Red Bul Romaniacs - Enduro ao Extremo!
Texto: Lucídio Arruda - Fotos: Dean Treml / Peter Mathis / Günter Gröbl
O Red Bull Romaniacs teve sua quarta edição disputada essa semana.
E mais uma vez uma das provas mais difíceis do mundo foi realizada com trajetos desconhecidos, dificuldades esperadas e inesperadas e um rosto mais do que conhecido no topo do pódio depois de quadro dias de desafios intensos entre homens, máquinas e a implacável natureza.
Veja também:
Clipe com os melhores momentos do evento
Vamos conferir como foi essa incrível prova.
 Cyril Despres |
Prólogo
As festividades em Sibiu na Romênia começaram com uma apresentação para mais de 9.000 pessoas do campeão de Street Bike Freestyle, o alemão Chris Pfeiffer.
Mas para os 135 competidores do evento a brincadeira que os esperava era composta de automóveis destruídos, troncos de árvores, paredes de pedras, rampas de madeiras e escadas.
Os pilotos da classe Hobby abriram a competição, mas para eles o trajeto se mostrou mais difícil que o esperado. Mesmo entre os pilotos da classe expert, nenhum foi capaz de superar todos os obstáculos pelo "caminho dos homens" e a solução para a maioria foi completar o traçado pela "chikens line".
O público aguardou pelos profissionais para assistir a todos os obstáculos serem vencidos e ao final do desafio de pouco mais de vinte minutos foi Cyril Despres, bi-campeão do Dakar quem começou o Romaniacs na frente seguido do britânico Paul Bolton e do holandês Frans Verhoeven.
 Prólogo |
1º Dia - Começam as verdadeiras dificuldades
 Chris Pfeiffer |
Três categorias, três trajetos e 135 pilotos. O que todos tinham em comum? Na largada realizada pontualmente às 7 da manhã nenhum deles sabia exatamente do primeiro dia de off-road com percursos variando entre 190km para os prós e 140km para os pilotos da classe Hobby.
Não demorou muito para descobrirem que o terreno do Romaniacs nos arredores de Sibiu, capital européia da cultura em 2007, é um dos mais hostis da face da Terra.
Foi um dia de caminhos muito lisos, lama, rios e troncos. As máquinas também sofreram e os pilotos tiveram que conviver com motores superaquecendo, embreagens queimadas e freios falhando.
 Essa gangorra foi um dos obstáculos inusitados |
Para os que conseguiram completar adivinha qual foi a recompensa ao final do dia? Descobrir que os dias seguintes seriam ainda piores!
Entre os profissionais o destaque foi para o francês Michel Gau que venceu o dia a frente do representante de Andorra Alex Antor e Cyril Despres.
O campeão do Dakar aproveitou a posição de primeiro na largada e foi o mais rápido no início da competição. Conforme o terreno piorou e os próprios ponteiros enfrentaram dificuldades a liderança mudou de mãos diversas vezes conforme iam passando os postos de controle.
Despress e o alemão Gerhard Forster pilotaram juntos por boa parte de uma das especiais e ambos abriram vantagem até Foster cair e quebrar uma costela. Ele completou o dia, mas ficou em dúvida se prosseguiria ou não até o final.
2º Dia - Chris Birch surpreende os favoritos
O trajeto do terceiro dia foi mais curto, mas nem por isso mais fácil. Em alguns trechos competidores comentaram que se sentiam como o próprio Indiana Jones, desbravando paredes imensas de pedras.
O percurso começou com uma escalada quase vertical no chamado Schanta Valley logo na saída da cidade. Na segunda especial os pilotos enfrentaram um terreno muito desafiador e técnico com pedras imensas próximas a um rio. Apenas um punhado de pilotos conseguiu vencer os obstáculos sem a ajuda do parceiro (nas categorias Expert e Hobby a competição é por duplas) ou dos fiscais de pista.
Na segunda medade do dia foi a hora de encarar uma floresta de 300 anos e uma escalada até a altitude de 2000 metros com inclinação superior a 60º em alguns trechos. Ao final uma queda d'água refrescava a vista e mente dos pilotos com um visual fantástico.
 Kyle Redmond |
O destaque do dia foi o neo-zelandês Chris Birch depois de demorar mais de nove horas e meia para completar o segundo dia não quis gastar mais que 3h14min para retornar ao ponto de seu merecido repouso.
Cyril Despres levou um minuto a mais para cruzar o posto final e passou por poucos segundos Michel Gau na classificação geral. O terceiro do dia foi o norte-americano Kyle Redmond.
3º Dia - O mais rápido do evento
Depois de 560 quilômetros apenas 90 pilotos permaneciam na competição. Neste dia a competição apresentou um início extremamente técnico e a segunda metade de trechos velozes e com visual espetacular.
Os franceses Despres e Gau surpreenderam a própria organização cruzando a linha de chegada bem antes do esperado.
Os dois únicos pilotos a vencer as edições anteriores do evento se colocam como francos favoritos antes do dia final.
Despres foi o mais rápido no início e logo alcançou o vencedor do dia anterior Chris Birch. Mas depois de penar para achar a rota certa perdeu a liderança para Gau terminando o dia exatamente quatro minutos atrás. Birch ficou em terceiro e o alemão Gerhard Foster em quarto.
As belas montanhas e velocidades acima do 120km/h recarregaram as energias dos pilotos antes do dia final e decisivo. O tempo seco colaborou com os pilotos deixando a pista rápida e permitindo cumprir o trajeto num tempo bem menor que o programado.
O organizador Martin Freinademetz comentou: "Se tivesse chovido alguns dias antes muitos dos competidores não cruzariam a chegada antes do por do Sol."
O dia seguinte começaria com 14h12min de tempo total para o líder e mais de 35 horas (incluindo as penalizações) para a última dupla.
4º Dia - Despres é tri-campeão
Com quatro minutos de vantagem Michel Gau começou como franco favorito ao título da edição 2007. Mas a má sorte estava ao seu lado. Apenas 30 minutos após a largada Gau sofreu uma queda que resultou num braço direito fraturado. Despres foi o primeiro a chegar ao local do acidente e aguardou ao seu lado até o socorro chegar.
Vinte minutos depois ele continuou sua prova sem saber por quantos competidores havia sido ultrapassado.
Chris Birch foi novamente o primeiro a cruzar a linha de chegada e não fosse seu desastroso primeiro dia onde chegou em apenas 15º teria teria brigado mais próximo da vitória.
Despres teve um crédito em seu tempo por ter atendido Gau e venceu a classificação do dia. Venceu também na classificação geral (mesmo sem o crédito ainda venceria por cerca de 17 minutos) tornando-se tri-campeão dessa exigente e deslumbrante prova.
Mesmo com a costela quebrada o piloto privado alemão Gerhard Foster administrou as dores para completar o evento na segunda posição. Birch ficou com o terceiro posto no pódio apenas três minutos depois.
O quarto dia, como era de se esperar, foi dos mais exigentes com escaladas inclinadas no início e pirambeira lisas e intermináveis ao final no retorno à Sibiu. Os 78 pilotos a completar o evento puseram à prova toda sua disciplina, técnica e disposição para vencer caminhos que foram da lama infernal às paisagens paradisíacas das montanhas da Romênia.
 Chris Birch comemora a chegada final |
 Cyril Despres |
Cyril Despres: "Michel e eu realmente forçamos o ritmo ontem e estávamos preparados para a batalha desta manhã. Mas logo após a largada Micheu sofreu uma queda e e parei para ver o que tinha acontecido. Ela tinha quebrado o braço e fiquei com ele atá a equipe de primeiros socorros chegar. Não me preocupei com a corrida porque acima de tudo somos amigos.
Quando voltei à corrida cheguei a nadar com minha moto na travessia dos rios. Acho que hoje foi o dia mais difícil entretanto tivemos sorte com o tempo. As coisas poderiam ter sido 25% piores numa prova como essa. Tenho de agradecer a organização,
fizeram um grande trabalho e hoje descobri que o pessoal dos primeiros socorros está sempre por perto. Foram dias muito divertidos pilotando e isso faz me sentir ainda melhor por vencer novamente."
Gerhard Foster: "Tive um início péssimo esta mahã. No primeiro rio minha moto caiu e tive que tirar toda a água para continuar. Hoje foi o dia mais difícil. Tívemos que subir e descer, subir e descer nas montanhas, mas ao final terminei o dia bem e estou absolutamente satisfeito de estar aqui."
Chris Birch: "É fantástico estar aquí. No domingo não sabia se poderia completar a prova e agora estou no pódio! Hoje foi difícil e quandos nos aproxumamos das margens da cidade pensei que a chegada estava próxima, mas ainda levei duas horas para receber a bandeirada! A melhor coisa de hoje? Chegar ao final com certeza! Entretanto estou triste por Michel Gau, ele era o cara para ganhar aqui."
Resultados
1 |
4 |
DESPRES Cyril |
French |
20:13:42:0 |
72822 |
2 |
5 |
GERHARD Forster |
German |
20:51:42:0 |
75102 |
3 |
8 |
BIRCH Chris |
New Zealander |
20:54:43:0 |
75283 |
4 |
26 |
RED MONT Kyle |
USA |
21:20:53:0 |
76853 |
5 |
2 |
ANTOR Alex |
Andorran |
21:59:28:0 |
79168 |
6 |
7 |
VERHOEVEN Frans |
Nederlands |
22:29:31:0 |
80971 |
7 |
10 |
HAPP Dieter |
Austria |
22:53:48:0 |
82428 |
8 |
22 |
MARTINJAK Klaus |
Österreich |
26:46:31:0 |
96391 |
9 |
12 |
EMANUEL Gyenes |
Romanian |
30:13:59:0 |
108839 |
10 |
23 |
MILLER Kevin |
USA |
31:45:7:0 |
114307 |
11 |
1 |
GAU Michel |
French |
32:57:56:0 |
118676 |
12 |
24 |
WALKER Geoff |
British |
33:19:45:0 |
119985 |
13 |
18 |
CSAKI Ferenc |
Romanian |
34:45:49:0 |
125149 |
14 |
11 |
KATAI Peter |
Hungarian |
35:35:17:0 |
128117 |
15 |
17 |
ELEK Andras |
Romanian |
36:4:24:0 |
129864 |
1 |
159 |
CRAFAR Simon |
Moto Club Vectra |
New Zeelander |
27:16:38:0 |
1 |
160 |
MIREL Pandrea |
Moto Club Vectra |
Romanian |
27:16:38:0 |
2 |
137 |
GOROG Aron |
Team BT Asigurari |
Romanian |
27:27:24:0 |
2 |
138 |
MICHEL Dumoulin |
Team BT Asigurari |
Belge |
27:27:24:0 |
3 |
107 |
SUTTNER Sepp |
Bayern-Express |
German |
28:57:33:0 |
3 |
108 |
ZWERENZ Stefan |
Bayern-Express |
German |
28:57:33:0 |
4 |
165 |
PLUMB Nick |
Team Touratech |
British |
33:20:22:0 |
4 |
166 |
BOUNDS Craig |
Team Touratech |
Welsh |
33:20:22:0 |
5 |
109 |
MOCKER Erik |
Flatout-Fightclub |
Austrian |
33:27:28:0 |
5 |
110 |
MOCKER Oliver |
Flatout-Fightclub |
Austrian |
33:27:28:0 |
6 |
111 |
ATTILA Ramay |
KTM Romania |
Romanian |
34:57:54:0 |
6 |
112 |
ZSOLT Vegh |
KTM Romania |
Romanian |
34:57:54:0 |
7 |
123 |
ROMEO Duicu |
Vectra Racing Team |
Romanian |
38:0:49:0 |
7 |
124 |
ALEX Garbacea |
Vectra Racing Team |
Romanian |
38:0:49:0 |
8 |
101 |
DUNCA Romeo |
MotoVerde Timisoara 1 |
Romanian |
39:24:47:0 |
8 |
102 |
VULLIET Francois |
MotoVerde Timisoara 1 |
French |
39:24:47:0 |
9 |
153 |
KUNERT Tommy |
TomTom I Lupi |
German |
40:13:27:0 |
9 |
154 |
LEINER Thomas |
TomTom I Lupi |
German |
40:13:27:0 |
10 |
117 |
BONJEAN Remi |
www.booo.fr |
French |
40:59:22:0 |
10 |
118 |
MALLET Simon |
www.booo.fr |
French |
40:59:22:0 |
1 |
205 |
POPESCU Ciprian |
Romanian |
19:59:46:0 |
1 |
206 |
CRISTINEL Babes |
Romanian |
19:59:46:0 |
2 |
220 |
GEZA Benedekfi |
Romanian |
20:50:21:0 |
2 |
221 |
DOMOKOS Gereb |
Romanian |
20:50:21:0 |
3 |
207 |
FEHRMANN Marc |
German |
21:2:52:0 |
3 |
208 |
VOLLMER Harald |
German |
21:2:52:0 |
4 |
214 |
IVO Cotterchio |
Luxemburg |
21:2:58:0 |
4 |
215 |
KIRSCH Joe |
Luxemburg |
21:2:58:0 |
5 |
216 |
POTZL Karl |
Austrian |
21:33:36:0 |
5 |
217 |
ZEILER Jurgen |
Austrian |
21:33:36:0 |
6 |
212 |
STANDFEST Christian |
Austrian |
22:36:22:0 |
6 |
213 |
KOEPPEL Alex |
Austrian |
22:36:22:0 |
7 |
245 |
HOMS PAGES Eduard |
Spain |
22:48:19:0 |
7 |
246 |
ARCHE CONGOST Guillem |
Spain |
22:48:19:0 |
8 |
201 |
DENZER Ulrich |
German |
24:17:14:0 |
8 |
202 |
HOLTZ Michael |
German |
24:17:14:0 |
9 |
237 |
VESTEMEAN Dragos |
Romanian |
24:24:16:0 |
9 |
238 |
MARIUS Lupu |
Romanian |
24:24:16:0 |
10 |
228 |
HERRMANN Udo |
Deutschland |
28:50:0:0 |
10 |
229 |
UDO Schmidt |
German |
28:50:0:0 |