X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Rally

Dakar 2022 - Estágios 5 e 6 - Riyadh - Resultados e Vídeos
Publicado em: 07/01/2022
Clique e saiba mais

Petrucci vence 5ª etapa e faz história. Sexta etapa foi interrompida pela organização.
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - Fotos: RallyZone / MCH

O Estágio 5, disputado na quinta-feira foi marcado pela vitória do estreante Danilo Petrucci, que torna-se o primeiro piloto a vencer na MotoGP e no Dakar. O fato de Petrucci conquistar uma vitória em sua primeira competição de rali deixa o feito ainda mais especial.


Danilo Petrucci venceu o estágio 5 e completou o estágio 6 sem o paralama, após uma queda no início da etapa.

Pelo primeira vez nesta edição da competição carros e motos largaram no mesmo horário. Normalmente as motos começam a largar assim que brilha a luz do sol, seguidas dos quadriciclos, então os carros, UTVs e finalmente os caminhões.

No quinto estágio motos e carros saíram no mesmo horário, com rotas diferentes. As motos com um percurso cronometrado de 346 km e carros 421 km. No dia seguinte rotas foram trocadas, com os carros percorrendo o caminho das motos do dia anterior e vice-versa. A ideia não foi muito apreciada pelos motociclistas como veremos mais abaixo.

Estágio 5


Joan Barreda completou os dois dias no sacrifício, após lesionar o ombro numa queda.

Voltando ao estágio 5, o dia foi marcado por muitas dunas e... dromedários! Animais na pista e veículos em alta velocidade nunca foi uma combinação desejável, e ocorreram alguns casos de quedas durante os encontros. Inclusive de Danilo Petrucci! "Após a queda eu me acalmei um pouco, Kevin Benavides me alcançou e terminamos a especial juntos".

Toby Price foi o mais rápido na especial, porém também passou rápido demais na chegada ao acampamento, sofrendo uma penalização de 6 minutos em seu tempo total. Assim, Petrucci venceu a etapa com apenas dois segundos de vantagem sobre Ross Branch, da Yamaha e 5 segundos sobre Jose Ignacio Cornejo, da Honda.


Matthias Walkner

O veloz Joan Barreda, piloto que acumula 29 vitórias em especiais, pelo uma em cada edição nos últimos 11 anos, sofreu uma forte queda logo após o KM 265 e lesionou um ombro. Ele conseguiu remontar na moto com ajuda de outros pilotos e foi capaz de completar o dia.

Entre os líderes, as cinco primeiras posições permaneceram inalteradas, com Sam Sunderland na frente. Mathias Walkner, em segundo, descontou 30 segundos em relação ao líder, enquanto o terceiro Adrien van Beveren, perdeu um minuto. Daniel Sanders continuou com a quarta posição e Lorenzo Santolino com a quinta.


Ross Branch

Skyler Howes sofreu uma forte queda nos quilômetros finais da etapa e precisou passar pelo hospital local. Apesar de nada mais sério segundo a equipe Husqvarna, Howes abandonou a competição.

Estágio 6 - Especial Interrompida com 101 km percorridos


Daneil Sanders voltou a vencer uma etapa

Foi um dia diferente para as motos, que largaram seguindo as pegadas dos carros (e caminhões) do dia anterior o que revelou uma situação bem longe do ideal. Muitas passagens ficaram praticamente intransponíveis, e vários pilotos reclamaram das condições de segurança do percurso. Por fim, a organização decidiu interromper a especial no primeiro neutralizado, aos 101 km de especial.

Daniel Sanders foi o mais rápido, vencendo sua terceira especial nesta edição e descontando 2m26s em relação a seu companheiro de equipe e líder Sam Sunderland e subindo para terceiro na classificação acumulada. Por sua vez o britânico recuperou 10 segundos sobre Matthias Walkner, que permanece na segunda posição.


Sam Sunderland, pilotando sobre as pegadas deixadas pelos caminhões.

Com a vitória de ontem, coube a Danilo Petrucci abrir a especial. Uma queda atrapalhou seu dia, e o italiano marcou apenas o 40º tempo, quase 13 minutos mais lento que Sanders.

A prova de Ross Branch foi interrompida logo aos 2km de especial. Felizmente o piloto de Botsuana não se feriu gravemente, mas sua Yamaha foi danificada o bastante para o impedir de prosseguir.

Sábado é o dia do merecido descanso para os pilotos, enquanto as equipes ficam responsáveis em restaurar a melhor forma das motos. Domingo a competição é retomada em sua segunda metade.


Kevin Benavides


Comentários

Danilo Petrucci: "Hoje foi a primeira vez na minha carreira que abri uma etapa e penso que foi uma das mais difíceis do rali deste ano, porque ontem foi utilizada para carros e caminhões. A equipe fez um bom trabalho ao me alertar sobre os perigos, mas ainda assim fiquei surpreso ao encontrar um grande degrau no meio da pista. Tive uma queda bastante forte e o piloto atrás de mim também caiu, mas felizmente consegui continuar. Acho que eles tomaram a decisão certa e agora estou ansioso para ter um dia de descanso antes de continuar no domingo."

Daniel Sanders: "Estava indo muito bem para mim hoje e acho que acabou bem, na verdade, com outra vitória de etapa. Comecei forte, um pouco como fiz durante toda a semana, mas logo ficou claro que o trajeto estava bastante desgastado desde ontem, depois que os caminhões passaram por ele. Então, foi o caso de tentar focar nos perigos do roadbook, mas pelo tipo de pista, havia muitos perigos adicionais para ficar de olho. Estou um pouco desapontado pela etapa abreviada, no entanto. Havia um longo dia pela frente em que seria possível recuperar algum tempo, mas estou feliz por ter conquistado mais uma vitória de etapa e estou ansioso para a próxima semana."

Sam Sunderland: "Antes de hoje havia alguns pilotos preocupados com como seria a etapa depois que os caminhões a correram ontem, e foi inacreditável. Tantas pedras e bordas quadradas onde os caminhões patinam na terra e deixam as pedras para trás. Então, em uma moto, você basicamente encontra paredes de rocha com meio metro de altura em todos os lugares. Então começa a andar fora da pista para encontrar linhas mais suaves. Porém a marcação no roadbook não bate, porque você saiu da linha correta. Para mim foi a decisão certa abreviar hoje e estou feliz por chegar à metade ainda na liderança."

Matthias Walkner: "Obviamente foi um dia curto e as pistas estavam realmente difíceis. Você tinha que se concentrar muito e realmente tomar cuidado - também era muito exigente fisicamente com com o solo cortado tão feio. Estou um pouco desapontado que eles nos deixaram correr a etapa apenas para cancelá-la a 100 quilômetros, mas acho que foi o mesmo para todos. Felizmente tudo correu bem e cheguei à linha de chegada com segurança. "


Adrien van Beveren


Adrien Van Beveren: "Sabia que hoje seria uma etapa difícil e estou feliz que os organizadores a encurtaram porque estava muito perigoso. Havia muitos sulcos profundos nos locais . Além disso, em outros lugares, as marcas dos pneus de ontem estavam muito espalhadas. Então, foi um dia difícil. No início, eu não sabia que seria encurtado, então me concentrei muito no meu roadbook, pois essa era a única maneira de cheguar ao final com sucesso."

Brasil

Nos quadriciclos Marcelo Medeiros teve uma quinta feira bastante complicada com uma quebra de suspensão. Chegando ao acampamento acima do limite de tempo ainda lhe rendeu uma penalização de 14h30m, eliminando sua chances de um bom resultado geral. Nesta sexta voltou a acelerar forte completando os 101 km de especial na quarta posição, a apenas 54 segundos do primeiro colocado, o russo Aleksandr Maksimov.


Marcelo Medeiros

"Agora é ficar no bivoauc, revisar e testar o equipamento para estar inteiro e pronto para a segunda parte da competição. Ainda temos muita competição pela frente. As próximas etapas serão decisivas para que eu siga no objetivo de ficar entre os melhores entre os Quadriciclos e pontuar no ranking da FIM", comentou o maranhense.

Entre os UTVs temos Brasil na primeira e segunda posições gerais. Na liderança uma dupla puramente Brasileira com Rodrigo Luppi e Maykel Justo. Quase sete minutos atrás o norte-americano Austin Jones tem como navegador o brasileiro Gustavo Gugelmin.


Rodrigo Luppi e Maykel Justo lideram entre os UTVs


Vídeos









Resultados

P. Estágio 5 Equipe Tempo/Dif Penalty
1 90 (ita) Danilo Petrucci Tech 3 Ktm Factory Racing 03h 23' 46''  
2 16 (bwa) Ross Branch Monster Energy Yamaha Rally Team + 00h 00' 02''  
3 11 (chl) Jose Ignaciocornejo Florimo Monster Energy Honda + 00h 00' 05''  
4 2 (usa) Ricky Brabec Monster Energy Honda + 00h 01' 32''  
5 18 (aus) Toby Price Red Bull Ktm Factory Racing + 00h 01' 46'' 00h 06' 00''
6 43 (usa) Mason Klein Bas Dakar Ktm Racing Team + 00h 03' 21''  
7 29 (usa) Andrew Short Monster Energy Yamaha Rally Team + 00h 04' 29''  
8 1 (arg) Kevin Benavides Red Bull Ktm Factory Racing + 00h 04' 42''  
9 10 (cze) Martin Michek Orion - Moto Racing Group + 00h 07' 07''  
10 77 (arg) Luciano Benavides Husqvarna Factory Racing + 00h 07' 25''  
11 52 (aut) Matthias Walkner Red Bull Ktm Factory Racing + 00h 07' 32''  
12 3 (gbr) Sam Sunderland Gasgas Factory Racing + 00h 08' 03''  
13 4 (aus) Daniel Sanders Gasgas Factory Racing + 00h 08' 57''  
14 22 (pol) Maciej Giemza Orlen Team + 00h 09' 02''  
15 42 (fra) Adrien Van Beveren Monster Energy Yamaha Rally Team + 00h 09' 08''  
16 30 (prt) Antonio Maio Franco Sport Yamaha Racing Team + 00h 09' 34''  
17 142 (svk) Stefan Svitko Slovnaft Rally Team + 00h 10' 11''  
18 12 (fra) Xavier Desoultrait Ht Rally Raid Husqvarna Racing + 00h 11' 17''  
19 27 (prt) Joaquim Rodrigues Hero Motosports Team Rally + 00h 12' 59''  
20 15 (esp) Lorenzo Santolino Sherco Factory + 00h 13' 02''  
21 49 (zaf) Bradley Cox Bas Dakar Ktm Racing Team + 00h 13' 16''  
22 7 (chl) Pablo Quintanilla Monster Energy Honda + 00h 13' 45''  
23 24 (fra) Camille Chapeliere Team Baines Rally + 00h 15' 02''  
24 17 (esp) Joan Pedrerogarcia Rieju - Fn Speed Team + 00h 16' 32''  
25 88 (esp) Joan Barreda Bort Monster Energy Honda + 00h 16' 49''  
26 19 (prt) Rui Gonçalves Sherco Factory + 00h 17' 10''  
27 20 (ind) Harith Noah Koithaveettil Sherco Factory + 00h 17' 19''  
28 26 (pol) Konrad Dabrowski Duust Rally Team + 00h 18' 05''  
29 54 (bol) Daniel Nosigliajager Rieju - Fn Speed Team + 00h 18' 11''  
30 78 (fra) Romain Dumontier Team Dumontier Racing + 00h 20' 03''  


P. Estágio 6 Equipe Tempo/Dif
1 4 (aus) Daniel Sanders Gasgas Factory Racing 00h 51' 43''
2 3 (gbr) Sam Sunderland Gasgas Factory Racing + 00h 02' 26''
3 52 (aut) Matthias Walkner Red Bull Ktm Factory Racing + 00h 02' 36''
4 7 (chl) Pablo Quintanilla Monster Energy Hon + 00h 03' 15''
5 2 (usa) Ricky Brabec Monster Energy Hon + 00h 03' 19''
6 43 (usa) Mason Klein Bas Dakar Ktm Racing Team + 00h 03' 33''
7 142 (svk) Stefan Svitko Slovnaft Rally Team + 00h 04' 05''
8 42 (fra) Adrien Van Beveren Monster Energy Yam Rally Team + 00h 04' 10''
9 18 (aus) Toby Price Red Bull Ktm Factory Racing + 00h 04' 16''
10 27 (prt) Joaquim Rodrigues Hero Motosports Team Rally + 00h 04' 29''
11 77 (arg) Luciano Benavides Hus Factory Racing + 00h 04' 46''
12 49 (zaf) Bradley Cox Bas Dakar Ktm Racing Team + 00h 04' 51''
13 15 (esp) Lorenzo Santolino Sherco Factory + 00h 05' 21''
14 88 (esp) Joan Barreda Bort Monster Energy Hon + 00h 05' 27''
15 1 (arg) Kevin Benavides Red Bull Ktm Factory Racing + 00h 05' 31''
16 29 (usa) Andrew Short Monster Energy Yam Rally Team + 00h 05' 41''
17 19 (prt) Rui Gonçalves Sherco Factory + 00h 06' 05''
18 22 (pol) Maciej Giemza Orlen Team + 00h 06' 46''
19 23 (cze) Jan Brabec Strojrent Racing + 00h 06' 58''
20 12 (fra) Xavier Desoultrait Ht Rally Raid Hus Racing + 00h 07' 11''
21 11 (chl) Jose Ignaciocornejo Florimo Monster Energy Hon + 00h 07' 16''
22 46 (ita) Paolo Lucci Solarys Racing + 00h 07' 20''
23 24 (fra) Camille Chapeliere Team Baines Rally + 00h 07' 46''
24 54 (bol) Daniel Nosigliajager Rieju - Fn Speed Team + 00h 08' 00''
25 6 (zaf) Aaron Mare Hero Motosports Team Rally + 00h 08' 12''
26 17 (esp) Joan Pedrerogarcia Rieju - Fn Speed Team + 00h 08' 41''
27 123 (zaf) Charan Moore Charan Moore + 00h 09' 35''
28 158 (arg) Diego Gamalielllanos Xraids Experiencie Team + 00h 09' 36''
29 83 (fra) Julien Jagu Lg Rally Team + 00h 09' 37''
30 34 (fra) Mathieu Doveze Nomade Racing + 00h 09' 52''



P. Classificação Geral Equipe Tempo/Dif Penality
1 3 (gbr) Sam Sunderland Gasgas Factory Racing 19h 55' 59''  
2 52 (aut) Matthias Walkner Red Bull Ktm Factory Racing + 00h 02' 39''  
3 4 (aus) Daniel Sanders Gasgas Factory Racing + 00h 05' 35''  
4 42 (fra) Adrien Van Beveren Monster Energy Yam Rally Team + 00h 07' 43''  
5 7 (chl) Pablo Quintanilla Monster Energy Hon + 00h 17' 44''  
6 15 (esp) Lorenzo Santolino Sherco Factory + 00h 18' 22''  
7 142 (svk) Stefan Svitko Slovnaft Rally Team + 00h 24' 29''  
8 1 (arg) Kevin Benavides Red Bull Ktm Factory Racing + 00h 24' 56''  
9 88 (esp) Joan Barreda Bort Monster Energy Hon + 00h 25' 59'' 00h 01' 00''
10 43 (usa) Mason Klein Bas Dakar Ktm Racing Team + 00h 37' 08''  
11 29 (usa) Andrew Short Monster Energy Yam Rally Team + 00h 38' 12''  
12 18 (aus) Toby Price Red Bull Ktm Factory Racing + 00h 39' 09'' 00h 06' 00''
13 11 (chl) Jose Ignaciocornejo Florimo Monster Energy Hon + 00h 46' 54''  
14 12 (fra) Xavier Desoultrait Ht Rally Raid Hus Racing + 00h 47' 25''  
15 2 (usa) Ricky Brabec Monster Energy Hon + 00h 49' 20'' 00h 02' 00''
16 6 (zaf) Aaron Mare Hero Motosports Team Rally + 00h 55' 11'' 00h 10' 00''
17 77 (arg) Luciano Benavides Hus Factory Racing + 01h 03' 36''  
18 27 (prt) Joaquim Rodrigues Hero Motosports Team Rally + 01h 05' 05''  
19 10 (cze) Martin Michek Orion - Moto Racing Group + 01h 11' 47''  
20 49 (zaf) Bradley Cox Bas Dakar Ktm Racing Team + 01h 16' 45''  
21 54 (bol) Daniel Nosigliajager Rieju - Fn Speed Team + 01h 20' 28''  
22 24 (fra) Camille Chapeliere Team Baines Rally + 01h 27' 18''  
23 17 (esp) Joan Pedrerogarcia Rieju - Fn Speed Team + 01h 37' 43'' 00h 01' 00''
24 23 (cze) Jan Brabec Strojrent Racing + 01h 40' 03'' 00h 05' 00''
25 30 (prt) Antonio Maio Franco Sport Yam Racing Team + 01h 43' 33'' 00h 15' 00''
26 46 (ita) Paolo Lucci Solarys Racing + 01h 47' 00'' 00h 03' 00''
27 36 (ltu) Arunas Gelazninkas Orion Dakar Team + 01h 50' 46''  
28 20 (ind) Harith Noah Koithaveettil Sherco Factory + 01h 51' 08''  
29 78 (fra) Romain Dumontier Team Dumontier Racing + 01h 51' 21''  
30 22 (pol) Maciej Giemza Orlen Team + 01h 52' 28''  






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet