Jeffrey Herlings e Benoit Paturel vencem GP equilibrado em Frauenfeld
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Ray Archer / J . P. Acevedo / Pascal Haudiquert
Largada MXGP
O MXGP da Suíça, realizado pelo segundo ano consecutivo na pista de Frauenfeld, foi uma mostra do nível de equilíbrio do atual estágio da série, principalmente na categoria principal. Prova disso foi a vitória na etapa de Jeffrey Herlings com os resultados (6-1) que somaram exatamente os mesmos pontos de Gautier Paulin (4-2). Antonio Cairoli ficou com o terceiro lugar no pódio e se tivesse passado Romain Febvre em seu ataque final na segunda bateria, teria marcado os mesmo 40 pontos dos dois primeiros colocados (apesar de continuar em terceiro no GP).
Max Anstie é outro bom exemplo para ilustrar. Na primeira bateria andou praticamente colado no pneu traseiro do primeiro colocado Arnaud Tonus durante os 30 minutos mais duas voltas. Na segunda bateria largou fora dos 20 primeiros e recuperou-se rápido até chegar no pelotão de pilotos de fábrica. De 14º na quarta volta só avançou até a 12ª segunda posição, apesar da velocidade para brigar pela vitória no circuito.
Jeffrey Herlings conquistou o segundo GP consecutivo
Frauenfeld é um daqueles traçados de chão duro. Sou da opinião que esse tipo de pista deva receber um mínimo de preparação. Gradear fundo esse tipo de terreno acaba por entregar uma pista dura do mesmo jeito para as corridas, mas muito esburacada e cheia de trilhos nas curvas, o que acaba por limitar a escolha de traçado dos pilotos e, consequentemente, as ultrapassagens. Vimos isso na primeira bateria com a batalha entre Anstie e Tonus, e na segunda que foi quase uma corrida em fila indiana. O forte calor também foi em parte responsável pela falta de combatividade na última bateria do dia.
Antonio Cairoli
Antonio Cairoli
Antonio Cairoli
O italiano chegou na Suíça pronto para voltar para casa com a vitória. Gosta do circuito que fica bastante técnico e desafiador. Confessou que neste ano treinou mais em pistas duras, deixando a areia um pouco de lado. Venceu a classificatória no sábado (com Anstie sempre por perto), mas no domingo encontrou mais dificuldades. Apesar das boas largadas foi excessivamente cauteloso no início - algo natural para quem está com uma mão na taça - e perdeu posições que depois se revelaram difíceis de recuperar. Na primeira bateria ainda passou Gautier Paulin na metade da prova e aproveitou-se de um erro de Romain Febvre - que deixou o motor apagar - para assumir o terceiro posto.
Na segunda bateria, fez o holeshot e - assim como na primeira onde largou em terceiro - perdeu duas posições na segunda curva. Depois saltou demais numa das mesas e sentiu o pulso. Neste momento, ainda na primeira volta, perdeu também a terceira posição para Romain Febvre. Levou um tempo para se reencontrar na pista e no final ainda deu um calor no francês, tentando o troco, mas também não era sensato arriscar demais para ganhar dois pontos que pouco significariam no cenário geral. Com 3-4 ficou em terceiro no GP.
Jeffrey Herlings
Jeffrey Herlings
Aos poucos o holandês vai recuperando a confiança e esquecendo a humildade.
"Preciso de boas largadas. Quando largo bem eu ganho". Não deixa de ser verdade e também uma cutucada em Cairoli. Na primeira bateria, depois de largar em décimo, trabalhou duro para avançar até a sexta posição. Quando chegou lá, pouco depois da metade da corrida, o quinto colocado Febvre já estava longe.
Com a boa largada na segunda corrida, só precisou passar Paulin, o que fez na segunda volta. Depois abriu cerca de 10 segundos até poder passear nas voltas finais.
"A pista estava incrível para quem conseguisse uma boa largada. Senão, era um pesadelo e muito difícil de passar com as pedradas das motos na frente. Eu curti a segunda bateria com toda a vibração do público."
Gautier Paulin
Gautier Paulin
O francês ficou feliz em voltar ao pódio. Além disso voltou a ser terceiro no campeonato já que Clement Desalle não teve um bom final de semana. Suas corridas foram consistentes, aproveitando as boas largadas. Na primeira bateria foi ultrapassado apenas por Febvre (que depois levou o troco) e Cairoli. Na segunda tomou a ponta de Cairoli e liderou por uma volta antes de sofrer o ataque de Herlings.
"Estou muito feliz por voltar ao pódio. No geral esse GP foi um grande passo na direção certa. Quero aproveitar o embalo nos próximos eventos."
Romain Febvre
Romain Febvre
O campeão de 2015 vai mostrando no final da temporada uma velocidade maior que no início do ano. Febvre não venceu nenhuma bateria esse ano (chegou perto na Rússia) e muitos dizem que não é o mesmo depois da
queda em Matterley Basin no ano passado. Se ainda não fez corridas brilhantes, pelo menos está mais presente no pelotão da frente. Se não fosse a vacilada na primeira bateria, poderia ter subido ao pódio com o mesmo número de pontos do vencedor.
"Estava muito difícil de encontrar pontos para ultrapassar. Deixei o pódio escapar, o que é difícil de aceitar, mas me sinto bem com a moto e acredito que o próximo GP será melhor."
Arnaud Tonus
A primeira bateria foi muito boa para o piloto suíço e também para o bom público, que vibrava para valer a cada passagem na liderança. Tonus foi o primeiro piloto a receber a YZ450F 2018 e conquistou a primeira vitória da moto na bateria 1 em Frauenfeld. Assumir a liderança logo na largada o ajudou assim como a pista complicada, mas de qualquer forma foi uma corrida quase heróica com toda a pressão que Max Anstie exerceu. Na segunda corrida Tonus não encontrou a mesma boa largada (partiu ao redor de 10º) e sua sorte acabou definitivamente na segunda volta, quando caiu sobre o túnel e foi atropelado por Arminas Jasikonis. Ambos abandonaram o GP.
Arnaud Tonus
Após exames médicos a Yamaha divulgou que Tonus fraturou uma costela.
"Foi um final de semana maluco. Primeiro ganhei a primeira corrida em casa, uma sensação que não posso descrever. Infelizmente quebrei uma costela na segunda bateria e não pude terminar. Não se preocupem, volto em breve!"
A situação de Tonus coloca também um ponto de interrogação na seleção da Suíça para o Motocross das Nações.
O time foi anunciado com Jeremy Seewer (Open) e Valentin Guillod (MX2) no sábado.
Clement Desalle
Clement Desalle
Kawasaki apareceu com novos tons de cores na Suíça
"Um final de semana para esquecer", foi assim que o próprio belga definiu sua passagem pela Suíça. Quando parecia que tinha encontrado seu ritmo e consistência no campeonato, conseguiu resultados apenas medíocres justamente na entrada da reta final do campeonato.
"Na primeira corrida larguei mal e recuperei de 17º até 10º. Nunca é fácil passar, principalmente quando você chega nos dez primeiros com tantos pilotos bons. Minha segunda largada foi muito melhor, entre os cinco primeiros, mas em uma das primeiras curvas bati meu pedal de câmbio e entrou neutro. Todo mundo me passou! Fiquei quase em último e me recuperei até 11º."
Com a 12ª posição na etapa Desalle perde também o terceiro lugar no campeonato para Paulin.
Pódio MXGP
Faltam apenas quatro provas para fechar o campeonato. Cairoli tem 97 pontos de vantagem sobre Herlings e com 200 pontos em jogo, na prática tem apenas que ficar de pé e longe das confusões para faturar o nono título mundial.
MX2 - Show de Paturel e Seewer
Largada da segunda bateria, queda de Jeremy Seewer
Benoit Paturel e Jeremy Seewer
Há dois GPs rotulei Jeremy Seewer como "bom moço". Talvez uns bons conselhos de Stefan Everts e o apoio da torcida em casa tenham dado uma chacoalhada em sua determinação.
Na primeira bateria o suíço largou em quarto e não perdeu tempo para ultrapassar Julien Lieber, Pauls Jonass e Jorge Prado. Bom, na verdade não foi tão rápido para passar os dois últimos, mas dadas as condições da pista só podemos aplaudir. Na oitava de 16 voltas Seewer já era o líder, o problema é que trouxe junto o francês Benoit Paturel, que largou em quinto. A batalha entre os dois foi apertada até a bandeirada, mas o animado público suíço pôde comemorar para valer.
A segunda bateria começou de forma desastrosa para Seewer ao encontrar outro piloto caindo na largada. Levantou em último, mas fez uma das melhores corridas de sua vida recuperando várias posições por volta. O avanço foi rápido até encontrar Julien Lieber na disputa pela quinta posição. Aí foi pedreira durante cinco voltas, procurando um caminho para a ultrapassagem, com o circuito em condições bem piores que na primeira bateria. A disputa entre os dois só acabou com um choque no ar. Seewer teve a sorte de sair de pé, enquanto Lieber caiu forte. Levantou-se, mas ainda enfrentou problemas com a moto e completou apenas em 21º. Para Seewer o avanço acabou ali. Para alcançar Jorge Prado, o quarto colocado, a distância era grande.
Francês Benoit Paturel venceu seu primeiro GP
Na frente Paturel venceu o duelo com Thomas Covington e faturou seu primeiro GP.
"Nunca vou esquecer esse dia. Passei por um período ruim nos últimos meses, mas mostrei hoje que posso vencer."
Pauls Jonass
Pauls Jonass com 3-3 subiu no terceiro degrau do pódio. O piloto da KTM perdeu apenas um ponto de vantagem sobre Seewer. Agora a diferença entre os dois é de 49 pontos.
"Jeremy e Benoit estavam rápidos neste final de semana e não quis forçar meus limites. Tentei ser mais rápido em alguns momentos, mas falei a mim mesmo para manter a calma."
Jeremy Seewer:
"Todos os fãs e meus amigos estavam aqui. Me senti muito bem durante os dois dias, especialmente após a vitória na primeira bateria. Na segunda largada uma KTM caiu bem na minha frente e não pude evitar. Levantei em último e a vitória geral se foi, mas acho que fiz um trabalho incrível até a quinta posição. Estou um pouco desapontado porque acho que poderia ter vencido o GP, mas aquela sensação da primeira bateria permanecerá comigo para sempre."
Jeremy Seewer
A Suécia recebe no circuito de Udevalla a 16ª etapa já no próximo fim de semana. Depois disso o circo do Mundial segue para os Estados Unidos antes de voltar para as duas etapas finais na Europa.
Pódio MX2 com Paull Jonass, Benoit Paturel e Jeremy Seewer
Vídeos
Resultados
1 |
84 |
Herlings, Jeffrey |
NED |
KTM |
15 |
25 |
40 |
2 |
21 |
Paulin, Gautier |
FRA |
HUS |
18 |
22 |
40 |
3 |
222 |
Cairoli, Antonio |
ITA |
KTM |
20 |
18 |
38 |
4 |
461 |
Febvre, Romain |
FRA |
YAM |
16 |
20 |
36 |
5 |
99 |
Anstie, Max |
GBR |
HUS |
22 |
9 |
31 |
6 |
243 |
Gajser, Tim |
SLO |
HON |
14 |
16 |
30 |
7 |
89 |
Van Horebeek, Jeremy |
BEL |
YAM |
13 |
15 |
28 |
8 |
777 |
Bobryshev, Evgeny |
RUS |
HON |
12 |
13 |
25 |
9 |
4 |
Tonus, Arnaud |
SUI |
YAM |
25 |
0 |
25 |
10 |
12 |
Nagl, Maximilian |
GER |
HUS |
8 |
14 |
22 |
11 |
77 |
Lupino, Alessandro |
ITA |
HON |
10 |
11 |
21 |
12 |
25 |
Desalle, Clement |
BEL |
KAW |
11 |
10 |
21 |
13 |
259 |
Coldenhoff, Glenn |
NED |
KTM |
6 |
12 |
18 |
14 |
22 |
Strijbos, Kevin |
BEL |
SUZ |
7 |
8 |
15 |
15 |
100 |
Searle, Tommy |
GBR |
KAW |
5 |
6 |
11 |
16 |
999 |
Goncalves, Rui |
POR |
HUS |
3 |
7 |
10 |
17 |
27 |
Jasikonis, Arminas |
LTU |
SUZ |
9 |
0 |
9 |
18 |
71 |
Graulus, Damon |
BEL |
HON |
1 |
5 |
6 |
19 |
232 |
Michek, Martin |
CZE |
KTM |
0 |
4 |
4 |
20 |
9 |
de Dycker, Ken |
BEL |
HON |
4 |
0 |
4 |
21 |
49 |
Irt, Jernej |
SLO |
HUS |
0 |
3 |
3 |
22 |
73 |
Irt, Peter |
SLO |
YAM |
0 |
2 |
2 |
23 |
7 |
Leok, Tanel |
EST |
HUS |
2 |
0 |
2 |
24 |
82 |
Baumgartner, Andy |
SUI |
KTM |
0 |
1 |
1 |
1 |
6 |
Paturel, Benoit |
FRA |
YAM |
22 |
25 |
47 |
2 |
91 |
Seewer, Jeremy |
SUI |
SUZ |
25 |
16 |
41 |
3 |
41 |
Jonass, Pauls |
LAT |
KTM |
20 |
20 |
40 |
4 |
64 |
Covington, Thomas |
USA |
HUS |
14 |
22 |
36 |
5 |
61 |
Prado Garcia, Jorge |
ESP |
KTM |
18 |
18 |
36 |
6 |
19 |
Olsen, Thomas Kjer |
DEN |
HUS |
15 |
15 |
30 |
7 |
919 |
Watson, Ben |
GBR |
KTM |
10 |
13 |
23 |
8 |
57 |
Sanayei, Darian |
USA |
KAW |
11 |
12 |
23 |
9 |
10 |
Vlaanderen, Calvin |
NED |
KTM |
12 |
11 |
23 |
10 |
747 |
Cervellin, Michele |
ITA |
HON |
13 |
9 |
22 |
11 |
161 |
Östlund, Alvin |
SWE |
YAM |
8 |
8 |
16 |
12 |
33 |
Lieber, Julien |
BEL |
KTM |
16 |
0 |
16 |
13 |
96 |
Lawrence, Hunter |
AUS |
SUZ |
0 |
14 |
14 |
14 |
189 |
Bogers, Brian |
NED |
KTM |
4 |
10 |
14 |
15 |
172 |
Van doninck, Brent |
BEL |
YAM |
6 |
7 |
13 |
16 |
118 |
Rubini, Stephen |
FRA |
KAW |
5 |
5 |
10 |
17 |
426 |
Mewse, Conrad |
GBR |
HUS |
7 |
3 |
10 |
18 |
29 |
Jacobi, Henry |
GER |
HUS |
3 |
6 |
9 |
19 |
81 |
Hsu, Brian |
GER |
HUS |
9 |
0 |
9 |
20 |
223 |
Tropepe, Giuseppe |
ITA |
HUS |
0 |
4 |
4 |
21 |
46 |
Pootjes, Davy |
NED |
KTM |
0 |
2 |
2 |
22 |
297 |
Gole, Anton |
SWE |
TM |
2 |
0 |
2 |
23 |
83 |
Renkens, Nathan |
BEL |
KTM |
0 |
1 |
1 |
24 |
107 |
van Berkel, Lars |
NED |
HUS |
1 |
0 |
1 |
1 |
222 |
Cairoli, A. |
ITA |
KTM |
605 |
2 |
84 |
Herlings, J. |
NED |
KTM |
508 |
3 |
21 |
Paulin, G. |
FRA |
HUS |
486 |
4 |
25 |
Desalle, C. |
BEL |
KAW |
483 |
5 |
243 |
Gajser, Tim |
SLO |
HON |
406 |
6 |
461 |
Febvre, Romain |
FRA |
YAM |
401 |
7 |
12 |
Nagl, M. |
GER |
HUS |
358 |
8 |
89 |
Van Horebeek, J. |
BEL |
YAM |
348 |
9 |
4 |
Tonus, Arnaud |
SUI |
YAM |
328 |
10 |
777 |
Bobryshev, E. |
RUS |
HON |
320 |
11 |
259 |
Coldenhoff, G. |
NED |
KTM |
320 |
12 |
99 |
Anstie, Max |
GBR |
HUS |
307 |
13 |
27 |
Jasikonis, A. |
LTU |
SUZ |
260 |
14 |
7 |
Leok, Tanel |
EST |
HUS |
167 |
15 |
77 |
Lupino, A. |
ITA |
HON |
155 |
16 |
22 |
Strijbos, K. |
BEL |
SUZ |
141 |
17 |
24 |
Simpson, Shaun |
GBR |
YAM |
123 |
18 |
17 |
Butron, Jose |
ESP |
KTM |
122 |
19 |
999 |
Goncalves, Rui |
POR |
HUS |
105 |
20 |
911 |
Tixier, Jordi |
FRA |
KAW |
79 |
21 |
92 |
Guillod, V. |
SUI |
HON |
61 |
22 |
9 |
de Dycker, Ken |
BEL |
HON |
55 |
23 |
71 |
Graulus, Damon |
BEL |
HON |
42 |
24 |
151 |
Kullas, Harri |
EST |
HUS |
35 |
25 |
141 |
Desprey, M. |
FRA |
KAW |
28 |
26 |
45 |
Nicholls, Jake |
GBR |
KTM |
15 |
27 |
191 |
Romancik, J. |
CZE |
KTM |
14 |
28 |
212 |
Dewulf, J. |
BEL |
KTM |
14 |
29 |
221 |
Ratsep, Priit |
EST |
HON |
13 |
30 |
32 |
Potisek, Milko |
FRA |
YAM |
12 |
31 |
664 |
Bengtsson, F. |
SWE |
KTM |
12 |
32 |
100 |
Searle, Tommy |
GBR |
KAW |
11 |
33 |
595 |
Mikhaylov, E. |
RUS |
HUS |
10 |
34 |
121 |
Boog, Xavier |
FRA |
HON |
8 |
35 |
201 |
Martens, Y. |
BEL |
HUS |
6 |
36 |
301 |
Golovkin, V. |
RUS |
KTM |
6 |
37 |
232 |
Michek, Martin |
CZE |
KTM |
4 |
38 |
37 |
Krestinov, G. |
EST |
HON |
4 |
39 |
60 |
Salazar, Jetro |
ECU |
HON |
4 |
40 |
251 |
Getteman, Jens |
BEL |
KAW |
4 |
41 |
73 |
Irt, Peter |
SLO |
YAM |
4 |
42 |
551 |
Leonov, V. |
RUS |
KTM |
4 |
43 |
149 |
Ullrich, D. |
GER |
KTM |
3 |
44 |
49 |
Irt, Jernej |
SLO |
HUS |
3 |
45 |
685 |
Lenoir, Steven |
FRA |
KAW |
3 |
46 |
909 |
Neurauter, L. |
AUT |
KTM |
3 |
47 |
920 |
Valentin, A. |
ESP |
HON |
2 |
48 |
494 |
Van der Mierden, S. |
NED |
HUS |
2 |
49 |
179 |
Poli, Joaquin |
ARG |
HON |
1 |
50 |
82 |
Baumgartner, A. |
SUI |
KTM |
1 |
51 |
36 |
Bonini, Matteo |
ITA |
KAW |
1 |
52 |
38 |
Peixe, Sandro |
POR |
HON |
1 |
53 |
261 |
Hendro Fahrodjie , F. |
INA |
KAW |
1 |
|
1 |
41 |
Jonass, Pauls |
LAT |
KTM |
629 |
2 |
91 |
Seewer, Jeremy |
SUI |
SUZ |
580 |
3 |
6 |
Paturel, B. |
FRA |
YAM |
476 |
4 |
19 |
Olsen, T. |
DEN |
HUS |
467 |
5 |
33 |
Lieber, Julien |
BEL |
KTM |
428 |
6 |
64 |
Covington, T. |
USA |
HUS |
387 |
7 |
61 |
Prado Garcia, J. |
ESP |
KTM |
351 |
8 |
189 |
Bogers, Brian |
NED |
KTM |
308 |
9 |
96 |
Lawrence, H. |
AUS |
SUZ |
260 |
10 |
172 |
Van doninck, B. |
BEL |
YAM |
259 |
11 |
747 |
Cervellin, M. |
ITA |
HON |
234 |
12 |
57 |
Sanayei, D. |
USA |
KAW |
215 |
13 |
10 |
Vlaanderen, C. |
NED |
KTM |
187 |
14 |
919 |
Watson, Ben |
GBR |
KTM |
182 |
15 |
161 |
Östlund, Alvin |
SWE |
YAM |
180 |
16 |
426 |
Mewse, Conrad |
GBR |
HUS |
161 |
17 |
18 |
Brylyakov, V. |
RUS |
KAW |
129 |
18 |
98 |
Vaessen, Bas |
NED |
SUZ |
120 |
19 |
321 |
Bernardini, S. |
ITA |
TM |
111 |
20 |
66 |
Larranaga Olano, I. |
ESP |
HUS |
105 |
21 |
81 |
Hsu, Brian |
GER |
HUS |
89 |
22 |
29 |
Jacobi, Henry |
GER |
HUS |
87 |
23 |
811 |
Sterry, Adam |
GBR |
KAW |
72 |
24 |
297 |
Gole, Anton |
SWE |
TM |
69 |
25 |
128 |
Monticelli, I. |
ITA |
KTM |
61 |
26 |
88 |
van der Vlist, F. |
NED |
KTM |
52 |
27 |
118 |
Rubini, S. |
FRA |
KAW |
49 |
28 |
338 |
Herbreteau, D. |
FRA |
KAW |
45 |
29 |
46 |
Pootjes, Davy |
NED |
KTM |
44 |
30 |
107 |
van Berkel, L. |
NED |
HUS |
42 |
31 |
127 |
Rodriguez, A. |
VEN |
HON |
34 |
32 |
152 |
Petrov, Petar |
BUL |
KAW |
32 |
33 |
223 |
Tropepe, G. |
ITA |
HUS |
30 |
34 |
67 |
Klingsheim, M. |
NOR |
KAW |
26 |
35 |
56 |
Weltin, M. |
USA |
KAW |
20 |
36 |
14 |
Beaton, Jed |
AUS |
HON |
19 |
37 |
170 |
Ward, Caleb |
AUS |
HUS |
14 |
38 |
132 |
Kutsar, Karel |
EST |
HUS |
14 |
39 |
95 |
De Waal, M. |
NED |
HON |
12 |
40 |
951 |
Furlotti, S. |
ITA |
YAM |
10 |
41 |
44 |
Lesiardo, M. |
ITA |
KAW |
8 |
42 |
83 |
Renkens, N. |
BEL |
KTM |
7 |
43 |
76 |
Fernandez, R. |
ESP |
KAW |
5 |
44 |
411 |
Dercourt, N. |
FRA |
YAM |
5 |
45 |
110 |
Verhaeghe, A. |
FRA |
KTM |
4 |
46 |
480 |
Bengtson, Ken |
SWE |
YAM |
3 |
47 |
102 |
Sikyna, R. |
SVK |
KTM |
2 |
48 |
142 |
Petrov, Ivan |
BUL |
HUS |
1 |
49 |
48 |
Wilson, Jay |
AUS |
YAM |
1 |
50 |
97 |
Ivanov, M. |
BUL |
HON |
1 |
51 |
199 |
Zaragoza, J. |
ESP |
YAM |
1 |
52 |
218 |
Tanti, Aaron |
AUS |
HUS |
1 |
53 |
28 |
Notsuka, C. |
JPN |
HON |
1 |
|