Langston e Villopoto confirmam títulos com vitóriasTexto: Lucídio Arruda - Fotos:
www.amamotocross.com
E o AMA Motocross 2007 chegou ao seu final. De maneira um pouco inesperada pelas previsões do início da temporada. Pelo menos na categoria Motocross. Na Lites o domínio da dupla Ben Townley e Ryan Villopoto já era mais ou menos esperado, mas na categoria principal pouca gente apostaria em Grant Langston ou Mike Alessi.
O que aconteceu no AMA fez um paralelo com a temporada do Mundial MX1 deste ano onde (quase) todos aguardavam (sentados?) a conquista do título por Joshua Coppins. Quando o piloto da Nova Zelândia de machucou o belga Steve Ramon transformou-se instantaneamente no principal favorito ao título. Mesmo assim levou mais três GPs e seis baterias para assumir a dianteira na pontuação. "Eu sei que o importante foi brigar por cada ponto", disse Ramon após a conquista do título.
A situação nos Estados Unidos foi semelhante. Todos assistiam ao passeio de James Stewart (depois da saída definitiva de Ricky Carmichael). Quando ele machucou o joelho em Washougal aposto que muitos pilotos se arrependeram por não dar mais de sí nas etapas iniciais do campeonato. A diferença é que os candidatos ao título passaram a ser quatro pilotos, e aí a coisa ficou mais interessante.
Tim Ferry logo tornou-se o líder na corrida ao título (mesmo sem ainda ultrapasar Stewart) ao vencer a etapa de Washougal, mas suas provas finais foram repletas de problemas com más largadas, quedas na primeira curva e resultados abaixo do esperado, principalmente para quem quer ser campeão. Ferry foi respectivamente 6º, 5º, 4º e 4º nas quatro etapas finais.
 Mike Alessi |
Andrew Short também teve sua chance. Na etapa texana foi o mais rápido na pista e venceu a primeira bateria com boa margem. Liderou a segunda bateria por um bom tempo até uma queda acabar com suas chances. O piloto sucumbiu à pressão e perdeu ainda mais duas posições até o final da prova, permitindo ao sul-africano Grant Langston abrir importantíssimos oito pontos.
Grant Langston foi o que suportou melhor o drama das etapas finais. Com um título mundial e um AMA 125 em seu currículo (além de 2 títulos no Supercross 125) a experiência contou a seu favor na hora do aperto. Além disso o piloto se entendeu muito bem com a Yamaha 450 2008 que passou a usar nas etapas finais quando venceu as três últimas.
O jovem
Mike Alessi surpreendeu os mais experientes Short e Ferry e abocanhou um honroso vice-campeonato. O pilto da KTM manteve a consistência na fase final e além de vencer uma bateria subiu ao pódio nas quatro etapas finais.
Corridas
A pista de Glen Helen foi quase que completamente reformada para a final do campeonato. As mudanças agradaram ao público que assistiu a um festival de saltos entre os incríveis subidões e descidões do circuito. Mas do lado dos pilotos as opiniões não foram tão favoráveis. Os duplos e triplos enormes em altíssima velocidade causaram diversas quedas e rodas quebradas. Na primeira bateria apenas vinte e dois pilotos cruzaram a linha de chegada. Nada menos que nove rodas quebraram!
 Kevin Windham venceu a segunda bateria, mas seu futuro ainda é incerto no esporte. |
1ª bateria - Andrew Short saiu na frente na corrida ao título, mas não conseguiu manter a dianteira além da segunda curva. Mike Alessi assumiu o primeiro lugar seguido de Kevin Windham e Mike Brown que acabara de retornar da Europa.
Grant Langston não teve uma boa largada e começou a prova atrás de seus três rivais. O sul-africano foi aos poucos descontando a diferença e recuperando posições no circuito cada vez mais castigado com enormes "bumps".
Aproveitando-se das quedas de Tim Ferry e Kevin Windham, Langston encostou em Mike Alessi na 11ª volta. Na volta seguinte já assumiu a primeira posição e durante as três passagens finais abriu cerca de dez segundos. Alessi ficou em segundo seguido de Short, Windham e Ferry. Brown finalizou na sexta posição.
Com o resultado Langston abriu 13 pontos de vantagem o que lhe permitiria chegar até em oitavo na bateria seguinte para garantir o título.
2ª bateria - Mike Alessi fez o "holeshot" e liderou a primeira volta para ser ultrapassado em seguida por Kevin Windham e Grant Langston.
Enquanto Windham abria vantagem na liderança com a escolha dos melhores traçados (longe dos buracos) Langston procurou evitar riscos desnecessários e manteve uma tocada conservadora até a três voltas do final quando foi ultrapassado novamente por Alessi.
O terceiro lugar foi mais que suficiente para Langston abraçar a taça enquanto o segundo posto de Alessi o fez conquistar os pontos necessários para ultrapassar Short e garantir o vice campeonato.
 Ryan Villopoto voa rumo ao título |
"Eu não mudei minha rotina ou meus treinos. Não me dediquei nem mais nem menos (do que no início da temporada)" - disse o novo campeão do AMA Motocross - "Só acho que o desejo de vencer é algo poderoso, a motivação pode fazer muita coisa."
O brasileiro Antônio Jorge Balbi não completou nenhuma das baterias.
Clique Aqui para ver o balanço final de sua temporada.
Lites - Villopoto é biA primeira bateria da etapa texana foi realmente a corrida decisiva na briga do título. Foi nela que Villopoto abriu a vantagem necessária para chegar à final com tranquilidade, aproveitando-se da queda de Townley na largada.
Na Califórnia os dois representantes da equipe Kawasaki partiram na frente como de costume. Townley assumiu a dianteira na segunda curva e liderou até a quinta volta quando um confiante Ryan Villopoto tomou-lhe a ponta.
 Ben Townley |
Townley deu o melhor de si na tentativa de recuperar o primeiro lugar, mas cruzou a chegada três segundos atrás de seu companheiro de equipe.
Com vinte e dois pontos de vantagem Villopoto precisaria apenas da 17ª posição em seu caminho rumo ao título na segunda bateria.
Ben Townley liderou de ponta à ponta, mas o pequeno e ruivo Villopoto, que é apontado por muitos como o substituto de Carmichael, tinha tudo sobre controle na segunda posição.
Bandeirada e festa na equipe Kawasaki que mais uma vez tomou conta do pódio com a terceira posição de Bret Metcalfe.
Os olhos do mundo crossista apontam agora para a pista de Budds Creek onde nos dias 22 e 23 de setembro está programada a edição 2007 do Motocross das Nações. Além do tradicional e sempre esperado duelo entre os melhores pilotos de cada país o evento deve marcar a última competição oficial do incrível Ricky Carmichael. E desta vez até
o Brasil estará presente!
Resultados
1 |
45 |
25 (1) |
20 (3) |
8 |
G. Langston |
Yam YZ450F |
2 |
44 |
22 (2) |
22 (2) |
800 |
M. Alessi |
KTM 450SX |
3 |
41 |
16 (5) |
25 (1) |
14 |
K. Windham |
Hon CRF450R |
4 |
36 |
18 (4) |
18 (4) |
15 |
T. Ferry |
Kaw KX450F |
5 |
35 |
20 (3) |
15 (6) |
29 |
A. Short |
Hon CRF450R |
6 |
29 |
13 (8) |
16 (5) |
58 |
J. Hill |
Yam YZ450F |
7 |
29 |
15 (6) |
14 (7) |
3 |
M. Brown |
Hon CRF450R |
8 |
22 |
12 (9) |
10 (11) |
273 |
G. Gracyk |
Hon CRF450R |
9 |
17 |
8 (13) |
9 (12) |
99 |
K. Mace |
Kaw KX450F |
10 |
17 |
11 (10) |
6 (15) |
32 |
R. Clark |
Hon CRF450R |
11 |
14 |
14 (7) |
0 (26) |
902 |
C. Cooper |
Hon CRF450R |
12 |
13 |
0 (33) |
13 (8) |
34 |
T. Adams |
Suz RM-Z450 |
13 |
13 |
6 (15) |
7 (14) |
80 |
R. Owens |
Hon CRF450R |
14 |
12 |
0 (24) |
12 (9) |
26 |
M. Byrne |
Suz RM-Z450 |
15 |
11 |
0 (39) |
11 (10) |
36 |
J. Summey |
Hon CRF450R |
16 |
10 |
2 (19) |
8 (13) |
177 |
C. Blose |
Hon CRF450R |
17 |
10 |
10 (11) |
DNS |
138 |
M. Lapaglia |
Yam YZ450F |
18 |
9 |
9 (12) |
0 (33) |
581 |
S. Simon |
Kaw KX450F |
19 |
7 |
7 (14) |
0 (30) |
745 |
K. Rookstool |
Hon CRF450R |
20 |
5 |
DNS |
5 (16) |
74 |
K. Partridge |
Suz RM-Z450 |
21 |
5 |
5 (16) |
0 (25) |
111 |
M. Sleeter |
KTM 450SX |
22 |
4 |
0 (38) |
4 (17) |
31 |
J. Thomas |
Hon CRF450R |
23 |
4 |
4 (17) |
0 (28) |
473 |
R. Bell |
Hon CRF450R |
24 |
3 |
0 (27) |
3 (18) |
275 |
M. Dowell |
Yam YZ450F |
25 |
3 |
3 (18) |
0 (31) |
109 |
T. Hadsell |
Yam YZ450F |
26 |
2 |
0 (22) |
2 (19) |
383 |
R. Fitch |
Yam YZ450F |
27 |
1 |
0 (40) |
1 (20) |
69 |
B. Garrison |
Yam YZ450F |
28 |
1 |
1 (20) |
0 (22) |
79 |
J. Marsack |
Hon CRF450R |
1 |
47 |
22 (2) |
25 (1) |
101 |
B. Townley |
Kaw KX250F |
2 |
47 |
25 (1) |
22 (2) |
1 |
R. Villopoto |
Kaw KX250F |
3 |
40 |
20 (3) |
20 (3) |
123 |
B. Metcalfe |
Kaw KX250F |
4 |
32 |
16 (5) |
16 (5) |
60 |
B. Hepler |
Yam YZ250F |
5 |
29 |
11 (10) |
18 (4) |
981 |
A. Stroupe |
Kaw KX250F |
6 |
29 |
14 (7) |
15 (6) |
577 |
M. Davalos |
KTM 250SXF |
7 |
29 |
15 (6) |
14 (7) |
73 |
J. Weimer |
Hon CRF250R |
8 |
27 |
18 (4) |
9 (12) |
140 |
T. Canard |
Hon CRF250R |
9 |
23 |
13 (8) |
10 (11) |
341 |
N. Izzi |
Suz RM-Z250 |
10 |
20 |
7 (14) |
13 (8) |
48 |
K. Chisholm |
Kaw KX250F |
11 |
18 |
10 (11) |
8 (13) |
52 |
T. Hahn |
Hon CRF250R |
12 |
16 |
12 (9) |
4 (17) |
622 |
K. Cunningham |
Yam YZ250F |
13 |
14 |
8 (13) |
6 (15) |
141 |
S. Boniface |
Kaw KX250F |
14 |
12 |
0 (31) |
12 (9) |
75 |
B. Tickle |
Yam YZ250F |
15 |
11 |
0 (35) |
11 (10) |
903 |
J. Moss |
Yam YZ250F |
16 |
11 |
4 (17) |
7 (14) |
168 |
Z. Osborne |
KTM 250SXF |
17 |
9 |
9 (12) |
0 (35) |
30 |
A. Mcfarlane |
Suz RM-Z250 |
18 |
7 |
2 (19) |
5 (16) |
84 |
M. Willard |
KTM 250SXF |
19 |
6 |
3 (18) |
3 (18) |
509 |
A. Miller |
KTM 250SXF |
20 |
6 |
6 (15) |
0 (28) |
47 |
K. Smith |
Suz RM-Z250 |
21 |
5 |
5 (16) |
0 (32) |
55 |
R. Sipes |
Hon CRF250R |
22 |
3 |
1 (20) |
2 (19) |
498 |
R. Beat |
Yam YZ250F |
23 |
1 |
0 (38) |
1 (20) |
532 |
R. Renner |
Hon CRF250R |
1 |
439 |
G. Langston |
2 |
423 |
M. Alessi |
3 |
421 |
A. Short |
4 |
417 |
T. Ferry |
5 |
363 |
K. Windham |
6 |
291 |
R. Carmichael |
7 |
290 |
J. Stewart |
8 |
230 |
M. Byrne |
9 |
218 |
G. Gracyk |
10 |
207 |
D. Vuillemin |
11 |
198 |
I. Tedesco |
12 |
186 |
D. Millsaps |
13 |
173 |
J. Summey |
14 |
128 |
J. Thomas |
15 |
117 |
R. Clark |
16 |
116 |
T. Adams |
17 |
112 |
K. Lewis |
18 |
108 |
J. Alessi |
19 |
69 |
A. Balbi |
20 |
66 |
S. Skinner |
21 |
47 |
J. Hill |
22 |
43 |
C. Cooper |
23 |
41 |
Y. Atsuta |
24 |
41 |
J. Dowd |
25 |
40 |
K. Keylon |
26 |
40 |
R. Mills |
27 |
38 |
C. Reed |
28 |
37 |
K. Mace |
29 |
34 |
C. Blose |
30 |
34 |
A. Chatfield |
31 |
29 |
M. Brown |
32 |
29 |
N. Wey |
33 |
27 |
C. Siebler |
34 |
27 |
J. Sipes |
35 |
25 |
M. Lapaglia |
36 |
24 |
B. Garrison |
37 |
21 |
C. Whitcraft |
38 |
13 |
R. Owens |
39 |
13 |
S. Simon |
40 |
12 |
K. Summers |
41 |
11 |
K. Rookstool |
42 |
11 |
D. Dehaan |
43 |
11 |
K. Partridge |
44 |
10 |
T. Hadsell |
45 |
9 |
A. Narita |
46 |
7 |
R. Dietrich |
47 |
6 |
M. Sleeter |
48 |
6 |
B. Johnson |
49 |
5 |
C. Wallace |
50 |
4 |
R. Bell |
51 |
4 |
J. Marsack |
52 |
4 |
T. Lorusso |
53 |
4 |
B. Carsten |
54 |
3 |
M. Dowell |
55 |
3 |
C. Charbonneau |
56 |
3 |
J. Povolny |
57 |
3 |
J. Morrison |
58 |
3 |
Y. Fukudome |
59 |
3 |
C. Green |
60 |
2 |
T. Medaglia |
61 |
2 |
R. Fitch |
62 |
2 |
J. Hazel |
63 |
1 |
V. Mckiddie | |
1 |
544 |
R. Villopoto |
2 |
525 |
B. Townley |
3 |
346 |
J. Grant |
4 |
277 |
J. Lawrence |
5 |
267 |
R. Dungey |
6 |
255 |
J. Weimer |
7 |
242 |
B. Metcalfe |
8 |
220 |
T. Hahn |
9 |
203 |
M. Davalos |
10 |
201 |
B. Tickle |
11 |
196 |
K. Chisholm |
12 |
190 |
B. Hepler |
13 |
157 |
A. Mcfarlane |
14 |
153 |
M. Goerke |
15 |
135 |
J. Hill |
16 |
110 |
R. Kiniry |
17 |
108 |
J. Rodrigues |
18 |
98 |
T. Canard |
19 |
96 |
S. Boniface |
20 |
93 |
C. Gosselaar |
21 |
82 |
A. Stroupe |
22 |
82 |
M. Lemoine |
23 |
76 |
N. Izzi |
24 |
64 |
K. Cunningham |
25 |
64 |
R. Sipes |
26 |
61 |
B. Laninovich |
27 |
57 |
D. Sani |
28 |
53 |
D. Klatt |
29 |
44 |
R. Morais |
30 |
41 |
K. Smith |
31 |
33 |
R. Renner |
32 |
29 |
Z. Osborne |
33 |
29 |
B. Jesseman |
34 |
22 |
J. Moss |
35 |
22 |
M. Boni |
36 |
20 |
M. Willard |
37 |
20 |
B. Ainsworth |
38 |
19 |
T. Hibbert |
39 |
15 |
R. Marshall |
40 |
9 |
W. Hahn |
41 |
8 |
C. Dube |
42 |
6 |
A. Miller |
43 |
6 |
T. Medaglia |
44 |
5 |
P. Nicoletti |
45 |
4 |
M. Pugrab |
46 |
3 |
R. Beat |
47 |
3 |
J. Albertson |
48 |
3 |
T. Tiffany |
49 |
2 |
S. Dally |
50 |
2 |
S. Sewell |
51 |
2 |
T. Sherman |
52 |
1 |
T. Bright |
53 |
1 |
M. Lapaglia | |