X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Erzbergrodeo 2017 Hare Scramble - Eisenerz - Áustria
Publicado em: 19/06/2017
Clique e saiba mais

Alfredo Gomez alcança o topo do gigante de ferro
Redação MotoX.com.br - Maurício Arruda - Fotos: Philip Platze, Samo Vidic e Sebastian Marko

Espanhol conquista edição 2017 do Hard Enduro Erzbergrodeo


Largada do Hare Scramble, corrida principal do Erzbergrodeo

Dando sequência a série mundial de Hard Enduro promovida pela Red Bull, neste domingo (18) os principais pilotos da modalidade se encontraram em Eisenerz, na Áustria, para o Erzbergrodeo 2017. Entre os 500 competidores selecionados para a largada no Hare Scramble, a corrida principal pela mina de ferro, cheia de subidas íngremes, florestas e duríssimas seções de pedra, o grande destaque foi o espanhol Alfredo Gomez, vencedor da competição pela primeira vez de forma isolada. Em 2015, Gomez também foi o ganhador da prova, mas dividiu a vitória com Jonny Walker, Graham Jarvis, e Andreas Lettenbichler. Na ocasião, para conseguir completar o percurso dentro do limite de tempo, um precisou ajudar ao outro nos piores trechos da prova.


Alfredo Gomez

Desta vez, o piloto da KTM reverteu um início discreto para alcançar o triunfo no Iron Giant (gigante de fero) de forma incontestável. Apenas 21º no prólogo, Gomez não largou na frente, mas aos poucos foi crescendo na disputa, assim como seu principal rival, o britânico Graham Jarvis. Experientes, ambos não se afobaram com os imprevistos e foram dosando as energias, enquanto Wade Young, Jonny Walker e Coddy Webb lutavam pelas primeiras posições. No final, depois de duas horas e 17 minutos, o campeão recebeu a bandeirada com pouco mais de três minutos de vantagem sobre Jarvis.


Graham Jarvis

"É um sentimento incrível ganhar o Hare Scramble", disse Gomez. "Eu sabia que seria difícil, como sempre é o Erzberg, então trabalhei muito para estar pronto para esta corrida. Esse trabalho duro com minha equipe realmente valeu a pena. A corrida foi muito boa para mim, apesar de uma pequena queda cerca de 300 metros depois da largada. Isso me fez perder algum tempo, mas me recuperei rapidamente e sabia que podia conseguir. Eu me senti bem, consegui passar bem pela maioria das seções difíceis. Foi uma ótima sensação chegar ao topo da última grande escalada. Esta é a maior vitória da minha carreira, é incrível", destacou.


Cody Webb

A famosa seção de pedras batizada de Karl Dinner, uma das mais temidas dentre as 25 da competição, como sempre foi crucial. Neste ponto, Jarvis usou toda a sua habilidade - construída em anos e anos como piloto de trial - para ganhar terreno em relação aos adversários. Ele superou Cody Webb e alcançou o segundo lugar, mas já era tarde para buscar a liderança.


Wade Young

"Estou feliz com o segundo lugar. Tiro o chapéu para Alfredo, ele foi muito forte, fez uma ótima corrida e eu simplesmente não consegui me aproximar o suficiente dele. Não consegui uma boa largada e depois perdi cinco ou seis posições quando me atrapalhei em uma das subidas", explicou Jarvis. Mais tarde ele acelerou o ritmo. "Me senti forte durante a segunda metade da corrida. Me recuperei no Karl Dinner e fiquei mais próximo de Gomez. Se ele tivesse cometido um erro eu poderia ter conseguido alcançá-lo. Não tenho do que reclamar, foi difícil como sempre. Os pilotos mais jovens estão ficando mais experientes, então estou satisfeito com o segundo lugar", finalizou o piloto três vezes vencedor da prova.


Jonny Walker

Cody Webb também achou o resultado justo. "Segundo ano passado, terceiro este ano, estou satisfeito com isso", comentou o americano. "Alfredo e Graham foram realmente fortes, parabéns a eles. Comecei com uma ótima largada, mas eu possivelmente forcei um pouco demais. Fazia uma boa corrida com Jonny e Wade Young, mas sofri com meus braços, especialmente quando cheguei ao Karl Dinner, onde eles travaram. Continuei insistindo e felizmente eles soltaram", completou.


Matthias Walkner, atual vice-campeão do Dakar, acelerando no prólogo com sua moto de rali

Na sequência, Wade Young, Jonny Walker, Paul Bolton, Billy Bolt, Manuel Lettenbichler, Mario Roman e Travis Teasdale fecharam os 10 primeiros. No total, apenas 25 competidores completaram a corrida dentro do limite de tempo de quatro horas. Veja abaixo mais imagens e uma seleção de vídeos da competição, incluíndo a Rocket Ride, prova classificatória onde os cerca de 2.000 inscritos lutaram por uma das vagas no evento principal.


Resultado

1. Alfredo Gomez (ESP), KTM, 02:17:06
2. Graham Jarvis (GBR), Husqvarna, +00: 03: 22
3. Cody Webb (EUA), KTM, +00: 05: 04
4. Wade Young (RSA), Sherco, +00: 09: 31
5. Jonny Walker (GBR), KTM,  +00: 10: 41
6. Paul Bolton (GBR), KTM, +00: 15: 53
7. Billy Bolt (GBR), Husqvarna, +00: 18: 24
8. Manuel Lettenbichler (GER), KTM, +00: 24: 47
9. Mario Roman (ESP), Sherco, +00: 30: 20
10. Travis Teasdale (GBR), KTM, +00: 34: 06

Mais fotos:

















Vídeos:

***Novo - publicado em 22/06***


***Novo - publicado em 20/06***



















© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet