fechar
X Fechar
X Fechar

X Fechar
foto
Salvar nos Favoritos

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

América Sports

Capacete Companhia

RM - Motocross Racing

Edgers Racing

RX Graphics

JPS Racing

Ohlins

DLua Racing

Clique e saiba mais

> Competição > Enduro

Brasileiro de Enduro 2017 - 2ª etapa - Patrocínio - MG
Publicado em: 12/04/2017

Luís Oliveira amplia vantagem com dupla vitória em Patrocínio
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Fred Mancini e Idário Café/Mundo Press

Português venceu classes E1 e EnduroGP na prova mineira


Luís Oliveira

Patrocínio (MG) recebeu neste fim de semana a segunda rodada do Brasileiro de Enduro 2017. Um dos eventos mais tradicionais do calendário nacional da modalidade, o Enduro de Patrocínio manteve a escrita em sua 13ª edição com uma prova bastante completa e desafiadora. Foram três voltas por um percurso de 52 quilômetros em cada um dos dois dias de competição. Os mais de 300 km desafiaram os pilotos e exigiram técnica extra, principalmente para enfrentar as pedras da região. Muitos pilotos comentaram que mesmo os trechos de deslocamento não estavam nada fáceis.


Bruno Crivillin

O português Luís Oliveira foi o grande destaque da corrida vencendo os dois dias e ampliando a vantagem na liderança da EnduroGP e da E1, repetindo o desempenho da abertura em Itupeva (SP). "Foi uma corrida muito difícil, mas felizmente eu consegui a vitória que é muito importante para mim e para a Honda, para seguirmos na luta pela conquista do campeonato. Fico contente, ainda mais porque as especiais estavam muito bem montadas", comentou Oliveira cuja vantagem na pontuação da categoria Enduro GP (Geral) passa a 23 pontos sobre o companheiro de equipe Júlio César Ferreira.

Em Minas Gerais quem esteve mais próximo do português foi Bruno Crivillin que, seguindo a orientação da equipe, trocou de moto e de categoria ocupando o posto do norte-americano (e atual campeão brasileiro) Ian Blythe, que se machucou treinando nos Estados Unidos e não pôde disputar esta prova. Se Oliveira fechou o primeiro dia com quase dois minutos de vantagem sobre Crivilin, no domingo a vitória do europeu foi bem apertada com uma diferença de apenas seis segundos para o capixaba que ficou com a primeira colocação na categoria E2.


Júlio Ferreira

"Mesmo estreando na nova categoria e com uma moto que não estava acostumado, me senti muito à vontade para acelerar", comentou Crivilin, que deixou a KTM EX-F 250 para competir com a SX-F 350 de Blythe. "No domingo por muito pouco não venci a Geral, mas estou muito satisfeito com a vitória nos dois dias na minha categoria. Vamos trabalhar forte e treinar ainda mais para que na próxima etapa a gente consiga atingir todos os objetivos e sair com a vitória na Geral e na categoria".

Crivilin ainda foi o destaque do Desafio Super Prime, uma competição em baterias eliminatórias que encerrou a programação no domingo. Na final ele enfrentou o português Luis Oliveira e levou a melhor. "Foi muito bom vencer o Desafio Super Prime pelo segundo ano e sentir a galera toda vibrando com minha vitória. É um circuito que exige muita habilidade e uma perfeita sintonia com a motocicleta, já que o circuito conta com rampas, troncos, pneus e muitos obstáculos, não admite erros", comentou o bicampeão do desafio.


Gustavo Pellin


Vinícius Calafati
Júlio Ferreira foi o terceiro colocado da EnduroGP nos dois dias. No primeiro a diferença para o vice-líder Crivilin foi de apenas cinco segundos com ambos disputando a ponta na E2. No segundo Ferreira diminui a distância em relação ao líder, mas a ameaça ao segundo colocado foi menos intensa (49 segundos) e o mineiro teve de se contentar com a terceira posição geral na etapa. Entretanto o desempenho certamente satisfez o chefe da equipe Honda Felipe Zanol, pois seus dois pilotos ocupam as duas primeiras posições na classificação geral do campeonato.

O gaúcho Gustavo Pellin, quinto no primeiro dia e quarto no segundo, garantiu o quarto lugar da Enduro GP e principalmente a vitória na E3. Com o tropeço do até então líder Rômulo Bottrel, que caiu e não completou o primeiro dia, Pellin assumiu a liderança da classe onde já conquistou dois títulos. "Eu esperava uma etapa bem difícil, o que de fato aconteceu, e consegui bom ritmo. Fiquei um pouco travado no Extreme Teste, mas me soltei no Enduro Teste e no Cross Teste, o que acabou fazendo a diferença", avaliou o piloto que também venceu a E3 no domingo.

O Extreme citado por Pellin foi uma das boas atrações da etapa. Montado em uma área urbana ao lado do parque fechado no supermercado Bernadão, o trecho foi totalmente formado por obstáculos artificiais. Esse tipo de especial chega a tirar o sono de muitos pilotos que raramente encontram este tipo de desafio. Mas aos poucos a maioria foi se soltando e se adaptando, tanto que os tempos foram caindo a cada passagem.


Patrick Capila

Na categoria Júnior (com idade limitada a 23 anos) o vencedor foi Vinícius Calafati, mais rápido nos dois dias. "Foi um desafio muito difícil, com deslocamentos técnicos e boas especiais. Ataquei bastante no início e administrei no final, quando vi que tinha certa vantagem", comentou o piloto que defende o título na categoria e foi o quinto colocado geral da etapa.

A categoria EFeminina teve dupla vitória de Bárbara Neves. No sábado a goiana surprendeu a atual campeã Janaína Souza com uma vantagem de quase um minuto. Já no domingo a paulista não completou e Bárbara, com mais uma vitória, assumiu a liderança do campeonato. "Foi uma prova muito boa, extremamente técnica. O terreno me agradou bastante, a moto estava excelente, assim como a organização e a equipe de apoio. Venci os dois dias e a rodada do campeonato, espero que continue assim até o final do ano",


Rigor Rico

Bruno Martins, que não competiu na abertura do campeonato por estar em recuperação de uma lesão, voltou com tudo nesta rodada dominando a ELight, classe para motos nacionais. "Estou me poupando o máximo pra pegar ritmo sem me machucar. Andei bem e consegui me manter tranquilo nos dois dias", destacou o piloto da Rinaldi ASW Zanol Team, lembrando que a disputa foi acirrada. "As diferenças foram pequenas, então procurei ter cautela e administrar. A prova de Patrocínio é sempre muito boa, os pilotos são recebidos de braços abertos e isso é muito bacana, até incentiva a acelerar mais", completou Bruno. 


Bárbara Neves

Os vencedores das demais categorias do Enduro de Patrocínio foram: Nielsen Bueno (Over35), Cassiano Tebaldi (Over 40), Pélmio Simões (Over 45), Cleber Sacramento (Over 50) e Willian Palandi (Amador).


Bruno Martins

A próxima parada do campeonato é a cidade catarinense de Biguaçu, onde o Brasileiro de Enduro retorna com mais uma rodada dupla nos dias 27 e 28 de maio. A série ainda passará em 2017 por Aracruz (ES), Nova Lima (MG), Serra da Canastra (SP) e Farroupilha (RS).

Vídeo



Resultado Geral Enduro GP Patrocínio

P. Piloto Cidade / Moto D1 D2 Total Equipe
1º Luis Oliveira Belo Horizonte 25 25 50 Honda Zanol Team
2º Bruno Crivilin Aracruz Ktm 22 22 44 Orange Bh Ktm Racing
3º Julio César Ferreira Eliziario Paraopeba Honda 20 20 40 Honda Zanol Team
4º Gustavo Pellin Caxias Do Sul Ktm 15 18 33  Ktm Sacramento Racing
5º Vinicius Calafati Ribeiro Guariba Ktm 18 14 32  Ktm Sacramento Racing
6º Patrick Capila Belo Horizonte 16 15 31 Orange Bh Ktm Racing
7º Rigor Rico Barão De Cocais Sherco 13 13 26  Sherco Brasil Racing
8º Gabriel Lucas Soares Belo Horizonte 12 11 23 Honda Racing
9º Vinicius Luis Lopes Da Silva Arcos 8 12 20  Honda Rinaldi Asw Zanol Team
10º Willian Lauers Dalmonech Sao Roque Do Canaa 11 8 19 Honda/Moto Litoral/Kenda/Asw/Mobil/Telhas Sta. Maria/Racetech/Mz Graphics/Mr Pro
11º Victor Camargo Miranda Franca Ktm 9 10 19 Ktm Sacramento Racing
12º Nielsen Bueno Curitiba Ktm 10 7 17 Ktm Sacramento Racing
13º Romulo Bottrel Belo Horizonte Ktm 0 16 16  Orange Bh Ktm Racing
14º Ronald Santi Belo Horizonte Sherco 6 9 15 Sherco Brasil Racing
15º Loandro Roger Anton Rio Negrinho Ktm 14 0 14 Protork Ktm Sacramento Racing
16º Felipe Rogerio Carlette Cachoeria Do Itapem 5 5 10 Honda/Moto Litoral/Kenda/Asw/Mobil/Telhas Sta. Maria/Racetech/Mz Graphics/Mr Pro
17º Ripi Galileu Barao De Cocais Sherco 4 4 8 Sherco Brasil Racing
18º Rafael Bonine - 2 6 8 Motoarts/Master Racing/ Cr Barbosa Construtora
19º Diego Baesso Colett Casca Ktm 7 0 7 Ktm Sacramento Racing
20º Marcos Pereira Betencorte - 3 0 3 Honda Motofield
21º Tadeu Landim Filho Patrocinio Ktm 0 3 3 Aluminio Javali/Hp Racing
22º Guilherme Farah Nascimento - 0 2 2 -
23º Nicolas Rodriguez Niteroi 1 0 1 -
24º Diogo Resende N. Andrade Guarapari 0 1 1 Honda/Moto Litoral/Kenda/Asw/Mobil/Telhas Sta. Maria/Racetech/Mz Graphics/Mr Pro

Classificação do Campeonato

P. Enduro GP Cidade / Moto Pts Equipe
1 Luis Oliveira Belo Horizonte 97 Honda Zanol Team
2 Julio Cesar Ferreira Eliziário Paraopeba Honda 74 Honda Zanol Team
3 Bruno Crivilin Aracruz Ktm 64 Orange Bh Ktm Racing
4 Vinicius Calafati Ribeiro Guariba Ktm 60 Ktm Sacramento Racing
5 Romulo Bottrel Belo Horizonte Ktm 58 Orange Bh Ktm Racing
6 Patrick Capila Belo Horizonte 53 Orange Bh Ktm Racing
7 Gustavo Pellin Caxias Do Sul Ktm 53 Ktm Sacramento Racing
8 Gabriel Lucas Soares Belo Horizonte 52 Honda Racing
9 Vinicius Luis Lopes Da Silva Arcos 50 Honda Rinaldi Asw Zanol Team
10 Rigor Rico Barão De Cocais Sherco 44 Sherco Brasil Racing
11 Loandro Roger Anton Rio Negrinho Ktm 43 Protork Ktm Sacramento Racing
12 Nielsen Bueno Curitiba Ktm 40 Ktm Sacramento Racing
13 Willian Lauers Dalmonech Sao Roque Do Canaa 36 Honda/Moto Litoral/Kenda/Asw/Mobil/Telhas Sta. Maria/Racetech/Mz Graphics/Mr Pro
14 Victor Camargo Miranda Franca Ktm 29 Ktm Sacramento Racing
15 Ian Blythe Sedalia Ktm 25 Orange Bh Ktm Racing

Resultados de sábado por categoria - 3ª etapa

Pos E1 Cidade Tempo
1 Luiz Miguel Anjos Oliveira Belo Horizonte - Mg 00:41:29,69
2 Patrik Capila De Souza Reginaldo Colatina - Es 00:44:54,88
3 Loandro Roger Anton Rio Negrinho - Sc 00:45:13,28
4 Victor Camargo Miranda Franca - Sp 00:46:26,43
5 Felipe Rogerio Carlette Cachoeiro Do Itapemirim - Es 00:48:03,61
6 Ripi Galileu Ferreira De Oliveira Barão De Cocais - Mg 00:48:22,12
7 Luis Rodrigo De Oliveira Perdizes - Mg 00:56:01,94
8 Paulo Vinicius Jardim Amorim Nova Lima - Mg 01:01:10,66
Pos E2 Cidade Tempo
1 Bruno Ribeiro Crivilin Aracruz - Es 00:43:22,79
2 Julio Cesar Ferreira Eliziário Caetanopolis - Mg 00:43:28,59
3 Diego Baesso Colett Casca - Rs 00:46:52,11
4 Ronald Santi Belho Horizonte - Mg 00:47:09,06
5 Rafael Bonine Barbosa Franca - Sp 00:50:10,91
6 Tadeu Landim Filho Patrocinio - Mg 00:50:26,34
7 Mauricio Triches Rizzon Caxias Do Sul - Rs 00:51:46,01
Pos E3 Cidade Tempo
1 Gustavo Pellin Caxias Do Sul - Rs 00:45:05,11
2 Rigor Rico Ferreira De Oliveira Barão De Cocais - Mg 00:45:34,57
3 Nicolas Rodriguez Rodriguez Niteroi - Rj 00:50:19,63
4 Vitor Augusto Silva Belo Horizonte - Mg 00:54:01,44
5 Romulo Bottrel Alvarenga Neto Belo Horizonte - Mg 04:00:01,85
Pos E35 Cidade Tempo
1 Nielsen Paraíso Bueno Bueno Brandão - Mg -
2 Marcos Pereira Betencorte Sao Jose Dos Campos - Sp -
3 João Vitor Ferreira Lima Belo Horizonte - Mg -
4 Diogo Andrade Guarapari - Es -
5 Anderson Cardoso Vieira Caxias Do Sul - Rs -
6 Fernando Baeta Zebral Vieira Belo Horizonte - Mg -
7 Guilherme Caixeta Maia Patrocínio - Mg -
8 Guilherme Farah Nascimento Belo Horizonte - Mg -
9 Marcelo Fernandes De Oliveira Belo Horizonte - Mg -
Pos E40 Cidade Tempo
1 William Silva Menezes Patrocinio - Mg -
2 Guilherme Madson Pereira Reis Patrocinio - Mg -
3 Cassiano Marcos Tebaldi Casca - Rs -
4 Roberto Lamego Junior Belo Horizonte - Mg -
5 Cristiano Farah Nascimento Belo Horizonte - Mg -
6 Luciano Frozi De Lima Farroupilha - Rs -
7 Fernando Mauri Spindler Florianopolis - Sc -
8 Kielder Wagner Lopes Cançado Dores Do Indaia - Mg -
9 Achilles Jaffar Xavier Belo Horizonte - Mg -
10 Alessandro Cesar Quirino Guimaraes Patrocinio - Mg -
11 Marcos Antonio Bartelle Farroupilha - Rs -
12 Rony Vieira Belo Horizonte - Mg -
Pos E45 Cidade Tempo
1 Pélmio Simões De Carvalho Filho Viçosa - Mg -
2 Laurindo Zatorski Filho Florianopolis - Sc -
3 Marcos Egidio Benvenutti Farroupilha - Rs -
4 Julio Cesar Lemos Passos - Mg -
Pos EJ Cidade Tempo
1 Vinicius Calafati Ribeiro Guariba - Sp -
2 Gabriel Lucas Soares Divinopolis - Mg -
3 Willian Lauers Dalmonech São Roque Do Canaã - Es -
4 Vinicius Luis Lopes Da Silva Arcos - Mg -
5 Reginaldo Ferreira Alves Junior Perdizes - Mg -
Pos ELight Cidade Tempo
1 Bruno Batista Martins Aguas Da Prata - Sp -
2 Tiago Luiz Wernersbach Marechal Floriano - Es -
3 Guilherme Novaes Borges Patrocinio - Mg -
4 Jaime Zorzal Junior Venda Nova Do Imigrante - Es -
7 Tony Henrique Silva Patrocinio - Mg -
10 Eder De Souza Reginaldo Colatina - Es -
Pos EF Cidade Tempo
1 Bárbara Neves Gonzaga Aparecida De Goiânia - Go -
2 Janaina Aparecida Fagundes De Souza São Paulo - Sp -
Pos Over 50 Cidade Tempo
1 Cleber Esteves Sacramento Belo Horizonte - Mg -
2 Luiz Carlos Marinho De Barros Filho Brasilia - Df -
3 Roberto Theodoro   -
Pos EAmador Cidade Tempo
1 Willian Palandi Caxias Do Sul - Rs -
2 Augusto Roncatto Benvenutti Farroupilha - Rs -

Resultados de domingo por categoria - 4ª etapa

Pos E1 Cidade Tempo
1 Luiz Miguel Anjos Oliveira Belo Horizonte - Mg 00:47:16,81
2 Patrik Capila De Souza Reginaldo Colatina - Es 00:49:30,47
3 Victor Camargo Miranda Franca - Sp 00:51:04,03
4 Felipe Rogerio Carlette Cachoeiro Do Itapemirim - Es 00:52:26,69
5 Ripi Galileu Ferreira De Oliveira Barão De Cocais - Mg 00:52:51,37
6 Luis Rodrigo De Oliveira Perdizes - Mg 01:01:15,76
7 Loandro Roger Anton Rio Negrinho - Sc 01:01:30,07
8 Paulo Vinicius Jardim Amorim Nova Lima - Mg 09:09:35,39
Pos E2 Cidade Tempo
1 Bruno Ribeiro Crivilin Aracruz - Es 00:47:23,40
2 Julio Cesar Ferreira Eliziário Caetanopolis - Mg 00:48:12,73
3 Ronald Santi Belho Horizonte - Mg 00:51:19,29
4 Rafael Bonine Barbosa Franca - Sp 00:52:26,68
5 Tadeu Landim Filho Patrocinio - Mg 00:53:17,59
6 Mauricio Triches Rizzon Caxias Do Sul - Rs 00:56:15,77
7 Diego Baesso Colett Casca - Rs 04:42:37,67
Pos E3 Cidade Tempo
1 Gustavo Pellin Caxias Do Sul - Rs 00:49:26,19
2 Romulo Bottrel Alvarenga Neto Belo Horizonte - Mg 00:49:29,83
3 Rigor Rico Ferreira De Oliveira Barão De Cocais - Mg 00:50:03,57
4 Vitor Augusto Silva Belo Horizonte - Mg 01:00:47,88
5 Nicolas Rodriguez Rodriguez Niteroi - Rj 01:15:17,68
Pos E35 Cidade Tempo
1 Nielsen Paraíso Bueno Bueno Brandão - Mg 00:51:39,20
2 Guilherme Farah Nascimento Belo Horizonte - Mg 00:54:02,06
3 Diogo Andrade Guarapari - Es 00:54:14,51
4 Anderson Cardoso Vieira Caxias Do Sul - Rs 00:55:27,96
5 João Vitor Ferreira Lima Belo Horizonte - Mg 00:55:49,45
6 Fernando Baeta Zebral Vieira Belo Horizonte - Mg 00:59:55,01
7 Guilherme Caixeta Maia Patrocínio - Mg 01:03:17,92
8 Marcos Pereira Betencorte Sao Jose Dos Campos - Sp 08:38:46,24
Pos E40 Cidade Tempo
1 Cassiano Marcos Tebaldi Casca - Rs 00:53:34,95
2 Roberto Lamego Junior Belo Horizonte - Mg 00:55:56,35
3 Cristiano Farah Nascimento Belo Horizonte - Mg 00:56:35,36
4 William Silva Menezes Patrocinio - Mg 00:58:15,22
5 Fernando Mauri Spindler Florianopolis - Sc 00:59:17,17
6 Luciano Frozi De Lima Farroupilha - Rs  00:59:19,40
7 Kielder Wagner Lopes Cançado Dores Do Indaia - Mg 01:00:22,87
8 Guilherme Madson Pereira Reis Patrocinio - Mg 01:05:33,70
9 Achilles Jaffar Xavier Belo Horizonte - Mg 01:06:21,25
Pos E45 Cidade Tempo
1 Pélmio Simões De Carvalho Filho Viçosa - Mg 00:56:22,94
2 Iracélio César da Silva   00:58:19,63
2 Laurindo Zatorski Filho Florianopolis - Sc 00:58:48,91
3 Marcos Egidio Benvenutti Farroupilha - Rs 01:00:56,40
4 Julio Cesar Lemos Passos - Mg 01:05:23,76
Pos EJ Cidade Tempo
1 Vinicius Calafati Ribeiro Guariba - Sp 00:49:34,26
2 Vinicius Luis Lopes Da Silva Arcos - Mg 00:50:41,38
3 Gabriel Lucas Soares Divinopolis - Mg 00:50:57,99
4 Willian Lauers Dalmonech São Roque Do Canaã - Es 00:51:24,04
5 Reginaldo Ferreira Alves Junior Perdizes - Mg 07:24:19,41
Pos ELight Cidade Tempo
1 Bruno Batista Martins Aguas Da Prata - Sp 00:51:18,24
2 Tiago Luiz Wernersbach Marechal Floriano - Es 00:51:37,10
3 Jaime Zorzal Junior Venda Nova Do Imigrante - Es 00:53:08,85
4 Guilherme Novaes Borges Patrocinio - Mg 00:54:55,98
5 Anderson Ferreira de Andrade Patrocinio - Mg 00:58:22,76
6 Alan Michel Patrocinio - Mg 01:00:07,64
7 Leonardo Scarparo Senju - 01:04:56,11
8 Fabrício Rodrigues dos Santos - 01:10:07,55
9 Tony Henrique Silva Patrocinio - Mg 08:16:12,58
Pos EF Cidade Tempo
1 Bárbara Neves Gonzaga Aparecida De Goiânia - Go 01:05:15,00
2 Janaina Aparecida Fagundes De Souza São Paulo - Sp 06:33:24,16
Pos Over 50 Cidade Tempo
1 Cleber Esteves Sacramento Belo Horizonte - Mg 01:02:35,09
2 Roberto Theodoro   01:19:40,95
3 Luiz Carlos Marinho De Barros Filho Brasilia - Df 03:23:24,20
4 Luiz Felipe Coelho   09:22:00,00
Pos EAmador Cidade Tempo
1 Willian Palandi Caxias Do Sul - Rs 00:55:28,16
2 Augusto Roncatto Benvenutti Farroupilha - Rs 00:57:59,16
3 Lucas Silva Nagano Farroupilha - Rs 1:59:55,77

O Brasileiro de Enduro FIM 2017 é patrocinado por Rinaldi e conta com o apoio de MR Pro Braces, ASW, Sacramento Motorsports, Orange BH, Zanol Parts e Edgers.








Vídeos MotoX Connect



Acompanhe o MotoX no Facebook

Curso MotoX Ric Raspa
Brasil Racing
JPS Racing

© 2000 - 2017 MotoX MX1 Internet