X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

EnduroCross X-Games Brasil - Foz do Iguaçu - PR
Publicado em: 19/04/2013
Clique e saiba mais

Só dá ele: Taddy Blazusiak ganha medalha de ouro no Brasil
Redação MotoX.com.br - Maurício Arruda - Fotos: ESPN e Leo Tavares/CF


Largada do EnduroCross Masculino no X-Games Brasil

O EnduroCross desembarcou no Brasil com a etapa de Foz do Iguaçu (PR) do X-Games. Na noite desta quinta-feira (18), os principais pilotos da modalidade competiram no Parque Infraero, em um circuito a céu aberto e mais amplo que o tradicional das provas realizadas nos Estados Unidos. O percurso mesclou muitas pedras, troncos, pequenos trechos de areia, tanques com água e grandes saltos; tudo sobre um piso extremamente liso, espelhado, que exigiu muito cuidado e atenção dos competidores.


Assista aos melhores momentos na MotoX TV
Os brasileiros sentiram a falta de intimidade com o formato e não conseguiram passar da fase classificatória, ficando fora da grande final que reuniu 15 atletas. Rigor Rico, Nielsen Bueno, Romulo Bottrel e Tiago Vermelho tiveram a participação final na bateria de última chance, em que ocuparam da 10ª até a 14ª colocação.

Na disputa pelas medalhas, a batalha entre Cody Webb e Taddy Blazusiak foi o grande destaque. O americano e o polonês deram show, mostrando muita técnica e controle da motocicleta. O britânico David Knight largou na frente na final, mas em poucas curvas foi ultrapassado por Blazusiak e Webb. Então um grande duelo entre os dois teve início. O garoto de 24 anos abusou da agressividade enquanto Blazusiak adotou uma pilotagem mais comedida.

Assista aos vídeos das provas na MotoX TV:
- Final do Enduro X Masculino
- Final do Enduro X Feminino

A liderança mudou de mãos quando Webb emendou um salto com um tronco, trecho completado em duas fases pelo adversário. Pouco depois, uma leve enroscada do ponteiro em uma seção de pedras foi o suficiente para as posições se inverterem novamente. Mas Webb não sossegou, deixando Blasuziak o tempo todo sob pressão até retomar o primeiro lugar.

O estilo abusado do piloto da Beta teve suas consequências nas partes lisas, pontos que definitivamente não combinam com uma tocada agressiva. A quarta volta foi sem dúvida a mais agitada da prova. Webb foi ao chão, devolvendo o primeiro lugar ao multi-campeão da modalidade, mas rapidamente recuperou o posto. O problema é que Webb voltou a cair e desta vez permitiu que Blasuziak abrisse uma reta inteira de vantagem.

O terreno no 'estilo porcelanato ensaboado' continuou exigindo extremo cuidado até o final da prova. Knight aproveitou para se aproximar assumindo a vice-liderança. Mas o piloto da Honda não conseguiu manter a posição muito tempo e logo levou o troco de Webb.


Taddy Blazusiak supera Cody Webb rumo à vitória

Na ponta, Blasuziak teve algumas voltas de sossego, sempre controlando a distância para os adversários. Já nos momentos finais, Webb diminiu perigosamente a diferença, ameaçando a vitória do piloto da KTM, só que uma escorregada na última curva impediu um novo confronto nos obstáculos restantes. Taddy Blazusiak conquistou a medalha de ouro, Webb ficou com a prata e Knight, com o bronze. Colton Haaker, Taylor Robert e Mike Brown completaram a prova na quarta, quinta e sexta colocações respectivamente.

"Estava num daqueles dias que se fosse um dia de treino, teria ido para casa depois de meia volta. Não tinha confiança em mim ou na moto e simplesmente não conseguia fazer o traçado da forma como queria. Mas na final, era tudo ou nada. Ganhar essa corrida em um dia ruim foi simplesmente um sonho sendo realizado", afirmou o campeão.

Webb destacou as dificuldades com o circuito e a boa disputa pela vitória. "O circuito estava insano. Na primeira bateria a pista não estava tão ruim. Mas na hora da final, tinham pontos no traçado que parecia que estávamos correndo no gelo. Taddy e eu tivemos uma longa batalha. Tinha as linhas mais rápidas na parte das pedras e ele era melhor nas partes de "uphill", o que nos manteve lado a lado durante as três ou quatro primeiras voltas. Não sei por quantas vezes invertemos a liderança. Estava chegando nele, mas o tempo acabou. Se a corrida tivesse uma ou duas voltas a mais, acho que teria ultrapassado ele", disse o dono da medalha de prata.


O medalha de ouro Blazusiak e o medalha de bronze David Knight

Knight enfrentou problemas para disputar a final e garantir o bronze. "Estou realmente muito feliz com o terceiro lugar no X-Games aqui no Brasil. Machucar o pulso quase me deixou de fora por conta dos médicos e fisioterapeutas, mas cerrei os dentes até sair daqui com uma medalha. O X-Games está na ESPN e é o evento mais assistido mundialmente", destacou o terceiro colocado.

No Enduro X Feminino não houve classificatória, apenas a bateria final, onde três brasileiras disputaram o evento com competidoras vindas dos Estados Unidos, Canadá, Porto Rico e Espanha. Nossas representantes, como ocorreu na prova masculina, também sofreram na adaptação ao circuito e acabaram no final do pelotão.

Mariana Balbi conseguiu brilhar na largada, conquistando o holeshot, mas depois perdeu posições e terminou na oitava posição seguida pelas compatriotas Marcella Gonçalves e Stefany Serrão. A vencedora fez o caminho inverso. A espanhola Laia Sanz, campeã mundial de enduro, reverteu uma má largada para assumir a liderança e vencer com mais de 30 segundos de vantagem. O segundo lugar ficou a americana Maria Forsberg e a porto-riquenha Tarah Gieger completou o pódio.


Laia Sanz venceu a disputa no Enduro X Feminino

O X-Games continua em Foz do Iguaçu até domingo, dia 21 de abril, com provas de skate, bike, motocross freestyle e rally. Depois parte para Barcelona, na Espanha, onde acontece o próximo evento da temporada.

Resultados

Pos Enduro X Masculino Tempo
1 Taddy Blazusiak 12:45.160
2 Cody Webb 12:54.633
3 David Knight 13:04.609
4 Colton Haaker 13:19.001
5 Taylor Robert 13:23.405
6 Mike Brown 13:40.964
7 Cory Graffunder 14:15.803
8 Kyle Redmond 12:51.190
9 Alfredo Gomez 13:02.608
10 Max Gerston 13:11.910
11 Geoff Aaron 13:42.928
12 Bobby Prochnau 13:50.609
13 Bryan Roper 13:09.451
14 Ricky Dietrich 13:27.559
15 Gary Sutherlin 13:28.998
Pos Enduro X Feminino País
1 Laia Sanz ESP
2 Maria Forsberg USA
3 Tarah Gieger PUR
4 Kacy Martinez USA
5 Rachel Gutish USA
6 Chantelle Bykerk CAN
7 Jolene Van Vugt CAN
8 Mariana Balbi BRA
9 Marcella Gonclaves BRA
10 Stefany Serrao BRA






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet