X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

Copa Moto Snob Novamoto - 2ª etapa - Araraquara - SP
Publicado em: 31/08/2007
Clique e saiba mais

Felipe Grimberg foi o destaque da etapa
Texto e fotos: Maurício Arruda


Largada Categoria Iniciantes


Gustavo Takahashi
O Campeonato Moto Snob Novamoto de Motocross teve sua segunda rodada nos dias 25 e 26 de agosto na cidade de Araraquara que incluíu o evento nas comemorações dos 190 anos do munícipio. Desta vez a competição teve uma programação diferenciada da prova de abertura, com as corridas sendo disputadas nos dois dias do evento.

Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 586 Fotos!

O sábado não ficou restito somente aos treinos, mas também teve as provas das categorias de base. A mudança de cronograma ocorreu em virtude da coincidência de data com uma prova do Arena Cross - que teve sua sétima etapa disputada no domingo - e visou permitir a participação dos pilotos das categorias 50cc, 65cc e 85cc nos dois campeonatos. Assim muitos deles tiveram uma jornada dupla no final de semana competindo em Araraquara para viajar em seguida para correr na outra prova. 

Nesta etapa a organização preparou uma surpresa aos participantes: a pista ficava embutida no meio de um bairro, ao lado do SESC municipal, com a cidade e ruas rodeando o circuito. Não foi díficil imaginar, logo que chegamos ao local, que a competição seria um sucesso de público. De fato as arquibancadas foram tomadas por um milhares de espectadores que, se não superlotaram o local no primeiro dia do evento, o fizeram com gosto e animação no domingo.


Kaio Miranda


Djalma Brito
O Campeonato organizado pela Pepe Promoções e Eventos distribui uma grande premiação (veja mais detalhes na matéria da primeira etapa) que totalizará 90 mil reais ao final da temporada e, somada a boa organização, cronometragem com transponder e infra-estrutura de primeira (nesta etapa o box era asfaltado), tem atraído um bom número de competidores.  

Nas provas de sábado as emoções tiveram início de cara com a garotada mais experiente, da categoria 85cc. E uma garota começou surpreendendo garantindo os R$ 100,00 ofertados para quem fizesse o Holeshot. Babi Fernandes pulou na frente assumindo a liderança, mas a jovem piloto ainda na primeira volta acabou superada.

Quem passou para a liderança foi Gustavo Takahashi que vinha embalado pela vitória no Brasileiro de Motocross, conquistada na semana anterior, e não deu chance a seus adversários nesta prova. 

Com o domínio de Takahashi restou aos demais competidores lutar pelas posições seguintes. Hugo Firmino fez o mesmo na vice-liderança e logo os dois primeiros não tinham suas posições ameçadas. Raul Faustino chegou a ocupar a terceira posição, mas abandonou a prova em seguida. Assim Babi manteve o posto até quatro voltas para o final, quando Gabriel Marques conseguiu a posição de forma definitiva.


Murilo Bertate


Evandro Bacchin
Gabriel havia caído na primeira curva da prova e precisou suar a camisa para recuperar posições. Babi completou a prova em uma boa quarta posição enquanto Jean Fernandes, assim como Gabriel, fez prova de recuperação para terminar em quinto.

Na 65cc a disputa foi acirrada. A prova assim cono a bateria anterior, também contou com o vencedor da categoria na etapa de Canelinha (SC) do Brasileiro de Motocross, o piloto Kaio Miranda. Mas quem largou na frente foi Manoel Kuhn, seguido por Matheus Ribeiro e Felipe Sorrentino.

Kaio partiu na quarta posição, mas recuperou-se rápido chegando logo a segunda posição. Quando já ameaça a posição de Kuhn, ele cai perdendo alguns segundos. Ainda asim ele consegue a liderança da prova ainda no primeiro terço da corrida.

O piloto do Rio Grande do Sul não desiste e a batalha pela liderança esquenta. Manoel Kuhn chega a retomar o primeiro lugar momentaneamente, mas Kaio se recupera a posição e seu adversário deixa a prova logo em seguida após uma queda.


Márcio Joanita Nascimento


Dudu Lima
Vitória para Kaio Miranda seguido de Endrews Armstrong, que recuperou-se de uma péssima largada para terminar na segunda posição. Matheus Ribeiro foi o terceiro com Gustavo Pessoa e Felipe Torrentino completando o pódio da categoria.

A prova da 50cc manteve o nível forte com disputas bastante interessantes. A vitória acabou com Djalma Brito, piloto que largou na frente mas enfrentou uma concorrência brava para vencer a bateria.

Matheus Freschi chegou a superar Djalminha que conseguiu retomar a liderança em seguida. Outro que ameaçou o vencedor foi Mateus Mendonça que veio do final do pelotão ultrapassando todos os demais e, quando já ameaçava a posição do líder, deixou a prova com problemas mecânicos.

Final de prova, vitória de Djalminha com Douglas 'Dodô' Bueno fazendo uma prova consistente para completar em segundo. Freschi fechou em terceiro, com Guilherme Torres em quarto. O público também aplaudiu e vibrou com o quinto colocado, Carlinhos Evangelista que, abusado, dava grandes vôos na mesa de chegada fazendo a alegria da galera.


Felipe Grimberg


Rodrigo Siqueira
No domingo foram mais sete baterias. A poeira, que chegou a incomodar no dia anterior, foi controlada pela organização que reforçou a irrigação do circuito depois do encerramento da programação de sábado.

As provas começaram com a categoria Intermediária onde Lucas da Costa saiu na frente seguido por Murilo Bertate. Os dias disputaram a ponta praticamente até a metade da prova, momento em que Lucas perde ritmo e acaba ultrapassado.

Murilo, que havia vencido também na etapa de abertura do campeonato, a partir de então não tem dificuldades e garante mais uma vitória. Lucas ainda foi superado por Edson de Angelis, piloto que fez uma recuperação espetacular e, depois de completar a primeira volta na penúltima posição, garantiu o segundo lugar na bandeirada.

A quarta posição também foi bastante disputada e só se definiu na última volta. Danilo Veltroni teve que se defender por boa parte da prova de Fernandes Lemos, que depois de muita insistência conseguiu a ultrapassagem. Mas Veltroni não desistiu e conseguiu recuperar o posto nos últimos momentos deixando Lemos com a quinta posição.



Pódio Nacional
A CRF 230, onde Evandro Bacchin e Marcos de Moraes agitaram o público com uma ótima disputa. Person Pauletto assumiu a terceira posição onde isolou-se rapidamente. O mesmo ocorreu com a quarta e quinta posições, dominadas por Marco Aurélio e Gabriel Montagner.

Voltando a disputa pela vitória, Bacchin liderava sempre pressionado por Moraes que, aos cinco minutos chega a perder contato, mas recupera terreno nas voltas seguintes. Aos 12 minutos ele finalmente supera seu adversário, mas quando a prova já se encaminhava para as duas voltas finais, Moraes sofre uma queda que facilita as coisa para Bacchin que vence a bateria. Além da primeira colocação e do troféu no pódio Bacchin ainda ganhou uma declaração pública de amor da namorada, que expressou seus sentimentos pelo piloto através do sistema de som do evento.


Paulo Giovani


Marcos de Moraes
Outra categoria muito disputada foi a MX3. Realmente foi uma daquelas provas onde
era difícil apostar quem venceria. Fábio Aleixo partiu na frente com Márcio Joanita Nascimento e Ric Raspa em seu encalço.

Os três determinaram o ritmo da prova com uma intensa e bonita disputa. Aleixo suportou a pressão até a quinta volta, quando foi ultrapassado por Joanita. Raspa não deixou o líder escapar e também ultrapassou Aleixo partindo pra cima de Joanita. Na volta seguinte Raspa consegue a primeira posição, mas com as posições invertidas quem passa a pressionar é Joanita.

O piloto de Jundiaí recupera-se rápido e retoma a liderança. Os dois abrem de Aleixo e de Lê 'MRP' Dias, piloto que vem na quarta posição e comemora no evento seus 20 anos de motocross! Quando Raspa aperta o líder novamente acaba tocando em sua moto, assim sofre uma queda que lhe faz cair para a terceira posição.

Jonita respira em primeiro e consegue alguns segundos de vantagem, suficientes para garantir a vitória. Raspa acelera e conquista o segundo posto, ultrapassando Aleixo a três voltas do final. Lê Dias cruza na quarta posição e Flávio Bueno na quinta.


Bruno Rubini
"Estou partindo do enduro para o motocross agora e estou pegando a 'manha do negócio'. O Raspa tentou me passar, acabou tocando na moto e caiu. O ritmo estava forte estão todos de parabéns", afirmou o vencedor da prova, Joanita.

A bateria da MX2 reuniu poucos pilotos, mas teve alto nível técnico. Quem fez sua primeira participação nesta temporada do campeonato e assumiu a ponta foi Rodrigo Siqueira.

O "Doutor Rodrigo", que ultimamente tem se dedicado mais a sua profissão de fisioterapeuta e andado pouco de moto, acelera por quatro voltas mantendo a liderança. É o tempo que consegue resistir até diminuiur o ritmo perdendo a primeira posição para Felipe Grimberg.

Dudu Lima também está na briga e ultrapassa Siqueira logo depois, tentando aproximar-se do ponteiro. Mas depois disto a disputa não passa de uma briga de gato e rato, com Dudu tentando a aproximação e Grimberg forçando para escapar na ponta.

Quem leva vantagem é Grimberg que aos 15 minutos de bateria já tem uma vantagem tranquila que mantém até a vitória. Dudu Lima também fica isolado na segunda posição, assim como Siqueira em terceiro. A briga pela quarta posição definiu-se logo no início da prova com vantagem de Marcos de Moraes sobre Heinz Chrispim. 


Heinz Crispim
Vinte oito pilotos partiram na disputa seguinte, da categoria Iniciantes. Quem faz o Holeshot é Eduardo Santos, mas quando a primeira volta é completada a classificação apresenta João Henrique em primeiro seguido por Felipe Takahashi, Bruno Henrique e Bruno Rubini.

O destaque da bateria é Rubini, que vai ganhando posições rapidamente até assumir a liderança. Quem dá trabalho ao líder é Takahashi que chega a ultrapassá-lo, mas perde a posição em seguida.

A vitória é confirmada por Bruno Rubini e a segunda posição por Felipe Takahashi (irmão do Gustavo, vencedor da 85cc). João Henrique é o terceiro e Jerônimo Martins o quarto. Eduardo Santos consegue no final da prova garantir a quinta posição.

Depois da manutenção de pista os pilotos da Nacional alinharam para a penúltima prova do dia. E o que assistimos foi o domínio total de Paulinho Giovani, piloto que garantiu a vitória de ponta a ponta.


Dudu Lima

Alguns pilotos acabaram vítimas de pontos escorregadios da pista. O primeiro é Murilo Bertate que deixa a moto escapar assim como a segunda posição. Depois foi Evandro Bacchim, que também em segundo sofreu uma queda junto com Alessando Marfim.

Quem não quis saber de confusão foi Marcos de Moraes que começou de forma discreta
na prova até finalizar em segundo. Bacchim ainda recuperou a terceira posição seguido por Tiago Dutra em quinto.

Pra finalizar a MX-Gold (Força Livre) trouxe de volta a pista os principais pilotos. Ricardo Raspa parecia largar na ponta, mas na primeira curva acabou escorregando, caindo e partindo na última posição.

Quem aproveitou para sair na frente foi Joanita, mas a alegria do piloto dura pouco já que Felipe Grimberg e Rodrigo Siqueira estão com vontade e superam o vencedor da MX3 ainda nas primeiras curvas. Dudu Lima só consegue a terceira posição depois de alguns minutos.

Daí em diante Dudu tenta tirar a diferença que o separa do segundo colocado. Com pouco mais de oito minutos de prova ele chega definitivamente em Siqueira que, já demonstrando cansaço não esboça reação e permite a ultrapassagem. 


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 586 Fotos!
Aos 14 minutos a surpresa: Dudu aparece em primeiro! Grimberg cometeu algum erro na parte baixa da pista e surge na segunda posição, mas próximo do ponteiro. Só que Dudu desperdiça a oportunidade logo em seguida, quando também erra devolvendo a liderança pra Grimberg que aproveita para ganhar vantagem.

Bandeirada para Grimberg com Dudu em segundo - dez segundos atrás - e Siqueira em terceiro. A quarta posição só definiu-se após muita disputa com Heinz Crispim levando vantagem sobre Márcio Joanita. Raspa ainda conseguiu recuperar-se da última para a sexta posição da bateria.

Grimberg, destaque do final de semana, comentou as vitórias: "Na MX2 passei os meninos e consegui uma boa vantagem que me deu tranquilidade. Na segunda bateria (da MXGold) acabei caindo, fato que me prejudicou, mas voltei com garra e consegui passar o Dudu (Lima) abrindo uma vantagem suficiente para vencer. Depois de um
momento difícil na temporada, quando fraturei o pé, agora estou voltando com força de vontade, vou fazer todo campeonato e tentar levar o título".

O campeonato continua nos dias 29 e 30 de setembro com a disputa da 3ª etapa na cidade de São Carlos - SP.


Felipe Grimberg

A etapa de Araraquara do Campeonato Moto Snob Novamoto teve o patrocínio de EBF Capacetes e apoio de Consórcio Agraben, Agrabenetton, Americana Digital, Vector, Finasa, Prefeitura Municipal de Araraquara, MRP Racing, América Sports, General Motos,  Stocovich Design, Mônaco Aluminum, MR Pro, Positron, Supermercados 14, Cerveja Sol, Coca Cola e Duboy Racing. O evento é organizado pela Pepe Promoções e Eventos.

Resultados

Pos. MX-Gold Dif M. Volta
1 359 Felipe Grimberg - 1:16.490
2 338 Eduardo Lima +3.476 1:16.915
3 42 Rodrigo Siqueira +1:03.101 1:18.185
4 150 Heinz Crispim +1:09.506 1:21.032
5 610 Marcio nascimento +1:10.356 1:20.802
6 59 Ricardo Raspa 1 Volta 1:22.150
7 940 Murilo Bertate +7.820 1:20.949
8 272 Maycon Roberto +18.967 1:23.212
9 316 Flavio Bueno 2 Voltas 1:26.404
10 500 Carlos Eduardo +12.516 1:26.424
Pos. MX2 Dif M. Volta
1 359 Felipe Grimberg - 1:16.210
2 338 Eduardo Lima +22.332 1:17.106
3 1 Rodrigo Siqueira +1:04.509 1:16.379
4 2 Marcos Roberto 1 Volta 1:20.609
5 150 Heinz Chrispim +6.905 1:21.631
Pos. MX3 Dif M. Volta
1 610 Marcio Nascimento - 1:21.363
2 59 Ricardo Raspa +6.518 1:21.533
3 58 Fabio Aleixo +11.347 1:21.897
4 64 Alessandri Dias +29.009 1:23.715
5 316 Flavio bueno +1:05.232 1:25.786
6 280 Rogner Silva +1:23.505 1:27.564
7 35 Amaury Correa +1:36.694 1:28.100
8 99 joao barros 1 Volta 1:31.076
9 380 Wagner felipe +5.400 1:31.399
10 940 Julio Cesar +20.033 1:32.140
Pos. Nacional Dif M. Volta
1 15 Paulo Giovani - 1:30.871
2 2 Marcos Roberto +10.794 1:30.439
3 115 Evandro Bacchin +20.734 1:28.538
4 5 Tiago Dutra +35.982 1:33.231
5 23 Alessandro Marfim +46.561 1:30.115
6 82 Murilo Bertate +1:02.178 1:31.922
7 9 fabio Rogerio 1 Volta 1:41.865
8 284 Lucas Henrique 2 Voltas 1:46.707
9 100 Diego Lima +1:31.415 1:52.951
Pos. Intermediária Dif M. Volta
1 82 Murilo Bertate - 1:24.416
2 818 Edson Angelis +13.212 1:23.223
3 774 Lucas da Costa +24.681 1:25.828
4 133 Danilo Veltroni +28.406 1:26.261
5 142 Fernandes Lemos +29.122 1:26.529
6 115 Bruno Francisco +31.137 1:26.681
7 37 Amaral +36.434 1:26.984
8 911 Rogerio Zanetti +37.700 1:26.234
9 272 Maycon Roberto +38.684 1:24.219
10 59 Alexandre Fernandes +1:00.594 1:28.450
Pos. Iniciantes Dif M. Volta
1 9 Bruno Rubini - -
2 28 Felipe Takahashi - 1:27.528
3 99 Joao Henrique +14.546 1:28.355
4 912 Jeronimo Martins +22.787 1:28.713
5 17 Eduardo Santos +25.433 1:28.386
6 574 Wanderson Nero +37.654 1:29.617
7 79 Marcos Bolelli +44.950 1:28.025
8 78 Givago Munhoz +49.114 1:30.654
9 215 Bruno Henrique +52.344 1:27.957
10 186 Alexandre Jesus +1:03.225 1:30.838
Pos. CRF 230 Dif M. Volta
1 115 Evandro bacchin - 1:24.506
2 2 Marcos Roberto +18.313 1:25.677
3 360 Person pauletto +36.215 1:28.932
4 191 Marco Aurelio 1 Volta 1:33.876
5 33 Gabriel Montagner +36.035 1:35.009
6 43 Rodrigo Nascimento +50.325 1:36.211
7 17 Alex pastor 2 Voltas 1:44.836
8 3 Marcos Antonio +1.516 1:45.468
9 94 Caio Vinicios 3 Voltas 1:50.825
Pos. 85cc Dif M. Volta
1 6 Gustavo Takahashi - 1:23.766
2 333 Hugo Firmino Carlos +20.449 1:26.889
3 39 Gabriel Marques +1:08.618 1:28.434
4 949 Barbara Babi Fernandes +1:12.685 1:30.732
5 135 Jean Fernandes +1:18.549 1:29.446
6 9 Endrews Armstrong +1:21.317 1:29.364
7 37 Renam Branco 1 Volta 1:33.691
8 99 Elio felix +22.557 1:35.100
9 17 guilerme Vendramini +37.516 1:33.964
10 45 Matheus Serafim +38.454 1:31.171
Pos. 65cc Dif M. Volta
1 11 kaio Miranda - 1:29.642
2 7 Endrews Armstrong +24.830 1:30.653
3 17 Matheus Ribeiro +31.596 1:32.719
4 536 Gustavo pessoa +33.979 1:33.692
5 22 Felipe Sorrentino +1:10.438 1:35.015
6 94 Wilgner Francisco +1:16.889 1:37.376
7 37 Guilherme guarnieri +1:34.148 1:38.171
8 53 Felipe Santos 1 Volta 1:39.681
9 359 Carlos Flocos +28.529 1:40.012
10 800 Lucas benati +1:01.834 1:43.215
Pos. 50cc Dif M. Volta
1 13 Djalma Carvalho - 1:02.567
2 70 Douglas Soares +10.862 1:05.109
3 36 Matheus Freschi +11.760 1:05.043
4 6 Guilherme Torrres +12.480 1:02.973
5 14 Carlos Tavares +51.406 1:06.829
6 77 Lukas Friederich 1 Volta 1:10.647
7 93 Lucas Rosa +1.038 1:10.773
8 80 Matheus mendoça 2 Voltas 1:03.133
9 7 Victor Colla 3 Voltas 1:27.813






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet