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25º Enduro da Independência - RJ - MG
Publicado em: 14/09/2007
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Pioneirismo Mineiro - 25ª edição do Enduro da Independência
Texto e fotos: Fred Mancini


O Enduro de Regularidade é uma modalidade genuinamente mineira. A tradição do Estado no motociclismo off-road, foi construída ao longo das últimas três décadas; e vem sendo renovada a cada nova geração de pilotos. Em 1975, Aires Mascarenhas, um dos diretores técnicos do recém fundado Trail Clube Minas Gerais, sugeriu uma competição na qual o piloto da moto também desempenhasse o papel de navegador. 

Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 95 Fotos!

Aproveitando sua experiência em rallys de carro, criou um tipo de planilha e de navegação para serem utilizadas nas motos. Antes da primeira prova da modalidade, foi feito um seminário para explicar seu funcionamento para os pilotos filiados ao clube, que na época não passavam de 20. O percurso, de cerca de 80 quilômetros, foi montado nos arredores de Belo Horizonte e no dia 26 de outubro de 1975 aconteceu o primeiro Enduro de Regularidade do país. Dos 19 pilotos inscritos, 16 largaram e somente 7 completaram a prova, mesmo assim, com 2 horas de atraso.


O pioneirismo destes jovens, chamou a atenção de Ives Alves, presidente de uma rede de tv em Minas, que propôs ao TCMG uma prova de regularidade reconstituindo o trajeto feto por D. Pedro I e sua comitiva, da cidade do Rio de Janeiro a Vila Rica (atual Ouro Preto). O TCMG aceitou o desafio e assumiu a parte técnica do evento. No dia 4 de setembro de 1983, estes Bandeirantes modernos largaram da cidade do Rio de Janeiro em direção a Belo Horizonte. Nascia ali o Enduro da Independência, que neste ano comemorou sua 25ª Edição. 

Durante este um quarto de século, motos, equipamentos de navegação e de segurança evoluíram muito e transformaram a competição. Entretanto uma característica do evento permanece inalterada e diz respeito ao espírito de confraternização e o companheirismo entre os pilotos, que transformam o Independência em uma imensa celebração em torno da motocicleta.. E foi isso que presenciamos entre os dias 4 e 8 de setembro durante o 25º Independência.

A 25ª Edição 


O percurso de 2007 foi traçado ligando o distrito de Itaipava na região serrana do Rio de Janeiro, até a cidade de Mariana em Minas Gerais, totalizando 800 quilômetros. Durante os três primeiros dias, cerca de 400 pilotos de 15 Estados brasileiros percorreram em média 220 quilômetros em 7:00 horas de competição. No último e decisivo dia, o trecho de 130 quilômetros ligando Ouro Preto a Mariana era composto por trilhas pesadas, percorridas em mais de 5 horas.

Primeiro dia 

O horário de largada foi o mesmo durante os quatro dias de prova, 7:00 horas da manhã. Na largada automática, os pilotos saem em horários pré-determinados em intervalos de 30 segundos. 

Composto basicamente por estradas vicinais e trilhas leves, o primeiro dia não exigiu muito dos pilotos e suas motos. Após 1:30 de prova, os competidores chegaram ao Vale das Videiras para um neutro de vinte minutos. Em seguida, partiram rumo a Três Rios onde puderam abastecer suas motos no segundo neutro do dia. Mais 50 quilômetros de prova e mais um neutro em Três Ilhas, onde as categorias Novatos e Duplas encerravam a competição. Para as demais categorias, ainda restava um percurso de 80 quilômetros até Juiz de Fora. Após 7 horas e 30 minutos de prova, os pilotos chegaram à cidade. Ali mesmo preparavam motos e planilhas para a largada do segundo dia.

Segundo dia 


Na medida que o evento avançava em território mineiro, o nível de dificuldade das trilhas e do roteiro ia aumentando. O trecho a ser percorrido no segundo dia era de aproximadamente 210 quilômetros em direção a cidade de Tiradentes. Novamente três neutros principais dividiram a prova, sendo que o segundo era opcional. O percurso era composto por 80% de trilhas e exigiu cuidados com o desgaste do equipamento e atenção redobrada no roteiro. Ao chegarem no terceiro neutro em Ibertioga, os pilotos haviam percorrido 135 quilômetros em quatro horas e meia. Novamente as categorias Novatos e Duplas encarretaram as motos. Os pilotos das outras cinco categorias, seguiram por trilha até Tiradentes para completarem os 200 quilômetros previstos para o dia. Após 7 horas de prova, foram presenteados com o belo cenário do Largo das Forras (praça principal da cidade).

Terceiro dia 

Com o intuito de resgatar os bons momentos da história do Independência, a organização da prova buscou trilhas de edições anteriores entre Tiradentes e Ouro Preto. Na sexta-feira, o preparo físico dos pilotos contou muito, pois o desgaste dos dois primeiros dias seria sentido nas trilhas pesadas. Mais três neutros dividiam o trajeto, e no terceiro, as categorias Novatos, Duplas e Júnior terminaram a competição após 160 quilômetros percorridos. Quem continuou na prova teria que enfrentar mais 50 quilômetros de trilhas até Ouro Preto. A chegada aconteceu na praça Tiradentes, em frente ao Museu da Inconfidência em mais um belíssimo cenário da prova.

Quarto dia 


Com 90% de trilhas muito técnicas, o trecho entre Tiradentes e Mariana foi o mais pesado da competição. Considerado decisivo, o trajeto de 130 quilômetros seria percorrido em mais de 5 horas, com apenas um neutro na metade do caminho. Nenhuma categoria encarretou as motos e aqueles que conseguiram completar a prova se depararam com a maior festa do motociclismo brasileiro. A última trilha do dia, terminava exatamente na Praça da Rodoviária de Mariana, local da chegada.

Resultados 

Com três primeiros lugares e um segundo, o piloto mineiro Dário Júlio somou 95 pontos e venceu a categoria Máster com 40 pontos de diferença em relação a Sandro Hofmann, segundo colocado. Em terceiro lugar, empatado com Hofmann com 55 pontos, chegou Daniel Crema. Para definir o desempate, é considerada a colocação no último dia de prova. Em quarto lugar chegou Guilherme Mrchetti, seguido por Jomar Greco em quinto. Dário Júlio vem conquistando importantes vitórias este ano. Além de vencer a Rinaldi Minas Cup (Mineiro de Regularidade), o piloto lidera o campeonato Brasileiro e passou a fazer parte da equipe Honda. Nada melhor que coroar 2007 com o título de campeão do Independência. 


Com um desempenho excepcional nos quatro dias de prova Dário Júlio foi o grande vencedor da categoria principal, Máster

Em seguida, a premiação para os cinco primeiros colocados da categoria Sênior. O piloto José Alexandre Tommaso somou 80 pontos e venceu a categoria. Tommaso ficou com o segundo lugar nos quatro dias de prova, mostrando muita técnica para roteirar e claro, para andar. Na segunda posição, com dois primeiros lugares (no 2º e no 4º dias) ficou Rodrigo Pedrosa Amaral. Rodrigo não andou bem no primeiro e terceiro dias conseguindo somente o 5º e 7ºº lugares respectivamente. Em terceiro lugar no podium, ficou William Roger do Rosário, com apenas 2 pontos a mais que Tony Lemos, quarto colocado. A quinta posição ficou com Júlio César de Assis. 

Na categoria Over 50, considerada uma das mais disputadas do Independência, Jader Maciel ocupou o lugar mais alto do podium. Em segundo lugar ficou Luis Carlos Miranda Ferreira, seguido por Roberto Marcio Augusto e Flávio Fleury. Confirmando a disputa acirrada na categoria, a diferença de pontos entre os primeiros colocados foi muito pequena. Segundo Miranda, de 54 anos e 23 Independências , a possibilidades de rever amigos e andar de moto são os atrativos maiores do evento. Vendo o Independência como uma grande festa, se sente gratificado por ter acompanhado a evolução do esporte e das motos.

 
Na Over 40, Hugo Morato conseguiu a vitória com um primeiro lugar e três terceiros. Apesar de vencer dois dias e conquistar um terceiro lugar, Jean Pierre Buttazzi não pontuou no segundo dia, ficando com 7 pontos a menos que o primeiro colocado. Em terceiro lugar ficou o piloto Carlos Eduardo Prates com 58 pontos, seguido de perto por Thanus Augusto Lancini, quarto colocado, com 54 pontos. A quinta posição foi para José Augusto Mendes. 

O vencedor da Junior foi Nilson José Alves, seguido por Cleber Sacramanto em segundo, Maercio Naves em terceiro, Eduardo Salles em quarto e Gislan Coelho em quinto. Na disputa pelo segundo lugar Cleber venceu com apenas dois pontos de diferença, mostrando o bom nível da categoria. 

Mesmo não pontuando no último dia, Alexandre Marques de Miranda, venceu a categoria Novatos com uma vitória no primeiro dia e dois segundo lugares no segundo e terceiro dias. Com duas vitórias no terceiro e quarto dias, Ronam Chaves Gomes, garantiu a segunda colocação. Em terceiro lugar, com seis pontos a menos que o segundo colocado, ficou Carlos Bicalho. A quarta colocação só foi definida no último dia e Haroldo Sampaio levou a melhor e garantiu a colocação com um décimo lugar na etapa final. Moacyr Macedo Júnior não marcou pontos no quarto dia e ficou com a quinta colocação. 


Na categoria Duplas, que este ano voltou a fazer parte do Independência, os pilotos mais regulares foram Aloísio Sfalsim e Cleberson Ovan. Em segundo lugar ficou a dupla formada por Eduardo Menin e Neander Gualberto. Na terceira colocação ficaram Bruno Macedo e Lucas Pires e na quarta Danilo Martins e Valério Monteiro. O quinto lugar foi para Daniel Ligeiro e Wladimir C.M.
 
É importante ressaltarmos, a preocupação da organização com a segurança dos pilotos. O chefe da equipe médica Dr. Delzio S. Bicalho, participou do levantamento da prova para identificar os locais mais perigosos e posicionar sua equipe. Além disso, Delzio fez a prova de moto acompanhado por mais dois médicos. Completavam a equipe, enfermeiros e médicos que ficaram posicionados em locais estratégicos para possíveis resgates. 

Outra ação que merece destaque foi a arrecadação de mais de 10 toneladas de agasalhos e cobertores que foram doados para a Cruz Vermelha do Rio de Janeiro. 

Parabéns aos pilotos, ao TCMG e a todos que trabalharam nos bastidores do Independência. Afinal de contas, completar 25 anos de Enduro no país do futebol já é motivo suficiente para comemorar. 


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 95 Fotos!

Fred Mancini - mancinifoto@hotmail.com - (31) 9731-6682 

Confira os resultados completos no site do Trail Clube de Minas Gerais                






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