X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Brasileiro de Motocross

Pró - 5ª etapa - Domingo - Trindade - GO
Publicado em: 11/11/2016
Clique e saiba mais

Com fim de semana perfeito, Jetro Salazar recupera liderança da MX1
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Maurício Arruda


Largada da MX1

Palco do Mundial de Motocross em 2014, a cidade de Trindade, no Estado de Goiás, voltou a ser a capital nacional da modalidade no primeiro fim de semana de novembro, dias 5 e 6, com a quinta e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross Pró. No sábado, com o Sol brilhando forte, Roman Jelen foi coroado campeão antecipado na categoria MX3, o primeiro da temporada 2016. Já no domingo, as corridas das classes MX1, MX2 e Júnior até pareciam realizadas em outro lugar tamanha a mudança de cenário provocada pela chuva que felizmente mais contribuiu com as corridas do que atrapalhou, baixando a temperatura, impedindo a poeira e ajudando o terreno a permanecer em boas condições por todas as baterias.

+ Veja mais fotos na galeria de imagens de domingo
+ Veja mais fotos na galeria de imagens de sábado
+ Veja os resultados completos da etapa, mais fotos e vídeos
+ Volta rápida com Thales Vilardi e Hector Assunção e mais vídeos
+ Como foi a vitória de Roman Jelen, campeão antecipado na MX3


Jetro Salazar

Entrando na fase decisiva, a competição aponta os favoritos, pois chegar à última etapa em vantagem é um passo e tanto em direção ao título. Para Jetro Salazar, que voltou a liderança da MX1, valeu muito o ditado: nada como um dia após o outro. Depois de ter uma quarta etapa para esquecer, cheia de problemas, na qual caiu da liderança para a quarta posição, o piloto da Escuderia X viveu um fim de semana perfeito. Jetro dominou as provas de forma surpreendente, retomando a primeira posição na classificação, enquanto os seus três adversários diretos, Carlos Campano, Jean Ramos e Paulo Alberto, tropeçaram em pelo menos uma das baterias.


Thales Vilardi e Carlos Campano

Já na primeira prova, o equatoriano teve domínio total. Mesmo perseguido por Carlos Campano desde a primeira volta, Jetro não permitiu a aproximação do adversário e a vantagem foi só aumentando ao longo da bateria até alcançar 26 segundos na bandeirada. Assumindo a terceira posição também no começo, Thales Vilardi puxou o pelotão responsável pelas principais disputas.


Dudu Lima

Nas últimas voltas, Dudu Lima atacou e superou Thales na briga pela terceira colocação. O quinto lugar também rendeu uma ótima disputa na reta final da prova. O venezuelano Carlos Badiali, depois de ocupar o posto por quase toda a corrida, foi ultrapassado por Marcello Ratinho Lima e Adam Chatfield. Na volta final o britânico superou o paulista fechando os cinco mais rápidos. Badiali ainda perdeu a sétima posição para o português Paulo Alberto que teve o desempenho prejudicado por mais de uma queda. A nona posição ficou com Hector Assunção seguido por Jean Ramos, que caiu na primeira volta e chegou a se recuperar até a quinta colocação, mas teve outras duas quedas até fechar a corrida em décimo.      


Jean Ramos

Na segunda bateria o que não mudou foi a determinação de Jetro Salazar e ele mais uma vez determinou o ritmo da prova, desta vez com Thales Vilardi como adversário mais próximo. Atrás do piloto da Husqvarna a briga foi movimentada. Jean Ramos ocupou a terceira posição até ser ultrapassado por Paulo Alberto, só que o português realmente não se deu muito bem com a pista de Trindade e caiu logo em seguida entregando a posição para Carlos Campano. Poucas voltas depois foi a vez do espanhol enfrentar problemas com uma falha da moto, batendo forte na recepção de um salto. O impacto rendeu uma pancada no rosto do até então líder do campeonato, que depois seguiu na pista em ritmo moderado e foi perdendo posições.


Hector Assunção

Com Jetro folgado na frente, a briga pelo segundo lugar esquentou nos últimos minutos. Jean Ramos superou Thales Vilardi e garantiu a posição. Thales sentiu o desgaste e também foi ultrapassado por Dudu Lima e Hector Assunção completando a bateria em quinto. Hector, que começou a prova na nona posição, ainda teve tempo de superar Dudu na última volta conquistando o terceiro lugar.

Marcello Ratinho em sexto, Carlos Badiali em sétimo, Adam Chatfield em oitavo e Wellingtn Garcia em nono completaram a corrida na mesma volta do líder. Campano, com o rosto bem machucado, principalmente o nariz e o olho direito, fechou uma volta atrás, em décimo, e viu o rival Jetro Salazar superá-lo por dois pontos na classificação geral.


Escuderia X comemorou a liderança do campeonato na MX1

"Entrei nesta etapa em quarto e sai em primeiro, estou convencido de que estou fazendo o trabalho certo e por isso entro na pista deste jeito, sabendo que posso ganhar", avaliou Jetro. "Falta mais uma. Eu tinha que ganhar as quatro baterias (as duas de Trindade e as duas da final) e esse é o meu objetivo ainda, vencer as duas que faltam. Estou me sentindo muito bem e vou trabalhar duro, o mais forte que já trabalhei na vida nestas semanas para a última etapa", completou o líder do campeonato.

Dudu Lima, em segundo na soma das baterias, comemorou o seu melhor resultado na temporada. "Eu já vinha em um ritmo bom desde o começo do ano, mas a MX1 é uma categoria onde não se pode errar a largada. Foi o que eu fiz, foquei em melhorar as minhas largadas, fui treinando, me dedicando a cada dia e consegui duas ótimas largadas. Fiz um grande resultado, estou muito feliz. Agora é treinar ainda mais para a última etapa e vamos com tudo".


Pódio MX1

Em terceiro, Thales Vilardi estreou nova moto na prova. "Peguei a (Husqvarna) 2017 na semana passada e me acertei bem na pista. Sabia que seria importante ter boas largadas. Com a chuva a pista ficou melhor, com bastante canaletas, mais no meu estilo. Graças a Deus consegui boas largadas nas duas baterias e mantive o ritmo. Nos últimos cinco minutos acabei cansando e perdi posições, poderia ter sido melhor, mas estou feliz. A categoria está boa, o nível muito forte. Quero agradecer a todos da minha equipe Subs27, aos meus patrocinadores e ao Maguila (treinador) que me ajudou bastante nas duas últimas semanas nos treinos e com certeza levantou minha moral. O terceiro lugar é resultado deste trabalho".    


O holandês Nick Kouwenberg, campeão europeu que gerou muita expectativa com sua participação especial nesta etapa, teve um fim de semana complicado e pouco pôde mostrar de seu potencial. Depois de enfrentar imprevistos nos treinos, teve problemas mecânicos na moto e não conseguiu largar na primeira bateria. Na segunda, após uma queda na largada, retornou em último muito longe da disputa pela vitória e, após recuperar algumas posições, abandonou a corrida.
  

Fabio Santos

Na MX2, o vencedor Fabio Santos também teve duas vitórias nas baterias, mas com provas bem mais brigadas. Na primeira corrida, mesmo conquistando o holeshot, Fabinho viu muito mais tempo os adversários liderarem. Logo no início Pepê Bueno assumiu a primeira posição e puxou a fila por algumas voltas, até ser ultrapassado por Gustavo Pessoa.


Gustavo Pessoa

Em terceiro na disputa, Fabinho ainda precisou passar pelo pit para trocar os óculos, mas foi aí que começou a render mais. Na metade da corrida ele superou Pepê, aproveitando uma queda do paranaense, e subiu ao segundo lugar. Léo Souza passou para a terceira posição, Caio Lopes para a quarta e Pepê continuou na prova em quinto, com essas colocações mantidas até o final.


Pepê Bueno

A briga pela liderança só foi definida nos últimos minutos, após várias voltas de perseguição. Gustavo viu a aproximação cada vez maior de Fabinho e não conseguiu reagir sofrendo a ultrapassagem pouco tempo antes da sinalização de duas voltas para o fim. Fabinho conquistou a vitória com cerca de três segundos para o rival.

Na segunda prova ficou ainda mais clara a disputa entre os dois concorrentes diretos na briga pelo título. Fabinho e Gustavo escaparam dos demais em uma briga particular pela vitória que durou a corrida inteira, sempre com o líder controlando as investidas do segundo colocado.


Léo Souza

Com a dupla vitória, Fabinho conquistou uma importante vantagem na competição, já que o Gustavo agora não depende mais somente dos seus próprios resultados, pois dois segundos lugares na decisão bastam para o piloto da Yamaha faturar o caneco.

Pelo terceiro lugar, Pepê Bueno teve boa vantagem no começo, até Léo Souza se aproximar. Ao redor da metade da prova Léo passou a ocupar a posição, mas o troco veio na hora decisiva, quando Pepê reassumiu o posto definitivamente. João Pedro Ribeiro terminou isolado na quinta colocação, distante da briga. O pódio teve Fabinho em primeiro, Gustavo em segundo, Léo em terceiro, Pepê em quarto e Caio Lopes em quinto.


Caio Lopes

Para o líder conquistar vantagem na penúltima etapa foi o mais importante. "Essa etapa foi muito boa, consegui andar bem, com duas boas largadas e ótimas corridas. Abri 20 pontos para a final, estou bastante contente. Treinei bastante para isso e quero agradecer os meus patrocinadores", disse Fabinho. A estratégia que pretende adotar na decisão ele também adiantou. "Vou tentar vencer a primeira bateria para ficar mais tranquilo na segunda, mas se eu ver que está difícil vou tentar apenas manter um ritmo bom para garantir o título".

Gustavo ressaltou a boa disputa com o rival. "Dei meu máximo, nós dois estamos bem preparados e a pista estava bem difícil de ultrapassar. Agora é continuar trabalhando firme, forte e nunca desistir".


Leonardo Cassarotti

Os pilotos da Júnior enfrentaram um pouco mais de dificuldade com a pista e muitos nem completaram a prova. Bruno Schmitz começou muito bem na liderança e manteve a posição por cerca de metade da prova, mas pouco depois, com problemas mecânicos, abandonou a disputa abrindo espaço para os concorrentes.

Leonardo Cassarotti assumiu definitivamente o primeiro lugar com alguns segundos de vantagem sobre Leonardo Nunes que terminou em segundo. Keven Ikeda, com boa apresentação, além de garantir o terceiro lugar no nacional, confirmou o título estadual em Trindade.


Leonardo Nunes

Gabriel Andrigo subiu uma posição em relação ao início e completou na quarta colocação, enquanto Renan Goto, com ótima recuperação, completou o pódio. Ambos levaram uma volta do líder.

Com a quarta vitória na temporada, Cassarotti ampliou a liderança no campeonato para confortáveis 14 pontos. Tallys Nathan enfrentou problemas e não completou a etapa, com isso perdeu o segundo lugar na classificação para Léo Nunes.


Keven Ikeda

O evento também foi válido pela sétima etapa do Campeonato Goiano de Motocross, cujo os resultados podem ser conferidos no site da FMG (Federação de Motociclismo do Estado de Goiás). A etapa final do Brasileiro de Motocross está prevista para os dias 3 e 4 de dezembro em Cornélio Procópio (PR).


Pódio da Júnior

Classificação geral do campeonato após cinco etapas


Pos MX1 Moto Equipe Pts
1 920 Jetro Salazar Hon Escuderia X / Honda / Xmotos Do Brasil /Belparts / Motul 194
2 1 Carlos Campano Jimenez Yam Yamaha / Grupo Geração / Asw / Lcm /Alpinestars / 100% 192
3 10 Jean Carlo Ramos Yam Yamaha / Geração / Bel Parts / Mx Gringa /Blade / Asw / Zeta / Drc / Jmr Escola De Motocross / Serginho Suspensoes 186
4 211 Paulo Alberto Hon Honda / Mobil / Pirelli / Ims / Vulcano 175
5 2 Eduardo Ferreira Lima Kaw Emg Racing / Kawasaki / Pirelli 162
6 5 Marcello Ferreira De Lima Kaw Emg Racing / Kawasaki / Pirelli 151
7 30 Hector Freitas Assunçao Hon Honda / Mobil / Ims / Pirelli,yoshimura /Riffel / Vulcano. 142
8 27 Thales Vilardi Felix Da Silva Yam Subs27 / Husqvarna / Asw / Pirelli / Multreal / Wladas 134
9 22 Carlos Vicente Badiali Hernandez Yam Playstation / Borilli / Fly, 100%, Pod /Motul / Circuit 124
10 21 Wellington Garcia Matos Hon Honda / Ims / Açai Vitanat / Wg21 101
11 407 Adam Chatfield Hon Honda / Pirelli / Mobil / Asw / Circuit /Dunas Racing 90
12 51 Venicio Voigt Hon Ims / Honda / Rinaldi / Ipiranga / Nenêmotos Pecas E Boutique 87
13 3 Antonio Jorge Balbi Junior Kaw Pro Tork, Kawasaki / Tendas Ltda / Rfix /Samurais / Elementos Do Corpo 54
14 35 Danielda Silva Pessanha   Race Tech / Lkl Log / Federal Motos /Braseg Drogaria / Pix Graphics / Ims 45
15 77 Marcos Guilherme De Lima Hon Cleidmarracing / Academiapalazzo 35
16 101 Humberto Alejandro Martin Garaicoechea Yam Playstation / Borilli / Fly Racing, 100%,pod / Motul / Circuit 32
17 36 Luiz Filipe Farias De Souza Hon Poupex / Ct Leandro Silva / Mx Parts / Mtmotopeças 25
18 3 Fabio Festi Hon Amaral Racing / Ask Motors / Tbt Racingbrasil / Point Graphics / Bf//Ms 25
19 317 Carlos Eduardo Mendes Franco Kaw Pro Tork / Metalcar/Kawasaki / Dimensionbombas Injetoras / Ask Motors / Grupo Serrano 23
20 33 Joao Vitor Martins De Souza Kaw Ims / Freelaity Baterias / Rock Partis /Vitor Car / Jacare Motos / Jaime Motos 18
Pos MX2 Moto Equipe Pts
1 19 Fabio Aparecido Dos Santos Yam Yam, Grupo Geracao / Asw,rinaldi / Drc,zeta / Yamalube, Blade Energy / Negretti Preparacoes, Edgers 234
2 891 Gustavo Pessoa De Souza Hon Hon / Mobil / Pirelli / Ims / Yossimura/ Itamaracá 214
3 945 Leonardo de Souza Hon Hon / Levorin / Belparts / X Motos Dobrasil / Motul / Ims 171
4 97 Pedro Henrique Rosa Bueno Yam Yam-grupo Geração / Alpinestar-bell /5inco-serginho Suspension / Mrpro-mundial Prime / Rider 100%-r2 /feiraomx-ppmxpark97 162
5 61 Frederico Molina Spagnol   Ims / New Quality / Allsign Graphics 144
6 134 Caio Lopes Fernandes Hon Ims / Hon / Rinald / Ipiranga / Durag /-gaiamx-nicoboco-edgers 143
7 282 João Pedro Pinho Ribeiro Kaw Recris Log / Rinaldi / Revendas Pinho /brasil Racing / Fly / M3r 129
8 194 Leonardo Lizott Kaw Borilli Racing / Kaw / Ims/ Biker /motostyle/ Mrpró / Pref. De Sertão/ M3r / Lider Mx/ Wm Suplementos 96
9 50 Renato Costa Mattos Paz Yam Playstation / Borilli Pneus / Fly Racing,100%, Pod Active / Blade Energy / Circuit / Motul, Águas Poa. 88
10 127 Ismael da Costa Rojas   Conti Cola / Big Power / Thor / Rock Parts/ Borilli Racing / Brasil Racing / Gambitec Mx / Pro Bike Py / Aeromotos Assis / Mrp Racing/ Enzo Racing / Ask Motors 86
11 16 Enzo Lazaro Pedo Lopes Ktm Red Bull / Stocovich / Fox / Oakley / Fmf/ Renthal..stance 84
12 58 Leandro Davids Araujo Hon Stocovich / Fazenda Rosinha / Jmr Escolade Motocross 59
13 32 Carlos Tavares Evangelista Hon Hon / Pirelli 55
14 48 José Felipe Mombach   Mombach Supermercados / Ims Racing / Dxparts / Moranguinho Racing / Pneus Rinaldi 53
15 791 Joao Victor Facundo Martins Hus Subs27 / Hus / Asw / Team Martinsracing / Coyot's Motos / Bko 52
16 31 Jose Brayan Soares   Kaiani Malhas, / Ims, / Rinald, Jrdistribuidora / Bio Gas, C A2 Academia / Tbt Racing, Charles Motos, /zequinha Racing, F05 Grapisc 48
17 962 Leonardo de Almeida Da Silva Hon Hon / Levorin / Belparts / X Motos Dobrasil / Motul / Ims / Serginho Susp/Mrpro 46
18 203 Matheus Klysman Oliveira Lima Hon Fiquei Racing Moto Peças / Atacadao Pneus/ Ims Racing / Podio Projetos Esportivos / Rfix / Cel Container 38
19 6 Otávio Pelegrino Chicaroni Yam Playstation / Borilli Pneus Off-road / Flyracing / Motul / Ride 100% / Circuit 31
20 112 Endrews Armstrong Nhemimes Hon Twelve / Serginho Suspensao / Gringa Mx /rype-leonelo 5 / Fprm / Alface E Melancia 28
Pos Júnior Moto Equipe Pts
1 25 Leonardo Zequinão Cassarotti Hon Dunas / Honda / Asw / Pirelli / Dirt /Cinco 113
2 989 Leonardo Augusto Nunes Hus Nitrogenius Prod Quimicos / Jmr Escola Demx / Stocovichi Design / Adrenalina Mx / Luciano Racing 99
3 183 Tallys Nathan Silva Brito Kaw Rótulo Do Corpo / Mx-tech / Mormaii / Artetendas / Mcr 87
4 40 Bruno Fensterseifer Schmitz Hon Tbt Suspensoes / Dunas Racing / Tbtsuspensoes 78
5 99 Rafael Ribeiro De Araujo Ktm Mf Racing Barueri / Ims 68
6 11 Joaquim Antonio Neto Ktm Pirelli / Mineração Itaminas / Atmstrasnportes / Suspenção Aftershocks / Pref. Mun. De Sarzedo 64
7 15 Pedro Magero Kaw Vertrauen Racing / Biker Assessorios /Martine Suspensoes / Motostyle Grafics / Lider Mx 60
8 92 Marcus Henrique Dias Lera Kaw Tribo Motos / Body Health / Stocovich 58
9 10 Gabriel Bohrer Andrigo Ktm Ims Equipamentos / Rinaldi / Mr Pro / M3suspensões / Art Cross / Talk Easy 46
10 50 Mateus Forghieri De Oliveira Hon Dedel Motos / Tsuji Motos / Circuit / Beng/ Ims Rancing / Grupo Montanna 43
11 221 Joao Pedro De Freitas Raimundo Ktm Techno Metais / Santa Maria Coffee / Dudapreparações / All Sign Graficos / Rbs Moto Parts 40
12 170 Keven Willian Ikeda Ramos Hon Ctmtracing 40
13 132 Arthur Vicente Azevedo Amorim Ktm Açai Vitanate / Açai Maximo Sabor / Balbischooll / M B 3 Preparações / Açai Radical 30
14 55 Renan Goto Kaw Mrpro / Ims / Rece Tech / Rks / Kawasaki 29
15 264 Thiago Cassio Fuzatti Dos Santos Kaw Fuzatti_vidal 29
16 2 Lays Lobato Cazadini Kaw Zanga Motos / Mrpro / Ims Equipamentos /Caramujo Black House / Jailton Motos / Claudinho Mtos 29
17 44 Marcello Leodorico Fernandes Silva Ktm Rapozao Moto Peças 26
18 59 Matheus Favero E Silva Ktm Giga Racing / Furioso Refriko / Mr Pro /Renova Grafix / Cleandet Produtos De Limpeza 15
19 122 Leonardo Gabriel Gioti De Souza Kaw Mini Money / Moto Mania / Rancho 22 14
20 89 Jose Antonio Pedro Filho Ktm Flay, Pod,100%,sportsco / Hospital Novoatibaia / Prefeitura De Atibaia / Motul,mt Luizinho Motos / Mtlocações,posto Bremem / ,gigante Água E Gás 14
Pos MX3 Moto Equipe Pts
1 912 Roman Jelen Hon   119
2 227 André Stocovich Hon Stocovich Design 82
3 21 Willian Aparecido Alves Guimaraes Pro Pro Tork / Agua De Coco Obrigado / Cti /Mega Mix 79
4 23 Vinicius Machado Borgarelli De Queiroz Kaw Preserv / Mundi Toys / Global Cycles /Colonial Racing / Slin Graphics / Super Power Energy Drink 77
5 2 Milton Becker Hon Pro Tork / Imm / Tbt / Honda Amauri /Grifft 60
6 3 Antonio Jorge Balbi Junior Kaw Pro Tork, Kawasaki / Tendas Ltda / Rfix /Samurais / Elementos Do Corpo 50
7 932 Erivelto Donizete Rossi Nicoladelli Yam Chapam Moto Peças / Meneguel Motos Peças /Ims / Motoshop 49
8 85 Geraldo Antonio Gonçalves De Almeida Filho Kaw Etam / Edgers 48
9 3 Fabio Festi Hon Amaral Racing / Ask Motors / Tbt Racingbrasil / Point Graphics / Bf//Ms 40
10 25 Walter Sergio Tardin Hon Tardin Lingerie 36
11 181 Kurt Rudolf Alves Geyer Feichtenberger Ktm Vulcano / Ims / Artsport / Paulo Arruda /Rfix 26
12 911 Rene de Albuquerque Rodrigues Hon Água Poá / Filé Preparações / Stocovichrace Wear / Grupo Plancon / Betarello Fitnes 26
13 105 Renato Faria Dias Hon Clinica Dentária Sorria / Mx Suspension 26
14 94 Marcelo Henrique De Sousa Yam Ims / Arena Studio / Marcos Negrettipreparação / Marcelinho Pneus / Slin Gráfico 24
15 120 Emerson Martins Batista Hon Retorno Motos / Abrao Motos 21
16 15 Dario de Oliveira Junior   Ouro Cal 21
17 262 Rafael Batista Arruda Hon Dutrafer Reciclagem / Rks 19
18 16 Fabio Padovani Pedroso Hon Supermercado Nsa / Ctmt Racing 18
19 81 Mariana Napoles Balbi Kaw Pro Tork / Kawasaki / Tendas Ltda / Rfix /Samurais / Elementos Do Corpo 18
20 103 Wolney Ferreira De Lima Hon Atacadao Pneus / Fiquei Rancing / Rfixgraficos / Ims Racing 15








© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet