O piloto Juca Bala comenta o novo roteiro
 Briefing do Sertões Foto: Donizetti Castilho |
 Juca Bala, que este competirá de Yamaha WR 450F, achou as mudanças positivas Foto: Carsten Horst/Hyset |
Na noite de segunda feira, em São Paulo, a Dunas Race divulgou o tão esperado roteiro para a 14ª edição do Rally Internacional dos Sertões, que acontece de 24 de julho a 05 de agosto, com largada em Goiânia (GO). Em relação ao ano passado, o percurso total diminuiu – serão 3.878 Km, dos quais 1.986 Km (51%) de trechos de especiais. Em 2005 foram 4.553 km totais. Cerca de 70% do percurso desse ano será corrido dentro do estado da Bahia.
As principais novidades são: a obrigatoriedade do uso do sistema de segurança Sentinel, visando maior segurança nas ultrapassagens. Quando acionado, através de um botão, transmite digitalmente um sinal sonoro (buzina 110 db) e/ou um flash poderoso, notificando o veículo alvo da aproximação, dentro de uma distância de 150 metros em terreno plano.
Outras novidades são: o uso de símbolos ao invés de palavras na planilha dos competidores; e maior restrição na etapa maratona, aquela que o piloto não pode contar com apoio mecânico no final do dia. É que esse ano, além de não contar com apoio no final, os competidores também não poderão fazer manutenção no dia. A regra é chegar, deixar o veículo no parque fechado e caso necessite manutenção, só será permitida no dia seguinte, com cronômetro aberto.
Para o piloto Juca Bala, tricampeão nas Motos, que segue para sua 13ª. participação na prova, dessa vez com Yamaha WR 450F, as mudanças foram positivas. “Sobre o Sentinel, acho excelente, um item voltado principalmente à segurança dos pilotos mais lentos de moto, que frequentemente são alcançados pelos ponteiros dos carros. Isso vai evitar muitos acidentes”, destaca.
Com relação a adoção da nova simbologia na planilha dos pilotos, que vai eliminar as famosas ‘curecas’ (as caveirinhas indicando graduação de perigo) Juca atesta: “Esses códigos já são usados nas provas internacionais, uma exigência da FIM. Para mim não é novidade, pois é a mesma simbologia que usava no Paris-Dakar. Facilita para o piloto de moto, que pilota e navega ao mesmo tempo, pois é só bater o olho no símbolo para identificar”.
Quanto ao percurso, 70% será corrido dentro do estado da Bahia. No total, passará por 10 cidades: larga de Goiânia, segue para Minaçu (GO), Palmas (TO), Alto Parnaíba (BA), Corrente (BA), Barra (BA), Seabra (BA), Brumado (BA), Cândido Sales (BA), chegando em Porto Seguro.
Segundo o diretor da prova, Marcos Ermírio de Moraes, as especiais serão mais travadas e muito técnicas. “Esse ano realmente a prova parece mais difícil e muito técnica, com vários tipos de pisos. Para nós, pilotos de ponta, quanto mais difícil, melhor. Sobre a característica travada, gosto muito, é mais o meu estilo de pilotagem, com bastante serra, cascalho”, comenta Juca Bala, que das 13 edições já realizadas do Sertões, só esteve fora de uma, em 2002, pois estava com o pulso quebrado.
Confira o roteiro do Rally dos Sertões 2006:
27/07 - 1ª Etapa – Goiânia (GO) – Minaçu (GO) Deslocamento Inicial (DI) – 353Km
Trecho de Especial 1 (TE) – 105 Km
Deslocamento – 63 km
TE 2 – 118 km
Deslocamento Final (DF) - 7Km
Total: 646 Km
28/07 - 2ª Etapa – Minaçu (GO) – Palmas (TO)
DI – 20 Km
TE – 255 Km
DF – 276 Km
Total: 551 km
29/07 - 3ª Etapa – Palmas (TO) – Alto Parnaíba (MA)
(Etapa Maratona )
DI – 202 Km
TE – 457 Km
DF – 2 Km
Total: 661 km
30/07 - 4ª Etapa – Alto Parnaíba (MA) – Corrente (PI) DI – 02 Km
TE – 187 Km
DF – 77 Km
Total: 266 km
31/07 - 5ª Etapa – Corrente (BA) – Barra (BA) DI – 129 Km
TE – 273 Km
DF – 46 Km
Total: 448 km
01/08 - 6ª Etapa – Barra (BA) – Seabra (BA)
DI – 107 Km
TE – 152 Km
DF – 53 Km
Total: 312 km
02/08 - 7ª Etapa – Seabra (BA) – Brumado (BA) DI – 13 Km
TE – 168 Km
DF – 97 Km
Total: 278 km
04/08 - 8ª Etapa – Brumado (BA) – Cândido Sales (BA) DI – 13 Km
TE – 168 Km
DF – 97 Km
Total: 278 km
03/08 - 9ª Etapa – Cândido Sales (BA) – Porto Seguro (BA)
DI – 99 Km
TE – 131 Km
DF – 184 Km
Total: 414 km