Mario Roman vence abertura do WESS 2019
Redação MotoX.com.br - Fotos: João da França e Future7Media
Oito corridas estão pevistas nesta temporada
Cidade do Porto é sede da prova
O World Enduro Super Series abriu a temporada 2019 neste fim de semana com o espanhol Mario Roman conquistando o topo do pódio do Porto Extreme XL Lagares. No total 300 competidores, dentre os quais 50 profissionais, disputaram a prova que tem o prólogo realizado nas estreiras ruas da região central da cidade do Porto, Portugal.
Mario Roman
Antes porém, uma corrida de Endurocross abriu as atividades na noite de sexta-feira com vitória do britânico Jonny Walker. No sábado foi a vez do espanhol Alfredo Gomez assumir o protagonismo com o melhor desempenho nas ruas de paralelepípedos e nas pontes flutuantes montadas no Porto. Foi em uma dessas que Walker escorregou e foi parar dentro da água com sua KTM, uma das cenas mais marcantes deste edição (assista nos vídeos abaixo).
Wade Young
Na hora da prova principal o alemão Manuel Lettenbichler ditou o ritmo inicial, impedindo o avanço de Alfredo Gomez com certa facilidade. Seis minutos separavam os dois no início da segunda volta. No entanto, Lettenbichler parece ter se esgotado no momento crucial e acabou atacado por Roman e também pelo sul-africano Wade Young.
Manuel Lettenbichler
Roman conseguiu deixar Young e Lettenbichler para trás, abrindo cerca de quatro minutos para alcançar uma vitória marcante no primeiro WESS da nova temporada. Young terminou em segundo e Lettenbichler em terceiro.
Graham Jarvis
Graham Jarvis até cruzou a linha de chegada na frente do alemão e parecia ter ficado com o último degrau do pódio, mas Lettenbichler recuperou a terceira posição quando recebeu de volta o tempo que perdeu na primeira volta devido a um erro de marcação da pista.
Johnny Walker deu um mergulho com sua KTM durante o Prólogo
Mario Roman: "Me sinto incrível, é muito bom conseguir a vitória. Em 2016, terminei cerca de um minuto atrás de Alfredo (Gomez) e, depois tive problemas mecânicos com minha moto em dois anos seguidos, mas sempre acreditei em mim mesmo e sabia que poderia fazer isso este ano".
Largada do Endurocross
Wade Young: "Foi ótimo ficar em segundo. Em um ponto eu estava em sexto lugar e estava faltando alguma confiança depois de lutar em um dos rios - onde muita da minha energia. Voltei forte e, no final, o pessoal começou a ficar cansado e eu consegui ir um pouco mais fundo e continuar".
Pódio
Manuel Lettenbichler: "Tive que parar para mover uma ponte na primeira volta, o que me custou algum tempo, mas felizmente me recompensaram e eu saí com o terceiro lugar. Teria sido bom conseguir a vitória, especialmente depois de liderar mais da metade da corrida. Mas seja qual for o resultado, estou feliz com a minha pilotagem e foi um bom começo para o WESS deste ano".
A próxima parada do WESS 2019 é o Trèfle Lozérien AMV da França, de 17 a 19 de maio.
Vídeos:
Resultados - primeira etapa: Toyota Porto Extreme XL Lagares
1. Mario Roman (Sherco - ESP) 4: 01: 43.21
2. Wade Young (Sherco - RSA) 4: 05: 59.04 +4: 15.83
3. Manuel Lettenbichler (KTM - GER) 4: 07: 09,68 +5: 26,47
4. Graham Jarvis (Husqvarna - GB) 4: 07: 16.12 +5: 32.91
5. Billy Bolt (Husqvarna - GB) 4: 15: 19.68 +13: 36.47
Classificação geral do World Enduro Super Series 2019 (após a uma etapa)
1. Mario Roman (Sherco - ESP) 1000 pontos
2. Wade Young (Sherco - RSA) 850 pts
3. Manuel Lettenbichler (KTM - GER) 770 pts
4. Graham Jarvis (Husqvarna - GBR) 690 pts
5. Billy Bolt (Husqvarna - GB) 610 pts
Mais fotos: