Na entrada da reta final do campeonato, pilotos da KTM lideram corrida pelo título 450
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Octopi / Simon Cudby
Largada 450
Em Houston tivemos a terceira etapa do ano no formato Tríplice Coroa. A segunda etapa texana foi mais ou menos uma amostra da temporada: Webb fez o que tinha que ser feito para continuar na liderança (e vencer a etapa), Musquin lutando para alcançar o topo, mas sofrendo muitos percalços, um Tomac indeciso e (aparentemente) pouco disposto a sair de sua zona de conforto pelo título e um azarado Ken Roczen, que viu sua noite entrar em espiral decadente após uma convincente vitória na primeira final.
Vamos realizar um balanço sobre o campeonato e seus principais atores até aqui.
Cooper Webb
Cooper Webb - o jovem contratado da KTM passou de azarão a força dominante da temporada. Os mais atentos perceberam que ele poderia virar a página de dois anos decepcionantes com a Yamaha logo na primeira etapa em Anaheim, onde caiu na largada e fez uma excelente recuperação até o quinto lugar.
Webb foi de uma carreira dominante na classe 250 para dois anos de "sofrimento" e resultados abaixo da média, mesmo permanecendo com a Yamaha. A verdade é que a sua transição para a 450 foi cheia de percalços, problemas de confiança e, inclusive, contusões que minaram suas possibilidades de testar e acertar a moto. Em entrevista recente ele contou vários detalhes da sua conturbada promoção de categoria e porquê mudou para a KTM.
Nos dois anos com a Yamaha 450, Webb, cuja estatura é das menores, não chegou a encontrar o acerto ideal da motocicleta. De fato, disse que no meio de 2017 a equipe lhe trouxe uma moto 2018 completamente original e ele imediatamente baixou 2 segundos na pista de testes. Ele e a equipe, então, deixaram de lado o desenvolvimento da moto 2017, mas por um atraso na homologação com a AMA a 2018 só foi liberada para as corridas nas três últimas etapas... quando ele caiu e se machucou.
Cooper Webb
Cooper Webb
Em termos de resultados o ano de 2018 não foi muito diferente, com o agravante de outra lesão o deixar de molho na fase final do campeonato. Sem resultados e machucado, foi uma surpresa receber a oferta de Roger DeCoster para um contrato de dois anos com um bom salário e a opção de renovação para um terceiro ano. Ainda sentindo-se em dívida com a Yamaha, Webb pensou em permanecer na mesma equipe, mas lhe ofereceram apenas um ano com redução de salário e a possibilidade de renovação apenas se fosse campeão... Não foi difícil escolher... Estes detalhes e muito mais foram revelados numa entrevista ao site swapmotolive.
Clique aqui para conferir (em inglês).
Esses detalhes revelam que entre os austríacos a competição fora de estrada ainda é tratada como missão vital da companhia, enquanto os japoneses veem como algo secundário com seguidos cortes de orçamento.
Bom, falando sobre Houston, Webb deu na pista o recado de que fará de tudo pelo título e deixou isso claro ao bater guidão com o companheiro de equipe Musquin, sem hesitar em empurrá-lo para fora da pista com um "totó". Ao ultrapassar o francês, o americano garantiu a segunda posição na primeira final. Em seguida venceu a segunda praticamente de ponta a ponta e pôde administrar a vitória da etapa com a terceira posição na última final. Com 2-1-3 Webb fez exatamente o que é necessário para alcançar o campeonato. Evitou resultados ruins e esteve sempre entre os primeiros. Sua consistência está lhe dando uma tremenda vantagem sobre os demais.
Marvin Musquin
Marvin Musquin - O início de campeonato foi difícil para o francês, com um joelho machucado que o impediu de se preparar plenamente. Mas o joelho melhorou - apesar de alguns
"insiders" comentarem que ainda precisa de uma cirurgia para ficar perfeito - e as vitórias finalmente apareceram.
Musquin venceu Indianapolis e Seattle, apesar de que na última uma decisão errada - ou falta de - lhe custou 7 pontos no campeonato por não respeitar a bandeira médica na pista, logo na segunda volta da final. Se Musquin perder o título por menos que isso, acredito que terá infindáveis pesadelos com a visão da bandeira, se já não estiver tendo.
Marvin Musquin
Quanto tempo vai levar até a KTM fotografar Musquin e Webb comemorando juntos novamente?
Em Houston falhas nas tomadas de decisões também prejudicaram sua noite, como na ânsia de recuperar posições após o totó de Webb, tentou ultrapassar Dean Wilson por fora e decolou para fora da pista. Faltando quatro etapas, Musquin tem 17 pontos de desvantagem (poderiam ser 10 sem a penalização de Detroit) e não depende mais apenas de seus resultados para o título.
E com a guerra declaradamente aberta entre os companheiros de equipe, a KTM tem um problema "bom" para administrar, que não deixará a tensão baixar dentro do time.
Eli Tomac - Na minha opinião Tomac tem um estilo muito peculiar. Sobre a motocicleta é um cavalo de guerra, com muita força e agressividade, porém falta-lhe a finesse na pilotagem para tomar vantagem em trechos técnicos e apertados. Talvez isto explique sua dificuldade em pistas complicadas como Seattle e sua superioridade no campo aberto de Daytona, onde conquistou sua quarta vitória.
Eli Tomac
Eli Tomac
Além disso também já ficou claro que psicologicamente ele não é o mais seguro dos pilotos. Por várias vezes já o vimos simplesmente abandonar a batalha, entregando posições sem lutar para tentar o troco ou perdendo completamente o foco após uma queda ou escorregada na pista. Em Houston entregou uma posição a Musquin literalmente na linha de chegada ao, inexplicavelmente, abortar o duplo. Algumas más línguas também dizem que o clima interno na Kawasaki não está dos melhores, fofoca reforçada pela saída repentina do veterano mecânico chefe Mike Williamson.
Talvez sua cabeça já esteja pensando na temporada outdoor do Motocross. A 26 pontos do líder, Tomac entra na reta final do Supercross 2019 exatamente uma etapa atrás de Webb.
Ken Roczen
Com o terceiro lugar geral, Dean Wilson conquistou seu melhor resultado na 450
Ken Roczen - Após o mais que revisitado acidente onde fraturou seriamente o braço esquerdo e depois a mão direita - menos grave, mas nem por isso sem gravidade - Ken Roczen sofre com o peso de ainda não ter reencontrado a vitória. Sim, entrou na temporada como forte candidato ao título, chegou a liderar a pontuação e sustentou a segunda posição por um longo período.
Porém a falta de pódios o distanciou do topo da classificação. No ano, ele e Tomac têm seis pódios cada, enquanto a dupla da KTM tem nove cada. Nas seis últimas etapas o alemão esteve no pódio apenas em Seattle. Em Houston a noite começou muito bem, com uma vitória convincente na primeira final. Roczen estava de bem com a pista e muito disposto, mas uma queda na largada literalmente ferrou sua noite. Com uma forte dor no tornozelo desistiu da bateria, chegando até mesmo a suspeitar de uma fratura. Porém a dor no tornozelo melhorou durante o intervalo e Roczen voltou, ainda incomodado com um dedão do pé prensado na queda. Salvou um oitavo lugar que o deixou em décimo na etapa, mas ao mesmo tempo a noite praticamente marca sua despedida do grupo de pretendentes ao título deste ano.
250 - Com segunda vitória, Dylan Ferrandis encosta em Adam Cianciarulo
Adam Cianciarulo saltando para fora da pista após estampar dois oponentes
A noite foi complicada para o líder da classe 250 Oeste Adam Cianciarulo. Após marcar o melhor tempo nos treinos e vencer a primeira bateria, Cianciarulo perdeu feio o ponto de frenagem na largada da segunda final e teve um início de prova difícil, além de mandar dois outros pilotos pro chão.
Depois sofreu uma queda após um salto e teve literalmente que rebolar para não ser atropelado. Sua moto foi. Quem se aproveitou foi Dylan Ferrandis que venceu a segunda final e pode se dar ao luxo de entregar a terceira final ao companheiro de equipe Colt Nichols e ainda vencer a etapa.
Pódio 250 Oeste com RJ Hampshire, Dylan Ferrandis e Colt Nichols
Depois de um décimo na segunda bateria e terceiro na última, Cianciarulo ficou com a quarta posição da etapa, perdendo sete pontos em relação a Ferrandis, que agora está apenas cinco pontos atrás.
O brasileiro Enzo Lopes sofreu um acidente feio durante os treinos, quando entrou neutro num dos saltos. Ele virou para frente e machucou o ombro.
Vídeos
Resultados
1 |
2 |
Cooper Webb |
KTM 450 SX-F Factory Edit |
2 |
1 |
3 |
26 |
RED BULL, KTM, MOTOREX, AKRAPOVIC, DUNLOP |
2 |
25 |
Marvin Musquin |
KTM 450 SX-F Factory Edit |
5 |
3 |
1 |
23 |
RED BULL, KTM, MOTOREX, AKRAPOVIC, DUNLOP |
3 |
15 |
Dean Wilson |
Hus FC450 |
3 |
2 |
5 |
21 |
Rockstar Energy Hus Factory Racing |
4 |
3 |
Eli Tomac |
Kaw KX 450 |
6 |
7 |
2 |
19 |
MONSTER ENERGY KAWASAKI |
5 |
14 |
Cole Seely |
Hon CRF 450 |
4 |
4 |
11 |
18 |
Team Hon HRC |
6 |
16 |
Zach Osborne |
Hus FC450 |
10 |
6 |
4 |
17 |
Rockstar Energy Hus Factory Racing |
7 |
19 |
Justin Bogle |
KTM 450 SX-F Factory Edit |
8 |
5 |
7 |
16 |
Rocky Mountain ATV/MC - KTM - WPS |
8 |
4 |
Blake Baggett |
KTM 450 SX-F Factory Edit |
9 |
9 |
6 |
15 |
Rocky Mountain ATV/MC - KTM - WPS |
9 |
17 |
Joey Savatgy |
Kaw KX 450 |
7 |
11 |
9 |
14 |
MONSTER ENERGY KAWASAKI |
10 |
94 |
Ken Roczen |
Hon CRF 450 |
1 |
21 |
8 |
13 |
TEAM HONDA HRC, FOX RACING, RED BULL, STA |
11 |
46 |
Justin Hill |
Suz RM-Z450 |
14 |
8 |
10 |
12 |
Jgrmx/Yoshimura/Suz Factory Racing |
12 |
43 |
Tyler Bowers |
Kaw KX 450 |
12 |
10 |
12 |
11 |
Triggr Racing/Blud Lubricants/AHM Factory Services/K |
13 |
11 |
Kyle Chisholm |
Suz RM-Z450 |
15 |
12 |
13 |
10 |
H.E.P. Motorsports Suz/Mayhem Wheels/Thor/Redl |
14 |
41 |
Ben Lamay |
Hon CRF 450 |
16 |
13 |
14 |
9 |
Smartop Bullfrog Spas Hon |
15 |
97 |
Adam Enticknap |
Suz RM-Z450 |
18 |
17 |
15 |
8 |
H.E.P. Motorsports Suz/Thor/Mayhem Wheels/Suzu |
16 |
62 |
Alex Ray |
Suz RM-Z450 |
17 |
14 |
19 |
7 |
H.E.P. Motorsports Suz/Thor/Mayhem Wheels/Redl |
17 |
51 |
Justin Barcia |
Yam YZ450F |
11 |
19 |
20 |
6 |
MONSTER ENERGY-YAMAHA FACTORY RACING |
18 |
99 |
Austin Politelli |
Hon CRF 450 |
20 |
15 |
16 |
5 |
TPJ Fly Racing/HRT/BK Tree Service/DSC Constructi |
19 |
805 |
Carlen Gardner |
Hon CRF 450 |
19 |
16 |
17 |
4 |
BWR I L-Tec I SSI Decals |
20 |
33 |
Joshua Grant |
Yam YZ450F |
13 |
20 |
21 |
3 |
MONSTER ENERGY-YAMAHA FACTORY RACING |
21 |
224 |
Charles Lefrancois |
Suz RM-Z450 |
21 |
18 |
18 |
2 |
TEAM SR75/Suz/Shift/Shoei/Scott/FMF/Mika/Motul |
22 |
800 |
Mike Alessi |
Hon CRF 450 |
22 |
22 |
22 |
1 |
Smartop Bullfrog Spas Hon GDR Fox |
1 |
34 |
Dylan Ferrandis |
Yam YZ250F |
2 |
1 |
2 |
26 |
Monster Energy/Star Racing/Yam |
2 |
31 |
Rj Hampshire |
Hon CRF 250 |
3 |
2 |
4 |
23 |
GEICO Hon/AMSOIL/Factory Connection |
3 |
39 |
Colt Nichols |
Yam YZ250F |
5 |
4 |
1 |
21 |
Monster Energy/Star Racing/Yam |
4 |
92 |
Adam Cianciarulo |
Kaw KX 250 |
1 |
10 |
3 |
19 |
MONSTER ENERGY PRO CIRCUIT KAWASAKI |
5 |
64 |
James Decotis |
Suz RM-Z250 |
6 |
5 |
6 |
18 |
Jgrmx/Yoshimura/Suz Factory Racing |
6 |
44 |
Cameron Mcadoo |
Hon CRF 250 |
9 |
6 |
5 |
17 |
GEICO Hon/AMSOIL/Factory Connection |
7 |
60 |
Justin Starling |
Hus FC250 |
12 |
8 |
8 |
16 |
Gas Monkey Energy / AJE Motorsports |
8 |
40 |
Sean Cantrell |
KTM 250 SX-F |
11 |
7 |
13 |
15 |
Troy Lee Designs/ Red Bull/ KTM |
9 |
61 |
Garrett Marchbanks |
Kaw KX 250 |
10 |
3 |
19 |
14 |
MONSTER ENERGY PRO CIRCUIT KAWASAKI |
10 |
111 |
Chris Blose |
Hus FC250 |
8 |
19 |
7 |
13 |
Gas Monkey Energy / AJE Motorsports |
11 |
72 |
Martin Castelo |
Hus FC250 |
15 |
12 |
9 |
12 |
JMC Motorsports Racing/ Fly Racing WPS/ Hus |
12 |
36 |
Michael Mosiman |
Hus FC250 |
4 |
18 |
14 |
11 |
Rockstar Energy Hus Factory Racing |
13 |
156 |
Jacob Hayes |
Yam YZ250F |
7 |
20 |
10 |
10 |
Cycle Trader Rock River YAMAHA |
14 |
170 |
Michael Leib |
Hus FC250 |
16 |
9 |
12 |
9 |
JMC Motorsports, Canvas MX, Rocket Exhaust, On Tr |
15 |
471 |
Logan Karnow |
Kaw KX 250 |
17 |
13 |
11 |
8 |
Team PRMX/Strikt Gear/Pelletier Kaw |
16 |
54 |
Dylan Merriam |
Hus FC250 |
13 |
11 |
20 |
7 |
Gas Monkey Energy / AJE Motorsports |
17 |
68 |
Brandan Leith |
Hus FC250 |
19 |
14 |
15 |
6 |
Jmc Motorsports,fly racing, intergrity electric, Husqvarn |
18 |
83 |
Killian Auberson |
KTM 250 SX-F |
14 |
16 |
18 |
5 |
|
19 |
221 |
Mathias Jorgensen |
KTM 250 SX-F |
20 |
15 |
16 |
4 |
-- none listed -- |
20 |
122 |
Chris Howell |
Hus FC250 |
18 |
17 |
17 |
3 |
JMC Motorsports, Fly Racing, Hus Motorcycles, |
21 |
321 |
Bradley Lionnet |
Yam YZ250F |
21 |
21 |
21 |
2 |
|
22 |
141 |
Robbie Wageman |
Hon CRF 250 |
22 |
22 |
22 |
1 |
Fasthouse, BWR Engines, Gaerne, SSI, Dunlop, Xbra |
Classificação Geral
1 |
2 |
Cooper Webb |
288 |
2 |
25 |
Marvin Musquin |
271 |
3 |
3 |
Eli Tomac |
262 |
4 |
94 |
Ken Roczen |
252 |
5 |
4 |
Blake Baggett |
215 |
6 |
15 |
Dean Wilson |
201 |
7 |
17 |
Joey Savatgy |
173 |
8 |
14 |
Cole Seely |
160 |
9 |
22 |
Chad Reed |
151 |
10 |
51 |
Justin Barcia |
150 |
11 |
10 |
Justin Brayton |
141 |
12 |
19 |
Justin Bogle |
124 |
13 |
7 |
Aaron Plessinger |
123 |
14 |
46 |
Justin Hill |
119 |
15 |
43 |
Tyler Bowers |
103 |
16 |
16 |
Zach Osborne |
80 |
17 |
11 |
Kyle Chisholm |
78 |
18 |
41 |
Ben Lamay |
72 |
19 |
42 |
Vince Friese |
65 |
20 |
62 |
Alex Ray |
47 |
21 |
1 |
Jason Anderson |
46 |
22 |
805 |
Carlen Gardner |
38 |
23 |
71 |
Cole Martinez |
29 |
24 |
800 |
Mike Alessi |
27 |
25 |
111 |
Chris Blose |
25 |
26 |
27 |
Malcolm Stewart |
17 |
27 |
86 |
Ryan Breece |
16 |
28 |
99 |
Austin Politelli |
13 |
29 |
201 |
Cedric Soubeyras |
12 |
30 |
12 |
Shane Mcelrath |
11 |
31 |
97 |
Adam Enticknap |
11 |
32 |
606 |
Ronnie Stewart |
9 |
33 |
118 |
Cheyenne Harmon |
6 |
34 |
282 |
Theodore Pauli |
5 |
35 |
393 |
Daniel Herrlein |
5 |
36 |
60 |
Justin Starling |
4 |
37 |
74 |
Cade Autenrieth |
4 |
38 |
941 |
Angelo Pellegrini |
4 |
39 |
33 |
Joshua Grant |
3 |
40 |
383 |
Casey Brennan |
3 |
41 |
330 |
Aj Catanzaro |
3 |
42 |
412 |
Jared Lesher |
2 |
43 |
224 |
Charles Lefrancois |
2 |
44 |
184 |
Scott Champion |
2 |
45 |
80 |
Heath Harrison |
1 |
|
1 |
92 |
Adam Cianciarulo |
182 |
2 |
34 |
Dylan Ferrandis |
177 |
3 |
39 |
Colt Nichols |
142 |
4 |
31 |
Rj Hampshire |
126 |
5 |
12 |
Shane Mcelrath |
123 |
6 |
64 |
James Decotis |
112 |
7 |
111 |
Chris Blose |
111 |
8 |
44 |
Cameron Mcadoo |
111 |
9 |
36 |
Michael Mosiman |
110 |
10 |
61 |
Garrett Marchbanks |
99 |
11 |
156 |
Jacob Hayes |
91 |
12 |
72 |
Martin Castelo |
71 |
13 |
160 |
Jess Pettis |
66 |
14 |
40 |
Sean Cantrell |
61 |
15 |
60 |
Justin Starling |
45 |
16 |
35 |
Mitchell Harrison |
38 |
17 |
67 |
Enzo Lopes |
37 |
18 |
194 |
Jerry Robin |
30 |
19 |
141 |
Robbie Wageman |
29 |
20 |
221 |
Mathias Jorgensen |
25 |
21 |
910 |
Carson Brown |
23 |
22 |
471 |
Logan Karnow |
20 |
23 |
122 |
Chris Howell |
17 |
24 |
54 |
Dylan Merriam |
17 |
25 |
68 |
Brandan Leith |
17 |
26 |
321 |
Bradley Lionnet |
13 |
27 |
184 |
Scott Champion |
12 |
28 |
216 |
Devin Harriman |
10 |
29 |
83 |
Killian Auberson |
10 |
30 |
170 |
Michael Leib |
9 |
31 |
773 |
Thomas Do |
9 |
32 |
427 |
DeeganVonlossberg |
7 |
33 |
621 |
Rj Wageman |
6 |
34 |
952 |
Ludovic Macler |
2 |
35 |
188 |
Gage Schehr |
1 |
|