X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Notícias > Últimas Notícias

5ª Edição do Duelo de Motos reúne elite do Freestyle Motocross brasileiro
Publicado em: 30/01/2019
Clique e saiba mais

Primeiros treinos para a competição serão nesta quinta-feira em Atibaia (SP)
Redação MotoX.com.br - Foto: André Luiz Magalhães


Fred Kyrillos é o atual campeão da prova

A maior competição de Motocross Estilo Livre (FMX) do Brasil, o Duelo de Motos, começa oficialmente amanhã (31) com os treinos livres em Atibaia. A cidade recebe, até domingo, oito dos principais pilotos brasileiros da modalidade e o americano Brian McCarty, numa pista especialmente construída para o evento, com entrada franca e transmissão ao vivo pela TV Globo no domingo (3), dentro do Esporte Espetacular.

+ Veja os destaques da quarta edição do Duelo de Motos, realizada em 2018

De acordo com o árbitro e consultor técnico da pista, Guilherme Gaino, o Duelo de Motos recebe esse nome por ter o grande diferencial desta competição: o formato de suas disputas. "Diferentemente das competições tradicionais em chave aberta, em que cada piloto faz apenas uma apresentação individual e recebe uma classificação com base em sua nota, as competições acontecem em um sistema "homem a homem", no qual dois pilotos se enfrentam diretamente e somente o vencedor de cada embate segue para fase seguinte", explica.

Para garantir uma boa pontuação, os atletas precisam elaborar uma rotina de manobras desafiadoras, que leve em conta o seu grau de dificuldade, a extensão de seus movimentos e a forma como eles serão distribuídos ao longo dos obstáculos durante o tempo disponível para cada apresentação.

Segundo Gaino, esses detalhes serão avaliados por um grupo de especialistas na modalidade e todos os aspectos apresentados serão considerados na nota final de cada participante. "O quadro de juízes é composto por profissionais do meio e pilotos veteranos, com anos de experiência no esporte e hoje já afastados das competições", comenta.

O consultor também esclarece que os tipos de manobras, seu grau de dificuldade e a maneira como elas são executadas compõem grande parte da nota, mas a avaliação vai além disso. "Detalhes como o controle do piloto sobre a motocicleta, seu posicionamento e a maneira como ele inicia e finaliza um salto são pontos extremamente relevantes e que, considerando o alto nível técnico de todos os participantes, podem garantir um lugar no duelo final, ou não", completa.

Oito pilotos disputam o título da competição: o americano Brian McCarty; o atual campeão do duelo, Fred Kyrillos (São Paulo, SP); Gilmar Pereira Flores - Joaninha (Sinop, MT); Marcelo Simões (Herculândia, SP); Nicolas Ferreira (Sinop, MT); Claudio Rocha (Fortaleza, CE); Diego Djamdjian (São Paulo, SP) e Jonilson "Kiko" Silva (Boa Vista, RR).

Tatá Pelegrino será o piloto alternate da prova, aquele que substitui outro atleta em caso de lesão ou desistência. Aos 23 anos, o piloto de Atibaia começou no motocross cedo, com apenas oito anos de idade. Na modalidade Estilo Livre, no entanto, sua carreira é bem mais recente: menos de um ano.

Serviço

5ª Edição do Duelo de Motos
31 de Janeiro: Treinos Livres - Das 9h às 12h e das 14h às 17h
1º de Fevereiro: Treinos Oficiais - Das 9h às 12h e das 14h às 17h
2 de Fevereiro: Classificatórias - Das 9h às 13h30
3 de Fevereiro: Grande Final | Transmissão Ao Vivo - TV Globo - A partir das 9h
Local: Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret
Cidade: Atibaia - SP
Endereço:  Alameda Professor Lucas Nogueira Garcez, 511 - Vila Thais
Entrada Franca

O Duelo de Motos é uma realização OnSports, Instituto Apoio e TV Globo, com o patrocínio de Motorola, Rexona, Decolar.com, Honda, Monster Energy Drink, Dolly, Rota K e apoio da Prefeitura Municipal de Atibaia.







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet