X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Jiboia Hard Enduro 2019 - Santa Terezinha - BA
Publicado em: 14/06/2019
Clique e saiba mais

Yuri MilGrauu vence na categoria principal e Rígor Rico é o mais rápido do evento vencendo o Desafio 3R
Redação MotoX.com.br - Com informações de Roberto Filho - Fotos: Enio Luis, George Bitencourt e Letícia Teixeira


Igor Mota - Terceiro colocado na categoria Gold

A cidade de Santa Terezinha, conhecida como "A Capital Baiana dos Esportes de Aventura" foi palco da 3ª edição do Jiboia Hard Enduro. Mais de 70 pilotos enfrentaram nos dias 1 e 2 de Junho, o desafiador percurso de aproximadamente 50 quilômetros na famosa Serra da Jiboia, além do emocionante prólogo montado na avenida principal da cidade, uma versão de enduro adaptada do evento mundialmente famoso Red Bull Straight Rhythm, com desafios homem a homem com eliminação do perdedor até o duelo final. O grupo Trilheiros da Tapera são os organizadores desse grande evento e o piloto Roberto "Hulk" o idealizador.


O Prólogo na avenida principal de Santa Terezeinha

As atividades se iniciaram após a entrega das "chaves da cidade" pelo prefeito Zé de Zila e o secretário de esportes Iuri Brito. O prólogo além de definir a ordem de largada do dia seguinte também tinha premiação. A largada era feita com as mãos sobre a cabeça e a moto ligada em neutro. Com obstáculos bastante técnicos e variados, tudo poderia acontecer... e várias disputas foram decididas a poucos metros da linha de chegada.

Prólogo


 

A categoria Bronze entrou em ação às 10h da manhã. Os iniciantes começaram as disputas com direito a fumaça colorida e queima de fogos. Pilotos completamente "adrenalizados" aceleraram forte dando tudo de si!

Alison, da Equipe Brutos Off Road, de São Miguel das Matas, dominou a categoria seguido de Gilson Mota, que esbanja saúde e técnica aos 56 anos de idade. Em em terceiro ficou Matheus, da cidade de Feira de Santana.

Passada a categoria Bronze, foi a vez da Silver (Intermediários) fazer bonito! Com nível técnico bastante equilibrado, a classe promoveu disputas bastante acirradas!


Grandes duelos marcaram a categoria Silver

No intervalo entre as categorias, o bicampeão brasileiro de Hard Enduro, Rígor Rico, dava uma volta na pista esbanjando técnica e fazendo parecer que os obstáculos eram todos muito fáceis!


Piloto convidado, Rigor Rico fez apresentações nos intervalos

No final do dia, já ao por do Sol, a Gold, categoria principal, "entrou em campo" e os obstáculos ficaram pequenos. Logo no incio da competição, dois pilotos começaram a chamar a atenção do público: Matheus "Chupetinha", de Cruz das Almas, e Yuri MilGrauu, de São Miguel das Matas, que "voavam" baixo na pista.


Público acompanhou o show no centro da cidade

Em uma final eletrizante, algo bastante inusitado aconteceu. Ambos os pilotos enfrentaram problemas técnicos em suas motocicletas e não completaram a volta final. Por decisão da organização tanto "Chupetinha" quanto "MilGrauu" foram declarados campeões do Prólogo.


Chupetinha e MilGrauu, os campeões do Prólogo

2º Dia - A prova Off Road


Largada de Domingo

No domingo, a largada ocorreu às 8h da manhã. As motos foram alinhadas em frente ao belíssimo Hotel Fazenda Bastião e os pilotos largavam de 4 em 4, no estilo da famosa corrida "Le Mans" até as motos. Foi um momento bastante descontraído que agradou tanto aos pilotos quanto aos espectadores.

A categoria Gold foi a primeira a largar e a menos de 300m da largada os pilotos já tinham que enfrentar uma enorme pilha de pedras que exigia fôlego.


Desafio nas Pedras

O segundo trecho de dificuldade foi a íngreme e técnica "Subida do Pé da Cerca". Essa subida é quase que um cartão postal off road da cidade. Um grande congestionamento se formou.

Rígor Rico, convidado de honra do evento, recebeu a missão de largar por último em um desafio contra todos, o Desafio 3R. Ele teria que fazer o menor tempo da prova pra ganhar, e ao chegar no engarrafamento, ao invés de usar sua técnica e passar, ele decidiu ajudar um a um. Sua atitude causou espanto e admiração de todos os pilotos.


Não faltaram trechos de enrosco nas trilhas de Santa Terezinha

Pilotos seguiram enfrentando a "Trilha do Alecrim", o "Rock Garden", - como o próprio nome sugere um "jardim de pedras" - e a "Trilha do Neves" até chegar no famigerado "Corredor de Paulinho".

O "Corredor de Paulinho" é um leito de rio seco com muitos batentes de pedras e uma grande subida de terra fofa no final. Na gíria baiana, foi neste ponto que o "bambu gemeu"!


Ejetadas marcaram trecho final da prova

Pilotos cansados, mas determinados, seguiram pelas trilhas do "Morro" e "Caipora" até chegar numa cascalheira que fica na entrada da cidade. Uma enorme ladeira que foi apelidada de "Taperita" - em alusão a Gusterita que faz parte do percurso do Red Bull Romaniacs - era o desafio final. Um grande público se formou no topo e foi uma verdadeira festa! Muitos pilotos chegaram emocionados ao final.

Na categoria Gold, o piloto Yuri MilGrauu chegou em primeiro com o tempo de 2:02:50, em segundo ficou Nelsinho com o tempo de 2:19:08 e em terceiro Igor Mota 2:28:27.


 

A categoria Silver teve domínio absoluto de João Ruella, que venceu no Prólogo e na prova com o tempo de 2:17:38. Júnior "Gago" chegou em segundo com 27 minutos de diferença para o líder e Lukinhas foi o terceiro colocado.

Na categoria Bronze, Luis Paulo, da cidade de Varzedo, foi o mais rápido chegando com 32 minutos de vantagem sobre o segundo colocado, o experiente Gilson Mota, da cidade de Castro Alves. Em terceiro chegou Fábio Andrade, de São Miguel das Matas.


Pódio categoria Gold

Rígor Rico, destaque no evento, além de faturar o Desafio 3R com o menor tempo da prova, resolveu dar uma segunda volta em todo o percurso visando sua preparação para o Red Bull Romaniacs, prova que ele irar disputar na Romênia no final de julho. Com certeza o piloto é sinônimo de Hard Enduro no Brasil!

E assim foi a terceira edição do Jiboia Hard Enduro - o enduro mais difícil da Bahia!

Resultados
Gold

1. Iuri / Brutos Off Road
2. Nelson Costa de Santana
3. Igor Mota
4. Fábio Carvalho
5. Edu Souza Ribeiro Jr.


Pódio Silver

Silver
1. João Ruella
2. Junior Gago
3. Lukinha Brutos Offroad
4. Marcelo Uemura
5. Eliabe da Silva Almeida


Pódio Bronze

Bronze
1. Luis Paulo
2. Gilson Mota
3. Fabio Andrade
4. Valney Araújo Argolo
5. Wellington Pedreira Lima


Rigor Rico superou o desafio 3R com a melhor marca da prova









© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet