Mauricio Suzuki MSAN 3 5 8
14 112 Fabio Nougalli Zmotocross Racing School 2 2 4
15 36 Luis Henrique R. Torres Center Peças 1 1 2
P. MX2-Amador PATROCINIO Pts
1 37 Cleiton Aleixo da Silva - 20 20 40
2 15 Paulo Mármore Fredsen Preparações, BV Financeira , S. Seb. Multimarcas 13 25 38
3 120 Rogério Louro Viagens Visual 16 13 29
4 9 João Paulo F. Fuentes - 25 0 25
5 28 Peterson J. Rabelo Pousoban 10 10 20
6 29 Rafael Rateiro - 7 11 18
7 992 Thiago Rubio Imput Gráfica 0 16 16
8 110 Diego Clayton dos Reis Express Brasil 8 7 15
9 841 Ricardo Paes All Signs 9 5 14
10 65 Eduardo Pasotte Cezinha Motos, Casa dos Pintores, Pinha Material, Gurgu Racing MX 6 8 14
11 64 Danilo Souza Castro - 11 2 13
12 79 Felipe Oliveira de Souza - 2 9 11
13 77 Rodrigo Bagtoni Cezinha Motos, Casa dos Pintores, Pinha Material, Gurgu Racing MX 4 6 10
14 350 Sandro Rogério Silva - 5 4 9
15 900 Leandro Lopes Galvita , LM Preparações 3 3 6
17 36 Elinton Teatin Saga Trends , Teatin 0 1 1
16 3 Willian Alves Ribeiro RCW, Lilinha 1 0 1
P. CRF 230 PATROCINIO Pts
1 959 Alcides de S. Cruz JR (Juninho) Juninho Bike Shop, Okley, Trial Motos, Astro Bikes 20 20 40
2 9 Luis Marcos Rosa Papaléguas Motos 10 25 35
3 255 Rodrigo Rateiro Nicolau Dablio , Alex Preparações, Walflex, Cadillac 25 10 35
4 215 Nelson C. Moraes NC Motores , Sabugo Motos 16 16 32
5 139 Divanir Rozzanti DR Car 13 13 26
6 310 Fabricio R. Brandão - 11 11 22
7 115 Carlos Alberto Fernandes Cel Celulares, JC Moto Peças , Yes Modas , Linda Mulher 9 0 9
P. MX-N PATROCINIO Pts
1 4 Valmir Polaco Pro Tork, Polaco Preparações, Monaco 25 25 50
2 94 Marcelinho Souza Papaléguas Motos, Dablio, Chicão Motos, Madereira Sta Luzia 20 13 33
3 17 Danilo Fumes Shamdor Motocross, Wals, AGR, Gtrodas, Molds Puma 16 16 32
4 177 Rafael Luiz M. Nunes Honda Comstar , Carlinhos Automóveis 13 11 24
5 19 Junior Auto Mecânica Silva 11 10 21
6 29 Valdemyr R. da Silva (Beto) Dablio Alta Performace, Alex Preparações, Pro Esportes 0 20 20
7 23 Rodrigo de Moraes Salles Shock Express 9 9 18
8 250 Carlos Eduardo Silva Papaléguas Motos 10 7 17
9 24 Rodrigo Nunes Oliveira Petit Preparações, Radical Cross 7 5 12
10 30 Valdely Alberto da Silva (LY) - 2 8 10
11 28 Emerson Oliveira Academia Viva, Radical Cross, Vidraçaria Oliveira 3 6 9
12 14 Hélio Ap. Turella Turella 5 3 8
13 13 Rodrigo José dos Santos Kalango's Moto Peças 6 2 8
14 83 Raphael R. Matheus (Boca) JR Auto Peças 8 0 8
15 92 Fabricio Bianchi Togroli Papaléguas 1 4 5
16 67 Gilson Rizzardi - 4 1 5
P. 85cc PATROCINIO Pts
1 22 Pedro Nougalli Z Motocross Racing Scholl 20 25 45
2 47 Luiz Normando Mazzochi Promotos, Borracharia Faria, Z Motocross Racing School 16 20 36
3 19 Daniel Caputo Recanto dos Pneus, Oklahama Country, THD Preparações 11 16 27
4 16 Felippe Augusto F.Simões Leite Fazenda Bela Vista, Sup. Pierim, Tobey Motos, Renov. Pneus 2 irmão, Postoa RVM, Unimed Guaxupé, Condupasqua 25 0 25
5 965 Claudiney (Juninho) Total Moto Center, Neco Racing 10 13 23
6 934 Caio Lopes Ernandes Crosseguros, Mec. Cristianini, Zamba Parts 13 10 23
7 81 Cleber Aleixo da Silva Transp. Rod. Aleixo 9 11 20

Resultados Holeshots

MX1
Holeshot 1 191 Alfeu Pereira Pit'z Pizzaria / RM Racing/Morcego Motos
Holeshot 2 191 Alfeu Pereira Pit'z Pizzaria / RM Racing/Morcego Motos
MX2
Holeshot 1 34 Gustavo Pagliacci GPS Center/All Clean/Tsuji Flores/Forma Boots/Z Racing
Holeshot 2 94 Marcelinho Souza Papaléguas Motos/Dablio/Chicão Motos/Madereira Sta Luzia
MX3
Holeshot 1 191 Alfeu Pereira Pit'z Pizzaria / RM Racing/Morcego Motos
Holeshot 2 191 Alfeu Pereira Pit'z Pizzaria / RM Racing/Morcego Motos
MX2 - Amador
Holeshot 1 841 Ricardo Paes All Signs
Holeshot 2 841 Ricardo Paes All Signs
MX - N
Holeshot 1 4 Valmir Polaco Pro Tork/Polaco Preparações/Monaco
Holeshot 2 4 Valmir Polaco Pro Tork/Polaco Preparações/Monaco
85cc
Holeshot 1 16 Felippe Augusto F.Simões Leite Fazenda Bela Vista/Sup. Pierim/Tobey Motos/Renov. Pneus 2 irmão/Postoa RVM/Unimed Guaxupé/Condupasqua
Holeshot 2 934 Caio Lopes Ernandes Crosseguros/Mec. Cristianini/Zamba Parts
                






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet