X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Enduro Le Touquet - França
Publicado em: 02/02/2011
Clique e saiba mais

Steve Ramon vence em sua estreia na tradicional prova de praia francesa
Redação MotoX.com.br - Fotos: Maindru Photo 


Mais de mil pilotos largam na praia de Le Touquet

Em 1975 Thierry Sabine, idealizador do Rally Paris Dakar, resolveu adaptar na França uma prova nos moldes dos grandes enduros realizados nos desertos norte americanos. Nascia o que hoje é considerada a mais tradicional prova de praia do mundo: o Enduro Le Touquet.


Steve Ramon
A competição, que leva o nome da cidade no litoral norte da França que a recebe desde então, evoluiu muito ao longo dos anos, passando das 286 motocicletas que participaram da primeira edição, para mais de 1.000 na prova de 2011. Entre motos e quadris foram exatos 1.028 inscritos na corrida deste ano. Entre eles, muitos nomes consagrados, como o campeão mundial MX1 de 2007, Steve Ramon, que venceu a prova diante de um público de mais de 200 mil pessoas.

Desde sua criação, o Le Touquet mantém as mesmas características, com todos largando ao mesmo tempo na longa reta a beira mar, entrando na sequência em um difícil e travado circuito de areia fofa. No total são 11 voltas com 15 quilômetros de extensão cada uma. Não são raros os grandes congestionamentos nos primeiros obstáculos da volta inicial, onde muitos pilotos ficam atolados na areia. Há também muitos abandonos, já que não é fácil para pilotos e máquinas, resistir a uma prova de três horas de duração em condições tão difíceis.

Pilotando a RM-Z 450 modelo 2010 que utilizou na temporada passada do mundial de motocross, Steve Ramon iniciou o ano com o pé direito, conquistando a vitória logo em sua primeira participação na prova. O belga do time Rockstar Energy Suzuki World MX1, precisou adaptar sua motocicleta ao regulamento do Enduro. Mudanças como um tanque maior, nova relação de marchas e novos ajustes de injeção e suspensão, deixaram o modelo adequado aos desafios do evento. 


O público de aproximadamente 200 mil pessoas lotou o circuito no litoral francês

Definitivamente as mudanças não afetaram o entendimento de Ramon com a moto. Largando na frente, o belga seguiu na ponta por várias voltas, até que Jean Claude Mousse encostou. O francês, especialista em provas de areia e vencedor de Le Touquet em 1999 e 2004, chegou a superar Ramon, mas o estreante estava determinado a levar a vitória da lendária prova. Pouco depois Ramon recuperou a liderança em definitivo.


A areia fofa e as várias quedas tornam inevitáveis os congestionamentos durante a prova - Foto: Pascal Rossignol
"Me diverti muito, vencer em Le Touquet sempre foi um de meus objetivos. Quando você vê o enorme público presente, você percebe a grandiosidade deste evento. Ganhei muitas provas de praia, mas esta foi muito difícil. Planejamos bem nossos pit stops, mas foi duro vencer o cansaço nas voltas finais, assim como a ultrapassagem nos retardatários. Mousse cometeu um pequeno erro na última volta e assim consegui abrir alguma vantagem. Foi um resultado incrível, não apenas para mim, como também para a Suzuki", declarou Steve Ramon ao final da prova.

Jean Claude Mousse manteve a segunda posição, com uma boa vantagem de quase 5 minutos, sobre os também franceses Milko Potisek, Adrien Van Beveren e Arnaud Demeester. Outro grande nome presente nesta edição foi Cyril Despres, que resolveu participar da prova na última hora e, mesmo ainda sofrendo com o desgaste do Dakar 2011, garantiu uma excelente 37ª colocação entre os mais de mil inscritos.

Resultados

1. RAMON Steve - BEL - Suzuki
2. MOUSSE Jean Claude - FRA - 46.784
3. POTISEK Milko - FRA - Honda - 4:53.410
4. VAN BEVEREN Adrien - FRA - Yamaha - 9:14.941
5. DEMEESTER Arnaud - FRA - Yamaha - 12:24.387
6. TOURNESSI Julien - FRA - Honda - 13:35.411
7. MAUREZ Romain - FRA - Honda - 19:27.717
8. MOREL Alexandre - FRA - Yamaha - 1 volta
9. DULOT Sébastien - FRA - Yamaha - 1 volta
10. BOONEN Johan - BEL - KTM - 1 volta

*Atualização em 03/02/2011

Após a publicação desta matéria recebemos a infomação que uma marca brasileira marcou presença  entre os destaques do evento. A ASW, que comemora 25 anos de fundação em 2011, subiu ao pódio com o belga Jan Vlaeymans, que utiliza seus equipamentos e foi o segundo colocado na classe dos quadriciclos. A vitória na categoria foi do francês Jérémie Warnia.


Jan Vlaeymans no pódio com o equipamento da marca brasileira ASW
Foto: Divulgação






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet