X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Arena Cross

8ª etapa - Botucatu - SP
Publicado em: 24/10/2008
Clique e saiba mais

Leandro Silva (MX1) e Kaio Miranda (65cc) confirmam títulos em Botucatu
Texto e fotos: Maurício Arruda


Largada 2ª bateria MX1


Assista na MotoX TV 6 vídeos com o melhor da final do Arena Cross
Com três das cinco categorias já definidas o Campeonato Brasileiro de Arena Cross foi para Botucatu, SP, onde foi realizada no último sábado (18) a derradeira etapa da competição. Na realidade para a categoria principal, onde o título ainda estava em jogo, a corrida foi uma rodada dupla já que a classe MX1 não competiu na prova de Indaiatuba e para compensar desta vez ocorreu uma bateria extra. O evento também contou com uma homenagem a grandes nomes do motociclismo nacional que contou com a presença de cinco pilotos de longa história no motoclismo: Roberto Boettcher, Álvaro Candido Paraguaio, Roque Colman, Mauro Rosera e João Cardeli (clique e veja notícia completa). 


Mauro Guazeli (Rosera), João Cardeli, Zezito, Roque Colman, Roberto Boettcher, Álvaro Candido Filho (Paraguaio) e Carlinhos Romagnolli reunidos durante homenagem


Leandro Silva
Assim a programação previu seis baterias nesta que foi a 8ª etapa da competição. Chegaram à final como campeões antecipados Jean Ramos (MX2), Rodrigo Lama (85cc) e Kioman Navarro (50cc). Nas categorias onde ainda não havia campeão dois pilotos pintavam como favoritos: Leandro Silva na MX1 e Kaio Miranda na 65cc. Para Kaio a tarefa era mais fácil, apenas um ponto era suficiente para que o paulista chegasse ao bi-campeonato. Leandro Silva também tinha uma vantagem confortável e um terceiro lugar (em apenas uma das duas baterias da MX1) era o necessário para que o piloto paranaense fosse, assim como Kaio, bi-campeão.

A disputa da MX1 logo de cara abriu a programação. Depois da briga pelo ponto extra dos treinos, conquistado por Pipo Castro, as principais estrelas do Arena Cross alinharam para a primeira bateria da noite, que começou quente. Pipo Castro fez o holeshot, mas ainda no início da prova uma curva dividida com Leandro Silva, lhe fez cair para a quarta posição. Leandro assumiu a liderança com Roosevelt Assunção em segundo e Heinz Crispim em terceiro. 

Clique e veja o vídeo da primeira prova da MX1


Pipo Castro


Kioman Navarro
Pipo se enrolou com um pedaço de bumping (faixa que demarca a pista) que ficou preso à roda traseira de sua Yamaha. Apesar do problema o catarinense voltou com ritmo forte e logo assumiu a terceira posição. Na frente Leandro não tinha a liderança ameaçada, apesar da perseguição de Roosevelt, e a cada volta ficava mais próximo do título de campeão.

Wellington Garcia ganhou a quarta posição nas primeiras voltas onde manteve-se até o final. Na banderada Leandro Silva confirma a vitória e com isso garante o título antecipado. Roosevelt termina em segundo e vai pra briga pelo vice-campeonato com Pipo Castro - terceiro nesta bateria - na última corrida. A mais longa batalha desta primeira bateria ocorreu pela quinta colocação, entre Denis Cordeiro e João Paulo Feltz. Da metade pra frente Feltz levou vantagem conquistando um lugar no pódio. "O título garantido é um alívio, a coroação do meu trabalho, estou muito feliz e quero agradecer a todos. Agora vou para última bateria para me divertir", declarou o bi-campeão Leandro Silva. 


Djalma Brito


Kaio Miranda
Em seguida a programação seguiu o padrão apresentado nas outras etapas com a disputa das categorias de base. Primeiro foi pra pista a categoria 50cc, que começou com a liderança de Djalma Brito, seguido do campeão Kioman Navarro. O gaúcho Enzo Lopes, que já havia garantido o vice-campeonato da classe, não compareceu à final. Djalma ressistiu a pressão do adversário nas primeiras voltas, mas acabou cedendo a primeira colocação. Ambos abriram grande vantagem sobre os demais encerrando a prova inclusive com uma volta a mais que o terceiro colocado, o paranaense João Michelin. 

Clique e veja o vídeo da prova da 50cc

A quarta colocação foi de Guilherme Costa - Otávio Leite teve a posição até abandonar com problemas mecânicos - e o quinto lugar ficou com Matheus Freschi. Kioman comemorou o encerramento com mais uma vitória, mas ressaltou o quanto a prova foi disputada: "Eu disse que ia vencer, foi difícil, mas fiz questão de fechar a temporada com chave de ouro", disse o goiano. 


Hallex Dalfovo


Endrews Armstrong
Na 65cc a disputa pela vitória foi intensa. Hallex Dalfovo tinha chances muito remotas de conquistar o título, mas não fez corpo mole e acelerou tentando fazer sua parte e conquistar o primeiro lugar na prova. O problema do catarinense é que Kaio Miranda não aliviou e, apesar de precisar apenas do décimo lugar para ser campeão, entrou na briga pela liderança da corrida. 

Clique e veja o vídeo da prova da 65cc

Depois de mais da metade da prova Kaio consegue a ultrapassagem conquistando a sétima vitória da temporada. Para Dalfovo mais uma vez o resultado foi a segunda colocação. Gustavo Pessoa confirmou a boa fase chegando na terceira posição da corrida enquanto Pedro Bueno teve muito trabalho com Filipe Ribeiro e Wilgner Francisco, mas garantiu a quarta colocação da prova e o terceiro lugar na classificação geral.

A corrida da 85cc foi também a despedida de Rodrigo Lama da categoria. O sergipano, que já tinha o título antecipado do Arena Cross, parte agora para nova fase na carreira: na próxima temporada focará a classe MXJr, onde correm pilotos de até 18 anos com motos da MX2. Quem largou na frente foi Endrews Armstrong seguido por Gabriel Zenni, Everaldo Lima e Lama. Inspirado o paranaense fez uma prova perfeita, aproveitando a disputa pela segunda posição para ganhar vantagem. 


Rodrigo Lama

Clique e veja o vídeo da prova da 85cc


Jean Ramos
Quem surpreende é Gabriel Zenni que não facilita as coisas e mantém o segundo lugar. Apenas na décima volta Lama consegue ultrapassá-lo terminando na segunda posição. Endrews confirma a vitória de ponta a ponta encerrando a temporada com o vice-campeonato. Gabriel Zenni vence a disputa com Everaldo Lima fechando a bateria na terceira posição. O quinto lugar foi de Matheus Corguinha enquanto Eduardo Rudnick, apesar de registrar as voltas mais rápidas da bateria, foi o sexto após uma queda no começo da corrida (veja no vídeo da MotoX TV).

Jean Ramos largou para a última bateria do campeonato da MX2 já como campeão e não quis dar chance aos concorrentes, saiu na frente e permaneceu na liderança por todas as 26 voltas da prova. Já o segundo lugar levou mais tempo para ser definido e teve disputa intensa. Thales Vilardi manteve a posição na maior parte da prova, depois sucumbiu a pressão de Lucas Moraes que conquistou a posição e com o resultado garantiu o vice-campeonato brasileiro. 


Lucas Moraes

Clique e veja o vídeo da prova da MX2


Rafael Zenni
Rafael Zenni assim como Thales e Lucas esteve na briga pelo segundo lugar, no final garantiu a terceira colocação e mostrou, como na etapa anterior, que deve brigar pelas primeiras posições na próxima temporada do campeonato. Thales perdeu ritmo no final da bateria e acabou cedendo posição também para Swian Zanoni, piloto que caiu após uma boa largada e complicou sua bateria. Swian saiu da nona posição após a queda para terminar em quarto. Thales fechou o pódio com a quinta posição. "Foi um ano ótimo para mim no Arena Cross, fui bastante constante e conquistei o título antecipado. Hoje fiz uma belíssima prova, a minha melhor na temporada da competição", afirmou Jean Ramos.

A MX1 voltou à pista para a prova que, se não definia o título, valia o vice-campeonato. Além de Pipo e Roosevelt, Wellington Garcia tinha chances matemáticas de encerrar o campeonato na segunda posição. Mais do que isso todos queriam a vitória, afinal vencer é sempre a melhor forma de concluir um campeonato. A corrida começou animada com Pipo Castro e Leandro Silva fazendo a segunda curva lado a lado. Desta vez a vantagem foi do catarinense: o campeão Leandro ficou no chão voltando pra corrida na última posição. 


Wellington Garcia

Clique e veja o vídeo da segunda prova da MX1


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 470 Fotos!
Pipo comandava o pelotão seguido por Roosevelt e Wellington. Os três ganham vantagem sobre os demais e uma boa briga tem início enquanto Leandro trabalha para recuperar posições. O esforço do paranaense foi em vão, quando já ocupava a quarta posição ele acaba abandonando a prova com problemas mecânicos... sorte que já havia garantido o título na bateria anterior!

Sem diferença entre os pilotos o primeiro pelotão disputa cada metro do circuito em Botucatu. Wellington ultrapassa Roosevelt antes da metade da prova e Pipo sente que será difícil segurar o primeiro lugar. Não demora muito ele começa a ser pressionado pelo goiano. Wellington enfim consegue superar Pipo também assumindo o primeiro lugar. Pra complicar uma forte chuva começa a cair em Botucatu e a pista lisa vira a maior preocupação dos pilotos. 

A esta altura Roosevelt tem a segunda posição, que lhe dá também o vice-campeonato de 2008. A prova termina e Wellington comemora o retorno ao topo do pódio: "Nada melhor do vencer hoje. Não estava tão confiante, confesso que não esperava a vitória, mas foi uma ótima prova e agora é só comemorar". 


Roosevelt Assunção

Confira abaixo os resultados das provas e a classificação final do campeonato. Mais Arena Cross agora só no ano que vem, até lá! O patrocinio do Arena Cross é da Honda e Gol. Co-patrocinio Yamaha, Peels Capacetes, Metzeler e Consórcio Nacional Honda. Apoio Jornal Diário da Serra e Radio Criativa.

Resultados da prova

P. MX1 1ª Bat Equipe Dif.
1 1 Leandro Silva Hon/Asw/Mr Pro/Mobil/Pirelli/Mx Part 27 Laps
2 5 Roosevelt Assunçao Pro Tork 00:07.014
3 10 Pipo Castro Yam/Geração Motos/Pro Tork 00:08.734
4 2 Wellington Garcia Matos Honda/ Asw/Pirelli/ Fox 00:23.109
5 51 João Paulo Feltz Geração Motos 26 Laps
6 43 Denis Cordeiro Hon/Race Tech/Motorex/Mr Pro 00:07.412
7 68 Heinz Chrispim M3/ Mr-pro/ Fox/ Dirt Action/ Pref. Ca 00:10.481
8 91 Uyran Carlos Fari Da Silva Stylos Metais/ Protork/ Pro Terra 00:11.679
9 46 Juliano Ramos Jmr Escola motocross/Posto Costa Brav 24 Laps
P. MX1 2ª Bat Equipe Dif.
1 2 Wellington Garcia Matos Honda/ Asw/Pirelli/ Fox 25 Laps
2 5 Roosevelt Assunçao Pro Tork 00:02.103
3 10 Pipo Castro Yam/Geração Motos/Pro Tork 00:05.758
4 51 João Paulo Feltz Geração Motos 24 Laps
5 43 Denis Cordeiro Hon/Race Tech/Motorex/Mr Pro 00:24.489
6 68 Heinz Chrispim M3/ Mr-pro/ Fox/ Dirt Action/ Pref. Ca 23 Laps
P. MX2 Equipe Dif.
1 10 Jean Carlo Ramos Honda/ Mobil/ Asw/ Oakley/ Pirelli/ Jm 26 Laps
2 23 Lucas Lengruber De Moraes Dunas/ Yamaha/ Usa Conection/ Vaz/ Mot 00:05.732
3 31 Rafael Zenni Suzuki/ Petrobras/ Zenni Preparações 00:07.312
4 9 Swian Zanoni Ktm/ Fox/ M3/ Benazi/ Mormai/ Motul/ M 00:09.665
5 14 Thales Vilardi Hon/Mobil/Pirelli/Asw/Orbital/Hrc/Po 00:12.009
6 13 Eduardo Lima Honda/ Mobil/ Pirelli/ Asw 00:19.922
7 700 Hector De Freitas Assuncao Honda 00:31.401
8 21 Gustavo Amaral Circuit/Suz/Mr Pro/Racetech/Pirelli 00:34.682
9 501 Gustavo Takahashi Honda/ Asw/ Pirelli/ Mobil 25 Laps
10 311 Manoel Lisboa Sobrinho - 21 Laps
P. 85cc Equipe Dif.
112 Endrews Armstrong Nhemihis Tork/ Mitas/ Jarva/ Jmr/ Serginho Susp 17 Laps
2 3 Rodrigo Lama Honda/ Mobil 00:03.539
3 6 Gabriel Zenni Zenni Preparações 00:06.548
4 5 Everaldo Lima Filho Honda Racing 00:07.750
5 308 Matheus Ribeiro Corguinha Beijoca Lingerie 00:09.975
6 94 Eduardo Rudnick Protork/ Silaqua/ Cerrobranco/ Font Li 00:13.590
7 95 Anderson Amaral Vortex/ Mr Pro 00:13.981
8 53 Leonardo Lizott - 00:20.591
9 77 Thiago Bortoloti - 00:34.049
10 67 Raul Faustino New Tex/ Steel Joint/ Calçados Bia 00:35.422
11 43 Marcos Paulo Holtman Vale Fertil/ Boeing/ Alpinestar/ Sergi 16 Laps
12 159 Brunna Bartz - 00:01.919
13 45 Matheus Ferraro - 00:03.949
P. 65cc Equipe Dif.
1 2 Kaio Miranda Fox/ Oakley/ General Motos/ Bud Racing 16 Laps
2 11 Hallex Dalfovo Abn Amro Bank/ Webmotors/ Dalforo Veic 00:00.436
3 536 Gustavo Pessoa De Souza Itamaracá Rodas/ Asw/ Rodas Mongelis/ 00:10.613
4 188 Pedro Henrique Rosa Bueno Vortex/ Mitas/ Dashindustries/ R2/ Gar 00:13.810
5 122 Filipe Sorrentino Ribeiro Lufi Lingerie 00:21.839
6 35 "guigao"wilgner Francisco Reginaldo Pneus 00:29.935
7 44 Leonardo Neto Gambatto Motos E Engeaço Estruturas Me 00:30.051
8 800 "diou"joao Alves A Filho Pref Municipal De Parauna 15 Laps
9 7 Matheus Galves De Souza Protork/ Sundown Motos/ Aggimotos/ Mot 00:14.334
10 16 Ricardo Jurça - 00:17.043
11 111 André Paschoal Da Silva Ciclo Star Motos 00:29.409
12 120 Raul Salmazo Senga/ Rr Motos/ Club Club/ Br Motos/ 00:36.624
13 359 "flocos" Carlos Augusto Lisboa Zogbi/ Rk5/ Color Prits/ Beco Motocros 00:37.012
14 97 Rodolpho Isart Moraes Paraíso Das Águas/ Edu Surf/ Barba Pre 00:41.241
15 37 Pedro De Souza Tavernaro - 14 Laps
P. 50cc Equipe Dif.
1 1 Kioman De Jesus Navarro Tonin Bala Motopeças/ American Cross/ 15 Laps
2 6 Djalma Brito Transbrito Cargas/Circuit/M.negretti 00:03.817
3 26 João Gabriel Michelin Alpes/ Posto Solon/ Bom Vr Papéis 14 Laps
4 4 Guilherme Torres Da Costa Asw/ Motul/ Vaz/ Orbital 00:06.798
5 44 Matheus Freshi Grupo Embramaco/ Rancho Phoenix/ Riocr 00:18.282
6 49 Gustavo Lazarini Martins - 00:34.261
7 10 Camila Juliana Almeida Bueno L.r Gramas/ Tec Nil Cereais/ Agitecnic 12 Laps
8 52 Pedro Oliveira Sousa Leite Guincho Modelo/ Transmáquina 00:14.493

Classificação final do campeonato

P. MX1 Equipe Pts
1 Leandro Silva Hon/Asw/Mr Pro/Mobil/Pirelli/Mx Part 127
5 Roosevelt Assunção Hon/Mobil/Pirelli/Ngk/Did/Asw/Oakley 115
10 Pipo Castro Pauta/ Controlflex/ Yamaha/ Dunas/ Ger 108
2 Wellington Garcia Honda/ Asw/Pirelli/ Fox 105
43 Denis Cordeiro Race Tech/ Brasil Racing/ Fly 58
51 João Paulo Feltz Geração Motos 53
46 Juliano Ramos Jmr Escola motocross/Posto Costa Brav 29
26 Massoud Nassar Ktm/Motul/E-mx/Protork/Herbert Motos 25
91 Uyran Carlos Fari Da Silva Stylos Metais 21
10º 68 Heinz Chrispim - 19
P. MX2 Equipe Pts
10 Jean Carlo Ramos Honda/ Mobil/ Asw/ Oakley/ Pirelli/ Jm 132
23 Lucas Lemgruber De Moraes Dunas/ Yamaha/ Usa Conection/ Vaz/ Mot 101
9 Swian Zanoni Ktm/ Fox/ M3/ Benazi/ Mormai 99
7 Marcelo Lima "ratinho" Honda/ Mobil/ Pirelli/ Asw 78
14 Thales Vilardi Honda/Mobil/Pirelli/Asw/Oakley 66
13 Eduardo Lima Honda/ Mobil/ Pirelli/ Asw 58
24 Cesar Augusto Popinhak Suzuki/ Petrobras 44
31 Rafael Zenni Suzuki/ Petrobras/ Zenni Preparações 26
21 Gustavo Amaral Suzuki/ Petrobras/ Duboy/ Pirelli 18
10º 17 Davis Guimarães Dunas Racing/ Yamaha/ Usa Connection/ 15
P. 85cc Equipe Pts
3 Rodrigo Lama Honda/Pirelli/Asw/Orb/Piful/Color 119
112 Endrews Armstrong Nhemihis Tork/ Mitas/ Jarva/ Jmr/ Serginho Susp 96
5 Everaldo Lima Filho Prin Honda Racing 82
6 Gabriel Zenni Zeni Preparações 76
7 Cesar Augusto Zamboni Honda/ Pirelli/ Sw/ Mobil 59
95 Anderson Amaral Serafa 54
308 Matheus Ribeiro Corguinha - 51
94 Eduardo Rudnick Protork/Irmãos Maahs/Sailáqua/Cerro Branco/Dahs/Font Life/Mitas 47
43 Marcos Paulo Holtman Vale Fertil/ Boeing/ Alpinestar/ Sergi 38
10º 67 Raul Faustino New Tex/ Steel Joint/ Calçados Bia 26
P. 65cc Equipe Pts
2 Kaio Miranda Fox/ Oakley/ General Motos/ Bud Racing 155
11 Hallex Dalfovo Abn Amro Bank/ Webmotors/ Dalforo Veic 133
188 Pedro Henrique Rosa Bueno Vortex/ Mitas/ Dashindustries/ R2/ Gar 72
122 Filipe Ribeiro Lufi Lingerie 63
536 Gustavo Pessoa De Souza Itamaracá Rodas/ Asw/ Rodas Mongelis/ 52
35 Wilgner Francisco Reginaldo Pneus 45
44 Leonardo Neto Gambatto Motos E Engeaço Estruturas Me 35
19 Gustavo Alves S Borges Otica Diniz/ Metais Nobre/ Minchev Mod 34
7 Matheus Galves De Souza Protork/ Sundown Motos/ Aggimotos/ Mot 28
10º 99 Victor Monnerat Íntima Tex 22
P. 50cc Equipe Pts
1 Kioman Munõs Tonin Bala Motopeças/ American Cross/ 160
3 Enzo Lázaro Lopes Oasis Racing/ Freeday/ Léomotos.com.br 115
6 Djalma Brito Transbrito Cargas/Circuit/M.negretti 94
26 João Gabriel Michelin Alpes/ Posto Solon/ Bom Vr Papéis 70
4 Guilherme Costa Asw/ Motul/ Vaz/ Orbital 65
88 Otávio Sousa Leite Guincho Modelo/ Transmáquina 51
20 Yuri Campello Ricamar Pneus/ Car-lactos/ Yamaha/ Crm 36
44 Matheus Freshi Centro De Treinamento Rio Cross 33
8 Carlos Tavares Evangelista Ktm/ Asw/ Evs/ Fox/ Visual Design 25
10º 49 Gustavo Martins - 15






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet