O Viva Motocross se consolida como um dos principais eventos da modalidade no Nordeste
Redação MotoX.com.br: Texto e Fotos: Luiz C. Garcia
A convite do organizador Ricardo Leão, estivemos no Sertão Alagoano para acompanhar a sétima edição do Viva Motocross de Arapiraca. A prova também fez parte da final da Copa Alagoana e Arena Nordeste de Motocross, esta com promoção PERACE.
7º Viva Motocross Arapiraca
O Viva Motocross se consolidou como uma das principais provas da região nordeste atraindo pilotos de vários estados. Esta etapa recebeu mais de 230 pilotos, e o evento contou com a excelente narração do carismático Carira Cross de Aracaju.
Para acomodar o público que ultrapassou as 8 mil pessoas, foram montados jogos de arquibancadas cobertas e camarotes. O local escolhido para a fica às margens do Lago da Perucaba proporcionando um belo visual. O sol forte, característico da região, era amenizado com o vento, que deu muito trabalho para a organização deixar a pista em ordem para as disputas de 14 categorias no domingo. No sábado tivemos como aperitivo as provas da MX 50cc, MXF e Nac. Iniciante.
Rafael venceu a primeira prova do sábado, a 50cc
Pela MX 50cc, Rafael andou forte e venceu a prova com certa vantagem em relação ao segundo colocado, Franklin. Marcio Filho terminou em terceiro e Lívia em quarto. Completando o pódio na categoria ficou José Arthur.
Evilin, vencedora da MXF
Gaby andou na liderança
da MXF praticante toda a prova, mas foi surpreendida na última volta por Evelin, que assumiu a ponta e venceu. Yasmi ficou em terceiro, Ysla ficou em quarto com Amanda completando o pódio em quinto.
Rosimar Henrique
Com o gate cheio a última do dia foi a
Nacional Estreante e Rosimar "Pinto Branco" Henrique largou muito bem e administrou a pequena vantagem que conquistou durante a prova em relação ao segundo colocado Danilo Ferreira que começou em sexto. Segundo lugar conquistado na última volta quando Danilo ultrapassou Cabeça que terminou em terceiro. Whedny Torres largou no segundo posto, mas sentiu o ritmo de corrida e terminou em quarto com Jesué Rozendo em quinto e próximo.
Domingo
Largada Intermediária
No domingo a primeira bateria a entrar na pista foi a
Nacional 200 cc. Com uma boa tocada e aproveitando a ótima largada Rosimar "Pinto Branco" Henrique soube administrar a diferença em relação aos outros pilotos vencendo com uma vantagem de cinco segundos em relação a MAGA que inicialmente largou na quarta colocação, mas na metade da prova conseguiu superar EWERTIN e conquistou o segundo lugar. Ewertin ficou com a terceira colocação com grande vantagem em relação ao quarto colocado, Pimenta. Renato Moita subiu duas posições em relação da largada e fechou o pódio na quinta colocação.
Juninho assumiu a liderança no final da prova da 65
José Gabriel andou boa parte da
categoria 65cc na primeira posição. Porém, foi surpreendido por Juninho na antepenúltima volta. Apesar de perder a liderança, José Gabriel não deu folga para o ponteiro ate os metros finais da prova, mas concentrado Juninho não deixou uma brecha para José Gabriel recuperar a liderança. Higor Aguiar começou a prova oscilando nas posições até que na metade da prova ele se firmou na terceira posição. Wagner Guilherme terminou em quarto com certa folga em relação ao quinto colocado Danuzinho.
Janiedson foi agressivo nas curvas para vencer a Nacional 230
Ruan Miguel largou na ponta da
categoria Nacional 230 cc, mas na passagem seguinte já ocupava a quarta colocação, que sustentou ate o final da prova. Quem assumiu a ponta na primeira volta foi Janiedson. Na segunda colocação veio Flávio Pantanal. Com uma tocada forte Yuri Gabriel saiu da quinta colocação para assumir o segundo lugar na metade da prova partindo com tudo para cima do líder. Janiedson manteve a concentração e não deixou nenhum espaço para Yuri tentar um ataque definitivo e com isso venceu com uma distância pequena do segundo colocado. Um pouco mais atrás Flávio Pantanal terminou em terceiro, com uma separação segura do quarto colocado Ruan Miguel. Jonatan terminou em quinto.
Calixto Junior, vencedor da MX4
Com o gate completamente lotado o líder
da MX4 Calixto Junior aproveitou a ótima largada e dominou a categoria de ponta a ponta, os outros competidores tiveram que lutar muito para garantir suas posições. O segundo colocado Washington Luiz variou entre as primeiras posições ate assumir de vez o segundo posto na sexta volta. Já Bruno Alencar, que terminou em terceiro, chegou a ocupar a segunda posição, mas caiu para a sétima durante a prova. Recuperando posições a partir da quinta volta ele terminou colado no segundo colocado. Alexandre Magno largou bem, mas perdeu rendimento durante a prova terminando em quarto. Já Ro saiu de um pelotão competitivo para completar o pódio em quinto.
Stenio Goianinho - Intermediária
Athalo Brito andava com tranqüilidade na ponta da
categoria Intermediária, quando um problema na suspensão fez com que tivesse uma forte queda na metade da prova, resultando em seu abandono.. A partir daí a liderança da categoria foi uma disputa intensa entre Stenio "Goianinho" e Daniel Ventura. Até que na penúltima volta Goianinho aproveitou um espaço e superou Ventura. Ventura bem que tentou recuperar a liderança, mas teve que se contentar com o segundo lugar.Massud Ramos começou com problemas perdendo várias posições, mas se recuperou e foi conquistando terreno até terminar no terceiro posto, praticamente grudado com o quarto Gabriel Duarte. Cleberton Mota ficou com o quinto lugar.
Diógenes Rufino - Nacional Open
Os dois primeiros colocados da
Nacional Open foram definidos ainda nas primeiras voltas. Diógenes Rufino largou bem e assumiu a ponta. Com uma tocada forte ele abriu distancia do segundo colocado Flávio Pantanal. Washington Luiz antes da metade da prova assumiu o terceiro posto e conseguiu se manter na posição ate o final. Bruno Alencar saiu da parte de trás do pelotão para conquistar o quarto lugar. Thyago Nunes andou nas primeiras posições e ficou com a quinta posição.
Henrique Silva
A categoria
Nacional Intermediária foi dominada por Henrique Silva que assumiu o posto logo após cair o gate. Pela segunda posição a disputa ficou restrita entre Georgeanderson "Rã" Santos e Pinto Branco. Após se alternarem no posto Georgeanderson se firmou na posição na metade final da prova deixando Pinto Branco em terceiro. Danilo Ferreira teve que se esforçar muito para ficar com o quarto lugar deixando Breno Bala em quinto.
Rafael Fonseca
A
Viva Motocross foi a categoria voltada para os pilotos da região. Rafael Fonseca assumiu a ponta na segunda volta, mas no finalzinho da prova teve a companhia de Junior Café que veio fazendo uma ótima corrida saindo do meio do pelotão. Edilson Café terminou em terceiro pilotando com certa folga em relação ao quarto colocado Jovino. Mesmo tendo companhia por perto, Everton Labofarma conseguiu segurar o quinto posto.
Juninho Ferreira faturou a MX2
Gustavo Amaral liderava a
categoria MX2 até que problemas em sua moto fizeram com que abandonasse a prova. Com isso Juninho assumiu a frente e soube administrar muito bem a pressão de Tallys Nathan que já havia assumido a segunda posição após ultrapassar Eduardo "Dudu" na sétima volta. Andando sempre no pelotão da frente, Gabriel Calixto ficou com a quarta colocação e Massud Ramos em quinto.
Macilão, vencedor da MX Máster
Macilão largou bem e não deu chance para ninguém na
MX Máster. Saindo da quarta colocação Álvaro "Paraguaio" Candido ficou com o segundo posto com muita vantagem em relação a Jovino que ficou em terceiro. Carlos André saiu do meio de um pelotão competitivo para ficar com o quarto. David Lara completou o pódio na quinta colocação.
Anderson Andinho - MX3
Andinho e Calixto Junior fizeram um belo duelo pela liderança
da MX3 a vitória ficou com Andinho que terminou a prova a 0.282 segundos de diferença de Calixto. Washington Luiz andou boa parte da prova na quarta colocação, mas faltando duas voltas para o final ele superou Diógenes Rufino e terminou em terceiro. Kleber Moraes veio numa crescente durante a prova até conquistar o quinto lugar.
A principal categoria para motos nacionais, a
Nacional Pro teve somente um líder de ponta a ponta. Juninho andou forte e administrou muito bem a prova para ter uma vitoria considerada tranqüila. Alex Alves assumiu a segunda posição no comecinho da prova e mesmo tendo a companhia de Yuri Gabriel que espera um deslize para ocupar a segunda posição, Alex manteve uma boa concentração para ficar em segundo. Daniel Ventura e Danilo Freitas trocaram de posições algumas vezes durante prova até que Ventura conseguiu segurar o quarto lugar deixando Danilo Freitas em quinto.
Gabriel Duarte venceu a categoria Junior
Diego Rufino largou na primeira posição da
categoria Junior,na segunda volta ele ocupou a quinta colocação, mas na quarta volta reconquistou o quarto lugar. Gabriel Duarte fez o caminho inverso e na sexta volta assumiu a ponta e não deixou que ninguém atrapalhasse sua vitória. Yuri Santos conquistou o segundo posto na metade da prova e abriu uma boa diferença do terceiro colocado Everti Violãozinho. Daniel Alves ficou em quinto, apesar de oscilar no começo da prova.
Juninho Ferreira venceu também a MX1
As três primeiras colocações da ultima prova do dia,
a MX1, foram definidas logo após cair o gate. Juninho Ferreira andou forte e venceu a bateria com mais de seis segundos em relação ao segundo colocado Gabriel Calixto. Um pouco mais atrás Tallys Nathan andou tranqüilo no terceiro posto tentando se aproximar dos ponteiros. No meio da prova Gustavo Amaral superou Eduardo Dudu e terminou a prova em quarto.
Ao final da prova o organizador Ricardo Leão agradeceu a presença de todos os pilotos para esse grande evento. "Agradeço a Prefeitura local que não mediu esforços para que o evento fosse um sucesso. A Secretaria de Esportes do Estado, ao Moto Grupo Centuriões do Rei, através do Pastor Marcelo que é um amante do esporte. A Dismoto (concessionária Honda) e os demais patrocinadores que abraçaram esse projeto chamado Viva Motocross Arapiraca" disse Leão. Segundo informações o evento deverá ser ainda maior em 2020 e a organização já está a procura de apoiadores. Os interessados nessa parceria podem entrar em contato pelo email rpr.barbosa@hotmail.com ou pelo fone (82) 99665-7443
Já para Sergio Flores diretor da PERACE a prova fechou uma temporada de sucesso como promotor da Arena Nordeste de Motocross. Porém o ano ainda não acabou para a equipe que parte para a cidade de Alagoa Nova na Paraíba, para a realização do Campeonato Paraibano de Motocross.
Resultados 7º Viva Motocross Arapiraca - AL
1 |
2 |
Juninho |
2 |
66 |
José Gabriel |
3 |
52 |
Higor Aguiar |
4 |
30 |
Wagner Guilherme |
5 |
717 |
Danuzinho |
6 |
100 |
João Arthur |
7 |
14 |
Nicolas Rafael |
8 |
56 |
Pedro Alves "Dingo" Filho |
9 |
12 |
Kelvin Ryan |
10 |
8 |
Márcio Filho |
1 |
479 |
Stenio "Goianinho" |
2 |
47 |
Daniel Ventura |
3 |
22 |
Massud Ramos |
4 |
16 |
Gabriel Duarte |
5 |
93 |
Cleberton Mota |
6 |
2 |
Lucas de Tarso |
7 |
86 |
Amorzinho |
8 |
907 |
Jair Silva |
9 |
36 |
Rafael Fonseca |
10 |
49 |
Ericles Cruz |
1 |
42 |
Janiedson |
2 |
39 |
Yuri Gabriel |
3 |
14 |
Flávio Pantanal |
4 |
81 |
Ruan Miguel |
5 |
79 |
Jonatan |
6 |
77 |
Jovino |
7 |
17 |
Jaminho |
8 |
25 |
Sanderley de Oliveira |
9 |
13 |
Tony Melo |
10 |
690 |
Anderson |
1 |
1 |
Rosimar "Pinto Branco" Henrique |
2 |
301 |
Maga |
3 |
92 |
Ewertin |
4 |
23 |
Pimenta |
5 |
74 |
Renato Moita |
6 |
11 |
Fred Melo |
7 |
114 |
Leo Cabelça |
8 |
94 |
Renato Moita |
9 |
360 |
Breno Alves |
1 |
5 |
Calixto Junior |
2 |
0 |
Washimgton Luiz |
3 |
601 |
Bruno Alencar |
4 |
8 |
Alexandre Magno |
5 |
421 |
Ro |
6 |
115 |
Kleber Moraes |
7 |
371 |
Eduardo Monte Belo |
8 |
200 |
Thomas |
9 |
40 |
Luciano Castor |
10 |
36 |
Junior Tiradentes |
1 |
36 |
Rafael Fonseca |
2 |
330 |
Junior café |
3 |
15 |
Edilson Hon |
4 |
71 |
Jovino |
5 |
87 |
Everton Labofarma |
6 |
49 |
Carlos Andre |
7 |
129 |
Ricardo Leão |
8 |
187 |
Cicero |
9 |
202 |
Thiago Cruz |
10 |
314 |
Ismael |
1 |
311 |
Henrique Silva |
2 |
48 |
Georgeanderson "Rã" Santos |
3 |
27 |
Rosimar "Pinto Branco" Henrique |
4 |
22 |
Danilo Ferreira |
5 |
57 |
Breno Bala |
6 |
95 |
Emanuel |
7 |
18 |
Iuri Morceguinho |
8 |
21 |
Cabeça |
9 |
259 |
Tarcisio Silva |
10 |
25 |
Sanderley de Oliveira |
1 |
57 |
Juninho Ferreira |
2 |
1 |
Tallys Nathan |
3 |
35 |
Eduardo "Dudu" |
4 |
188 |
Gabriel Calixto |
5 |
22 |
Massud Ramos |
6 |
396 |
José Feijo |
7 |
479 |
Stenio Goianinho |
8 |
115 |
Kaio Moraes |
9 |
47 |
Daniel Ventura |
10 |
32 |
Danilo Freitas |
1 |
77 |
Diógenes Rufino |
2 |
14 |
Flavio Pantanal |
3 |
8 |
Washington Luiz |
4 |
601 |
Bruno Alencar |
5 |
19 |
Thyago Nunes |
6 |
32 |
Jackson Cruz |
7 |
20 |
Paulo de Tarso |
8 |
83 |
Armando Godoy |
9 |
52 |
Russo |
10 |
30 |
Wagner Taylor |
1 |
16 |
Gabriel Duarte |
2 |
18 |
Yuri Santos |
3 |
92 |
Everti Vilaozinho |
4 |
77 |
Diego Rufino |
5 |
12 |
Daniel Alves |
6 |
121 |
Alexandre |
7 |
81 |
John Leite |
8 |
101 |
Pedro Oliveira |
9 |
225 |
Manoelzinho |
10 |
107 |
Marcos Henrique |
1 |
57 |
Juninho Ferreira |
2 |
121 |
Alex Alves |
3 |
39 |
Yuri Gabriel |
4 |
47 |
Daniel Ventura |
5 |
32 |
Danilo Freitas |
6 |
22 |
Massud Ramos |
7 |
13 |
Tony Melo |
8 |
43 |
Breno Bala |
9 |
95 |
Emanuel |
10 |
77 |
Jovino |
1 |
1 |
Anderson "Andinho" |
2 |
5 |
Calixto Junior |
3 |
8 |
Washington Luiz |
4 |
77 |
Diogenes Rufino |
5 |
115 |
Kleber Moraes |
6 |
601 |
Bruno Alencar |
7 |
19 |
Thiago Nunes |
8 |
42 |
Caboginho |
9 |
2 |
Andre Pankela |
10 |
73 |
Pezão |
1 |
2 |
Macilão |
2 |
3 |
Alvaro "Paraguaio" Candido |
3 |
71 |
Jovino |
4 |
49 |
Carlos Andre |
5 |
13 |
David Lara |
6 |
38 |
Neno |
7 |
129 |
Ricardo Leão |
8 |
211 |
Anailson Chaves |
9 |
6 |
Sérgio Damião |
10 |
235 |
Kleber Bike |
1 |
57 |
Juninho Ferreira |
2 |
5 |
Gabriel Calixto |
3 |
1 |
Tallys Nathan |
4 |
111 |
Gustavo Amaral |
5 |
35 |
Eduardo Dudu |
6 |
115 |
Kaio Moraes |
7 |
396 |
José Feijo |
8 |
32 |
Danilo Freitas |
9 |
59 |
Mayke Justino |
10 |
7 |
Renato Lira |
1 |
1 |
Rosimar "Pinto Branco" Henrique |
2 |
22 |
Danilo Ferreira |
3 |
21 |
Cabeça |
4 |
27 |
Whedny Torres |
5 |
47 |
Jesué Rozendo |
6 |
0 |
Vitor Nuteles |
7 |
794 |
Alon Antonio |
8 |
33 |
Gustavo Abreu |
9 |
97 |
Bueno |
10 |
7 |
Everton Labofarma |
1 |
12 |
Evelin |
2 |
19 |
Gaby |
3 |
20 |
Yasmi |
4 |
114 |
Ysla |
5 |
87 |
Amanda |
6 |
52 |
Jessica |
7 |
690 |
Thamires |
8 |
11 |
Anny |
1 |
190 |
Rafael |
2 |
16 |
Franklin |
3 |
8 |
Marcio filho |
4 |
167 |
Livia |
5 |
64 |
José Arthur |
6 |
2 |
Kiel Carvalho |
7 |
165 |
João Francisco |
Para maiores informações sobre classificação e resultado final dos campeonatos acesse
www.cariracross.com.br