X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

Paulista de Motocross MX1-MX2 FMESP - 1ª etapa - São Miguel Arcanjo - SP
Publicado em: 23/02/2017
Clique e saiba mais

Prova agitou a 33ª Festa da Uva Itália de São Miguel Arcanjo
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Luiz C. Garcia

Multicampeão nacional na década de 1980, Álvaro Cândido Filho, o Paraguaio, foi um dos destaques


Largada da categoria MX Gold

Depois de quatro anos sem competições, uma das maiores festas da uva do Brasil voltou a receber pilotos e equipes para uma corrida de motocross. Uma prova com peso extra, já que além de valer pela abertura da temporada 2017 em dois tradicionais campeonatos, somou pontos pela final do Paulista de Motocross MX1-MX2 FMESP e Sul Paulista de Motocross 2016. Assim a 33ª Festa da Uva Itália de São Miguel Arcanjo cumpriu o objetivo com louvor marcando a volta da modalidade ao munícipio com belas disputas em 14 categorias.

+ Veja mais fotos na galeria de imagens da prova


Álvaro Cândido Filho "Paraguaio"


Roque Colman
Devido ao forte calor, a organização teve trabalho dobrado para amenizar a poeira na pista, onde as emoções começaram com o domínio de dois veteranos que fizeram história no motociclismo nacional. Primeiro, Álvaro Cândido Filho, o famoso Paraguaio, piloto multicampeão brasileiro na década de 1980, brilhou na categoria MX5, mesmo estando há vários anos sem competir. Depois de ultrapassar Reinaldo "Piu" Pinheiro ainda nas primeiras voltas, Paraguaio viu a corrida ficar mais fácil com uma queda do rival que terminou em quinto. Paraguaio então fortaleceu a condição de favorito e venceu com tranquilidade. Uma emocionante batalha surgiu pela segunda posição com Luiz Moura segurando José Castro em terceiro, disputa acompanhada bem de perto por Sérgio "Marreta" Muniz, que concluíu em quarto.

Já na MX6, foi a vez do uruguaio radicado no Brasil Roque Colman mostrar toda sua superioridade vencendo sem dificuldades. Isso aos 71 anos de idade! Júlio Maimone começou a prova enfrentando problemas, mas foi se superando até alcançar a segunda posição. Francisco "Chico" Mora acabou isolado na terceira posição sem ser incomodado pelo quarto colocado Marcos "Markinho" Loureiro. Pedro Mariozi completou o pódio dos mais experientes.
 

Gabriel Santos (26) venceu a Júnior


Heriko Gonçalves
A garotada da MX2 subiu o ritmo na sequência com Guilherme "Gui" Nascimento fazendo uma ótima largada. Andando forte, Gui mantinha a primeira posição mesmo pressionado por Wilgner "Guigão" Francisco e Daniel Caputo. Porém, uma queda fez com que ele perdesse várias posições. Guigão viu a liderança nas suas mãos e conseguiu administrar a diferença em relação a Caputo conquistando a vitória. Depois do tropeço, Gui fez uma boa corrida de recuperação terminando em terceiro  Vitor Paiotti com uma apresentação conservadora ficou com a quarta posição e Leonardo Souza, que não figurava nas primeiras posições no início, subiu na classificação até garantir o quinto posto.

Luiz Guilherme liderava a categoria Júnior quando cometeu um deslize. Foi a chance que Gabriel Santos precisava para assumir o primeiro posto mantendo até o final. O rival ainda voltou bem e terminou a prova em segundo. Othon Camargo ficou na terceira posição sem ser incomodado seguido por Enzo Tamada e Thiago Silva. 

Heriko Gonçalves e Tales Calazans fizeram mais uma bela disputa entre veteranos, valendo a liderança da MX4. Mesmo forçando bastante, Calazans não conseguiu superar o adversário tendo que se contentar com a segunda posição. Outra disputa que chamou atenção em boa parte da prova foi pela terceira posição. No final quem levou vantagem no pelotão foi Hermínio "Maninho" Oliveira, superando Sérgio Caputo e Renato Zanfirou, que fechou o pódio.


Rodrigo Guimarães

Mesmo pressionado no começo da prova da MX1, Rodrigo Guimarães manteve a calma e acelerou forte para já na metade da prova abrir uma boa distância dos demais pilotos. Luiz Saron tentou se aproximar, mas ficou mesmo com o segundo posto. Completando os mais rápidos, Eduardo Dias foi o terceiro, Heriko Gonçalves o quarto e João Vitor Cardeli o quinto.


Lucas Silva

Entre as crianças, destaque para Lucas Silva, vencedor da 65cc e da 50cc. Na classe maior, Raul Oliveira ficou sem segundo seguido por Francisco Paula e Matheus Menezes. Já na 50cc, Lucas manteve a bela tocada para vencer mais uma bateria seguido por Francisco Paula em segundo e Leonardo Lima em terceiro. Felipe Moraes e Vitor Povedano completaram o pódio.


Luis Saron

No começo da MX3, o líder Luis Saron tinha por perto Vitor Paiotti. Porém, na quarta volta, Paiotti sofreu uma queda que resultou em uma boa margem para Saron que administrou a diferença até o fim. Paiotti, depois de voltar na quarta posição, recuperou o segundo lugar. Tales Calazans ficou com o terceiro posto seguido por Divanei Silva e Hermínio "Maninho" Oliveira. 


Felipe Paiva

Felipe Paiva e Pedro Tavernaro duelaram até as duas últimas voltas da categoria MXN. Os dois se alternaram na liderança até que Tavernaro escorregou e caiu deixando o caminho livre para Paiva vencer a bateria. Tavernaro ainda ficou em segundo. Pedro "Paraná" despachou Marcelo "Buri" na metade da prova e tentou se aproximar dos líderes, mas teve que se contentar com o terceiro posto. Em boa prova de recuperação Ricardo Nunes fechou o pódio na quinta colocação.


Djelison Oliveira

Willian Hatano largou na frente da categoria Intermediária, porém não demorou muito para que fosse superado por Djelison Oliveira e Renan Rosa, terminando em terceiro. Djelison assumiu o primeiro posto, segurou as investidas de Rosa e venceu a bateria. Em corrida conservadora, Bruno Oliveira ficou com o quarto lugar enquanto João Lara foi o quinto.


Lucas Santos

Com várias mudanças, foi até difícil acompanhar tudo que aconteceu na bateria da categoria MXN3. As disputas começaram assim que o gate caiu e só terminaram na última curva, quando Lucas Santos ultrapassou Edmilson Leite e logo em seguida recebeu a bandeirada na primeira posição. Logo atrás, Thallys Bueno ficou com o terceiro lugar. Nivaldo Ferreira, com muita garra, se firmou na quarta colocação deixando Bruno Perri em quinto.


Pedro "Paraná" (3) venceu a MXN Gold


Wilgner "Guigão" Francisco
No início, Pedro "Paraná" não figurava no pelotão da frente da categoria MXN Gold, principal bateria para motos nacionais. A disputa pela liderança estava entre Felipe Paiva, Marcelo "Buri" e Reginaldo Silva. Mas Paraná começou uma belíssima reação e foi subindo de posições com um ritmo alucinante para uma prova com motos nacionais. E, depois de muita disputa na metade final da corrida, ele assumiu a ponta ultrapassando Felipe Paiva. A partir daí Paraná administrou a vantagem até a vitória. Marcelo "Buri" perdeu o terceiro posto para Reginaldo Silva, terminando em quarto. Ricardo Nunes ficou com o quinto posto depois de muito trabalho.

Os piloto mais rápidos se reuniram na última bateria, da MX Gold. Rodrigo Guimarães largou na frente, porém não suportou as investidas de Wilgner "Guigão" e cedeu a primeira posição. Em seguida, Daniel Caputo partiu para cima de Rodrigo para não perder o novo líder de vista. Após a ultrapassagem, Caputo tentou de aproximar de Guigão, mas o rival respondeu e conseguiu administrar a distância até confirmar a vitória. Guilherme Nascimento se firmou na quarta colocação no começo da prova e sustentou o posto até o final. Heriko Gonçalves foi o quinto colocado.

Após a prova, João Cardeli, presidente da FMESP (Federação de Motociclismo do Estado de São Paulo), agradeceu a presença de todos e também os patrocinadores do evento. "Tivemos um ano difícil devido a crise e só conseguimos terminar a temporada do ano passado nesta etapa principalmente pelo apoio da Moura Motos, Farmácia Avaloni e Motoba Moto Peças. Em 2017 a perspectiva será diferente, pois já temos algumas etapas agendadas como a próxima no dia 18 de março em Guareí", destacou Cardeli sobre a próxima corrida da competição estadual.


Corrida fez parte da 33ª Festa da Uva Itália de São Miguel Arcanjo

O Campeonato Paulista de Motocross MX1-MX2 tem organização do Vitória Moto Clube e Cross Sport com supervisão da FMESP e apoio da Moura Motos loja especializada em motos de competição em Piraju, Farmácia Avaloni 3 de Tatuí e Motoba Moto Peças de Porto Feliz.

Para mais informações e classificação final dos campeonatos acesse o site oficial da organização.


Resultados

Pos MX1 Equipe
1 31 Rodrigo Yamamura Guimarães 31 Motosport
2 99 Luis "Saron" 99 Motos, Maimone, K21
3 53 Eduardo R. Dias  
4 2 Heriko C. Gonçalves Petit Motos,IMS Racing,FAZ Graficos,Auto Brito
5 149 João Vitor Cardeli Farmacia Avallone, Via Maimone,
Pos MX2 Equipe
1 409 Wilgner "Guigão" Francisco Moura Motos
2 19 Daniel Caputo Via Maimone, K21 Graphics, Cross Fit tatui
3 35 Guilherme Ribeiro do Nascimento JC Racing
4 119 Vitor Paiotti  
5 122 Leonardo G. G. Souza  
6 37 Ramon Alberti Barros Amaury Center Car, North Point Café Bar
7 91 Divanei Andrade Silva Los Verdureros
8 89 Fabricio Nalesso Xavier K 21 Graphics,31 Motosport,Farinilla,Nando
9 7 Lippe da Costa 7 Barras Legal
10 521 Pedro Tavernaro Mais Moto, Ceramica Argitecnica
Pos MX3 Equipe
1 99 Luis Saron 99 Motos, Maimone, K 21
2 119 Vitor Paiotti  
3 64 Tales Calazans Calazans Auto Center
4 91 Divanei Andrade Silva Los Verdureros
5 747 Herminio "Maninho" Oliveia Maninho Couros
6 22 Alisson Candido  
7 21 Sergio Caputo K 21 Graphics
8 71 Reginaldo Jesus Ferreira da Silva 100% Jesus, Ferreira Materiais
Pos MX4 Equipe
1 2 Heriko C. Gonçalves Petit Motos,IMS racing,Faz Graficos,Auto Brito
2 64 Tales Calazans Eq. Calazans Auto Center
3 747 Herminio "Maninho" Oliveira Maninho Couros
4 21 Sérgio Caputo K 21 Graphics
5 22 Renato Zanfirou Paraguaio Racing
6 9 Nandão S. Miguel Arcanjo  
7 515 Edson "Tatu" Costa Transxavier
8 221 Edson de Souza Domingues Edinho Motos
9 41 Juliano Sinhonin  
10 90 Irineu "Cobra" Manoel  
Pos MX5 Equipe
1 3 Alvaro "Paraguaio" Candido Filho Paraguaio Racing
2 15 Luis Antonio Moura Moura Motos
3 747 José Castro  
4 7 Sérgio "Marreta" Diniz MS Racing
5 121 Reinaldo "Piu" Pinheiro  
6 90 Irineu "Cobra" Manoel  
7 27 João Cardeli FMESP, VMC - Cross Sport
8 377 Roberto Sassaki Sassaki Plantas Ornamentais
Pos MX6 Equipe
1 62 Roque Colman ASW, Circuit,
2 53 Julio Maimone  
3 159 Francisco "Chico" Mora  
4 118 Markinho Loureiro Danone - Irmãos Loureiro
5 65 Pedro Luiz Conti Mariozi Mariozi Team
Pos Intermediária Equipe
1 68 Djelison R. de Oliveira Araçaiba
2 147 Renan Willian S. Rosa Araçaiba
3 112 Willian Koitchi Hatano  
4 28 Bruno Lopes Oliveira  
5 77 João Lara  
6 47 Heitor Rodrigues da Silva  
7 711 Fábio Nunes Moto Peças São Miguel
8 13 Matheus da Silva Ramos Roda Presa
9 221 Enzo Tamada Domingues Edinho Motos
10 58 Cauã Gomes Godk  
Pos MXN Equipe
1 227 Felipe Ferreira de Paiva LT Motos
2 521 Pedro Tavernaro  
3 3 Pedro "Parana Dias Sampaio Petit Motos
4 37 Marcelo Renato "Buri" de Moraes Moura Motos, 37 Florestal
5 25 Ricardo Nunes da Silva Ceramica Argitecnica, K21, THD Preparações
6 891 Evandro "Dinho" Beline Batista ASPEM, Kaka Motos
7 53 Eduardo R. Dias  
8 10 Emerson "Paraíba" Leonor Petit Preparações, Mercado Esplendore
9   Jefferson "Deto" Campos Perussi Moto Peças
10 24 Rodrigo Nunes  
Pos MX Gold Equipe
1 409 Wilgner "Guigão" Francisco Moura Motos
2 19 Daniel Caputo Via Maimone, K21 Grphics, Crossfit Tatui
3 31 Rodrigo Yamamura Guimaraes 31 Motosport
4 119 Guilherme Ribeiro do Nascimento JC Racing
5 2 Heriko C. Gonçalves Petit Motos,IMS Racing,Auto Brite,Faz Grafico
6 122 Leonardo G.G. Souza  
7 37 Ramon Alberti Barros Amaury Center Car, North Point Café Bar
8 7 Lippe da Costa 7 Barras Legal
9 747 Herminio "Maninho" Oliveira  
10 3 Alvaro "Paraguaio" Candido  
Pos MXN Gold Equipe
1 3 Pedro "Paraná" Sampaio Dias Jr. Petit Motos
2 227 Felipe Ferreira de Paiva LT Motos
3 71 Reginaldo Jesus Ferreira Silva 100% Jesus, Ferreira Materiais
4 37 Marcelo "Buri" Renato Moraes Moura Motos, 37 Florestal
5 25 Ricardo Nunes da Silva Ceramica Argitecnica, K21, THD Preparações
6 26 Gabriel Santos 31 Motosport
7 4 Evandro "Dinho" Beline Batista ASPEM, Kaka Motos
8 24 Rodrigo Nunes  
9   Jefferson "Deto" Campos  
10 18 Elfren Roberto Goes Jr.  
Pos MXN3 Equipe
1 67 Lucas Eduardo Campos Santos Zika Motos
2 1 Edmilson "Junior Correia" Leite Jr. Motos Peças São Miguel Arcanjo
3 11 Thallys Bueno Zika Motos
4 13 Nivaldo Proença Ferreira JC, ASPEM
5 49 Bruno Perri Veio 49
6 10 Jorge Spizzca Filho  
7 90 Caio Carvalho Top Motos
8   Alexandre Roventini  
9 786 Paulo Roberto de Oliveira Grupo TJ, Jimenez, Bio4fitinss, CI- Mendes
10 99 Diego Luciano M. de Oliveira Moura Motos
Pos Júnior Equipe
1 26 Gabriel Santos 31 Motosport
2 3 Luiz Guilherme Vieira Martins Vó Irene
3 55 Othon Breno Camargo  
4 221 Enzo Tamada Domingues Edinho Motos
5 170 Thiago Silva  
6 58 Cauã Gomes Godk  
Pos 65cc Equipe
1 17 Lucas Pereira Correia Silva  
2 49 Raul Povedano Oliveira Veio 49
3 6 Francisco Emilio Paula MCH
4 8 Matheus Menezes  
Pos 50cc Equipe
1 17 Lucas Pereira Correia Silva  
2 6 Francisco Emilio Paula MCH
3 5 Leonardo Corte Lima  
4 337 Felipe Moraes Moura Motos, 37 Florestal
5 49 Vitor Povedano Veio 49
6 7 Paulo "Tetézinho" D.S. Junior Teté Motos,Transportadora Ferreira,Los Verdureros








© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet