X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Regional

Sudoeste Paulista de Motocross - Super Final - Águas de Santa Bárbara - SP
Publicado em: 15/10/2016
Clique e saiba mais

Venezuelano Humberto "Machito" Martin domina Super Final e fatura principais títulos da competição
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Luiz C. Garcia


Largada da MX Open

Com pontuação dobrada e com descarte do pior resultado, a Super Final do Campeonato Sudoeste Paulista atendeu as expectativas com ótimas disputas no CT Arena MTM, em Águas de Santa Bárbara (SP). Nenhuma das 14 categorias estava definida, por isso a competição atraiu muitos pilotos dos Estados do Paraná e São Paulo para a grande decisão. O dia de Sol e clima favorável completou o cenário perfeito para o encerramento da temporada no último domingo (9). O evento também valeu pela conclusão da terceira etapa da Copa Paulista, prova que a cerca de um mês precisou ser interrompida em Santa Cruz do Rio Pardo devido a chuva. 

+ Veja mais fotos na galeria de imagens da prova

O venezuelano Humberto "Machito" Martin foi o grande destaque da decisão vencendo duas das principais categorias do dia, MX Open e MX Pró. De quebra ele conquistou o título em ambas. Já Renato "Muguinho" Paz, seu companheiro de equipe, saiu com a vitória na MX2.


Humberto "Machito" Martin

Na MX Pró, Machito largou na frente podem imprimir seu ritmo. Com caminho livre ele não teve dificuldades em confirmar a primeira colocação na bateria. Muguinho largou na quarta posição, mas logo mostrou mais velocidade que os pilotos a sua frente e não demorou muito para assumir a segunda posição completando a dobradinha da Star Racing PlayStation. Daniel Caputo, após perder a segunda posição para Muguinho chegou a sofrer uma rápida pressão de Rodrigo Guimarães. Alem de se sustentar na terceria colocação Daniel viu seu adversário perder a quarta colocação para Rodrigo Guedes, terminando em quinto.


Renato "Muguinho" Paz

Na MX Open, Daniel Caputo largou muito bem e surpreendeu os concorrentes assumindo o comando do pelotão na primeira volta. Só que já na metade da terceira volta, Machito, que já botava pressão desde o início assumiu a ponta. Com um ótimo desempenho o venezuelano novamente conquistou ótima vantagem sobre os demais pilotos vencendo com certa folga a bateria. Muguinho também superou Caputo, antes da metade da corrida, e terminou em segundo mais uma vez. Após perder duas posiçoes, Caputo manteve uma postura mais tranquila e não foi incomodado na terceira colocação. Rodrigo Guimarães desde o inicio da prova assumiu o quarto posto e manteve uma diferença confortável em relação ao quinto colocado Rodrigo Guedes.


Valdecir "Tim" Oliveira

Sem Machito na disputa, a luta pela liderança da MX2 ficou entre Renato Muguinho e Daniel Caputo. A disputa no entanto se definiu rapidamente. Muguinho assumiu a ponta ainda nas primeiras voltas e depois consolidou a posição até a bandeirada. Caputo ficou isolado na segunda, enquanto o paranaense Thiago Garcia ocupava o terceiro posto. Vinicius Chaves e Edson Delgado completaram os cinco primeiros colocados.


Largada MX35

Sem dúvida nenhuma a categoria que garantiu as maiores emoções para o público foi a MX45. Os veteranos deram um show. Três pilotos lutaram a prova inteira pela liderança e a vitória foi decidida somente na penúltima curva! Dener Alves saiu na frente e sustentou a ponta até os últimos metros. O piloto da capital paulista foi pressionado o tempo por Fabio Aleixo, que tentava de toda maneira ultrapassar. Bem próximo dos ponteiros, Valdecir "Tim" Oliveira começou a pressionar na parte final da prova. Mas a decisão só veio nos últimos momentos. Restando duas curvas, Fábio Aleixo tentou aproveitar o único espaço que Dener havia deixado, só que os dois se "enroscaram" deixando o caminho livre para Tim Oliveira conquistar a vitória. Aleixo ainda tentou se recuperar e pulou praticamente junto com o ponteiro, mas acabou mesmo em segundo. Dener, em terceiro, não teve uma frustração maior pois ainda conquistou o título com a posição. Com uma apresentação consistente, José Luiz Prado ficou com o quarto lugar, enquanto Luiz Meda subiu uma posição em relação à largada e ficou com o quinto posto.


Rodrigo Guedes

Rodrigo Guedes andou forte na MX35, primeira bateria do dia, e não teve nenhum problema para vencer e confirmar o título. Uma disputa muito interessante foi a que valeu a segunda posição, entre Fábio Aleixo e Fábio Brito. Aleixo conseguiu levar a melhor ficando com o segundo posto. Dener Alves teve trabalho, visto que não largou bem, para completar em quarto. Fábio Sukekava passou Emerson Menezes ao redor da metade da prova na briga pelo último degrau do pódio.


Renan Ferreira

Renan Ferreira mostrou uma grande superioridade em relação aos concorrentes na 65cc e venceu com folga a categoria conquistando também o campeonato. Diego Miranda sofreu uma queda quando ocupava a segunda posição da prova e teve que fazer uma corrida de recuperação chegando a se aproximar do novo vice-líder Diogo Damazio, mas sem conseguir recuperar a posição terminou em terceiro. Lucas Santos ficou em quarto.


Gabriel Louzano

Outra categoria de base foi a 50cc, onde a  vitória ficou com Gabriel Louzano. Victor Andrade garantiu o segundo posto mesmo tento Felipe "Burizinho" por perto. Com o terceiro lugar, Burizinho garantiu o título. Após uma bela disputa com várias trocas de posição, César Santos levou vantagem na disputa com Kaian Brito pelo quarto lugar


João Marcos Pavan

Os dois primeiros colocados da categoria Júnior tiveram um ótimo desempenho e abriram do segundo pelotão. Só que o ponteiro João Marcos Pavan foi mais eficiente na hora de ultrapassar os retardatários e abriu do segundo colocado Leonardo Gioti, piloto que foi campeão do ano entre os adolescentes. Antony Cris largou bem, mas teve uma queda de rendimento na prova possibilitando que Felipe Araújo ultrapassase terminando a prova em terceiro. Renan Ferreira ficou em quarto, mesmo se esforçando muito para se aproximar de Felipe. Guilherme Gaffo completou o pódio.


Raul Faustino

Raul Faustino teve um ótimo dia vencendo duas provas. A primeira foi a da categoria MX Intermediária, onde ele largou bem, assumiu a ponta, mas teve muito trabalho no final com a concorrência de Gabriel Sanciane, piloto que após um começo ruim, se recuperou e chegou bem próximo do líder nos momentos decisivos e foi o campeão da classe. José Divino Filho ficou um pouco mais distante dos líderes no terceiro posto. Andando sempre no pelotão da frente, Ederson Gabriel terminou em quarto e Reginaldo Silva em quinto.

Na bateria da MX 2T, a vitória de Raul Faustino foi bem mais tranquila. Ele dominou a prova desde a queda do gate até a bandeirada. A briga atrás do líder foi mais movimentada. Leonardo Gioti e Valdecir "Tim" Oliveira travaram uma bela disputa, especialmente no final da prova, com Gioti terminando na segunda colocação para também levar o troféu da temporada. Giuliano Barbosa ficou com o quarto lugar e Renan Mendes com o quinto.


Giuliano Barbosa


João Gabriel Miquelin
Giuliano Barbosa voltaria à pista mais tarde para vencer com propriedade a categoria Extra 10. Tiago Gomes perdeu no começo da prova a segunda posição para André Louzano e teve que se contentar com o terceiro lugar, mas o resultado foi suficiente para conquistar o título. Flávio Michelin saiu do meio do pelotão para ficar com quarto lugar. Antonio de Oliveira fechou o pódio da etapa.

Gabriel Sanciane pulou na frente do pelotão na categoria MXN1, porém uma queda no começo da prova atrapalhou seu desempenho e ressultou na quarta colocação, à frente de Fábio Brito. Mesmo assim ele ficou com o título de campeão da temporada. Na briga pela etapa, quem assumiu a ponta foi José Divino Filho que acabou ultrapassado por João Gabriel Miquelin. Com um ritmo forte, Miquelin abriu vantagem e venceu a prova. Luiz Saron chegou a ocupar o segundo posto, mas José Divino conseguiu recuperar a posição e deixou o concorrente no terceiro posto. A briga pelo quinto lugar também foi movimentada com Fábio Brito tendo que se defender das investidas de Fernando Rodrigues na fase final.

Com ótima largada e boas ultrapassagens nos retardatários, Fábio Sukekava abriu uma bela vantagem do segundo colocado Fernando Rodrigues na MXN2. Após uma bela disputa com Alex Pavanelli, Antony Cris conquistou o terceiro posto deixando o rival na quarta posição. O campeão da categoria foi Gabriel Gaffo, que terminou a etapa em quinto.


Fábio Sukekava

O Campeonato Sudoeste Paulista de Motocross tem a organização da SMS Cross com supervisão da FMESP (Federação de Motociclismo do Estado de São Paulo) e patrocínio de Valor Tecnologia de Ativos, Moura Motos, Ferraz Motos, 152 Motos, Vanzela Motos, MX Point, Pastel Brasil, Marcinho Motos, Derriçamaq e Sem Limites Vistorias.

Vídeo



Resultados

Pos MX Open Equipe
101 Humberto Martin "Machito" Play Station/ Borili/ Flay Racing/ Circuit/ Motul
50 Renato Costa Mattos Paz Play Station/ Borili/ Flay Racing/ Circuit/ Motul
19 Daniel Caputo Blackout/ Via Maimone/ K21/ Protork
31 Rodrigo Yamamura Guimaraes Protork/ Nos/ Supermercado Binelli/ Handscriative/ Aliança Quimica/ Geração Vida/ Vitalute/ Performance 360
152 Rodrigo Guedes Sistema Prever/ Solucard/ 152 Motos
321 Thiago Garcia Protork/ Nos/ Supermercado Binelli/ Handscriative/ Aliança Quimica/ Geração Vida/ Vitalute/ Performance 360
4 Joao Batista Da Silva  
64 Fabio Sukekava  
Pos MX Pró Equipe
101 Humberto Martin "Machito" Play Station/ Borili/ Flay Racing/ Circuit/ Motul
50 Renato Costa Mattos Paz Play Station/ Borili/ Flay Racing/ Circuit/ Motul
19 Daniel Caputo Blackout/ Via Maimone/ K21/ Protork
152 Rodrigo Guedes Sistema Prever/ Solucard/ 152 Motos
31 Rodrigo Yamamura Guimaraes 31 Motospport/ Studio Claudianagano/ Ims/ K21/ Serginho Suspensão/ Regis#89/ Tuiti/ Gr5/ Kblo Racing
64 Joao Gabriel Miquelin  
321 Thiago Garcia Protork/ Nos/ Supermercado Binelli/ Handscriative/ Aliança Quimica/ Geração Vida/ Vitalute/ Performance 360
69 Valdecir Francisco De Oliveira  
309 Vinicius Tainan Chaves  
10º 4 João Batista Da Silva  
11º 968 Emerson Pereira Menezes  
12º 32 Juliano Bueno  
13º 21 Ederson Gabriel  
Pos MX35 Equipe
152 Rodrigo Guedes Sistema Prever/ Solucard/ 152 Motos
51 Fabio Aleixo Dos Santos California Cross
13 Fabio Brito Protork/ Contrucasa/ Bordigon/ Schmidt Motos/ Npdiario
91 Dener Daniel Alves Asw/ Fas Gráficos/ Mx Family/ Mx Park/ Padarialucidina/ Turn Down/ Jhonicar/ Dgd Usinagem/ 2di/ File Preparações
64 Fabio Sukekava  
968 Emerson Pereira Menezes  
1 Reginaldo De Jesus Silva  
4 João Batista Da Silva  
91 Divanei Andrade Silva  
10º 716 Jose Luiz Prado  
Pos MX45 Equipe
69 Valdecir Francisco De Oliveira  
51 Fabio Aleixo Dos Santos California Cross
91 Dener Daniel Alves Asw/ Fas Gráficos/ Mx Family/ Mx Park/ Padarialucidina/ Turn Down/ Jhonicar/ Dgd Usinagem/ 2di/ File Preparações
716 José Luiz Prado  
443 Luiz H. Meda  
15 Luiz Antonio Moura Morura Motos
90 Evalzinei Mantovani  
118 Marcos Loureiro  
110 Eduardo Paiva Filho  
10º 21 Adilson Moura Morura Motos
Pos MX Intermediária Equipe
10 Raul Faustino  
595 Gabriel Sanciane Smscross/ Cabo Enrolado/ Academia Speed Fitness
105 Jose Divino Faustino Filho  
21 Ederson Gabriel  
1 Reginaldo De Jesus Silva  
222 Jose Vagner De Carvalho "Parafuso"  
98 Edson Delgado  
64 Joao Gabriel Miquelin  
968 Emerson Pereira Menezes  
10º 91 Divanei Andrade Silva  
Pos MX Júnior Equipe
291 João Marcos Pavan  
122 Leonardo Gabriel Gioti  
161 Felipe B. Araujo Dimenled
104 Renan Mendes Ferreira  
7 Guilherme Gaffo  
705 Antony Cris Dos Santos Pastel Brasil/ Moura Motos
133 Frederico Da Silva Oliveira  
988 Luiz Augusto Damazio Pastel Brasil/ Moura Motos
202 Renato Watfe Neto  
Pos MXN1 Equipe
64 João Gabriel Miquelin  
105 Jose Divino Faustino Filho  
99 Luiz Saron Via Mainone/ K21/ Mf Diesel/ 99 Motos
595 Gabriel Sanciane Smscross/ Cabo Enrolado/ Academia Speed Fitness
13 Fabio Brito Protork/ Contrucasa/ Bordigon/ Schmidt Motos/ Npdiario
10 Fernando Felipe Rodrigues  
14 Luiz Otavio Junior  
705 Antony Cris Dos Santos Pastel Brasil/ Moura Motos
28 Alex Pavanelli Auto Freios Jau
10º 110 Eduardo Paiva Filho  
Pos MXN2 Equipe
64 Fabio Sukekava  
10 Fernando Felipe Rodrigues  
705 Antony Cris Dos Santos Pastel Brasil/ Moura Motos
28 Alex Pavanelli Auto Freios Jau
2 Gabriel Gaffo  
71 Iago Gigliotti Carraro  
505 Fabricio Moraes Da Silva  
14 Luiz Otavio Junior  
55 Paulo Roberto Ribeiro Junior  
10º 110 Eduardo Paiva Filho  
Pos 65cc Equipe
104 Renan Mendes Ferreira Morura Motos
526 Diogo Cavalheiro Damazio Pastel Brasil/ Moura Motos
91 Diego Miranda  
25 Lucas Santos Smscross
Pos 50cc Equipe
506 Gabriel Melo Louzano  
1 Victor Hugo De Oliveira Andrade  
337 Felipe Moraes "burizinho"  
5 Cesar Santos Smscross/ Moura Motos
13 Kaian Brito Protork/ Contrucasa/ Bordigon/ Schmidt Motos/ Npdiario
100 Felipe Passareli Correa  
Pos MX 2T Equipe
10 Raul Faustino  
122 Leonardo Gabriel Gioti  
69 Valdecir Francisco De Oliveira  
144 Giuliano Barbosa  
104 Renan Mendes Ferreira Morura Motos
15 Luiz Antonio Moura Morura Motos
93 Antonio Eduardo De Oliveira  
Pos MX Extra Equipe
144 Giuliano Barbosa  
357 Andre Luiz Louzano  
8 Tiago Gomes  
177 Flavio Michelin  
93 Antonio Eduardo De Oliveira  
505 Fabricio Moraes Da Silva  
202 Paulo Glovaccki  
31 Leandro Fertosa Pereira  
39 Luiz Fernando Dos Santos  
Pos MX2 Equipe
50 Renato Costa Mattos Paz Play Station/ Borili/ Flay Racing/ Circuit/ Motul
19 Daniel Caputo Blackout/ Via Maimone/ K21/ Protork
321 Thiago Garcia Protork/ Nos/ Supermercado Binelli/ Handscriative/ Aliança Quimica/ Geração Vida/ Vitalute/ Performance 360
309 Vinicius Tainan Chaves  
98 Edson Delgado  

Classificação final do campeonato

Pos MX Open Pts
101 Humberto "Machito" Martin 80
23 Alessandro Marfin "Didão" 51
Pos MX Pró Pts
101 Humberto "Machito" Martin 80
152 Rodrigo Guedes 64
Pos MX35 Pts
152 Rodrigo Guedes 100
13 Fabio Brito 65
Pos MX45 Pts
91 Denner Daniel Alves 88
251 Luciano Panhozi 51
Pos MX Intermediária Pts
595 Gabriel Sanciane 71
10 Raul Faustino 60
Pos MX Júnior Pts
122 Leonardo Gioti 94
161 Felipe Araujo 76
Pos MXN1 Pts
595 Gabriel Sanciane 79
37 Marcelo Moraes 74
Pos MXN2 Pts
2 Gabriel Gaffo 61
64 Fabio Sukekava 40
Pos 65cc Pts
104 Renan Mendes Ferreira 100
25 Diogo Cavalheiro Damazio 76
Pos 50cc Pts
337 Felipe Moraes "Burizinho" 76
5 Cesar Santos 58
Pos MX 2T Pts
122 Leonardo Gioti 85
10 Raul Faustino 60
Pos MX Extra Pts
8 Tiago Gomes 45
144 Giuliano Barbosa 40
Pos MXF Pts
133 Maria Eduarda 34
25 Rafaela Bertin 20








© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet