Iati agita o Nordeste em prova com mais de 10000 pessoas Texto e fotos: Paulo A . M. -
www.radicalfotos.com.br O goiano Vatutim Maia leva uma moto zero na categoria principal do melhor motocross do nordeste.
 Show de Freestyle no intervalo com "Tatá" |
Com mais de 40 graus na sombra Iati cidade no interior de Pernambuco aproximadamente 330 km da capital recebeu a prova do ano no nordeste, onde conseguiu reunir os melhores pilotos em todas as categorias, contando também com a presença importante de Vatutim Maia consagrado piloto de Goiânia que deu um verdadeiro show de pilotagem.
Sobre a pista
A pista muito bem construída com vários pontos de ultrapassagem e um traçado muito bem feito num terreno plano, o maior detalhe da pista era um belíssimo túnel onde chamava a atenção dos pilotos criando um diferencial nas pistas pelo nordeste, um dos pontos mais difíceis era a sessão de costelas que complicou a visa de muita gente.
Já no sábado pilotos de toda região começaram a chegar para fazer seus treinos livres pela manhã e pela tarde, já nos treinos sabíamos que teria um grande numero de pilotos nessa etapa e que teria classificatória no domingo. Já nos treino o público compareu em massa mostrando que todos queriam ver o espetáculo na pista entre os pilotos.
Já no domingo pela manhã para ser mais preciso às 5:00hs já tinha moto andando pelo box e fazendo suas regulagens com seus mecânicos , a pista foi aberta para treinos e o público presente agüentou firme o sol escaldante com mais de 45 graus, o treinos foi marcado com muitos pegas na pista mas o público vibrou com o show de freestyle com o paulista Tatá , ele o narrador oficial da prova Carira Cross fizeram o público vibrar a cada manobra fazendo ola e lavantando as mãos a cada salto emociante.
 Ricky |
Categoria Mirim Depois dos dois treinos pela manhã os pilotos começavam a se preparar para grande prova onde tiveram mais de 8 baterias disputas em várias categorias. A mirim foi a primeira a entrar para o gate onde os favoritos eram : Luquinhas Bill #15, Rick #259, Gilberto Filho # 388, Rafaelzinho #212 e Igor Roberto #19.
Já na largada vimos que Luquinhas tinha grande chance de vencer a prova mas um tombo na curva do túnel fez com que ele fosse para quarta colocação, a disputa ficou então entre Rick #259 e Gilbertinho #388 pela liderança levando a melhor Rick que disparou na frente abrindo grande vantagem até a bandeirada final com Gilbertinho em segundo lugar e após fazer uma bela ultrapassagem Luquinhas Bill #15 fica na terceira colocação com Igor #19 na quarta e Rafaelzinho #212 fechando o pódio.
 Fernando Castelo |
MX3 Open Com os veteranos no gate vimos que essa categoria não está brincadeira, muitos pilotos que já andaram profissionalmente estão voltando e um pouco fora de forma mais com muita vontade e técnica. Talvan Teixeira larga na frente com sua YZF450 e faz um belo holeshot na primeira curva, mas entrou muito forte na curva do túnel e deixou sua moto apagar perdendo algumas posições.
Quem passa a liderar a prova é o piloto de Sergipe Andinho #56 e em seguida com muita garra Castelo #24 de Recife, na quinta volta Castelo faz uma bela ultrapassagem nas costelas e passa a ser líder abrindo grande vantagem até a bandeirada final seguido do Sergipano Andinho#56 , Giberto #388 e Carlinhos Borges fechando o pódio da MX3.
 Rafael Bonifácio |
Nacional 125 a 225 4T Após uma má largada Fernandinho de largado se recuperou na prova e partiu para brigar pela liderança, mas o líder Kelinho manteve sua corrida na mão administrando da melhor forma até a bandeirada com Fernandinho de Lagarto em segundo, Fala Fina em terceiro e Charlington de Paulo Afonso em quarto lugar.
Nacional 200 a 400 Essa categoria foi a que teve maior numero de inscritos e assim tivemos duas classificatórias para a final .
Com total domínio de sua tornado numero 19 nos treinos e nas classificatórias o piloto Rafael (Rafinha) dominou a categoria nacional deixando a briga para trás com os pilotos Rodnei , Nego , Renato Ferro e Jorge Freire, com muitas trocas de posições a cada volta, essa bateria terminou nessa mesma ordem de posições assim fechando o pódio.
Especial Iniciante
Essa bateria foi muito importante para o retorno do piloto Sergipano Rodrigo (Lama) Andrade que apos fraturar os dois braços retornou nessa prova e todos estavam ansiosos para ver seu rendimento.
 Eduardo (MX2) |
Com três piloto em condições de vitória saberíamos que haveria grandes pegas, apos a largada vimos Rodnei abrir grande vantagem com muito firmeza nas primeiras voltas com Eduardo em segundo e Rodrigo em terceiro , mas não demorou muito para que Rodrigo lama ultrapassasse o piloto de Garanhuns Eduardo para conquistar a segunda colocação. Na quarta posição vinha Sacolinha de Vitória do S.Antão e Carlinhos Borges até a bandeira final, finalizando assim o pódio.
MX2 Já eram mais de 5:00 da tarde e sabíamos que ainda tinha a categoria pró para largar, essa bateria mx 2 foi uma das mais disputadas do dia com pilotos profissionais e muitos campeãos nordestinos , no gate estavam Israel Feitosa, Eduardo(Zé do queijo) de volta apos 1 e meio parado, Diego com toda sua raça e Eduardinho de Santana do Ipanema.
Baixa o gate e quem pula na frente é Eduardo disparando na frente com sua YZF250 mostrando toda sua técnica nas curvas e fazendo bonito pra galera em segundo Israel Feitosa (Team Zoolo MX) com muita vontade de vencer em busca da vitória e acelerando forte sua KXF 250 em terceiro Diego destruindo todas as costelas e paredes da pista com Eduardinho atrás, a prova terminou nessa classificação e com isso Eduardo e Israel deram um show na pista .
MX1 Pró Essa categoria podemos dizer que era a mais esperada, o público permaneceu até o fim para ver os feras da principal categoria do dia ir em busca de uma moto zero km que era o prêmio principal para o vencedor.
 Vatutin Maia |
 Alan Lucena |
Já era bem tarde na hora da largada até brincamos que poderia ter farol nas motos ou acender os refletores. Mas brincadeira a parte vamos a largada, quem sai na frente e Alan Lucena alucinado em busca da vitória com Julio César na cola dele , Israel Feitosa (Team Zoolo MX) em terceiro e Vatutim Maia (Bolsa Esporte / Governo de Goiás / Exp. Maia) na quarta posição, mas na segunda volta vimos uma mudança radical de colocação após a queda de Julio César com Vatutim Maia e Alan Lucena brigando a cada curva pela liderança, confesso que nunca tinha visto nada igual foi demais mesmo. Os os dois fizeram o público ficar de pé e a narração de Carira Cross teve a emoção a parte, um passa outro passa e assim vai até 10 minutos de prova onde a experiência de um piloto com mais de 17 anos de motocross prevaleceu.
Vatutim Maia passou pela sessão de costelas como uma bala e obteve a primeira colocação até a bandeira final levando uma moto zero para casa , em segundo ficou Alan e terceiro Israel Feitosa com uma bela corrida manteve prova na mão em quarto Júlio César e em quinto apos ter corrido varias baterias e ainda essa Diego Bertholdo.
Podemos dizer que essa corrida foi fantástica, apesar do frio de rachar a noite e o sol escaldante pelo dia , o público compareceu de forma fantástica e os melhores pilotos em todas as categorias tiverem presentes, fica aqui meu agradecimento ao Prefeito Hernane e ao organizador Sebastião que estão de parabéns, agradeço a todos que se envolveram nessa prova e se Deus quiser ano que vem estaremos la,Obrigado !!!
Resultados
Mirim
1- Rick #259
2- Gilberto Filho #388 Sógoma
3- Luquinhas Bill #15 Team Zoolo MX
4- Igor Roberto#19
5- Rafaelzinho
Nacional 125 a 225 cc 1- Kelinho
2- Fernandinho (Lagarto)
3- Fala Fina
4- Charlington (Paulo Afonso)
5- Niltinho
Nacional 200 a 400cc 1- Rafael Bonifácio #19
2- Rodnei
3- Nego
4- Renato Ferro
5- Jorge Freire
Especial Iniciante 1- Rodnei
2- Rodrigo Lama #32 - Team Zoolo MX
3- Eduardo Belo
4- Sacolinha
5- Carlinhos Borges
MX 3
1- Fernando Castelo #24
2- Andinho #56
3- Conan #19
4- Gilberto Sógoma #338
5- Carlinhos Borges
MX 2 1- Eduardo #18
2- Israel Feitosa #334 Team Zoolo Mx
3- Diego #100
4- Nego
5- Eduardo Tiziu #1
MX 1 Pró 1- Vatuntin Maia #54 - Bolsa Escola / Gov. Goiás / Exp. Maia
2- Alan Lucena #1 - Sundown motos / BV financeira
3- Israel Feitosa #334 - Team Zoolo MX
4- Julio Cesar #20
5- Diego Bertholdo #100