X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

7ª etapa - Copa São Paulo de Motocross - Sorocaba - SP
Publicado em: 25/11/2006
Clique e saiba mais

Prova encerrou a Copa São Paulo de Motocross
Texto e Fotos: Ronaldo Sampaio


Bateria promocional da nova Yamaha XTZ 250 Lander


Chico Giannetti
Sorocaba vivenciou nos dias 18 e 19 de Novembro a etapa final da Copa São Paulo de Motocross. Organizada pela Extreme Racing, a copa tem fama de melhor campeonato regional de São Paulo. A sétima e última etapa ratificou essa fama. Uma prova grandiosa em todos os aspectos, e alvo de elogios de dez entre dez pilotos. Tudo foi lindo, e é injusto tentar definir o melhor acontecimento, ou o maior destaque. 

Mas, para exemplificar o que aconteceu em Sorocaba, podemos citar alguns aspectos:
- A pista: construída por Paulo Caramez era extensa, rápida, com grandes saltos, grandes subidas e descidas, e coberta de areia em toda sua extensão para evitar problemas com a poeira. Um pistão, sem dúvida o melhor circuito do ano. - O público: cerca de quinze mil pessoas agitando, torcendo pelos pilotos mais arrojados. A organização: elogiada por vários participantes, a atuação da Extreme Racing foi mais uma vez impecável. 

Para completar o cenário, a Yamaha montou uma grande tenda VIP, que acomodou convidados para a apresentação do novo modelo da marca, a XTZ 250cc Lander. Estavam presente gandes nomes do esporte, entre eles: Jorge Negretti, Cyro Oliveira, Natan, Joaninha, Juca Bala, Pipo Castro, Dudu Lima, entre outros. Marcello Lima Ratinho e Lucas de Moraes, pilotos que participam do circuito nacional, também prestigiaram o evento, mas como estão contundidos ficaram na tenda da Yamaha, acompanhando de perto todas as disputas.


Neudair Tadeu de Oliveira
A 250cc 4t abriu a competição. A categoria já tinha seu campeão definido, Chico Giannetti, mas nem por isso foi menos emocionante assistir a prova. Andreo Urso largou na ponta, vários pilotos rápidos estavam na sua cola e não demorou para Urso perder a liderança. Thales Vilardi largou na quarta colocação e depois de algumas voltas já era líder, com Andreo em segundo, pressionado por Edson Bertos e Chico Giannetti. Thales tinha o domínio da bateria quando a corrente de sua moto caiu.

Nesse momento Bertos assumiu a liderança, com Giannetti logo em seguida. Depois do problema mecânico resolvido, Thales, acelerando forte, vinha recuperando terreno rapidamente. A corrida estava ganha para Bertos, o diretor de prova sinalizava duas voltas para o final da prova, e um pneu furado complicou as coisas para ele. Giannetti aproveitou a chance, passou Bertos, e comemorou muito a suada vitória. Thales, nas últimas voltas, já estava novamente próximo aos cinco primeiros colocados, passou todo mundo, e ainda assumiu a segunda posição ao superar Bertos, que estava lento, e Andreo Urso, que levou uma espetacular queda a uma curva do final da prova. Final: Chico Giannetti, Thales Villardi, Edson Bertos, Thiago Tsuji e Emerson Terra.


Bruno Lima
Alessandro Araújo fez o holeshot na Nacional Amador, mas perdeu a posição ainda na primeira volta para Neudair de Oliveira, que mostrou superioridade, e abriu dos demais ao longo da prova, vencendo com grande vantagem. Alessandro, numa queda, perdeu a segunda posição para Renan da Costa, e passou o resto da bateria tentando se reaproximar de seu oponente. No final da prova os dois disputaram a vice-liderança, e Renan manteve a posição. Alexandre Costa e Antonio Bajo foram quarto e quinto colocados respectivamente.

Na 125cc 2t, o já campeão Bruno Lima teve trabalho com uma CR 85cc. É que Gabriel Montenegro, piloto que disputa o campeonato brasileiro, esteve em sua cola desde a primeira curva da bateria. Gabriel acompanhou Bruno de perto na primeira metade da prova, mas Bruno manteve a concentração e conseguiu abrir uma distância segura, 
para terminar o campeonato com 100% de aproveitamento. Gabriel manteve a segunda colocação. Luiz Augusto Vaz, Alessandro Patelli e Pedro Neto chegaram na seqüência. 


Gabriel Montenegro


Gilmar Joaninha Flores
Na seqüência, Gabriel alinhou para mais uma bateria, a 85cc. Ao cair o gate, Pedro Nougalli desponta e faz o holeshot. No decorrer da prova Nougalli perde posições, e finaliza na quinta colocação. Gabriel assume a liderança ainda na primeira volta, Kaique Polimeno vem colado à sua roda traseira, e embora imprimindo bom ritmo não conseguiu ameaçar a liderança de Gabriel. 

Nos minutos finais da bateria as atenções se voltam para a briga entre Guilherme Ribeiro e Netinho Araújo, piloto local. Incentivado pelo público, Netinho, que durante a prova sofreu um queda, vem tirando a diferença para Guilherme, que ocupava a terceira posição. Netinho encostou, e quase conseguiu a ultrapassagem, a duas voltas do final, mas um erro na última volta, o fez perder contato com Guilherme, que confirmou o terceiro posto. Com a segunda colocação, Kaique Polimeno é o campeão 2006 da categoria.

Renato de Moraes fez o holeshot na MX-N, e logo depois perdeu a liderança para Thales Vilardi, agora a bordo de sua CRF 230cc. Na última volta, Thales coloca uma volta no segundo colocado, Neudair de Oliveira. Atrás dele chegaram Alessandro Araújo, Antonio Carlos Caio e Alexandre Costa.


João Carlos Nunes
Depois de uma pausa para uma rápida manutenção de pista, foi a hora da bateria para a apresentação da nova Yamaha XTZ 250 Lander. Nove pilotos, todos convidados pela Yamaha, participaram da prova. Enquanto Joaninha 'esquecia' se tratar de uma apresentação acelerando tudo o que a 'motinho' podia, lá trás, o multi-campeão, Jorge Negretti, era só festa, cumprimentando o público, e apavorando no wheeling. Cyro Oliveira seguia o exemplo de Negretti e passeava na pista, mas na ponta a coisa esquentava. Dudu Lima, também com espírito competitivo, se aproximava de Joaninha. Na última curva os dois estavam lado a lado, mas Joaninha manteve a liderança, confirmando a vitória.

Sênior MX2 na pista. João Carlos Nunes, o Pezão, faz o holeshot, e termina o campeonato com vitória, depois de disputar a liderança com Alessandro Patelli, seu adversário direto na briga pelo título, e que liderou boa parte da prova. Pezão ficou também com a marca de maior número de holeshot’s no ano, seis no total. Patelli terminou a prova e o campeonato na segunda posição, mesmo tendo problemas com contusões durante o ano. Luiz Augusto Vaz foi o terceiro, André Luiz o quarto e Carlos Veniss o quinto, mesmo com uma queda na última volta, quando tentava superar André Luiz pela quarta colocação.


Kaique Polimeno
Kaique Polimeno e Thiago Piolli bateram guidões no início da MX2 Amador. Kaique fez o holeshot, mas Thiago conseguiu assumir a primeira posição. Em seguida Kaique retomou a liderança definitivamente. Thiago acompanhou o líder, mas sem conseguir ameaçar sua posição. Gustavo Pagliacci correu a prova toda na terceira colocação e não foi ameaçado por nenhum oponente. Rogério Louro largou na sexta colocação, superou Danilo Anselmi e Rick Paes, para finalizar na quarta colocação. Ângelo Arruda completou o pódio.

Alfeu Pereira, correndo com uma moto emprestada, fez o holeshot na Sênior Open, e não teve dificuldades para vencer a prova. Ranulfo Barriga, mesmo pressionado por Marcio Silva garantiu o segundo lugar, e o título de campeão da categoria. Jorge Eduardo Simões foi o quarto e João Cardeli foi o quinto colocado.


Alfeu Pereira
Na última bateria do dia, MX2 e MX1 correram juntas. Na MX2 a briga pelo compeonato estava entre Chico Giannetti e Thiago Piolli, separados do apenas dois pontos. Para dificultar as coisas para os canditatos ao título, Thales Vilardi, Edson Bertos, Dudu Lima e Juca Bala também alinharam, dispostos a brigar por um lugar no pódio. O experiente piloto Juca Bala fez o holeshot, mas depois foi perdendo posições. 

Na segunda volta Thales já ocupava a liderança, e aos sete minutos corria sozinho, sem adversários por perto. Giannetti, tranqüilo na segunda posição, tinha o campeonato nas mão, já que Piolli não fazia uma boa prova, ocupando apenas a sétima colocação. Nos instantes finais, Dudu Lima, que havia superado Edson Bertos, encostou em Giannetti, fazendo pressão para ultrapassa-lo. Giannetti conseguiu segurar Dudu e manter a vice-liderança, conquistando o título em uma prova de alto nível, com pilotos extremamente rápidos.


Jean Kalaf
Essa última etapa fechou com chave de ouro um campeonato que foi sucesso em todas as provas. Ano que vem a Copa São Paulo voltará ainda mais forte, ainda mais emocionante, sendo a melhor opção em provas regionais para os pilotos que correm no Estado de São Paulo. Até lá, a Extreme Racing promove outras provas, com o mesmo nível, mesma qualidade e respeito pelos pilotos.             

A premiação da Copa São Paulo de Motocross, será feita em janeiro no Shopping SerrAzul na Rodovia dos Bandeirantes próximo ao Hopi Hari. Em breve a organização divulgará a data exata e a programação. Serão entregues troféus e prêmios aos três primeiros colocados de cada categoria, aos campeões do Troféu Rochet iBooster e certificado aos 10 primeiros colocados de todas as categorias, além de sorteio de brindes e prêmios a todos que comparecerem a festa.


Thales Vilardi

Resultados

Troféu Holeshot Ibooster
85cc 22 Pedro Nougalli
Nac. Amador 42 Alessandro Araujo
Mx-N 74 Renato de Moraes
125 - 2 Tempos 4 Bruno Lima
250-4 Tempos 77 Andre Luis Bloes (Urso)
Senior - MX2 5 João Carlos Nunes Pezão
Senior Open 166 Alfeu Pereira
MX2 - Amador 551 Kaique Polimeno
MX2 2 Joaquim Golveia Rodrigues
P. Categoria MX1 Equipe
1 30 Jean Marino F. Kalaf -
2 111 Jorge Eduardo Simões -
3 991 Marcio Silva THD Preparações/Auto Posto Brasil Nova York
4 429 Rodrigo Segato -
5 80 Evandro Batista -
P. MX2 Equipe
1 997 Thales Villardi Hon Racing/Fox/Orbital/MX Tec/Mobil/Pirelli/NGK/DID
2 182 Francisco Gianetti Neto A F Frigeri /Circuit / Paulo Motor/ FAGI/Varela Motos
3 38 Eduardo Lima (Dudu) Vaz Yam/KR Zelão Bridgstone
4 39 Edson Luiz Bertos IMS/Ting/B Carneiro/Transmor/Transp. Montemorense/Dismotor
5 2 Joaquim Golveia Rodrigues(Juca Bala) Bieffe/Pirelli/ASW/Riffel
6 92 Thiago Piolli LM Preparações/SKF/Pro Shock/Ferralumi
7 841 Ricky Paes All Sign
8 42 Danilo Cesar Anselmi Auto Mecanica Vera Cruz
P. Sênior Open Equipe
1 166 Alfeu Pereira Supermercados Fronsue
2 124 Ranulfo Barriga RM Motos/RS Racing/Barriga Motos
3 991 Marcio Silva THD Preparações/Auto Posto Brasil Nova York
4 111 Jorge Eduardo Simões -
5 149 João Cardeli Petit Motos/ Pedrada no Zóio/VMC
6 150 Paulo Monteiro -
7 95 José Augusto Castro Similar Rolamentos/ Petit Motos
8 252 Ivan de Meira Center Motos São Roque
9 94 Rubens Barbosa de Oliveira RR Motos
10 49 Joel Miranda -
P. MX2 Sênior Equipe
1 5 João Carlos Nunes (Pezão) -
2 255 Alessandro Patelli Com. De Frutas Carlão X-15
3 722 Luis Augusto Vaz de Arruda -
4 166 Andre Luiz Supermercados Fronsue
5 379 Carlos Veniss VOZ/KTM/Tampinha
6 111 Jorge Eduardo Simões Jorge Cross Racing Team/Paulo Gatavio/Action Race
7 199 Dayan Lopes Mori THD São João Racing
8 95 Ricardo Aurelio Casarão Motos
9 350 Sandro da Silva -
10 701 Mauro G. Falcon RM Racing / Pró Circuit/ Motul
P. MX2 Amador Equipe
1 551 Kaique Polimeno ASW/Galeon/Lemotos
2 92 Thiago Piolli LM Preparações/SKF/Pro Shock/Ferralumi
3 34 Gustavo Pagliacci Z Racing/All Clean/GPS Center/Tsuji Flores/Vip Store/Botney Motos
4 120 Rogério Louro Viagens Visual
5 121 Angelo Arruda Fabio Clin
6 841 Ricky Paes All Sign
7 130 Wagner Varicoda THD/Tecmil/Lang Motos/Kaizaki
8 42 Danilo Cesar Anselmi Auto Mecanica Vera Cruz
9 96 Pedro P. Neto Quico Motos
10 333 Emerson Terra Rocha LR Gramas
P. 250 4T Equipe
1 182 Francisco Gianetti Neto A F Frigeri /Circuit / Paulo Motor/ FAGI/Varela Motos
2 997 Thales Villardi Hon Racing/Fox/Orbital/MX Tec/Mobil/Pirelli/NGK/DID
3 39 Edson Luiz Bertos IMS/Ting/B Carneiro/Transmor/Transp. Montemorense/Dismotor
4 74 Thiago Koji Tsuji Z Racing /All Clean / GPS Center /Tsuji Flores
5 333 Emerson Terra Rocha LR Gramas/ Vitar Lube
6 121 Angelo Arruda Fabio Clin
7 77 Andre Luis Bloes (Urso) Urso Moto Hon
8 5 João Carlos Nunes (Pezão) -
9 111 Jorge Eduardo Simões -
10 199 Dayan Lopes Mori THD São João Racing
P. 125 2T Equipe
1 4 Bruno Lima Barney Motos
2 13 Gabriel Montenegro Hon/Fox/Mobil/MX Tech/Master Pirateli Riffel
3 722 Luis Augusto Vaz de Arruda  
4 255 Alessandro Patelli Com. De Frutas Carlão X-15
5 96 Pedro P. Neto Quico Motos
6 331 Marcio Antonio Simon Simon Motos Ltda
P. MX-N Equipe
1 0 Thales Vilardi Felix Hon Racing/Fox/Orbital/MX Tec/Mobil/Pirelli/NGK/DID
2 970 Neudair Tadeu de Oliveira Ferrão / Trans Forme
3 42 Alessandro Araujo THD Preparações/Auto Posto Brasil Nova York
4 250 Antonio Carlos Caio Itapetininga Hotel
5 28 Alexandre O Costa Trilha & Cia
6 13 Pablo Fiuza Cade os Caras/Itec Systens
7 4 Valmir Polaco Pro Tork / Polaco Preparações
8 74 Renato de Moraes  
P. Nacional Amador Equipe
1 970 Neudair Tadeu de Oliveira Ferrão / Trans Forme
2 11 Renan da Costa Jucabala Off-Road School
3 42 Alessandro Araujo THD Preparações/Auto Posto Brasil Nova York
4 28 Alexandre O Costa Trilha & Cia
5 250 Antonio Carlos Caio Itapetininga Hotel
6 48 Jose Wanderley Agua Mineral Nova Vida
7 15 Marinho Silva -
8 410 Benedito Oliveira Junior (Super) -
9 5 Andre F. Freitas -
10 13 Pablo Fiuza Cade os Caras/Itec Systens
P. 85cc Equipe
1 13 Gabriel Montenegro Hon/Fox/Mobil/MX Tech/Master Pirateli Riffel
2 14 Kaique Polimeno ASW/Galeon/Lemotos
3 35 Guilherme Ribeiro Jl Motos
4 33 Francisco Araujo Neto -
5 22 Pedro Nougalli Z Racing School
6 77 Marcelo de Proença Carvalho -
7 99 Elio Felix Moto Italia Yam / Academia Aqua Center
8 124 Ranulfo Barriguinha RM Motos/RS Racing/Barriga Motos
9 259 Gustavo Verrone de Oliveira -
                    






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet