Sonora definiu os campeões 2007
Texto e fotos: Carlos Marelli
 Largada Open |
A cidade recebeu a Oitava e última etapa do estadual sul-mato-grossense
Cerca de 5 mil pessoas prestigiaram a prova no motódromo Franco Giobbi
 Ricardo de Oliveira e Egino Michells |
Antes da Etapa de Sonora, realizada domingo (23/9), três pilotos já comemoravam o título de campeões 2007 de Motocross. Na categoria Nacional, Flávio Brito (‘Jacaré’), de Rio Verde de Mato Grosso/MS, sagrou-se tetra-campeão antecipado, assim como Daniel Fretes (Ponta Porã/MS), campeão 2007 na Open. Na categoria TR50F, o título de campeão desta categoria ‘estreante’ no estadual 2007, seguiu para Cassilândia/MS, com o piloto Fábio “ídolo” Rogério.
Mas ainda havia três categorias a se definir na pista de Sonora: Ariel Page (Chapadão do Sul/MS) e Gilnei Quadros Junior (Sonora/MS), disputavam a categoria 80 cilindradas. A diferença apertada entre os dois (apenas dois pontos), deixava os nervos à flor da pele. Quem chegasse na frente levaria o título.
Na Cadete, Rodrigo Antunes (Ponta Porã) tinha a vantagem de poder chegar até em quinto lugar, caso Egino Michells (Alto Taquari/MT) vencesse a prova. Na sênior, Fábio Rogério (Cassilândia/MS) abriu 13 pontos sobre o segundo colocado Junior Feitosa (Maracaju/MS). Fabinho precisava apenas do 3º lugar no pódio para ser campeão.
 Rodrigo Antunes |
Cadete - Sob um calor de 40 graus, a categoria Cadete abriu a festa do Motocross em Sonora às 13h. Rodrigo Antunes arriscou tudo e disparou na ponta. Seguido por Ricardo de Oliveira (Sonora) e Egino Michells (vice-líder da categoria), em terceiro. Antunes dominava a prova com folga, mas deixou o motor de sua Kawasaki KXF 250 afogar na 5ª volta, numa curva após saltar uma das quatro ‘mesas’ do circuito. Antunes viu seus oponentes passarem ao lado e nada da moto ‘pegar’. Após perder um tempão, o ponta-poranense partiu atrás do prejuízo e iniciou uma perseguição louca pelos 900 metros do motódromo Franco Giobbi.
Rodrigo passou Egino e alcançou Ricardo há cinco voltas da bandeirada, confirmando, com a vitória, o título de campeão da categoria Cadete 2007. “A moto morreu... Estava engatada e custou a pegar. Mas voltei a tempo de buscar a vitória”, resumiu o campeão Rodrigo Antunes.
 Junior Feitosa |
Sênior - A segunda bateria também tinha clima de decisão. Junior Feitosa (Maracaju), precisando da vitória na Sênior, acelerou forte rumo a bandeirada, colocando volta até no terceiro colocado, Fabio Rogério (Cassilândia). Paulo Sérgio Lucianetti (Sonora), ocupava a segunda posição. Com o resultado, terceiro no pódio, Fabinho sagrou-se campeão da categoria Sênior.
“Larguei mal, conquistei a terceira posição e controlei a situação, cuidando para não errar”, comemorou Fabinho. “Fiz o dever de casa aqui em Sonora. Precisava vencer e venci. Meu amigo Fabinho foi muito constante e pontuou sempre. Reconheço que não fiz uma boa temporada em 2007, mas vou brigar pelo título de campeão no próximo ano”, sorriu o vice-campeão, Junior Feitosa.
Oitenta - A terceira categoria a alinhar em Sonora, a 80 CC, também tinha decisão. Disputa acirrada pelo título 2007. Jovens pilotos sul-mato-grossenses concentrados. A torcida local esperava a vitória de Gilnei Quadros, o ‘Ratinho Junior’. Mas Ariel Page (Chapadão do Sul) largou na frente e dominou a prova. Atrás, Kevim Samignam (São Gabriel do Oeste/MS) apertava Adriel enquanto Ratinho, em 3º, tentava buscar o título.
 Ariel Page |
Mesmo com o pneu traseiro da moto furado, Ratinho Junior conseguiu passar Kevin e terminou a prova na segunda colocação, ficando com o vice-campeonato. “Tentei, mas não contava ter tanta dificuldade”, lamenta Ratinho. Ariel Page, por outro lado, estava radiando alegria, não por ter vencido na casa do adversário, mas por ter conquistado o título após o grave acidente de Paranaíba (5ª. Etapa do Estadual): “Consegui me recuperar a tempo de conquistar este troféu e um campeonato que eu julgava perdido”, desabafou o jovem campeão, que se recuperou da fratura na clavícula direita.
TR50F - Fábio ‘ìdolo’ Rogério (Cassilândia) havia conquistado o título de campeão por antecipação, na sétima etapa em Costa Rica. Mas, esportivo e brincalhão, levou a corrida a sério e saiu na frente. Alcançado pelo vice-líder Daniel Fretes (Ponta Porã), perdeu a primeira posição. Porém, seguiu firme em segundo lugar, seguido por Marcos Sarkis (Alto Taquari/MT), terceiro colocado. “Com essa TR50F que ganhei, vou pagar minhas dívidas”, brincou o campeão, se referindo ao prêmio a ser entregue pela Femems ao vencedor da categoria TR50F.
 Daniel Fretes e Fábio Rogério |
 Flávio Brito ‘Jacaré’ |
Nacional - O vereador em Rio Verde de Mato Grosso/MS, Flávio Brito ‘Jacaré’, nem precisava alinhar no gate de Sonora. “Vou correr pelos meus amigos daqui e para não perder o ritmo”, disse. O agora tetra-campeão sul-mato-grossense de Motocross categoria Nacional, largou bem. Entretanto, Jacaré viu a vitória lhe escapar pelas mãos do competente e veterano piloto de Rondonópolis/MT, Osmar Ribeiro dos Santos (“Baianinho”).
O mato-grossense assumiu a liderança da prova na primeira curva e foi-se embora... Jacaré escapou do segundo pelotão e o vice-campeão, Danilo Marcato (Coxim/MS), lutou muito para se livrar dos demais pilotos e conquistar, passo-a-passo, o terceiro lugar no pódio da categoria. “Larguei no bolo, prensado, mas fui abrindo caminho”, comentou Danilo. “O baiano estava turbinado. Eu fiquei o tempo todo tentando encostar nele, mas ele voava baixo”, riu Jacaré. “Se conseguir patrocínio, devo correr o estadual 2008 pelo Mato Grosso do Sul”, sentenciou Osmar Ribeiro, vencedor da Nacional em Sonora, festejando no pódio.
 Disputa pela vitória na Open |
 Daniel Fretes |
Open - O ponta-poranense Daniel Fretes (Ponta Porã/MS) era outro campeão a alinhar em Sonora. O vice-campeão, Stefferson Lino (Campo Grande/MS), queria fechar o campeonato com vitória. Apesar de uma contusão no calcanhar direito, o campo-grandense estava animado. Antes da corrida ele declarou que queria ‘forçar’ a ponta, assumir a liderança e tentar resistir até o fim. A estratégia quase deu certo. Mas Daniel Fretes estava inspirado: ele queria carimbar o título fechando a temporada com uma vitória em Sonora. Stefferson largou na frente e assumiu a ponta, abrindo boa vantagem dos demais. Colado no líder estava o veterano campeão Fábio Festi, retornando às pistas. Fabinho pressionou até a metade da prova, mas cansou. “Faltou braço”, resignou-se.
Fretes conseguiu sair da quinta colocação e se isolar na terceira posição, começando a apertar os líderes após 20 minutos de prova. O campeão assistia à corrida enquanto aguardava o momento certo para dar o bote. Não deu outra. Percebendo que Stefferson abria de Festi, Daniel acelerou e passou o ex-campeão nas costelas para, em seguida, dar início à perseguição ao líder. O campeão encostou, mas Stefferson se defendia como dava. Fecha daqui; toca dali; acelera por fora, por dentro; E assim, a Honda CRF450 de Lino falava mais alto nas retas, enquanto a Kawasaki KXF250 de Fretes respondia melhor nas curvas.
Após intensa perseguição, Daniel Fretes ultrapassou Lino nas curvas do miolo, assumindo a ponta aos 28 minutos de prova. “Faltavam dois minutos e duas voltas, mas não agüentei mais...” queixou-se o vice-campeão Stefferson, reclamando de dores no tornozelo inchado.
Supercompetente, Daniel fez uma corrida normal: correta e objetiva. Acelerando e ultrapassando com segurança, o campeão não cometeu erros. “A pista de Sonora é ótima, bem técnica. Larguei mal, embolado, mas abri caminho e cheguei aqui”, disse, subindo ao primeiro lugar do pódio.
Agradecimentos A Federação de Motociclismo de Mato Grosso do Sul (Femems), agrade ao prefeito de Sonora, Zelir Antônio Maggione (Mano), bem como aos secretários municipais de Saúde e de Obras, pela parceria e apoio na organização da corrida. Agradecimentos especiais à Usina Sonora, presente na realização desta etapa, além do público, estimado em cinco mil pessoas, que festejou todas as seis baterias disputadas no motódromo Franco Giobbi.
 Ratinho Júnior |
A federação também agradece aos 65 pilotos mato-grossenses e sul-mato-grossenses, presentes em Sonora, além de parabenizar os seguintes pilotos, vencedores do Campeonato Sul-mato-grossense de Motocross:
Cadete1. Rodrigo Antunes (Ponta Porã)
2. Egino Michells (Alto Taquari)
3. Raphael Winckler (Ponta Porã
Sênior1. Fábio Rogério (Cassilândia)
2. Junior Feitosa (Maracaju
3. Paulo Sergio Silva (Paranaíba)
Categoria TR50F
1. Fábio Rogério (Cassilândia)
2. Daniel Fretes (Ponta Porã)
3. Carlos Fretes (Ponta Porã)
80 Cilindradas
1. Ariel Page (Chapadão do Sul)
2. Gilnei Quadros Junior (Sonora)
3. Eduardo Shimada (Campo Grande)
Categoria Nacional 1. Flávio Brito (Rio Verde de Mato Grosso)
2. Danilo Marcato (Coxim)
3. Eduardo Carvalho (Costa Rica)
 Osmar Ribeiro dos Santos |
Categoria Open1. Daniel Fretes (Ponta Porã)
2. Stefferson Lino (Campo Grande)
3. Marcos Vinícius (Maracaju)
PerpectivasSe 2007 não foi um bom ano para o motocross sul-mato-grossense, com a perda do supercampeão Jacques Pich (morto em desastre automobilístico em fevereiro), e das ausências de Carlos Eduardo Mendes (afastado com problemas no joelho direito) e de Marcos Vinícius (sem patrocínio), entretanto, 2008 surge no horizonte com a promessa de um campeonato eletrizante.
Carlos Eduardo (campeão 2006) deve retornar, assim como Marcos Vinícius. Fábio Festi (supercampeão estadual e brasileiro) correu duas provas em 2007 e mostrou que está em franca evolução, recuperando físico e ritmo de corrida. Os campeões 2007 sabem que, no ano que vem, quando a poeira subir e os motores roncarem, o sul-mato-grossense de motocross deverá pegar fogo com tantas feras juntas no gate esbanjando talento.
 Pódio Sênior |