X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Notícias > Últimas Notícias

Romaniacs: Brasileiro avalia participação inédita na categoria Gold. Fotos
Publicado em: 07/08/2019
Clique e saiba mais

Ainda na Romênia, Rígor Rico faz balanço de sua participação histórica numa das mais difíceis provas do hard enduro mundial
Redação MotoX.com.br - Fotos: Red Bull Romaniacs


Rígor Rico

Rígor Rico entrou para a história do motociclismo nacional ao tornar-se o primeiro brasileiro a concluir o Red Bull Romaniacs 2019 na categoria Gold, a que reserva os piores desafios naquela que é considerada uma das provas mais difíceis do hard enduro mundial. A 16ª edição da prova na Romênia foi realizada entre os dias 30 de julho e 3 de agosto.
 
+ Manuel Lettenbichler repete feito do pai, vence o Romaniacs e assume liderança do World Enduro Super Series

Com um tempo total de 31h34min14s, o piloto do Team Rinaldi completou todos os dias de prova nas trilhas romenas dentro do tempo previsto pela organização e finalizou sua participação na 22ª colocação da prova que foi válida pela quinta etapa do World Enduro Super Series 2019 (WESS).


O primeiro desafio enfrentado pelo piloto foi o prólogo, um circuito de obstáculos artificiais construído no centro da cidade de Sibiu e que além de colocar pilotos e público em contato, serve também para definir a ordem de largada para o primeiro dia nas trilhas. No desafio, Rígor conquistou um lugar entre os Top 20 do mundo, completando o trecho na 19ª colocação. "Ali já foi um resultado muito bom, pois foi minha primeira vez em contato com aquele tipo de obstáculos e andando junto com os melhores do mundo, então, foi uma experiência muito boa", avaliou o piloto.
 

A partir de então, Rígor teria pela frente cerca de 600 km das mais desafiadoras trilhas de sua vida e logo no primeiro dia, ele precisou superar a "Titanic" uma subida que foi batizada com este nome em razão de seu tamanho e dificuldade. "Esta subida foi muito, mas muito difícil. Eu já havia visto imagens de câmeras onboard de outros pilotos, mas não imaginava que seria tão difícil. Eu cheguei a cair, mas consegui me recuperar e voltar para a prova". Neste dia, Rígor perdeu um check point e, penalizado, terminou em 36º.
 

As pancadas de chuva na Romênia tratavam de dificultar ainda mais as coisas, mas isso não abalava o piloto brasileiro que, mais confiante e aclimatado à prova, começava a mostrar toda sua capacidade e talento. No segundo dia Rígor, sentindo-se mais à vontade, avançou na classificação, terminando na 31ª posição. No terceiro dia Rígor deu um salto ainda maior na prova conquistando mais 8 posições para concluír em 23º.
 

Enfim, no quinto e último dia de competição, bastante cansado, Rígor partiu para os quilômetros finais que colocaram seu nome na história. Quando apontou na região da linha de chegada, uma forte chuva deixou o terreno completamente liso e enlameado, mas o mineiro superou o desafio e ainda conquistou mais uma posição, terminando em 22º. Com o resultado Rígor Rico cravou definitivamente o seu nome e o da Rinaldi na elite do hard enduro mundial.
 

Já no deslocamento final, ele ainda enfrentou um imprevisto: algo atingiu seu olho, deixando-o sem conseguir enxergar direito. "Perdi a profundidade de campo e o equilíbrio. Eu ainda parei para tentar limpar o olho antes da última subida, mas não consegui. Então, decidi terminar a prova assim mesmo, com muita dificuldade", revela Rígor, que ainda encontra-se na Romênia em tratamento.
 

"Sem dúvida, esta prova me trouxe uma grande evolução como piloto, pois ela te exige muito não só na parte técnica, como também, na mental. O tempo todo você está lidando com muita gente falando na sua cabeça sobre por onde passar e também com aquela voz interior te pedindo para desistir", reflete o piloto. "E quando você consegue passar por tudo isso, sem dúvida que o resultado é muito gratificante e te coloca em um outro nível. Os pneus Rinaldi SW 43 tiveram um papel muito, mas muito importante neste resultado, pois me deram a aderência que precisei em cada dificuldade, ajudando-me a superar os enroscos. Volto para o Brasil carregando o fruto dessa experiência e espero que no ano que vem eu esteja mais uma vez na prova representando o Brasil", conclui Rígor.


Além da Rinaldi, o brasileiro conta com patrocínio das marcas Beta Brasil, BMS Racing, Mobil, Paca Lub, BC Pneus, Toro Sports, Gaerne, Brasil Racing, Edgers Racing, Moto Art, 100%, Sportco, Q4, Calango Publicidade, Airoh, Farmelhor, Academia Rebel of Fitness, BR Parts e Prene Hydrafit.






Resultado do Red Bull Romaniacs 2019 categoria Gold:
1. Manuel Lettenbichler (KTM - GER) 20h39m51s
2. Alfredo Gomez (Husqvarna - ESP) 20h42m15s
3. Graham Jarvis (Husqvarna - GB) 20h52m12s
4. Taddy Blazusiak (KTM - POL) 21h25m36s
5. Jonny Walker (KTM - GB) 21h30m40s
6. Billy Bolt (Husqvarna - GB) 23h16m34s
7. Mario Roman (Sherco - ESP) 23h36m25s
8. David Cyprian (KTM - CZ) 23h48m33s
9. Pol Tarres (Husqvarna - ESP) 24h42m30s
10. Josep Garcia (KTM - ESP) 25h8m26s
22. Rigor Rico (Beta - BRA) 35h36m21s







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet