Festa em Cianorte - PR Texto: Lucídio Arruda - Fotos: Maurício Arruda
A cidade de Cianorte - no Oeste do Paraná - recebe pelo sexto ano consecutivo o Brasileiro de Motocross com a competente e simpática organização do Dr. Teixeira, pai do piloto Kayan Teixeira (MXJr). O circuito local é uma das poucas pistas do Brasil localizada praticamente no centro da cidade.
A competição acontece em conjunto com o aniversário do município e o clima festivo toma conta da região.
As nuvens que ameaçaram chuva após os treinos livres foram embora e deram lugar ao Sol forte com muito vento. Para amanhã a previsão é de Sol pela manhã e chuva durante a tarde e a noite.
Confira abaixo os resultados dos treinos cronometrados:
MX3 - Chumbinho a um passo do título Com o ponto extra conquistado pela pole position Milton Chumbinho Becker precisa apenas abrir mais cinco pontos em relação a Alexandro Martins para conquistar seu 13º título brasileiro por antecipação.
Nico Rocha ficou com o segundo tempo e Rogério Nogueira, que deu apenas uma volta válida na tomada de tempo ficou com o terceiro posto. Amanhã os veteranos dão início às competições.
 Miltom Chumbinho Becker |
1.Milton Becker, 1:47.310
2.Nico Rocha, +0.338
3.Rogério Nogueira, +2.952
4.Alexandro Martins, +8.595
5.Alessandri Dias, +10.359
MX2 - Wellington é Pole Na categoria das 250F a equipe Honda colocou quatro dos seus pilotos nas cinco primeiras posições. Rafael Zenni, da Pro Tork, foi o intruso no grupo marcando o quarto melhor tempo.
A briga pela primeira posição foi apertada entre Leandro Silva, aparentando estar completamente recuperado do acidente que o tirou da etapa de Santa Luzia, MG, e Wellington Garcia. O goiano marcou a melhor volta no final da sessão.
O rondoniense Rodrigo Selhorst e o paulista Thales Vilardi marcaram 3º e 5º tempo respectivamente. Marcello Ratinho Lima ficou com a sexta posição e Swian Zanoni, retornando de sua pequena temporada na Europa, o sétimo.
 Wellington Garcia |
1.Wellington Garcia, 1:39.160
2.Leandro Silva, +0.330
3.Rodrigo Selhorst, +1.524
4.Rafael Zenni, +2.256
5.Thales Villardi, 2.566
65 - Equilíbrio e competitividade A categoria 65 é, na minha opinião, uma das que apresenta maior número de candidatos à vitória. Tanto pelo equilíbrio técnico como pelos altos e baixos da maioria dos ponteiros durante a temporada.
A intimidade com o piso de areia, relativamente pesado para as pequenas motocicletas será decisivo amanhã na busca pela vitória na sexta etapa.
Hoje Rodrigo Riffel foi o mais rápido na tomada de tempo pouco a frente de Marcos Holtman. Anderson Amaral ficou o terceiro tempo a quase quatro segundos do líder. Endrews Armstrong e Kaio Miranda foram respectivamente 4º e 5º colocados. Thiago Formehl, vencedor da etapa passada marcou o sexto tempo enquanto o líder do campeonato Gustavo Roratto ficou com a nona posição.
 Rodrigo Riffel |
1.Rodrigo Riffel, 2:06.549
2.Marcos Holtman, +0.252
3.Anderson Amaral, +3.855
4.Endrews Armstrong, +4.185
5.Kaio Miranda, +4.574
85 - Hector Assunção foi o mais rápido Bom, essa não foi surpresa para ninguém. O paulista Hector Assunção que marcou a pole-position nas cinco primeiras etapas repetiu a dose em Cianorte.
O gaúcho Marçal Muller, que em Itupeva deu "um calor" em Hector nas voltas finais promete incomodar o líder do campeonato amanhã apesar do 2 segundos de desvantagem em relação à melhor volta.
Outro destaque dos treinos foi a piloto paranaense Jéssica Gemniczail que marcou o quinto tempo atrás de Gabriel Gentil e Gustavo Takahashi.
 Hector Assunção |
1.Hector Assunção, 1:48.460
2.Marçal Muller, +2.101
3.Rodrigo Lama, +3.270
4.Gustavo Takahashi, 4.152
5.Jéssica Gemniczail, +10.762
MXJr. Domínio parananse Jean Ramos marcou um tempo surpreendente, capaz de o colocar na terceira posição na categoria MX2. Rafael Faria ficou com a segunda posição 2.4 segundos atrás.
Os dois prometem repetir os duelos que agitaram as etapas anteriores.
Gabriel Gentil ficou com a terceira posição a frente de Dudu Lima e Marco Túlio.
 Jean Ramos |
1.Jean Ramos, 1:39.516
2.Rafael Faria, +2.405
3.Gabriel Gentil, +5.710
4.Dudu Lima, +6.516
5.Marco Túlio, +6.603
MX1 - Ponto valioso Na principal categoria do campeonato é onde o ponto extra dos treinos cronometrados tem sido mais importante.
Wellington Garcia e Marronzinho chegaram a Cianorte com apenas um ponto, a favor do goiano, separando-os.
Na sessão de treinos cronometrados Marronzinho ficou com a melhor marca até a poucos minutos do final quando Garcia baixou seu tempo em cerca de meio segundo.
Com isso o goiano ampliou em mais um ponto sua vantagem no campeonato.
 Wellington Garcia |
1.Wellington Garcia, 1:36.699
2.João Paulino Marronzinho, +0597
3.Leandro Silva, +1.811
4.Rafael Zenni, +3.026
5.Thales Villardi, +4.352