Diretoria da empresa fala dos novos projetos para o próximo anoFotos: Maurício Arruda
|  A LEM Motor atua no mercado de mini-motos e pit bikes
 | 
O ano de 2007 foi um ano de grande estruturação para a LEM. Nesta temporada a equipe lançou o LEM Racing Team, conseguiu forte apoio da fábrica da Itália e mudou para o seu novo showroom, mais amplo e moderno. 
Agora, em seu terceiro ano, a empresa lança uma série de novos projetos, traz novos modelos e promete se consolidar como uma das principais fábricas do Brasil no segmento de mini-motos e pit bikes. 
|  Island Costa, diretor da empresa
 | 
Island Costa, diretor da empresa, concedeu uma longa entrevista onde anunciou todos os planos para o próximo ano. Destaque para o programa de contingency, adotado diretamente do modelo americano e para os novos modelos de pit-bike, considerados os melhores do Brasil. 
Veja também: LEM Weekend, veja como foi este evento voltado as crianças e o motocross Destaque ainda para a chegada dos quadriciclos LEM Motor, que prometem entrar forte no mercado. Confira a entrevista na íntegra: 
1 - Este ano a LEM Motor fez uma série de investimentos na empresa. Trouxe uma série de novos modelos, abriu sede nova. Como você avalia o ano de 2007 para a LEM Motors? O ano de 2007 foi de muitos desafios. É natural no mundo empresarial superar desafios o tempo todo, mas, quando se fala dos primeiros anos de vida de uma empresa, a situação é bem mais delicada. 
Segundo grandes gurus da economia Brasileira, 80% das empresas não prosperam por mais que dois anos. A LEM MOTOR BRASIL consolidou seu segundo ano de existência com muito trabalho e ajuda. Temos mais energia e experiência para os longos anos que virão. As novidades da LEM, sede nova, reconhecimento da matriz Italiana em nos ajudar, compromisso em agregar melhorias ao esporte em duas rodas e a persistência dos nossos colaboradores é que irão assegurar nossa perpetuidade e imprimir o ritmo e energia para nos diferenciarmos. 
Para finalizar, considero 2007 um marco histórico na trajetória da LEM MOTOR BRASIL, onde conseguimos transpassar a seriedade e garra do nosso trabalho. 
2 - Em sua primeira temporada, a equipe LEM Racing já se tornou uma das principais do Brasil no Minicross, conseguindo um título paulista e um título brasileiro. Como você avalia o desempenho da equipe logo em seu ano de estréia? Foi difícil, só os envolvidos nas ações do o dia a dia sabem o que passamos. Tinha momento que sentíamos as dificuldades naturais de iniciantes, onde não tínhamos soluções. Graças à pequenas sugestões como a da mãe do Guilherme (Lúcia), que indicou melhorias na adaptação da moto do próprio filho. No início da temporada, ela simplesmente nos disse, "porque vocês não aumentam o banco da moto, é a maior dificuldade do Guilherme." Este toque, levou a alteração do projeto na Itália e, hoje, todos os modelos racing saem de fabrica com esta melhoria. 
Tudo isto devemos agradecer especialmente a equipe LEM chefiada pelo Oscar Jorge (Urubu), que nos ensinou muito a entender o mundo das competições, aos pilotinhos da equipe LEM RACING que também fizeram um grande papel na temporada 2007. São eles: Leonardo Correa, Guilherme Costa, Gustavo Lazarini, Iuri Nitole, Pedro Nogueira, Beto Lawant e Pablo Reginatto. Agradecimento em especial aos seus pais, que também nos ajudaram muito. 
|  Modelo RX3
 Foto: Divulgação
 | 
3 - Ainda falando sobre 2007, a LEM Motor iniciou a organização de alguns eventos, como uma etapa do Brasileiro de Minicross e o LEM Weekend. O que a empresa planeja em termos de evento para o ano que vem? 
Planejamos estar junto com a CBM na empreitada de um trabalho sério e organizado para o Brasileiro de Minicross em 2008. É preciso investir nas categorias de base, afinal é o berço dos novos talentos do motocross nacional. Temos a responsabilidade de gerar grandes talentos. Um detalhe importante é que estaremos sempre prontos a atender e ajudar na inserção de novos entrantes no mundo off road. Além de três edições do LEM Weekend em 2008 e a Copa LEM 2008. Uma das novidades será a de proporcionarmos e extendermos a diversão aos Papais, Mamães, Irmãos, Mecânicos e Amigos do Brasilieiro de minicross, aguardem. 
4 - Como se encontra hoje a LEM Motor no mercado de minimotos? E qual o planejamento de crescimento da empresa para o próximo ano? Fizemos muitas divulgações nas mídias, dentro e fora do meio esportivo. Divulgamos filmes em aviões comerciais, filmes em aeroportos de todo o Brasil , participamos de feiras de aventuras, etc. Novas pessoas passaram a conhecer o esporte e as mini-motos LEM. Isso nos fortaleceu e abriu novos mercados para recreação, temos crianças que acompanham pais em trilhas, em uma experiência fantástica de união familiar. 
|  "Os modelos 2008 desembarcam no Brasil em janeiro trazendo grandes novidades. Temos uma gama de modelos muito interessante e competitiva"
 | 
Hoje o mercado de mini-motos é muito complicado, a informalidade dificulta muito o trabalho sério daqueles que, como nós, operam dentro do que é considerado correto. Um bom exemplo do que enfrentamos é explicitado pela propaganda contra a pirataria de filmes em DVDs, onde "o papai chega para o filho e disse que comprou um filme pirata e o filho pensa um pouquinho e responde que tirou 10 na prova e complementa que copiou tudo do seu amiguinho, assim termina dizendo, pai, minha nota também é pirata, legal né...." Creio que este comercial nos da uma grande reflexão e idéia de como abordar o assunto. Lembrando sempre que esporte é parte fundamental na educação geral das crianças, e como fazer isso de uma forma adequada se a aquisição já não começa da forma adequada. Quanto aos planos para 2008, o que posso adiantar é que será um ano muito competitivo e de grandes novidades da nossa parte para o mercado de mini-motos entre outros. É uma batalha, mas acreditamos no mercado e no Brasil. 
5 - E para 2008, quais são as pretensões da LEM? A empresa já tem mais algum grande investimento planejado? Aumentamos os investimentos, nova estrutura de trabalho e showroom, treinamento dos profissionais e linha de modelos. Temos o apoio da LEM Itália e de outras empresas do segmento. Da CBM e outras federações. O único caminho é crescer. Temos a meta de vendas de 600 mini-motos, mas não vamos vender sozinhos. Vamos trabalhar com revendas para linha de recreação e Pit bikes. O processo de vendas e distribuição será automatizado em janeiro para facilitar nossas vendas. Ampliaremos a atuação para o Mercosul. Divulgações em novas mídias. A cada dia a empresa dá mais um passo na direção da profissionalização de sua gestão, seus colaboradores, sistemas e instalações para que possamos atingir nossos objetivos de forma inteligente. 
6 - Este ano, a LEM Motor trouxe as Pit bikes para o Brasil. O produto tem sido de grande sucesso na Europa e o produto da LEM tem sido considerado o melhor do mercado. Para 2008, a empresa pretende trazer novos modelos? Os modelos 2008 desembarcam no Brasil em janeiro trazendo grandes novidades. Os concorrentes existem e merecem ser respeitados, mas a LEM tem uma gama de modelos muito interessante e competitiva. A linha "Standard" tem um valor agregado superior à da concorrência, com suspensões invertidas e reguláveis na frente além de itens especiais que dão um show. A gama é complementada por modelos racing com suspensões Marzocchi na frente e Paioli atrás, freios Breaking, aros de alumínio e balança de alumínio. 
Para complementar, temos o maior apaixonado das PITs no Brasil, o nosso amigo Luciano KDRA andando de LEM Four X Pro Racing, a Top das Pit Bikes. E sem falsa modéstia, digo que também apaixonei pelo brinquedo e já encerrei minha carreira amadora no motocross (...rs...) para assumir o hobby de andar de PIT BIKE. Em Mogi das Cruzes já foram construídas 2 pistas, aliás, as primeiras do Brasil nos moldes PIT BIKE. 
|  Modelo Four X Pro
 Foto: Divulgação
 | 
Aos fanáticos por motos e bicicletas, as peladas dos finais de semana e final de tarde de futebol agora têm forte concorrência com as PIT BIKEs. 
7 - Vocês estiveram presentes no Salão de Milão e tiveram acesso aos principais lançamentos da LEM para o próximo ano. Quais são as principais novidades da empresa? 
|  Nesta temporada foi lançada a equipe LEM Racing Team
 | 
O que teremos é uma grande gama de produtos, além de dois modelos de quadriciclos, um de 50cc para a garotada e outro de 125cc para os marmanjos voltarem a serem crianças. Estaremos lançando dois modelos de recreação com preços pra lá de interessantes, teremos também os modelos Motard ( racing e recreação ) que também será brinquedo de gente grande, modalidade que é febre na Europa. Estas são um pouquinho das novidades, dentro da proposta de promover oportunidades para os entrantes no mundo on/off road. 
8 - Para a linha de competição, foi divulgado que a LEM Racing iria lançar alguns produtos para quem quisesse personalizar e envenenar ainda mais a sua mini-moto. Quais serão os primeiros produtos a serem lançados? De bate pronto já possuímos escapamentos que aumentam e elevam as rotações do motor em 1000 giros. Kits de incremento das suspensões e acertos especiais de chassis e motor sem infringir o regulamento previsto para as mini-motos. O mercado também tem outras opções, é só garimpar, afinal garimpar faz parte do segredo do envenenar e ser diferente. 
9 - Quais os planos para a Equipe Lem Racing em 2008? Já estão definidos os pilotos? Estaremos trabalhando em duas frentes, o Projeto LEM Racing e a LEM MOTOR Racing. O plano para a LEM RACING não poderia ser melhor para 2008: junto com nossos parceiros comerciais e profissionais vamos introduzir algumas ações comuns ao esporte no exterior para a categoria de Minimotos. Só vou citar alguns detalhes, até porque não posso falar muito, já que estamos no meio das negociações. Vamos lá: Quem estiver pilotando um conjunto LEM / ASW e fizer pódio nos campeonatos Brasileiros, vai receber uma ajuda de custo no valor de R$ 500,00 para o 1o lugar, R$ 400,00 para o 2º lugar, R$ 300,00 para o 3º lugar, R$ 200,00 para o 2º e R$ 100,00 para o 5o lugar. Mais novidades somente em janeiro de 2008. 
O Projeto LEM Racing envolve uma equipe de pilotos e profissionais em fase de desenvolvimento que buscam no esporte uma forma de lazer ou ainda profissionalização, tem como laboratório a fábrica da LEM, as pistas e Campeonatos Amadores e Estaduais e Eventos de Confraternização e Lazer. Quanto à LEM MOTOR Racing, teremos que aguardar. Pode ser que, quando esta matéria for publicada as novidades e negociações já tenham sido autorizadas para revelação. 
|  A empresa também apóia competições de minicross
 | 
10- Que mensagem a LEM deixa para este final de ano e para 2008? Agradecemos humildemente a todos que acreditaram e nos apoiaram, aos pilotos, as suas famílias, as nossas famílias e filhos que trabalham na LEM que deixam de ficar conosco nas competições e finais de semana e em especial para ASW. 2008 será o ano da consolidação. Nosso sucesso será o sucesso de todos que virão conosco no esporte. Deixo a mensagem da LEM como reflexão: Liderança, coragem, espírito de equipe, equilíbrio, persistência... Um grande abraço a todos... Feliz 2008 com muita Saúde e Paz.