X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

Campeonato Sul Matogrossense - 6ª etapa
Publicado em: 03/08/2007
Clique e saiba mais

Motocross na Chapada: 40° de pura adrenalina 
Texto e fotos: Carlos Marelli

Chapadão do Sul ferveu com a 6ª Etapa do Motocross 



Vento seco e quente. 40 graus. Umidade relativa do ar em 14%... E dá-lhe aceleração nas mesas, rampas e costelas do circuito Júlio Martins.

Mil e cem metros de pista. Este era o desafio dos 68 pilotos de Motocross em Chapadão do Sul. Divididos em seis baterias (Cadete, Sênior, Nacional, 80, TR50 e Open), os pilotos sul-mato-grossenses enfrentaram além do clima, excelentes pilotos de Goiás, Minas e Mato Grosso. Melhor para MS, cujos pilotos venceram nas seis categorias, três delas com muita folga.

A corrida aconteceu neste domingo (2) na cidade de Chapadão do Sul, que recebeu a sexta etapa do campeonato estadual de Motocross organizado pela Federação de Motociclismo de MS (Femems). O circuito Júlio Martins foi um desafio técnico e físico para os pilotos e o clima seco era um adversário a mais para todos.

A realização da prova foi do Moto Clube Chapadão em parceria com a Prefeitura Municipal daquela bela cidade. Cabe registrar que tanto o prefeito Jocelito Krug, quanto o deputado estadual Antonio Carlos Arroyo, estiveram no motódromo acompanhando as disputas e performances dos pilotos. A Femems agradece o apoio do público, da Fazenda Riacho Doce, Moto Clube e Prefeitura de Chapadão do Sul, além da equipe do site Jovem Sul News (www.jovemsulnews.com.br) que transmitiu a corrida ao vivo e on-line para todo o Brasil. 

Corridas

Cadete - Egino Mitchels (moto 99) viu Rodrigo Antunes (moto 10) disparar para a vitória e para a liderança absoluta do campeonato. Chapadão é uma corrida para Egino esquecer. Estreiando moto nova, 450 cc, ele se enroscou com Luisão (moto 117) logo na primeira volta e perdeu muito tempo. Rodrigo não tomou conhecimento dos adversários e correu para a bandeirada.

Quase que entrega o ouro na última volta ao confundir a placa de uma volta com a bandeira quadriculada. “O diretor tava segurando as duas e pensei que era fim de prova”, disse. Avisado pela equipe, Antunes parou de mandar beijinhos pra galera e tratou de acelerar... Eduardo Loeff (#800) quase, por pouco, não o ultrapassou e estragou a festa do alegre e distraído piloto de Ponta Porã que ganhou de ponta-a-ponta.

Sênior - Era o dia do Júnior Feitosa. Largando muito bem, o piloto de Maracaju levou sua preciosa moto #63 (Honda CRF450) para uma vitória inesquecível, e a primeira dele no campeonato. Segunda prova do dia, segunda vitória de ponta-a-ponta. Atrás, Fabio Rogério (#32) conduzia sua CRF230 numa boa, mantendo distância do terceiro mas sem alcançar o líder da prova. Se recuperando de uma largada ruim, Paulin Silva (moto 88), mergulhou de cabeça na perseguição aos líderes, mas topou com o ‘osso duro’ Fabinho Ídolo.

Amigos e parceiros de equipe (Bim Moto/Arroz Cersul), os dois protagonizaram o maior duelo do dia. Paulin levou sua Kawasaki 450 do jeito que deu... Passou Fabinho duas vezes e por duas vezes viu o amigo recuperar a posição no braço, colocando as motos lado-a-lado em retas e curvas. “Braço, né!O que sobrou pra ele, faltou em mim...”, sorrriu Paulinho. “Quase morri de canseira... Mas que não passou, passou não”, respirou Fabinho, feliz com a segunda posição. Por sua vez, o vencedor da prova estava na dele: “Pensando no campeonato, torci pro Paulinho. Assisti tudo pelo ‘retrovisor’. Rapaz, que pega”, comentou Feitosa, que agora está a apenas quatro pontos do líder Fábio Rogério.

80cc - A terceira prova do dia contou com poucos pilotos, porém, muito determinados. Eduardo Shimada (moto #194) largou muito bem e foi acelerando, acelerando até... ficar sem o cabo do acelerador e abandonar a prova. Melhor para Michael de Jesus, moto #46, que herdou a liderança e escapou de Ratinho Júnior, segundo colocado. Ratinho bem que tentou, mas sua moto de 65cc não rendia nas retas e Michael conduziu sua 80cc para a vitória.

O estreante Mateus Mendonça conquistou o terceiro lugar no pódio. Sorte dele, azar de Victória Lino e Ariel Pagé, pilotos ausentes da prova em Chapadão. Victória fundiu o motor da moto no treino de sábado e Ariel (líder da temporada) se recupera de uma fratura na clavícula esquerda, mas garantiu que estará 100% para competir em Costa Rica, dia 9. “O médico não me liberou para correr aqui”, lamentou. Ariel é de Chapadão e, junto com Victória Lino, assistiu a prova da arquibancada.


Fábio Rogério
TR50F
- Gargalhada geral. Esta foi a reação do público quando as dez motinhas da categoria TR50F (Pro Tork) alinharam no gate de Chapadão. Ver aqueles ‘marmajos’ (acima de 18 anos) montados naquelas minimotos de 50 cilindradas era uma verdadeira piada...

Mas eles estavam lá... O campeão da temporada ganhará uma motinha TR50F zerinho, nova de fábrica. Quando cai o gate, os pilotos ‘arrancam’ e arrancam gargalhadas da multidão. Dá-lhe acelerador... e nada de acelerar!

“O segredo é não tirar a mão do acelerador e nem pensar e sair do ‘trilho’, senão, você fica para trás mesmo”, ensina Fábio Rogério, vencedor em Chapadão e mais líder do que nunca do Estadual Femems 2007. “Vou levar esta motoquinha pra casa...Vou sim”, comentou feliz, após mais uma vitória na categoria.

Outro segredo desta categoria é ser leve. Quanto mais leve melhor. “Leve e pequeno né! Olha minhas pernas... Dói demais, pô! E as costas então...”, reclamava o grandalhão Paulinho Silva, de Paranaíba. “Isto aqui é muito divertido”, concordavam os pilotos Marcão e Carlinhos, fazendo festa na chegada. “Participar já é uma farra. Completar a prova então, para mim, é uma vitória”, alegava outro grandalhão, o piloto Luisão (moto 117), de Campo Grande.


Diego Pedro
Nacional -
Tinha um cometa nos céus da Chapada. E tinha nome: Diego Pedro, 17 anos, moto #31. O jovem piloto de Paranaíba/MS, patrocinado pela Cometa Moto Center e Pref. Municipal daquela cidade, ganhou as duas última provas da temporada 2007. Em Chapadão, Diego largou na frente, correu na frente e recebeu a bandeirada na frente dos demais pilotos da categoria. “Cansei um pouco... Tá muito quente, mas valeu o esforço”, comentou no pódio.

O vereador de Rio verde, Flávio Brito “Jacaré”, 32 anos e tri-campeão estadual farejou perigo. “O menino é bom! Tem futuro!”. Com a moto #35, Jacaré bem que tentou encostar em Diego. Perseguiu, mas não deu! “Muito calor. Mas eu não conseguia acompanhá-lo nas ‘costelas’. Perdia tempo ali”, afirmou Jacaré, piloto da Mastter Motos, líder absoluto da categoria nesta temporada.

Quem não tinha o que comemorar era Danilo Marcato. Segundo no Estadual, Danilo caiu três vezes e deixou os líderes escaparem. “Errei o traçado e caí. Parti pra cima, embalei e entrei rápido demais numa curva. Quanto mais apertava, mais parecia que não ia conseguir chegar lá”, desabafou o jovem piloto de Coxim. Apesar de tudo, Danilo fez ótima prova: estava em último e chegou em 5º, deixando 11 pilotos para trás. “Puxa! Tudo isso!”, respondeu, triste, pois ele sabia ter condições de brigar pela ponta numa corrida ‘normal’.

Open
- O campeonato 2007 da categoria está aberto. Marcos “Mano” Vinícius, vice-líder declarou que não corre mais este ano. Daniel Fretes, com 33 pontos de vantagem para Stefferson Lino, atual segundo colocado, alinhou pensando nos pontos. Lino, idem. O piloto campo-grandense sabia que tinha que vencer em Chapadão. “Não posso deixar ele escapar”, afirmou antes da prova. Largada... Fretes pula na frente e escapa de lado; Lino tenta desviar e se vê preso pela moto #82 do líder... Sobra para Júnior Feitosa (#63), que leva um toque e cai a 20 metros do gate de largada.
Veterano, o piloto de Maracaju se levanta e parte atrás dos outros pilotos para fazer uma corrida brilhante. “Fiquei alucinado com o tombo, tanto que nem vi que o radiador tava furado”, declarou.

Na seqüência, Lino aperta Daniel e consegue passá-lo nos lançantes do miolo. Daniel não deixa Lino abrir e acelera nas costelas. Justo ele, um dos poucos que emendava este obstáculo, foi traído pela moto e levou um capote, caindo de cara e tomando pancada no lombo. Tombo feio. Moto apagada. Mas nada de grave.

Daniel toma uma volta de todo mundo, mas consegue fazer a moto pegar e corre atrás do prejuízo. “Sabia que tinha que pontuar”, disse. Daniel e Feitosa estavam alucinados. Feitosa passava todo mundo. Daniel vinha no vácuo, mas com uma volta de atraso. Na frente, Stefferson emendava rampas, costelas, e dava um verdadeiro show de pilotagem e manobras nas mesas, para delírio do público. “Eu sabia que ia vencer. Sonhei com isso... Bom demais”, comemorou o piloto campo-grandense.

Feitosa (de Maracaju) e Daniel (de Ponta Porã) faziam corridas à parte. Mas ambos enrolaram o cabo do acelerador e foram abrindo caminho no braço, colocando moto de lado, acelerando e rasgando retas, curvas e saltos. “Eu pensei que estava em sexto quando deixei o Danielzinho passar, mas sabia que ele tinha uma volta a menos”, disse Feitosa.

Felipe Loeff (#801), correndo em casa, não sabia que Daniel trazia sua moto #82 com uma volta de atraso. “Sei lá... Quando vi ele chegar (Moto #82), pensei: ‘Lá vem o líder’... Abri o gás e mandei mesmo”, riu o piloto de Chapadão do Sul. Correndo em casa e com apoio da torcida, Felipe não cedeu a posição na pista para Daniel. Este bem que tentou, se aproximou e até o ultrapassou. Porém, a 200 metros da bandeirada, Loeff emendou as costelas e pulou na frente rasgando a reta e recebendo a bandeira quadriculada à frente da moto 82. “Só depois fiquei sabendo que ele estava em quinto, tentando tirar volta...” reconheceu o talentoso e valente piloto de Chapadão do Sul.

Cabe registrar que, no treino de sábado, Felipe Loef sofreu uma queda horrível. Sua moto ‘parou’ no ar, fez um ‘pêndulo’ de 90 graus e embicou de dianteira, arremessando o piloto ao chão e acertando-lhe em cheio nas costas. Felipe, consciente, foi levado de ambulância para o hospital onde permaneceu em observação. Liberado pela equipe médica, treinou domingo pela manhã sem sentir dor alguma. Alinhou e correu super bem. “Errei o traçado na entrada da rampa para o salto e tentei corrigir no ar... Deu zebra”, explicou, ciente da gravidade do acidente. Na pista, Felipe Loeff presenteou seu público com ótima performance conquistando a segundo colocação na Open, a categoria Força livre do MX sul-mato-grossense, a mais bruta e mais cobiçada. “Valeu a pena”, finalizou.


Resultados

CADETE:
1º - Rodrigo Antunes #10 - Ponta Porã/MS (Lava Jato Frontier)
2º - Eduardo Loeff # 800 - Chapadão do Sul/MS (n/d)
3º - Raphael Vincker #377 - Ponta Porã/MS (American Neumáticos)
4º - Egino Michels #99 - Alto Taquari/MT (Michels Contabilidade)
5º - Cassimiro Júnior #69 – Camapuã/MS (Neo Zebu)

SÊNIOR:
1º - Júnior Feitosa #63 – Maracaju/MS (Maraca Motos)
2º - Fábio Rogério #32 – Cassilândia/MS (Bim Motos/Arroz Cersul)
3º - Paulo Sérgio Silva #88 – Paranaíba/MS (Bim Motos/Arroz Cersul)
4º - Carlos Fretes #82 – Ponta Porã/MS (Caiobá Motos/American Cross)
5º - Norton Mendonça #92 – Campo Grande/MS (Norton Turismo)

80 CC:
1º - Michael de Jesus #46 - Costa Rica/MS (n/d)
2º - Gilnei “Ratinho” Júnior #28 – Sonora/MS (Usina Sonora/Pref. Mun. Sonora)
3º - Mateus Mendonça #77 – Campo Grande/MS (n/d)
4º - Eduardo Shimada #194 – Campo Grande/MS (n/d)

TR 50F:
1º - Fábio Rogério, “Ídolo” #32 – Cassilândia/MS (Bim Motos/Arroz Cersul)
2º - Carlos Fretes #82 – Ponta Porã/MS (Caiobá Motos/American Cross)
3º - Daniel Fretes #82 – Ponta Porã/MS (Caiobá Motos/American Cross)
4º - Gilnei Quadros “Ratinho” #189 - Sonora/MS (Usina Sonora/Pref. Mun. Sonora)
5º - Paulo Sérgio Silva, “Paulin” #88 – Paranaíba/MS (Bim Motos/Arroz Cersul)

NACIONAL:

1º - Diego Pedro #31 – Paranaíba/MS (Cometa Moto Center/Pref.Municipal)
2º - Flávio Brito, “Jacaré” #35 – Rio Verde de MT/MS (Mastter Motos)
3º - Luis Henrique #94 – Mineiros/GO (n/d)
4º - Ricardo Calábria #26 – São Gabriel do Oeste/MS (n/d)
5º - Danilo Marcato #179 – Coxim/MS (Marcato Motos)

OPEN:

1º - Sterfferson Lino #72 – Campo Grande/MS (Deputado Arroyo/H Moto/Sinaco)
2º - Felipe Loeff #801- Chapadão do Sul/MS (n/d)
3º - Fábio Rogério, “Ídolo” #32 – Cassilândia/MS (Bim Motos/Arroz Cersul)
4º - Júnior Feitosa #63 – Maracaju/MS (Maraca Motos)
5º - Daniel Fretes #82 – Ponta Porã/MS (Caiobá Motos/American Cross)

Próxima Etapa de Motocross, dias 8 e 9 de setembro em Costa Rica
7ª Etapa do Estadual 2007.
Treinos livres: Sábado (8) das 15 às 17h30
Domingo (9) das 9 às 11h30
Corrida: Domingo (9) às 12h30, largada da primeira bateria (Cadete) 



                        






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet