fechar
X Fechar
X Fechar

X Fechar
foto
Salvar nos Favoritos

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

América Sports

Capacete Companhia

RM - Motocross Racing

Edgers Racing

RX Graphics

JPS Racing

Ohlins

DLua Racing

Toro Sports

> Competição > Enduro

Brasileiro de Enduro 2017 - 1ª etapa - Itupeva - SP
Publicado em: 24/03/2017

Luis Oliveira sai na frente no Brasileiro de Enduro 2017
Redação MotoX.com.br - Fotos: Maurício Arruda

Evento reuniu profissionais e amadores em trilhas no entorno do Shopping SerrAzul


Luis Oliveira

Cenário tradicional das provas de Enduro FIM, o Shopping SerrAzul, em Itupeva (SP), sediou neste fim de semana (dias 18 e 19) a abertura do Campeonato Brasileiro da modalidade. A temporada 2017 teve início com as trilhas no entorno do centro comercial um pouco lisas devido a chuva, mas o percurso foi secando ao longo dos dois dias de competição. As condições ficaram ideais no domingo, quando o Sol brilhou mais forte e colaborou para que o público acompanhasse de perto as novidades nas principais equipes do país. Com percurso bem marcado e alta competitividade entre os pilotos, o evento foi um sucesso.

+ Confira mais de 400 fotos na galeria de imagens da primeira etapa do Brasileiro de Enduro 2017


Ian Blythe

Times favoritos nas categorias profissionais, Honda Racing, KTM Sacramento, Orange BH KTM, Zanol Team e Sherco Brasil Racing entram na briga pelos títulos com os principais pilotos do circuito nacional. Neste ano o troféu da classe EnduroGP, que reúne os competidores da E1, E2, E3, Júnior e demais classes na classificação geral, é o mais cobiçado na competição.

A disputa pela liderança no primeiro dia foi realmente intensa com o americano Ian Blythe (E2, Orange BH KTM) terminando na frente com o tempo total de 45min15seg71 e uma vantagem de apenas meio segundo sobre o português Luis Oliveira (E1, Honda Racing). Em terceiro, Rômulo Bottrel (E3, Orange BH KTM) também brigou pela ponta na geral até o final de sábado com um atraso de apenas quatro segundos em relação ao líder. Vinícius Musa (EJ, Zanol Team) e Júlio Ferreira (E2 Honda Racing), já com pouco mais de dois minutos de desvantagem, fizeram uma briga acirrada pela quarta colocação. Musa fechou o percurso apenas 0,38seg mais rápido que o rival e garantiu a posição.


Rômulo Bottrel

No segundo e decisivo dia, as coisas não saíram como o planejado para Blythe que sofreu uma queda e abandonou a disputa. A briga pela vitória ficou então entre Oliveira e Bottrel, com o português colocando 17 segundos sobre o brasileiro para conquistar o primeiro lugar no domingo e na soma dos dois dias. Um dos favoritos que não começou bem o fim de semana sofrendo uma forte queda no sábado foi o capixaba Bruno Crivilin (E1, Orange BH KTM), mas no domingo, apesar de um tornozelo dolorido, a recuperação veio com o terceiro tempo na geral. Júlio Ferreira desta vez ficou com o quarto lugar e Vinícius Calafati (EJ, KTM Sacramento) com o quinto. 

O retorno de Luis Oliveira ao Brasil após duas temporadas não poderia ser melhor já que ele também ocupa a ponta da competição na E1. "Fui campeão brasileiro em 2014 e pude perceber que o campeonato está ainda mais disputado nessa temporada. Fiquei feliz, porque o equilíbrio entre os pilotos valoriza a conquista e é bom para todos: atletas, equipes e, principalmente, para o público", declarou o português. Pela E1, Loandro Anton  (Pro Tork KTM Sacramento) e Victor Miranda (KTM Sacramento), em segundo e terceiro, respectivamente, são os rivais mais próximos do líder na classificação.


Júlio Ferreira

Com o segundo lugar geral, Bottrel dominou as duas etapas na E3 e tem a liderança da categoria. "Os pilotos fizeram tempos muito próximos e estou bastante feliz, ainda mais porque foi a primeira vez da minha carreira que competi no Brasileiro com uma motocicleta de motor dois tempos. Comecei bem e tem muito pela frente, o ritmo do campeonato está puxado", declarou o piloto que acelerou uma KTM 300 EXC.

Rigor Rico e Gustavo Pellin brigaram acirradamente pela segunda colocação, com vantagem do mineiro no primeiro dia e o troco do gaúcho no segundo. Rico é o vice-líder na classificação com Pellin somando os mesmos 42 pontos em terceiro.


Vinícius Calafati

Na E2 Júlio Ferreira tem a liderança com Diego Colett (KTM Sacramento) e Ian Blythe logo atrás. O primeiro embate permitiu ao líder avaliar os rivais. "Foi uma ótima oportunidade de analisar os concorrentes e ver o que posso melhorar no meu trabalho. Pude perceber que qualquer erro pode ser fatal, já que poucos segundos separam os pilotos nos resultados", explicou o mineiro.
  
Mesmo passando por contratempos, Vinícius Calafati conquistou a vitória da EJúnior. "Sofri uma penalização no primeiro dia e domingo entrei mais focado. Consegui um ritmo forte, fiz o melhor que pude, e veio a vitória. O Brasileiro está acirrado e espero conquistar o bicampeonato da classe EJúnior", comentou o paulista. Empatado em pontos com o líder, Vinícius Musa também mostrou que também tem velocidade e ocupa o segundo lugar na classificação. Muito equilibrada, a tabela tem Gabriel Soares em terceiro somando apenas um ponto a menos que os dois rivais, promessa de que não vai faltar emoção nas próximas rodadas da categoria.


Nielsen Bueno

Entre os veteranos Nielsen Bueno saiu em vantagem na Over 35, superando João Vitor Ferreira Lima (Orange BH KTM) e Anderson Vieira. "Foram dois dias de ótimas disputas. A técnica e o preparo físico dos pilotos fez toda a diferença. Fiquei satisfeito com o resultado e espero continuar na frente, já que o objetivo principal é repetir o feito do ano passado e ser campeão da Over 35", disse Bueno.

O piloto, que também é chefe de equipe da Sacramento Racing, aposta que a temporada será muito acirrada. "A abertura foi muito disputada e mostrou que o campeonato será definido nos detalhes. O terreno estava molhado e a prova ficou ainda mais técnica, sem dúvidas foram dois dias de boas disputas. Todos os pilotos da equipe se empenharam bastante", concluiu o mineiro.


Janaína Souza

Na categoria Feminina, o destaque ficou com Janaína Souza que venceu seguida por Bárbara Neves e Tainá Aguiar. "Estou muito contente. Fiz uma cirurgia no final do ano passado e fiquei quatro meses sem andar de moto", contou Janaína. "Eu me senti plena, andei com ritmo forte e vi que estou 100% preparada para buscar o tricampeonato", completou a piloto.

Atual campeão da Over 40, Cassiano Tebaldi (KTM Sacramento) começou a temporada na frente. "Nada é melhor do que começar o campeonato com vitória. Defendo o título da categoria e cumpri as expectativas de um bom desempenho. Eu não caí e nem cometi erros, portanto fiquei muito satisfeito."


Vinícius Musa

Na Over 45, Laurindo Zatorski Filho tem a liderança. "Foi um fim de semana de especiais técnicas e rápidas, e os pilotos tiveram que se adaptar às dificuldades do circuito. O evento estava bem organizado e com ótima estrutura para o público."

Sérgio Colett é o primeiro colocado na Over 50. "A abertura do Brasileiro foi nota 10, os organizadores estão de parabéns. As especiais estavam boas e com trechos de alta velocidade. Comecei mais tranquilo, mas depois a pilotagem fluiu."


LoandroAnton

Thiago Wernersbach (Honda Moto Litoral) conquistou a liderança na Light. "É a minha estreia na equipe, que também é nova no campeonato, e me dei muito bem na prova. O terreno era liso com especiais abertas e, mesmo eu gostando mais de trilhas fechadas, consegui fazer um bom resultado. Estou muito feliz."

A nova categoria EAmador foi vencida por Willian Palandi. "A criação da categoria EAmador foi uma grande motivação para a minha estreia no Brasileiro, já que eu competia apenas em eventos regionais. Gostei muito de ter participado e espero manter o ritmo para subir no pódio em todas as etapas."


Gabriel Soares

A próxima rodada do Brasileiro de Enduro FIM será em Patrocínio (MG) nos dias 8 e 9 de abril e as inscrições já estão abertas.

Copa KTM Sacramento de Enduro FIM - Enduro para todos

Outra atração do domingo foi a realização em conjunto com o campeonato nacional da primeira etapa da Copa KTM Sacramento de Enduro FIM, direcionada aos amadores. A competição faz parte da campanha "Enduro para todos", ação que busca incentivar a prática da modalidade entre os pilotos menos experientes e ainda proporcionar um intercâmbio com os atletas de elite do Enduro FIM. Os competidores concorreram ao sorteio de prêmios e ainda puderam conferir novidades do setor nos estandes montados na área de box do evento. KTM, Brasil Racing, America Sports, IMS Racing, Honda, Rinaldi e Stocovich foram algumas das empresas que participaram da exposição.


Patrick Capila

"Os resultados foram ótimos. Trouxemos os amadores para mostrar que é possível competir e se divertir muito. O clima foi de festa, os mais jovens tinham 11, 12 anos de idade e os filhos puderam largar ao lado dos pais. Além disso, mobilizamos o segmento off-road e conseguimos parceiros para fazer outras etapas da Copa KTM Sacramento no decorrer do ano", avaliou Fábio Campos, diretor da Sacramento MotorSports e idealizador da prova.


Premiação foi realizada na loja KTM Sacramento do Shopping SerrAzul

Os vencedores da primeira etapa da Copa Sacramento de Enduro FIM foram: Renan Bueno (Geral e E1), Rafael Pasqua (E2), Felippo Ferraro (Junior), Leandro Salomão (Nacional), Julião Pereira (Over 40) e Ricardo Mazzoli (Trilheiro).

+ Confira mais de 400 fotos na galeria de imagens da primeira etapa do Brasileiro de Enduro 2017

Resultados Brasileiro de Enduro (soma dos dois dias)

EnduroGP (Geral) 1. Dia/2. Dia - Equipe Total
1. Luis Oliveira - Belo Horizonte 22 25 - Honda Zanol Team 47
2. Romulo Bottrel - Belo Horizonte Ktm 20 22 - Orange Bh Ktm Racing 42
3. Julio Cesar Ferreira Eliziário - Caetanópolis Honda 16 18 - Honda Zanol Team 34
4. Vinicius Luis Lopes Da Silva - Arcos 18 12 - Honda Rinaldi Asw Zanol Team 30
5. Loandro Roger Anton - Rio Negrinho Ktm 15 14 - Protork Ktm Sacramento Racing 29
6. Gabriel Lucas Soares - Belo Horizonte 14 15 - Honda Racing 29
7. Vinicius Calafati Ribeiro - Guariba Ktm 12 16 - Ktm Sacramento Racing 28
8. Ian Blythe - Sedalia Ktm 25 - Orange Bh Ktm Racing 25
9. Nielsen Bueno - Curitiba Ktm 13 10 - Ktm Sacramento Racing 23
10. Patrick Capila - Belo Horizonte 11 11 - Orange Bh Ktm Racing 22
11. Gustavo Pellin - Caxias Do Sul Ktm 7 13 - Ktm Sacramento Racing 20
12. Bruno Crivilin - Aracruz Ktm 20 - Orange Bh Ktm Racing 20
13. Rigor Rico - Barão De Cocais Sherco 9 9 - Sherco Brasil Racing 18
14. Willian Lauers Dalmonech - Sao Roque Do Canaa 10 7 17
15. Diego Baesso Colett - Casca Ktm 8 8 - Ktm Sacramento Racing 16
16. Victor Camargo Miranda - Franca Ktm 6 4 - Ktm Sacramento Racing 10
17. Ronald Santi - Belo Horizonte Sherco 2 5 - Sherco Brasil Racing 7
18. Luis Adriano Lino - Rio Verde 1 6 7
19. Ripi Galileu - Barao De Cocais Sherco 4 2 - Sherco Brasil Racing 6
20. Nicolas Rodriguez - Niteroi 3 3 6
21. Felipe Rogerio Carlette - Cachoeria Do Itapem 5 5
22. João Vitor Ferreira Lima - Belo Horizonte Ktm 1 - Orange Bh Ktm Racing 1 -  
Enduro 1 1. Dia/2. Dia - Equipe Total
1. Luis Oliveira - Belo Horizonte 25 25 - Honda Zanol Team 50
2. Loandro Roger Anton - Rio Negrinho Ktm 22 20 - Protork Ktm Sacramento Racing 42
3. Victor Camargo Miranda - Franca Ktm 20 18 - Ktm Sacramento Racing 38
4. Bruno Crivilin - Aracruz Ktm 14 22 - Orange Bh Ktm Racing 36
5. Ripi Galileu - Barao De Cocais Sherco 16 16 - Sherco Brasil Racing 32
6. Felipe Rogerio Carlette - Cachoeria Do Itapem 18 14 32
7. Bruno Monteiro De Barros - Brasilia Ktm 15 15 30
Enduro 2 1. Dia/2. Dia - Equipe Total
1. Julio Cesar Ferreira Eliziário - Caetanópolis Honda 22 25 - Honda Zanol Team 47
2. Diego Baesso Colett - Casca Ktm 20 22 - Ktm Sacramento Racing 42
3. Ian Blythe - Sedalia Ktm 25 14 - Orange Bh Ktm Racing 39
4. Ronald Santi - Belo Horizonte Sherco 18 20 - Sherco Brasil Racing 38
5. Mauricio Rizzon - Caxias Do Sul Ktm 16 18 - Ktm Sacramento Racing 34
6. Tadeu Landim Filho - Patrocinio Ktm 15 15 30
7. Thyago Luis Silva Correia Da Rocha 14 16 30
Enduro 3 1. Dia/2. Dia - Equipe Total
1. Romulo Bottrel - Belo Horizonte 25 25 - Orange Bh Ktm Racing 50
2. Rigor Rico - Barão De Cocais 22 20 - Sherco Brasil Racing 42
3. Gustavo Pellin - Caxias Do Sul 20 22 - Ktm Sacramento Racing 42
4. Nicolas Rodriguez - Niteroi 18 18 36
Junior 1. Dia/2. Dia - Equipe Total
1. Vinicius Calafati Ribeiro - Guariba Ktm 20 25 - Ktm Sacramentoracing 45
2. Vinicius Luis Lopes Da Silva - Arcos 25 20 - Honda Rinaldi Aswzanol Team 45
3. Gabriel Lucas Soares - Belo Horizonte 22 22 - Honda Racing 44
4. Patrick Capila - Belo Horizonte 18 - Orange Bh Ktm Racing 36
5. Willian Lauers Dalmonech - Sao Roque Do Canaa 16 32
6. Luis Adriano Lino - Rio Verde 15 30
7. Augusto Roncatto Benvenutti - Farroupilha 14 28
8. Herik Da Silva 13 13
Over 35 1. Dia/2. Dia - Equipe Total
1. Nielsen Bueno - Curitiba Ktm 25 25 - Ktm Sacramento Racing 50
2. João Vitor Ferreira Lima - Belo Horizonte Ktm 20 22 - Orange Bh Ktm Racing 42
3. Anderson Vieira - Caxias Do Sul 18 20 38
4. Diogo Resende Nobre De Andrade - Guarapari 22 13 35
5. Andre Soares Barbosa - Patrocinio Sherco 15 18 - Froxera Racing 33
6. Adriano De Avila - Curvelo 16 16 32
7. Guilherme Caixeta Maia - Patrocinio 14 15 - Froxera 29
8. Marcelo Fernandes De Oliveira - Belo Horizonte 13 14 27
9. Tiago Bellaver - Farroupilha 12 12
10. Luiz Gustavo Leite Vasconcelos 11 11
Over 40 1. Dia/2. Dia - Equipe Total
1. Cassiano Marcos Tebaldi - Casca 25 25 - Tebaldi Alimentos 50
2. Luciano Frozi De Lima - Farroupilha 22 22 44
3. Marcos Antonio Bartelle - Farroupilha 20 20 40
4. Alessandro Cesar Quirino Guimaraes - Patrocinio 18 18
5. Flavio Lisandro - Coromandel 16 16
6. Rogerio Rodrigues Batata 15 15
7. Francisco Graciano 14 14
8. Luciano De Menezes 13 13
9. Heriko Candido 12 12
Over 45 1. Dia/2. Dia - Equipe Total
1. Laurindo Zatorski Filho - Palhoça 25 22 47
2. Evandro Bozetti - Lavras 20 25 45
3. Marcos Egidio Benvenutti - Farroupilha 18 20 38
4. Pélmio Simões De Carvalho Filho - Viçosa Ktm 22 14 - Orange Bh Ktm Racing 36
5. Mauricio Fernandes 14 18 32
6. Julio Cesar Lemos - Passos 16 15 31
7. Fernando Zanotto 15 16 31
8. Fabio Wolf Campos 13 13 - Ktm Sacramentoracing 26
9. Lucas Felterin 12 12
Over 50 1. Dia/2. Dia - Equipe Total
1. Sergio Colett - Casca 22 25 25
2. Jean Pierre Buttazzi Junior - Sao Paulo 25 22 22
3. Luiz Carlos Marinho De Barros 20 20 20
4. Jefferson 18 18 18
5. Roberto Theodoro - Farroupilha 16 16 32
6. Pierluidgy Clean (poy) 15 15
7. Rildo Jose Gonzaga 14 14
Amador 1. Dia/2. Dia - Equipe Total
1. Willian Palandi - Caxias Do Sul 25 25 50
2. Lucas Silva Nagano 22 22
3. Breno Resende Nagano 20 20
4. Marcos Dollis 18 18
5. Valter Pimenta 16 16
6. Rafael Bonine 15 15
7. Felipe Seraphim Frare 14 14
8. Reginaldo Silva Rocha 13 13
9. Rafael Goulart Pereira 12 12
Feminina 1. Dia/2. Dia - Equipe Total
1. Janaina Fagundes De Souza - Sao Paulo 25 25 25
2. Barbara Neves Gonzaga 22 22 22
3. Taina Aguiar - Cotia 20 20 20
4. Maiara Favero Basso 18  
Light 1. Dia/2. Dia - Equipe Total
1. Thiago Luiz Wernersbach 2525 50
2. Jaime Zorzal Junior - Venda Nova 2222 44
3. Marcos Vinicius De Souza - Curvelo 2020 40
4. Guilherme Novaes Borges - Patrocinio Honda 18 18
5. Luis Eduardo Daltoso 16 16
6. Anderson Ferreira De Andrade - Coromandel 15 15
-
Resultados Copa Sacramento de Enduro FIM
P. # Resultado Geral Tempo Gap
1 903 Renan Bueno Da Silva 00:36:20,60 00:00:00,00
2 907 Rafael Pasqua 00:37:27,00 00:01:06,40
3 904 Rodolfo Ripamonti 00:37:30,59 00:00:03,59
4 960 Ricardo Mazzoli 00:37:54,82 00:00:24,23
5 922 Bernardo Fernandes Pereira 00:38:52,18 00:00:57,36
6 905 Clericson Alan (kison) 00:39:06,55 00:00:14,37
7 917 Eduardo Tomita 00:39:10,64 00:00:04,09
8 910 Julio Cesar Pereira (juliao) 00:39:41,23 00:00:30,59
9 909 Felipe Lima 00:39:44,35 00:00:03,12
10 914 Eurico Borgonovi 00:39:51,64 00:00:07,29
11 906 Marcio Tazinazzo (grandão) 00:39:55,40 00:00:03,76
12 921 Andrey Mecene 00:40:17,64 00:00:22,24
13 912 Mauricio Ghiraldelli 00:40:47,99 00:00:30,35
14 902 Leandro Cassaro 00:40:58,14 00:00:10,15
15 948 Leandro Salomao 00:41:45,06 00:00:46,92
16 961 Thales Hideki 00:42:15,49 00:00:30,43
17 942 Augusto Toshiro 00:42:24,48 00:00:08,99
18 929 Daniel Gonçalves 00:42:37,75 00:00:13,27
19 940 Theo De Souza 00:42:38,98 00:00:01,23
20 966 Marcelo Alexandrino Pires 00:42:45,81 00:00:06,83
21 927 Victor Lemos 00:43:05,31 00:00:19,50
22 937 Julio Figueiredo 00:43:37,71 00:00:32,40
23 950 João Gustavo Gaspar 00:43:56,66 00:00:18,95
24 952 Lucas Paschoalin 00:44:09,16 00:00:12,50
25 962 Thyago Barleta Azevedo 00:44:28,22 00:00:19,06
26 967 Eneas Lima 00:44:37,80 00:00:09,58
27 964 Leonardo Tamburro 00:44:38,30 00:00:00,50
28 958 Renato Jeca Joia Furmann 00:44:48,52 00:00:10,22
29 945 Luis Gustavo S Battista 00:45:16,71 00:00:28,19
30 963 Francisco Graciano 00:45:35,97 00:00:19,26
31 930 Mauricio Del Petre 00:45:36,11 00:00:00,14
32 913 Valvissir Antonio Aguilar (ciro) 00:45:37,72 00:00:01,61
33 928 Fabricio Camargo 00:45:59,41 00:00:21,69
34 933 Renato Rezende Ribeiro 00:46:02,16 00:00:02,75
35 944 Leonardo Da Guia Ferreira 00:47:11,29 00:01:09,13
36 969 Felippo Ferraro 00:47:11,55 00:00:00,26
37 941 Alaercio Bruno Vieira 00:47:26,59 00:00:15,04
38 925 Leonardo Allioni 00:47:46,00 00:00:19,41
39 951 Joel Calegaretti 00:47:57,16 00:00:11,16
40 920 Fabio Ferreira Rocha 00:49:13,54 00:01:16,38
41 968 Luiz Henrique 00:50:49,10 00:01:35,56
42 949 Brumel Neto 00:52:18,61 00:01:29,51
43 932 Reginaldo Borghi 00:52:31,67 00:00:13,06
44 923 Fernando Rodrigo Fernandes 01:03:47,14 00:11:15,47
45 959 Renato Shoiti 01:07:01,19 00:03:14,05
46 936 Alessandro Cesar Esteves 01:17:29,51 00:10:28,32
47 926 Victor Buzzini 01:35:59,87 00:18:30,36
48 924 Gustavo Ferraz 01:41:06,78 00:05:06,91
49 965 Celso Roberto Langue 01:46:13,53 00:05:06,75
50 935 Valter Dos Santos 02:02:55,20 00:16:41,67
51 946 Marcelo Antonio 02:50:12,19 00:47:16,99
52 934 Robinson Hochhein 02:56:51,99 00:06:39,80
53 938 Marcelo Yanssen 02:57:52,81 00:01:00,82
54 931 Murilo Robotton 02:58:21,32 00:00:28,51
55 956 Pedro Lion Ferraz 03:01:34,18 00:03:12,86
56 955 Mario Lion Ferraz 03:03:46,41 00:02:12,23
57 918 Lauro Afonso Negale 04:02:00,55 00:58:14,14
58 911 Luciano De Menezes 04:09:37,87 00:07:37,32
59 947 Osman Guida Didi 04:37:56,99 00:28:19,12
60 943 Giancarlo Vancini 05:00:00,00 00:22:03,01
61 970 Pedro Motta 05:30:00,00 00:00:00,00
62 957 Rafael Sanches 05:30:00,00 00:00:00,00
63 939 Ronaldo Lorenzo 05:30:00,00 00:00:00,00
64 954 Marcos Mendonça 05:30:00,00 00:30:00,00
65 971 Thiago Motta 05:31:00,00 00:01:00,00

Resultados da Copa Sacramento de Enduro FIM por Categorias (em arquivo PDF)

- Geral
- E1
- E2
- Junior
- Nacional
- Over 40
- Trilheiro








Vídeos MotoX Connect



Acompanhe o MotoX no Facebook

Curso MotoX
Brasil Racing
JPS Racing

© 2000 - 2017 MotoX MX1 Internet