Toby Price, Pablo Quintanilla e Matthias Walkner lutam pelo título da 41ª edição do Rally Dakar
Redação MotoX.com.br - Fotos: Marcin Kin e Divulgação
Rally Dakar 2019 consagra campeões nesta quinta-feira, 17 de janeiro
E o Dakar 2019 entra na reta final com a disputa totalmente aberta. Após nove etapas, Toby Price (KTM) é o líder da classificação com apenas um minuto e dois segundos de vantagem sobre Pablo Quintanilla (Husqvarna). A disputa da 10ª e última etapa, nesta quinta-feira (17), promete ser eletrizante. Serão apenas 112 quilômetros de especial para decidir a batalha (409 km no total com os deslocamentos). Com pouco mais de seis minutos de desvantagem, Matthias Walkner (KTM) também se mantém vivo na disputa, pronto para desfrutar de qualquer vacilo dos rivais.
Até chegar a este cenário, a competição viu alguns dos favoritos caindo nas etapas mais recentes. Na sétima, Sam Sunderland (KTM) foi o primeiro piloto a alcançar duas vitórias nesta edição, depois de enfrentar problemas no dia anterior com o freio traseiro.
Toby Price
"Isso atrapalhou minha estratégia um pouco, mas hoje, decidi usar essa frustração para minha vantagem e forcei o máximo que pude desde o começo. Eu perdi um pouco de tempo no final, quando levei alguns minutos para encontrar um WPC, mas, no geral, estou feliz em saber como pilotei na etapa", disse o britânico.
Nesta altura, Ricky Brabec (Honda) mantinha a liderança com alguns minutos sobre Adrien Van Beveren (Yamaha). Ambos terminaram o estágio bem, em terceiro e quarto respectivamente, logo atrás de José Ignacio Cornejo (Honda), mas tudo mudaria nos dias seguintes.
Pablo Quintanilla
Apelidado de ‘Super Ica’, o oito estágio colocou 10 motos, 10 carros e os cinco primeiros caminhões mais rápidos do dia anterior juntos, largando em intervalos de três minutos de acordo com os resultados das sete etapas. Em 360 quilômetros, a especial cronometrada mais longa da prova levou os competidores a percursos rápidos e abertos durante o início, antes de mais uma vez desafiá-los com as dunas montanhosas do deserto de Ica.
Matthias Walkner (KTM) se deu bem e, repetindo Sunderland, conquistou a sua segunda vitória. "Bom dia para mim hoje, eu realmente tentei forçar o dia todo. Largar com os carros não foi tão ruim esta manhã, uma dupla me passou nas pistas rápidas, mas eu passei de volta quando atingimos as dunas", destacou o austríaco que terminou seguido por Pablo Quintanilla e Toby Price.
Matthias Walkner
A surpresa do dia foi o abandono do até então líder Ricky Brabec. "Foi triste, mas a sensação que levo é de que consegui demonstrar ter um bom ritmo, o que me dará motivação para voltar com ainda mais força no próximo ano", comentou o norte-americano que deixou a prova com problemas mecânicos na moto.
A nona e penúltima etapa fez o sétimo vencedor diferente nas motos, trazendo o francês Michael Metge (Sherco) para os holofotes. Outra vez a prova começou no estilo motocross, com grupos de 10 pilotos em uma ordem determinada pela etapa anterior. A especial cronometrada contou com 313 quilômetros. Daniel Nosiglia (Honda), outro piloto fora da briga pelo pódio, acabou com o segundo tempo, enquanto entre os líderes, Pablo Quintanilla foi o melhor com a terceira posição.
Outro favorito que deixou a disputa foi Adrien Van Beveren que perdeu mais de três horas lutando com um pequeno problema técnico em sua Yamaha e não teve como completar a etapa.
Sam Sunderland
Com pouco mais de 100 km de especial, o dia decisivo promete. Toby Price, campeão em 2016, sabe que vai precisar de sangue frio com Pablo Quintanilla tão próximo. "É apenas uma etapa de 100 quilômetros, mas acho que vai parecer mais de 300. Os garotos estão realmente melhorando o ritmo e tudo que posso fazer é tentar o meu melhor e tentar ficar com eles. Se eu conseguir passar amanhã e terminar no pódio, ficarei mais do que feliz", comentou Price.
Já o chileno parece bem confortável para a disputa decisiva. "Estou em um ótimo lugar agora para lutar pela vitória e muito feliz com isso. Assegurar um resultado no pódio seria ótimo para mim e para a equipe, mas sinceramente meus olhos estão determinados em conseguir a vitória aqui no Peru", disse Quintanilla.
Michael Metge
Precisando superar dois rivais em um trecho curto, Matthias Walkner está ciente que "corre por fora" na disputa. "Não há tempo para estratégia, então vou dar o meu melhor e ver onde termino", comentou o austríaco que busca o bicampeonato.
Depois de 10 dias, 5.600 quilômetros, sendo 3.096 de especiais cronometradas, um deles será coroado campeão da 41ª edição do Rally Dakar nesta quinta-feira (17).
***Novo*** - Vídeo com o resumo da etapa final:
Vídeos da 9ª, 8ª e 7ª etapas:
Resultados
Sétima etapa
1. SUNDERLAND Sam 14 GBR Red Bull KTM Rally Factory Team KTM 03:51'41
2. CORNEJO José Ignacio 10 CHI Monster Energy Honda Team Honda +01'51
3. BRABEC Ricky 15 USA Monster Energy Honda Team Honda +06'30
4. VAN BEVEREN Adrien 4 FRA Yamalube Yamaha Official Rally Team Yamaha +09'40
5. BENAVIDES Luciano 77 ARG Red Bull KTM Rally Factory Team KTM +11'19
6. SHORT Andrew 29 USA Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing Husqvarna +11'29
7. DE SOULTRAIT Xavier 18 FRA Yamalube Yamaha Official Rally Team Yamaha +13'12
8. PRICE Toby 3 AUS Red Bull KTM Rally Factory Team KTM +14'19
9. SVITKO Stefan 11 SLO Slovnaft Team KTM +16'21
10. WALKNER Matthias 1 AUT Red Bull KTM Rally Factory Team KTM +16'38
Oitava etapa
1. WALKNER Matthias 1 AUT Red Bull KTM Rally Factory Team KTM 03:55'25
2. QUINTANILLA Pablo 6 CHI Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing Husqvarna +00'45
3. PRICE Toby 3 AUS Red Bull KTM Rally Factory Team KTM +01'13
4. SUNDERLAND Sam 14 GBR Red Bull KTM Rally Factory Team KTM +06'21
5. SHORT Andrew 29 USA Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing Husqvarna +09'51
6. VAN BEVEREN Adrien 4 FRA Yamalube Yamaha Official Rally Team Yamaha +11'48
7. BENAVIDES Luciano 77 ARG Red Bull KTM Rally Factory Team KTM +12'51
8. CORNEJO José Ignacio 10 CHI Monster Energy Honda Team Honda +13'48
9. BENAVIDES Kevin 47 ARG Monster Energy Honda Team Honda +15'07
10. DE SOULTRAIT Xavier 18 FRA Yamalube Yamaha Official Rally Team Yamaha +15'50
Nona etapa
1. METGE Michael 16 FRA Sherco TVS Rally Factory Sherco 03:46'38
2. NOSIGLIA Daniel 28 BOL Honda Argentina - MEC Team Honda +02'00
3. QUINTANILLA Pablo 6 CHI Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing Husqvarna +03'28
4. WALKNER Matthias 1 AUT Red Bull KTM Rally Factory Team KTM +03'29
5. PRICE Toby 3 AUS Red Bull KTM Rally Factory Team KTM +03'29
6. CORNEJO José Ignacio 10 CHI Monster Energy Honda Team Honda +03'30
7. SHORT Andrew 29 USA Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing Husqvarna +04'03
8. BENAVIDES Kevin 47 ARG Monster Energy Honda Team Honda +03'03
9. BENAVIDES Luciano 77 ARG Red Bull KTM Rally Factory Team KTM +04'55
10. DE SOULTRAIT Xavier 18 FRA Yamalube Yamaha Official Rally Team Yamaha +04'56
Classificação geral após 9 etapas (extraoficial)