X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

Edgers Racing

KTM Sacramento

Toro Sports

SP Race Park

JPS Racing

MotoX Pneus

Arenafama

Clique e saiba mais

> Competição > Enduro

Red Bull Romaniacs 2019 Final - Romênia
Publicado em: 05/08/2019

Manuel Lettenbichler vence o Red Bull Romaniacs
Redação MotoX.com.br - Fotos: Predrag Vuckovic/Red Bull, Future7Media e Divulgação

Piloto alemão repete feito do pai, 10 anos depois
 

Manuel Lettenbichler

O alemão Manuel Lettenbichler é o grande campeão do Red Bull Romaniacs 2019. Após assumir a liderança no terceiro dia nas trilhas romenas, Lettenbichler conquistou o título da prova pela primeira vez e ainda assumiu a liderança do World Enduro Super Series após 5 de 8 etapas previstas na temporada.

Alfredo Gomez e Graham Jarvis, dupla da Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing, completou o pódio na segunda e terceira posições, respectivamente.


Pai e filho celebram vitória no 16º Red Bull Romaniacs

A prova, que teve a liderança de Taddy Blazusiak no prólogo pelas ruas de Sibiu, depois seguiu por mais quatro dias de off road, o primeiro com Graham Jarvis na frente e o segundo com Alfredo Gomez. A partir do terceiro e penúltimo dia, Lettenbichler agarrou a primeira colocação e seguiu determinado a conquistar  topo do pódio no último dia de corrida. Abrindo o trecho com uma vantagem de pouco mais de um minuto sobre Gomez, o alemão forçou o ritmo desde o início.

Gomez parecia se esforçar para encontrar seu ritmo no início, sendo superado por Jonny Walker. O piloto da Red Bull KTM Factory Racing estava em excelente forma e liderou provisoriamente até a primeira parada.


Com a chegada de uma chuva pesada, as trilhas já desafiadoras ficaram extremamente escorregadias e imprevisíveis. Gomez encontrou seu ritmo na chuva e começou a lutar novamente com Lettenbichler. A cada seção eles se alternavam na liderança.

Lettenbichler entrou primeiro na "Gusterita", a dura subida final da competição e trabalhou para completar o mais rápido possível. Depois esperou ansiosamente por Gomez, mantendo um olho no relógio e um no rival.

O nervosismo se transformou em alegria quando Lettenbichler foi declarado vencedor com o tempo total de 20h39m51s. Gomez chegou perto, mas não o suficiente, somou 2 minutos e 24 segundos a mais que o rival. Apesar de ter dado o seu melhor no dia que provavelmente foi o mais difícil da corrida, ele teve que se contentar com o vice-campeonato. Jarvis, que buscava mais uma vitória no campeonato, terminou a semana no terceiro degrau do pódio.


Pódio

Lettenbichler celebrou o título inédito. "Estou na lua agora, realmente não posso acreditar. Esta corrida é realmente algo especial e ganhar aqui é incrível. O evento é tão longo e difícil, tudo pode acontecer, então estou empolgado por vencer. Foram cinco dias incríveis e muito arrojados, especialmente com toda a chuva que tivemos. Algumas das subidas que seriam complicadas de qualquer maneira se tornaram quase impossíveis. Já faz 10 anos que meu pai ganhou o Red Bull Romaniacs, então é ótimo ser capaz de igualar sua conquista - os Lettenbichlers vão definitivamente comemorar hoje à noite!", disse o campeão após a prova

Na classe Iron, Anna Schmolzl fez história como a primeira mulher a ganhar uma categoria do Red Bull Romaniacs. O espanhol Josu Artola foi o vencedor na classe Silver e o polonês Marcin Weglarz na Bronze.


Rígor Rico

Único brasileiro na classe Gold, Rígor Rico (Beta / Rinaldi / 3R Motos / Toro Sports) fez sua estreia na competição com a 22ª colocação. O mineiro sofreu uma penalização no início da competição quando perdeu um CP, O que prejudicou o seu resultado final. Além disso no final teve que lidar com uma lesão no olho esquerdo. "Foram meses de treino, dedicação e muito trabalho para vencer esse desafio. Primeiramente agradeço a Deus por me presentear com essa oportunidade, saúde e empenho... e lógico por me cercar de pessoas que me fazem melhor! Obrigado a todos pela torcida e energia positiva, demos um grande passo para o esporte no Brasil! Agradeço também aos meus patrocinadores, especialmente a Beta Brasil por fazer tudo isso acontecer. Que venha o @redbullromaniacs 2020", postou o piloto nas redes sociais.

O Brasil também foi representado por Pierluigi Clini (23º na classe Iron), Vincenzo Barbagallo (71º na Silver), Marco Faria (9º na Bronze) e Rodrigo Zuccon (80º na Bronze).

O World Enduro Super Series continua com a sexta rodada no Hawkstone Park Cross-Country, Reino Unido, de 21 a 22 de setembro.







Resultado do Red Bull Romaniacs:
1. Manuel Lettenbichler (KTM - GER) 20h39m51s
2. Alfredo Gomez (Husqvarna - ESP) 20h42m15s
3. Graham Jarvis (Husqvarna - GB) 20h52m12s
4. Taddy Blazusiak (KTM - POL) 21h25m36s
5. Jonny Walker (KTM - GB) 21h30m40s
6. Billy Bolt (Husqvarna - GB) 23h16m34s
7. Mario Roman (Sherco - ESP) 23h36m25s
8. David Cyprian (KTM - CZ) 23h48m33s
9. Pol Tarres (Husqvarna - ESP) 24h42m30s
10. Josep Garcia (KTM - ESP) 25h8m26s
22. Rigor Rico (Beta - BRA) 35h36m21s

Classificação geral do WESS 2019 após 5 etapas:
1. Manuel Lettenbichler (KTM - GER) 3570 pts
2. Graham Jarvis (Husqvarna - GB) 3460 pts
3. Alfredo Gomez (Husqvarna - ESP) 3164
4. Mario Roman (Sherco - ESP) 2940 pts
5. Billy Bolt (Husqvarna - GB) 2725 pts
6. Jonny Walker (KTM - GB) 2700 pts
7. Josep Garcia (KTM - ESP) 2615 pts
8. Taddy Blazusiak (KTM - POL) 2590 pts
9. Nathan Watson (KTM - GB) 2091 pts
10. Pol Tarres (Husqvarna - ESP) 1965 pts







© 2000 - 2018 MotoX MX1 Internet