Matt Phillips vence e assume liderança da EnduroGP
Redação MotoX.com.br - Fotos: Future7Media
Eero Remes segue na frente na E2
Matt Phillips
O Mundial de Enduro teve uma brusca mudança de cenário no fim de semana com o EnduroGP da Espanha. Saíram a neve, o gelo e as temperaturas abaixo de zero da abertura na Finlândia, para a entrada do terreno seco, da poeira e do calor da prova realizada em Puerto Lumbreras.
Na EnduroGP, Matt Phillips, dominante nos dois dias, assumiu a liderança do campeonato. A troca de líder na categoria principal até era esperada, afinal o local Antti Hellsten superou os pilotos regulares da competição na primeira etapa aproveitando sua familiaridade com as trilhas finlandesas e, na ocasião, nem tinha certeza se disputaria outras provas. No fim, claro que Hellsten competiu na Espanha, mas obtendo resultados bem mais discretos que a dupla vitória da estreia. Na E2, mesmo sem liderar o primeiro dia, Eero Remes brilhou no domingo faturando a vitória e mantendo a Finlândia no topo em pelo menos uma das classes.
Steve Holcombe
A disputa entre Phillips e Steve Holcombe foi bastante equilibrada no primeiro dia, quando o australiano encerrou as especiais com menos de três segundos de vantagem sobre o rival. "Foi um dia difícil", admitiu Phillips. "Acho que nunca andei em uma pista tão esburacada. Os testes foram difíceis porque o solo era macio e havia muita poeira, mas acho que os CHs foram ainda mais. Steve andou muito bem, foi legal lutar com ele. Forçamos bastante, andamos próximos por todo o dia", avaliou o piloto da Sherco.
Christophe Nambotin
O britânico da Beta venceu três testes, incluindo o Motocross que fechou a disputa, mantendo a pressão sobre Phillips até o final. Nathan Watson superou seu companheiro de equipe Christophe Nambotin na disputa pelo terceiro lugar aproveitando uma queda do francês na terceira e última volta. "As condições eram imprevisíveis e era difícil se sentir confortável", explicou Nambotin. Atrás da dupla da KTM, o francês Loic Larrieu fechou com sua Yamaha o grupo dos cinco mais rápidos.
Josep Garcia
Eero Remes
O terreno seco e a poeira permaneceram no segundo dia, assim como Holcombe seguiu infernizando a vida de Phillips em uma batalha equilibradíssima. O que mudou desta vez é que Nambotin não caiu e se meteu na briga entre os dois. A disputa foi literalmente curva a curva com Phillips apenas 0.29 segundos à frente de Nambotin na briga pela vitória. Menos de um segundo atrás do francês, Holcombe acabou em terceiro.
Com a vitória escapando por tão pouco, Nambotin já pensa na próxima chance de superar os rivais. "Sei que minha velocidade é boa, então vou trabalhar duro para estar pronto para o GP da Itália e lutar pela vitória novamente lá", destacou.
Pelo campeonato, Phillips agora lidera com 88 pontos contra 80 de Holcombe. Hellsten, apenas nono nos dois dias de corrida na Espanha, caiu para a terceira colocação na classificação geral.
Jamie McCanney
Correndo em casa, Josep Garcia fez a festa da torcida liderando a E2 no primeiro dia, à frente do britânico Jamie McCanney e Eero Remes. "Estou muito feliz em vencer aqui na Espanha", disse o piloto que terminou com uma vantagem de 15 segundos. "O dia foi realmente difícil e quando eu caí no Enduro Teste realmente deixei as coisas mais difíceis para mim. Mas consegui manter a liderança e completar a última volta sem problemas".
Jonathan Barragan, pouco atrás de Remes, foi o quarto colocado e melhor piloto de dois tempos da Enduro 2, enquanto Pascal Rauchenecker fechou o top 5.
Pascal Rauchenecker
Remes se recuperou no dia seguinte, enquanto Garcia enfrentou problemas com a moto que demorou para funcionar. Com o atraso, o piloto da casa acabou penalizado em 10 segundos. O finlandês desta vez foi o mais rápido na maioria das especiais e o resultado final refletiu o domínio com Eeros contando mais de 30 segundos de margem sobre Jamie McCanney, segundo colocado, que teve a oposição do seu irmão Daniel, em terceiro. Pascal Rauchenecker subiu uma posição acabando em quarto, com Garcia logo atrás em um frustrante quinto lugar após o triunfo do dia anterior.
Remes ampliou a liderança na classificação geral onde já soma 95 pontos. Josep Garcia é o segundo com 79 e Jamie Mccanney o terceiro com 75.
Pódio da categoria feminina
Pela classe feminina, a espanhola Laia Sanz liderou os dois dias apesar da forte oposição da alemã Maria Franke. A britânica Jane Daniels completou o pódio.
Os pilotos agora contam com pouco mais de um mês até a retomada da temporada com o EnduroGP da Itália, em Spoleto, de 26 a 28 de maio.
Novo vídeo (publicado em 28/04):
Vídeos
Resultados
EnduroGP (Soma dos dois dias)
1. Matthew Phillips (AUS), Sherco (1-1)
2. Steve Holcombe (GBR), Beta (2-3)
3. Christophe Nambotin (FRA) KTM (4-2)
4. Loic Larrieu (FRA), Yamaha (5-4)
5. Christobal Guerrero (ESP), Yamaha (6-6)
Enduro 2 (Soma dos dois dias)
1. Eero Remes (FIN), TM (3-1)
2. Jamie McCanney (GBR), Yamaha (2-2)
3. Josep Garcia (ESP), KTM (1-5)
4. Pascal Rauchenecker (AUT), Husqvarna (5-4)
5. Daniel McCanney (GBR), Husqvarna (6-3)
Enduro Women (Soma dos dois dias)
1. Laia Sanz (ESP), KTM (1-1)
2. Maria Franke (GER), KTM (2-2)
3. Jane Daniels (GBR), Husqvarna (3-3)
4. Sarna Karkkainen (FIN), KTM (4-5)
5. Jessica Gardiner (AUS), Yamaha (6-4)
Classificação geral
EnduroGP
1. Matthew Phillips, 88 pts
2. Steve Holcombe, 80 pts
3. Antti Hellsten, 74 pts
4. Loïc Larrieu, 61 pts
5. Christophe Nambotin, 55 pts
6. Giacomo Redondi, 53 pts
7. Nathan Watson, 51 pts
8. Christophe Charlier, 50 pts
9. Marko Tarkkala, 38 pts
10. Cristobal Guerrero Ruiz, 36 pts
Enduro 2
1. Eero Remes, 95 pts
2. Josep Garcia, 79 pts
3. Jamie Mccanney, 75 pts
4. Pascal Rauchenecker, 67 pts
5. Henric Stigell, 62 pts
6. Daniel Sanders, 52 pts
7. Daniel Mccanney, 49 pts
8. Thomas Oldrati, 44 pts
9. Jonathan Barragan, 39 pts
10. Davide Guarneri, 38 pts
Enduro Women
1. Laia Sanz, 50 pts
2. Maria Franke, 44 pts
3. Jane Daniels, 40 pts
4. Sarna Karkkainen, 34 pts
5. Jessica Gardiner, 33 pts