Confederação Brasileira de Motociclismo é responsável por toda a parte técnica e disciplinar do evento válido como etapa do Brasileiro e do Mundial Cross Country
 CBM encerrou vistoria das motos nesta terça-feira, 25. Foto: Donizetti Castilho |
A Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) encerrou nesta terça-feira, 25, as vistorias nas motos do Rally Internacional dos Sertões, válido como etapa do Campeonato Brasileiro e do Mundial Cross Country. Com uma equipe de profissionais que irá acompanhar a disputa até o local da chegada, em Porto Seguro (BA), a entidade é responsável por toda a parte técnica e disciplinar do maior rali da América Latina. Nesta quarta-feira serão realizados o prólogo e a largada promocional em Goiânia (GO), de onde os competidores saem na quinta-feira para cumprir a primeira etapa cronometrada.
O caminho é longo até a Bahia, já que os veículos enfrentarão quase 3.800 quilômetros de desafios pelo interior do país. Por isso, as vistorias são fundamentais para a segurança dos pilotos. "Primeiro, checamos se os competidores estão com a documentação em dia. Em seguida, partimos para as vistorias técnicas, cujo objetivo é verificar se os equipamentos estão dentro do prazo de validade e se obedecem as especificações do regulamento da Federação Internacional de Motociclismo (FIM)", explicou Adilson Kilca, diretor de rali da CBM. A entidade possui ainda representantes no júri da prova: Philippe Thiriet e Donato Khouri, diretor-geral e gerente de produção da CBM, respectivamente.
O Sertões será a primeira etapa do Campeonato Brasileiro e, por envolver nove dias de disputas, terá peso dois na competição nacional. "As expectativas são as melhores possíveis, pois o evento vale ainda como etapa do Mundial e reúne pilotos de excelente nível internacional. A edição deste ano tem tudo para ser uma das melhores", apostou Kilca.
Ao lado dos principais pilotos brasileiros - como Jean Azevedo, Tiago Fantozzi, José Hélio, Juca Bala e Dimas Mattos -, estarão nomes como o do chileno Carlo de Gavardo, atual campeão mundial da categoria para motos de até 450cc, e o do francês Cyril Despres, campeão mundial e do Rally Dakar.
Além do Sertões, haverá outras três etapas do Brasileiro, válidas pelos seguintes torneios: Rally RN 1500, dias 8, 9 e 10 de setembro no Rio Grande do Norte; Rally Bolpebra, de 24 a 28 de outubro no Acre; e Rally dos Amigos, dias 2 e 3 de dezembro em São Paulo.
Mudanças Com relação ao ano passado, houve algumas adaptações no regulamento do Brasileiro, que segue os padrões do Campeonato Mundial da modalidade. "A principal delas foi a inclusão de motocicletas trail produzidas no Brasil com até 700 cilindradas na Marathon", comentou Kilca, lembrando que esta categoria inclui ainda as motos trail importadas de até 450cc 2T e 4T.
As outras classes são: Production (motos de enduro e rali 2T até 380cc ou 4T até 700cc); Super Production (motos de enduro, cross, rali e protótipos a partir de 125cc com preparação livre, desde que possuam sistema de iluminação com geração própria de luz); Brasil (motos nacionais de trail e enduro até 450cc 2T e 4T); e Quadriciclos (quadriciclos a partir de 125cc com preparação livre, desde que possuam sistema de iluminação com geração própria de luz).
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